terça-feira, maio 31, 2005

sub-15: Jovens portistas às portas do titulo

A equipa de iniciados do FC Porto ficou às portas do titulo este fim de semana, ao bater o Benfica em Odivelas por 3-2, depois de já o ter feito no Olival (2-0). O Benfica ficou definitivamente afastado e os unicos a manterem chances são Boavista (a cinco pontos) e Sporting (a seis). Domingo, jogam com o Boavista no Olival e basta um empate para assegurarem o titulo e nesse cenário o jogo na Academia com o Sporting seria apenas para cumprir calendário.
Infelizmente, desta formação apenas conheço os nomes que vão saindo na imprensa. Aqui ficam, com os que fizeram parte da selecção da AF Porto a bold. Poderá haver erros na divisão titulares/suplentes, pois baseia-se nos poucos jogos a que tive acesso. Quaisquer informações sobre esta equipa e jogadores seriam muito apreciadas!

GR Ruca (J. Nunes)
D Fábio Vieira, Pedro Rodrigues, Fábio Duarte, Vitor Bruno
M Daniel, Pedro Antunes, Hélio, Tiago (João Coutinho, Ricardo Ferreira)
AV Coelho, Fadista (Josué)

segunda-feira, maio 30, 2005

Compras e vendas: especulação e não só...

  • Bruno Moraes é um justo vencedor da taça de Portugal, depois de ter marcado em três das eliminatórias. No pouco que vi, Jorginho esteve em excelente nivel, e Sandro também não me pareceu mal. Parabéns também para... José Couceiro.
  • O que mais gostei na apresentação de Adriaanse foi a convicção de que irá falar Português! Um claro sinal de que não está de passagem e a trazer à memória o saudoso Bobby Robson. E já está a planear a pré-época de sete semanas, esperando-se no Dragão esta semana para começar a tomar decisões. É bem preciso, pois se estiver "à solta" a SAD tem notória tendencia para o disparate.
  • Ricardo Costa tem proposta, supostamente tentadora, do Shaktior Donetsk. Parece-me obvio que será recusada, mesmo que o FC Porto tenha que pagar a diferença ao fundo de jogadores. Se não for, acabo com o blog (I mean it!).
  • O FC porto fez uma proposta por Kromkamp. Se temos que ir buscar um lateral direito, porque não trazer um internacional Holandês em que o treinador confia? Mas o preço tem que ser adequado.
  • Landzaat é, segundo Co, "a minha extensão dentro de campo". Se o preço for baixo (tem 29 anos), penso que é melhor ir buscá-lo do que arriscar com Katsouramis ou Sandro. Ter um atleta à sua imagem (Mourinho teve Paulo Ferreira, Derlei e Tiago) ajuda um treinador a mostrar o que pretende.
  • E surge um novo nome, o central Mathijsen. Central interessante, mas noticias recentes diziam que está lesionado até Outubro (no minimo) em recuperação de cirurgia aos ligamentos do joelho. Nestas condições, parece-me errada a contratação.
  • É quase certa uma troca de suplentes na baliza, saindo Nuno e entrando Helton. Se existe mesmo uma oferta por Nuno, parece-me interessante, pois três épocas a suplente é muito tempo e Helton parece ter mais perfil para suceder a Baía, que tem 36 anos e apenas mais um (dois?) de contrato.
  • Bruno Vale sem renovação de contrato? Mas o que é isto? Já agora, alguem sabe se ele é mesmo filho de Ilidio Vale? Eu pensava que sim, mas afinal parece que não...
  • Shota Arveladze, ponta de lança de 32 anos, seria hipotese após época discreta no Glasgow Rangers. A fonte é o record, mas terá feito confusão, pois na internet o jogador é ligado ao AZ Alkmaar de... Van Gaal, se aceitar reduzir o respectivo salário.
  • Já o rumor da vinda de Liedson via MSI é agradável :-), mas não é fácil acreditar em tal cenário.
  • Hugo Viana por McCarthy. Um médio transferido quando pouco tinha provado, que falhou rotundamente em Inglaterra e que é suplente no Sporting em troca do unico ponta de lança de confiança, avaliado em sete milhões de euros. Need I say more?
  • Sokota quase garantido. Um avançado irregular e com tendencia para as lesões. Não me agrada. É preciso cuidado com os supostos ataques aos rivais, que não raramente acabam com monos na lista de dispensas, enfraquecendo-nos a nós e não aos outros, como se pretendia.

sub-17: FC Porto 2-0 Leixões

O FC Porto bateu o lider Leixões, que goleara o Benfica, e passou para o comando da fase final, em igualdade de pontos com o Sporting, que bateu os encarnados por 1-0. O Leixões parece ter sentido a pressão da candidatura ao titulo e surgiu com uma postura totalmente defensiva. Perante isto, os portistas exibiram boa circulação de bola e, perante o sobrepovoamento do meio campo, procuraram explorar as alas, com Candeias e Castro em incursões pela direita e André Monteiro pela esquerda. Até que Fábio recupera uma bola na zona defensiva e dá rápido para Candeias que em velocidade bate dois Leixonenses e cruza atrasado. Um defesa falha o corte e deixa isolado Rui Pedro, que aproveita para marcar. Estranhamente, o Leixões mantem-se na defensiva e o FC Porto continua a criar oportunidades e a dominar o jogo, ao que acrescenta algumas belas jogadas. Uma delas, já na segunda parte, termina com o golo de Daniel Candeias: Miguel Ângelo ganha de cabeça e dá para Candeias que novamente bate o defesa em velocidade e coloca a bola fora de alcance do guarda redes. Até final, os portistas continuam em excelente nivel, com o guarda-redes Hugo Ventura limitado ao papel de um mero espectador do desafio. Uma partida "à campeão" do FC Porto, em que não se destaca nenhum jogador em particular, mas sim toda a equipa.

GR Hugo Ventura
LD Hugo Monteiro
DC Morais, Pereira
LE Hugo Silva
M Miguel Ângelo (Terroso, 55'), Fábio, André Castro e Rui Pedro
AV Daniel Candeias e André Monteiro

sub-19: FC Porto 1-1 Benfica

A equipa portista foi de longe a que mais jogou, mas uma aguerrida equipa do Benfica conseguiu sobreviver ao assalto e preservar a igualdade, depois de o FC Porto ter conseguido responder a um golo madrugador.

GR Hugo Marques
LD João Dias
DC João Pedro, Fábio Ervões
LE José Daniel
M Nuno Prata Coelho, Paulo Machado (João Ribeiro, 81') e Márcio Sousa
AV Bruno Gama (Pinhal, 68'), Ivanildo e Hélder Barbosa (Fausto, 74').

O Benfica empatou ontem com o FC Porto, na segunda jornada da fase final do Nacional de Juniores, resultado que colocou a formação da Luz isolada no primeiro lugar da classificação, com um ponto de vantagem sobre Boavista e Sporting. Com apenas um ponto conquistado, o FC Porto joga o seu futuro nas duas próximas jornadas, quando receber o Boavista e depois o Sporting, antes de jogar com o Benfica em Lisboa.
Sendo um clássico, ainda que nas camadas jovens, a única bancada do Centro de Treinos e Porto/Gaia, estava cheia, pelo que não foi por falta de apoio que o FC Porto não venceu, mas sim pela ineficácia dos seus atacantes, que desperdiçaram uma mão cheia de oportunidades, a primeira logo ao segundo minuto, quando João Pedro, de cabeça, não acertou na baliza. Quase de imediato, Luís Zambujo inaugurou o marcador, com um remate feliz na sequência de um contra-ataque. O golo madrugador era perfeito para o Benfica, que passaria a apostar mais no erro do adversário, assim continuando mesmo depois de, passados dois minutos, João Pedro ter feito o empate.
À pressão exercida pelos azuis e brancos, principalmente na segunda parte, o Benfica respondia quase sempre sob a liderança de João Coimbra, um patrão no meio-campo, e com muita sorte na sua grande área, onde os avançados portistas acertavam em tudo, incluindo nos postes, menos na baliza. O Jogo

FC Vinhais 0-3 FC Porto

O ultimo jogo da época disputou-se em Bragança, para homenagear o agente Irineu Dinis e angariar apoios (15 mil euros) para a sua familia. Com alguns craques dispensados (Baía, Jorge Costa, Diego, McCarthy, Fabiano), outros de saída (Costinha, Maniche, Seitaridis) e os mais novos na fase final dos juniores (Ivanildo, Paulo Machado e Bruno Gama), jogaram quase todos os restantes, com Pepe e Raul Meireles (em testes?) a serem a excepção ao permanecer os 90 minutos no campo. Dos jovens, O Jogo destacou o extremo Tiago Borges. Outras fontes destacam Raul Meireles, Cristovão e Tiago Borges, entre os menos utilisados ao longo da época. Os golos foram marcados por Postiga, Raul Meireles e Claudio.

GR Bruno Vale (Nuno)
LD Bosingwa (Pedro Silva)
DC Pepe, Ricardo Costa (cap.) (Pedro Emanuel)
LE Areias (Leandro, Jorge Lopes)
M Raul Meireles, Leo Lima (Flávio Igor) e Leandro Bomfim (Vilas Boas)
AV Cristovão, Quaresma (Tiago Borges) e Helder Postiga (Claudio Pittbull)

FC Porto B 2-0 Infesta

Num jogo com quatro expulsões e numerosos amarelos, a equipa B portista logrou vencer o histórico clube de S. Mamede de Infesta, com um belo golo de cabeça de Pedro Nuno, no inicio da segunda parte (numa altura em que o Infesta jogava com 9 contra 11). Ao cair do pano, o FC Porto voltou a marcar por João Ribeiro.

GR Bruno Vale
LD Pedro Silva
DC Sandro (exp --> 73'), Pedro Ribeiro
LE Jorge Lopes
M A. Vilas-Boas (exp --> 59'), Tiago André (Vitor Alves, 68') e Flávio Igor
AV Kleberson (Pedro Nuno, 45'), Cristovão e Tiago Borges (João Ribeiro, 89')

Dez cartões amarelos e quatro vermelhos poderão dar entender que se tratou de um jogo violento. Nada disso. Tantos cartões exibidos apenas demonstram o protagonismo do árbitro Carlos Duarte. O portistas, que apenas nos minutos finais justificaram a conquista dos três pontos, viram a vida facilitada com as expulsões ainda no primeiro tempo de dois jogadores do Infesta. Até aí a equipa mamedense foi melhor perante um adversário que não conseguiu chegar uma vez com perigo à baliza de Bruno. No recomeço, o FC Porto chegou ao golo numa bonito golpe de cabeça de Pedro Nuno e ficou-se por aí em produção ofensiva. O Infesta bem tentou chegar ao empate, mas Bruno Vale não o permitiu. O Jogo


sub-19: Sporting 2-0 FC Porto

O FC Porto entrou mal na fase final do nacional de juniores, sofrendo um golo no primeiro quarto de hora. Apesar de uma boa reacção, não conseguiu empatar e viria a sofrer o segundo já nos descontos. Apesar do imenso talento posto em campo, com alguns dos melhores jovens Portugueses, o entrosamento não deve ainda ser o melhor, pois estes jogadores tem estado divididos entre o plantel principal, os juniores e a equipa B. Além disso, parece faltar um ponta de lança genuino, pois os quatro avançados que jogaram dão-se melhor nas alas. Ainda assim, a equipa acredita que foi uma injustiça e que merecia melhor sorte.

GR Hugo Marques
LD João Dias
DC João Pedro, Fábio Ervões
LE Leandro
M Nuno Prata Coelho, Paulo Machado (Diogo, 83') e Márcio Sousa
AV Bruno Gama (Helder Barbosa, 61'), Vieirinha e Ivanildo

Os "leões" desferiram uma dentada bem dolorosa logo no primeiro quarto de hora. Depois, aguentaram com serenidade a resposta de um "dragão" já ferido e, perto do fim, nos descontos, mataram o jogo e o adversário, começando com uma importante vitória a fase final do campeonato nacional de juniores.
O primeiro golo do Sporting surgiu naquela que foi praticamente a primeira jogada perigosa da partida: Zezinando trabalhou bem no miolo, libertou André Nogueira na direita, e este, junto à linha lateral, efectuou um centro/remate directo às redes de Hugo Marques, que aguardava a bola no centro da área. Com um sector ofensivo repleto de jovens "já feitos", como Ivanildo, Vieirinha, Bruno Gama, Márcio ou Paulo Machado, os portistas encheram-se de brio e, com um espírito de luta assinalável - "à FC Porto" -, conseguiram empurrar o adversário para a sua intermediária. Sem consequências, porém, pois, com uma teia bem montada por Paulo Bento, os "leões permitiram poucas veleidades aos contrários. Vieirinha ainda dispôs de duas boas oportunidade, ambas de cabeça, mas seria Emídio Rafael, com um toque subtil sobre Hugo Marques, a fechar o resultado a favor da equipa da casa. O Jogo

terça-feira, maio 24, 2005

sub-19: FC Porto 2 - 0 Varzim

GR Hugo Marques
DLE Leandro
DC Nuno Coelho (Central), João Pedro
DLD João Dias
M Nuno Prata Coelho (Pinhal, 60'), Samarra, Márcio Sousa
AV Helder Barbosa, Frei (João Ribeiro, 45'), Vieirinha (Fernando, 68')

Com o primeiro lugar da zona norte já assegurado, a equipa fez rodar alguns suplentes ao mesmo tempo que integrou os reforços vindos da equipa B (Nuno Coelho, Márcio Sousa e Vieirinha). A equipa do Varzim, ultima classificada, surgiu com uma defesa bem organizada e só a meio da segunda parte seria inaugurado o marcador, numa boa jogada de João Ribeiro. Já na parte final da partida, Helder Barbosa fixou o resultado final num excelente pontapé de bicicleta.

segunda-feira, maio 23, 2005

Todos os ovos no cesto Holandês

  • Co Adriaanse confirmado hoje? Treinador metódico e disciplinador, com experiência europeia. Terá o tempo de que necessita para vencer e o apoio da SAD nos inevitáveis braços de ferro com o plantel? Jan Olde Riekerink, futuro braço direito e responsável pela estrutura de formação dos portistas. E ainda se fala de mais 2/3 jogadores. Por um lado estou entusiasmado, pois sempre admirei o Ajax e o futebol Holandês, talvez a melhor escola de formação do mundo e acho que a mistica portista poderá ganhar com a incorporação de elementos dessa escola. Por outro, parecem-me demasiado ovos no mesmo cesto.
  • Pinto da Costa deu a cara e falou desassombradamente (por exemplo, PdC1 e Pdc2) dos problemas vividos esta época. Os problemas enunciados são conhecidos e justificam uma época dificil, mas não tão má como esta, que só não foi desastrosa devido à preciosa ajuda dos nossos adversários.
  • Dez milhões de euros é muito dinheiro, mas não era irrecusável. E Seitaridis parece-me um excelente lateral e com rara atitude nos dias que correm (quem lhe ouviu queixumes ao ir para o banco?). Mesmo assim, aceito a decisão, mas o dinheiro tem que ser bem gasto.
  • A saída de Fabiano, com o clube a recuperar a quase totalidade do investimento (passe mais salários), é aceitável. O rendimento foi nulo e, por este preço (2.8 milhões mais um milhão por ano) era muito arriscado mantê-lo. Além disso, Postiga, McCarthy, Lisandro Lopez e Hugo Almeida são mais do que suficientes.
  • Vitor Baía foi votado, e merecidamente, o melhor guarda redes da Superliga. Se algo de bom teve esta época foi acabar com a tese de que as boas temporadas de Baía se deviam a uma defesa de betão à sua frente. A defesa não era de betão, o ataque não funcionou, mas Baía segurou um precioso segundo lugar.
  • Jorge Lopes, Tiago Borges e Sérgio Organista foram convocados para jogarem na selecção Portuguesa no prestigiado torneio de Toulon.
  • Segundo o Pravda, quer dizer, A Bola, o FC Porto terá esta semana a treinar à experiência dois ex-colegas de Nuno Prata Coelho no Sporting da Covilhã: o médio esquerdo Pimenta, internacional sub-20, e o defesa central Real, de 22 anos. Surgem ainda os nomes dos iniciados Rui Silvestre (central) e Nuno Abreu (ponta de lança).
  • Mais um nome para a lista: Fernando Meira.

sub-17 (juvenis): Sporting 1 - 1 FC Porto

A equipa portista foi a casa do Sporting impor a sua superior circulação de bola,através da qual criou boas oportunidades e conseguiu marcar, ainda na primeira parte: Hugo Silva ganhou a bola em duelo com Simão Coutinho, deu a André Monteiro que após driblar um adversário faz o passe atrasado para Rui Pedro, que encostou. A necessitar de recuperar e sem soluções para bater o bom entendimento do meio campo portista, com destaque para as tabelinhas Castro - Rui Pedro, o Sporting apostou no jogo directo, batendo a bola para a frente. Com isso conseguiu a primeira boa oportunidade, em lance individual de Fábio Paim. O golo acabaria por surgir a 5 minutos do final: Terroso falhou um passe e o Sporting lançou para a frente. Ventura saíu determinado mas, em lugar de cabecear para fora tentou dominar no peito. A bola sobrou para Ricardo Nogueira, que executou um chapéu. Um bom resultado para o FC Porto mas que sabe a pouco perante o que se passou em campo. No Sporting destaque para o capitão Daniel Carriço, enquanto no FC Porto foi o meio campo a sobresair, com Fabinho e Castro excelentes a defender e no apoio ao muito criativo Rui Pedro, enquanto André Monteiro foi o mais eficaz no ataque. No outro jogo o Leixões bateu o Benfica por 3-0 (!!) e vem agora ao Olival no máximo da sua confiança e defendendo o estatuto de lider.

GR Hugo Ventura
DLD Hugo Monteiro
DC Morais, Pereira
DLE Hugo Silva (Pedro Sá, 60')
M Fábinho, André Castro, Miguel Ângelo, Rui Pedro
AV André Monteiro (Monteiro, 62'), Daniel Candeias (Terroso, 55')

Artigo relacionado: Antevisão do nacional de juvenis 2004/05

PS: Ainda antes de ler o "relato" do jogo no site do Sporting, consegui entrevistar João Martins, médio ofensivo do Sporting, que reconhece que o Sporting entrou muito mal no jogo e "deu" ao Porto toda a primeira parte, mas defende que a segunda parte foi toda Sporting, com Paim a falhar duas oportunidades isolado e Filipe outra. Reconhece que o Sporting praticou nessa fase o tal "futebol directo", mas que isso é melhor do que "trocar muito a bola mas não causar perigo" (uma provocaçãozinha :-)), até porque tiveram nessa fase bem mais ocasiões de golo. Por fim deixa um aviso: "A equipa esteve muito abaixo do que pode fazer.". Confrontadas com isto, as minhas fontes sorriram: "Bem, eles não iam admitir que levaram xeirete!".

O Sporting empatou ontem em casa frente ao FC Porto no primeiro jogo da fase final do campeonato de juvenis. Os leões, que contavam por vitórias todos os jogos realizados na fase regular, foram surpreendidos por uma equipa bem organizada e preparada para jogar no terreno de um Sporting invicto.
Os dragões entraram melhor no jogo, conseguindo logo de início dominar o meio-campo, factor que lhe permitiu criar as primeiras jogadas de perigo.
O Sporting só equilibrou a partida a meio da primeira metade, embora continuasse a ser o FC Porto a equipa mais rematadora. O primeiro golo surgiu de uma falha da defesa sportinguista, em que André cruza para Rui Pedro fazer o 0-1.
Após o intervalo, o FC Porto voltou a entrar melhor, mas depressa o Sporting equilibrou, procurando empatar a partida. Os jovens dragões trocavam a bola, tentando gerir a vitória.
Após mais um desperdício de Paim na direita do ataque, o Sporting chegou ao empate, através de um belo chapéu de Ricardo Nogueira, aproveitando a saída extemporânea de Ventura. Até final, e empolgados com o apoio do público da casa, os leões desperdiçaram ainda uma boa ocasião para fazer o 2-1. O FC Porto ainda respondeu mas Patrício segurou o empate. record

Trofense 1 - 0 FC Porto B

O FC Porto B, com muitos dos titulares requisitados pelo plantel principal e pelos juniores, foi à Trofa tentar impor o seu jogo à equipa local, mas utilizou uma inédita frente de ataque, com três avançados móveis, um deles o defesa-direito Vitor Alves. Marronkle não jogou (castigo, lesão?). A experiência não parece ter resultado, pois Domingos, à meia hora, fez entrar Tiago André e Kleberson. Mesmo assim as oportunidades não surgiram e seria o Trofense a conseguir marcar e a vencer o jogo.

GR Vasco Viana
DLD Pedro Silva
DC Sandro, Pedro Ribeiro
DLE Jorge Lopes
M A. Vilas-Boas, Espinho , Flávio Igor (exp -->85')
AV Tiago Borges (Tiago André, 32'), Cristovão e Vitor Alves (Kleberson, 32')

FC Porto 1 - 1 Académica

Acabou! Os jovens portistas voltaram a mostrar o seu lado negro ao permitir o empate já na ponta final. Destaco apenas Paulo Machado, que vi a seguir para o centro do terreno após o golo Academista, com excelente atitude. Continuo a achar que temos jogador. Uma palavra de apreço pela correcção de Couceiro, a saír pelo seu pé e sem polémicas, depois de ter sido maltratado durante a semana com sucessivas noticias de novo treinador, perante (no minimo) a complacência da SAD. A atitude da equipa melhorou com a sua chegada, mas também ele cometeu erros e não deixa saudades.

GR Vítor Baía «cap.»
DLD Seitaridis
DC Ricardo Costa, Pedro Emanuel
DLE Leandro
M Costinha, Ibson (Raul Meireles, 69'), Maniche e Diego (Quaresma, 46')
AV McCarthy e Hélder Postiga (Paulo Machado, 80')
Não utilizados: Nuno, Jorge Costa, Luís Fabiano e Ivanildo
Na bancada: Leandro Bomfim, Bruno Gama, Pepe

P.S. Perante o que (não) jogaram nas ultimas 3 jornadas os restantes candidatos ao titulo, o Benfica é um justo campeão. Penso que nós portistas devemos evitar falar do "nivelamento por baixo" do campeonato. Se não fosse ele, não seriamos segundos.

sexta-feira, maio 20, 2005

A verdade da mentira

  • A ser verdade é incompreensivel como Pinto da Costa se permite viajar para a Holanda para acertar novo treinador em vésperas de um jogo decisivo. É mais uma casca de banana no sinuoso caminho que Couceiro tem tido desde que chegou ao FC Porto. Mas não é claro que seja verdade. Ontem era Adriaanse que tinha vindo a Portugal, hoje é Pinto da Costa que está na Holanda. Pelo menos uma das duas noticias é mentira...
  • Kromkamp já diz a frase numero 1 de possiveis contratações: "Era um sonho jogar no FC Porto". Entretanto aparecem os nomes de Landzaat, médio defensivo do AZ Alkmaar, para o lugar de Costinha, e de Van der Vaart, médio criativo do Ajax. Este ultimo cenário parece excessivo quando se tem Diego (já para não falar de Leandro Bomfim e Jorginho).
  • O Plymouth Argyle confirmou a contratação de Akos Buzsaky, a quem desejamos as maiores felicidades. Sobre o preço, apenas foi dito que "... players of Akos ability do not come cheap...", mas a imprensa local fala em 1 milhão de euros.
  • Novo rumor: José Castro por Pepe + Hugo Leal.

quinta-feira, maio 19, 2005

sub-19: Leiria 1 - 2 FC Porto

Mesmo fazendo rodar alguns suplentes, a equipa de juniores bateu o Leiria fora de casa e assegurou assim o primeiro lugar da zona norte do campeonato nacional, com golos de Vieirinha e João Ribeiro.

GR Hugo Marques
LE Leandro
DC Nuno Coelho (central), Fábio Ervões
LD Daniel
MD João Pinhal
M Samarra e Márcio Sousa
EE João Ribeiro
ED Vieirinha
PL Bruno Moreira

Recordando Cruyff

  • Scolari convocou três jovens portistas para jogos oficiais da selecção A: Ricardo Costa, Ricardo Quaresma e Helder Postiga.
  • Agostinho Oliveira convocou para o apuramento do europeu sub-21 os habituais Bruno Vale, Pedro Ribeiro, Raúl Meireles, Vitor Rodrigues e Hugo Almeida e juntou-lhes Ivanildo, promovido dos sub-19.
  • Jorge Lopes, Vitor Alves e Tiago Borges jogaram pelos sub-20 em jogo treino contra o Fátima. Entraram para a segunda parte, quando o resultado era 0-2 e contribuiram para a redução da desvantagem com golo do lateral esquerdo Jorge Lopes.
  • A frescura do CSKA, em inicio de época, atropelou o Sporting na segunda parte da final da taça UEFA. É pena, mas só as perde quem vai lá.
  • O Boavista quer Hugo Almeida, por Nelson. O Nacional quer Hugo Leal e Marco Ferreira como pagamento para metade do passe de Paulo Assunção. Nem sei o que dizer.
  • O FC Porto poderá ter entrado na corrido por Kromkamp, lateral direito na linha de Paulo Ferreira e Seitaridis, que se tornou opção na selecção Holandesa com a chegada de Van Basten a treinador. Mas não será fácil, pois ao longo do ano foi recusada uma proposta oficial do Valência e falou-se de Real Madrid, Juventus, Arsenal e Manchester United, entre outros interessados. O preço nunca poderá ser abaixo dos seis milhões de euros. Mas se Adriaanse vier, o rumor ganha consistência...
  • Entre tanta compra e venda, talvez não seja má ideia recordar Johan Cruyff, que disse uma vez "Quando se tem o melhor jogador em cada posição, não se tem uma equipa forte, mas uma equipa que se desfaz como areia seca"

quarta-feira, maio 18, 2005

Duelo de titâs no nacional de juvenis

Inicia-se no próximo domingo (22 de Maio) a fase final do campeonato nacional de juvenis (sub-17), com a equipa de FC Porto pronta a demonstrar que é a mais forte deste escalão étário, com um grupo de jogadores que provaram estar entre os melhores do mundo, na Nike Cup 2003. O grande rival é o Sporting, que conseguiu bater a equipa portista no nacional de iniciados de há dois anos. Ambas as equipas têm a particularidade de serem os primeiros produtos a sair dos centros de estágio dos dois clubes. As duas equipas dominaram também a selecção de sub-17, com o Sporting a levar ligeira vantagem. Benfica e Leixões são os outros dois finalistas, mas para já esperam por deslizes dos favoritos.

Vejamos sector a sector os jogadores que mais se destacam em cada uma das equipas. Nas balizas, dois dos mais promissores guarda redes lusos dos ultimos anos, Rui Patricio no Sporting e Hugo Ventura no FC Porto. Na defesa, o Sporting tem um excelente eixo, com Daniel Carriço secundado pelo também internacional Simão Coutinho, que bateu o portista Morais na convocatória para o segundo mini torneio de apuramento. Mas o FC Porto compensa com um lateral completo, Hugo Monteiro, sólido a defender e com excelente técnica. No meio campo, novo combate entre companheiros de selecção. João Martins e João Gonçalves, pelo Sporting, batem-se com o raçudo André Castro e o mágico Rui Pedro. O ataque Sportinguista tem o nome mais sonante, Fábio Paim, mas o FC Porto responde com o entendimento perfeito entre o desequilibrador André Monteiro e o rápido e possante ponta de lança Daniel Candeias, outra das estrelas da selecção nacional.

O plantel portista conta ainda com Fabinho, um excelente médio que parece estar a regressar ao nivel que exibia nos iniciados, onde era imprescindivel na selecção da AF Porto, com outros herois da Nike Cup, como Monteiro, Pedro Sá e Carlos Miguel, com os internacionais sub-16, Pereira e Hugo Silva, promovidos directamente à equipa A juvenil e com os reforços que chegaram nos ultimos dois anos, como o guarda redes João Azul (int. sub-16), os médios Miguel Ângelo (ex-Boavista, int. sub-17) e Terroso (ex-Rio Ave) e o avançado Madeirense Eduardo Negrinho.

Aqui fica um onze tipico do FC Porto, com as alternativas entre parenteses e os sub-16 com um *:

GR Hugo Ventura (João Azul)
DD Hugo Monteiro (Tiago Moreira)
DC Morais, Pereira* (Carlos Miguel, Victor Hugo)
DE Hugo Silva* (Pedro Sá)
M Castro, Miguel Angelo, Rui Pedro, Fábio (Terroso)
AV André Monteiro, Daniel Candeias (Monteiro, Negrinho, Gustavo*)

O combate inicia-se em Alcochete, com o primeiro confronto entre os dois titâs. Espera-se que os jovens portistas quebrem a "tradição" deste nacional, onde as unicas duas derrotas ocorreram no primeiro jogo de cada uma das fases, contra o Pasteleira e contra o Merelinense. Convém começar bem, e nada melhor que uma vitória no covil do Leão para lançar a candidatura ao titulo nacional!

1ª Jornada (22.05.2005)
Sporting - FC Porto
Leixões - Benfica

2ª Jornada (29.05.2005)
FC Porto - Leixões
Benfica - Sporting

3ª Jornada (05.06.2005)
Benfica - FC Porto
Leixões - Sporting

4ª Jornada (12.06.2005)
FC Porto - Sporting
Benfica - Leixões

5ª Jornada (19.06.2005)
Leixões - FC Porto
Sporting - Benfica

6ª Jornada (26.06.2005)
FC Porto - Benfica
Sporting - Leixões

segunda-feira, maio 16, 2005

Notas de um portista moderadamente optimista

  • Ainda podemos ser campeões! E muitos Sportinguistas o desejam. Em apenas alguns meses, o Benfica tornou-se o clube mais odiado, um posto que parecia ser do FC Porto por muitos anos. Porque será?
  • Ilidio Vale, lider do futebol de formação portista, irá renovar por mais dois anos. Acho bem.
  • Lucho Gonzalez, se jogar a final da libertadores, chegará atrasado (e sem férias) à pré-época do FC Porto. Não me agrada.
  • Com a saída de Costinha e o envelhecimento de Jorge Costa, quem irá liderar o FC Porto? Uma equipa a sério precisa de um lider em campo. Vitor Baía não joga na posição ideal para a tarefa, mas provavelmente terá que assumir o cargo, à espera do amadurecimento de Ricardo Costa.
  • A saída de Seitaridis, por incriveis 10 milhões de euros parece certa. Mais instabilidade, mas é preferivel a tê-lo contrariado e longe do seu melhor nivel. Nelson é cada vez mais falado para o lugar. Trata-se de uma grande promessa da Superliga, mas para já apenas isso, uma promessa. Chegará? Ou virá também Cicinho?
  • O Jogo de sábado noticiava que os gémeos Paixão, um avançado (Marco) e um extremo-esquerdo (Flávio) de vinte anos, que jogam no Sesimbra, concluiram um periodo de experiência e foi-lhes proposto empréstimo por um ano, no FC Porto B. Se tiverem a qualidade que se diz, avalizada por um outro periodo de experiência na Juventus, é um negócio agradável. A concorrência e número de soluções aumentam, com um investimento modesto. Se evoluirem, a compra por valor razoável fica também assegurada. Mas a constante promoção deste par na imprensa é estranha.
  • A Bola anuncia a saída definitiva de Akos para o Plymouth, por um valor entre os 300 e os 500 mil euros. Fazemos votos de excelente continuação de carreira ao jovem Hungaro.
  • A confirmação das saídas de Maniche e Costinha faz renascer os rumores de Sandro (diz-se que o Porto tem direito de opção até Dezembro) e de... Mascherano, que seria cedido pelo Corinthians num negócio envolvendo Fabiano. Esta ultima possiblidade parece-me uma fantasia, mas nuca se sabe.

FC Porto B 2 - 1 Valenciano

Um FC Porto que cedeu três jogadores aos juniores (Vieirinha, Nuno Coelho e Márcio Sousa) e dois à equipa A (Ivanildo e Bruno Gama) mostrou-se mesmo assim categórico ante um Valenciano a quem só a vitória salvaria da despromoção, recuperando de uma desvantagem em lance de contra ataque, com golos de Flávio Igor e Gonzalo Marronkle, sob a batuta de um Paulo Machado vindo directamente do estágio da equipa A.

GR Bruno Vale
LD Vitor Alves
DC Pedro Ribeiro, Sandro
LE Jorge Lopes
M Paulo Machado, Espinho (Vilas-Boas, 45'), Flávio Igor
AV Cristovão, Gonzalo Marronkle (Pedro Saianda, 80'), Tiago Borges (Tiago André, 57')

Vitória justa e clara do F. C. Porto perante o Valenciano. A equipa portista entrou com um único pensamento marcar o mais cedo possível, para resolver a partida. Cedo se instalou no meio campo contrário, trocando bem a bola, mas não traduzia em oportunidades o futebol desenvolvido. Por sua vez, a formação do Valenciano, apesar de jogar com o vento afavor, não arriscava e raramente ultrapassava o seu meio campo. Foi contra a corrente do jogo que o Valenciano chegou ao golo, por Vitó. Inconformado com o resultado, o F. C. Porto entrou mais determinado na segunda parte, e marcou por Flávio, para de seguida Gonzalo fazer o resultado final. Arbitragem positiva. JN

Apesar de na primeira parte o domínio do jogo ter pertencido ao F.C. Porto B, o Valenciano, que procurou explorar o contra-ataque, fez o 0-1 aos 42 minutos da partida. Porém, a boa atitude demonstrada pelos Dragões no segundo tempo permitiu a reviravolta. Flávio repôs a igualdade aos 54 minutos, depois de converter uma grande penalidade, enquanto o tento da vitória, apontado ao minuto 73, teve a assinatura de Gonzalo. fcporto

Rio Ave 0 - 2 FC Porto

O FC Porto entrou discreto no jogo, mas aos poucos foi para cima do Rio Ave e o nulo era já muito injusto ao intervalo. Depois, McCarthy desencravou (a passe de... Jorge Costa!), Vitor Baía segurou e um Leandro em crescendo de confiança marcaria o golo da tranquilidade em excelente jogada pela esquerda. Diego e Postiga mantiveram o bom nivel que vem exibindo nas ultimas partidas, enquanto Ibson e Bosingwa cumpriram. Nos ultimos cinco minutos entraram ainda outros três sub-23: Seitaridis, Ivanildo e Ricardo Costa. José Bosingwa viu um quinto cartão amarelo que poderia ter sido trágico, pois já sem jogos oficiais para fazer teve hoje, à uma da madrugada, um grave acidente de automóvel. Acontece a quem anda na estrada e quem nunca ultrapassou os limites de velocidade que atire a primeira pedra. As melhoras para os cinco jogadores envolvidos, em particular para Sandro Luis (Santa Clara), o unico com ferimentos graves.

GR Vitor Baía
LD Bosingwa (Seitaridis, 85')
DC Jorge Costa (Ricardo Costa, 90'), Pedro Emanuel
LE Leandro
M Costinha, Maniche, Ibson, Diego
AV McCarthy (Ivanildo, 88'), Postiga

sexta-feira, maio 13, 2005

Portugal sub-17: João Goncalves


joao_goncalves
Originally uploaded by morphy.
Iniciou-se no futebol aos oito anos, mas um ano mais tarde já tinha sido recrutado pelo Sporting. Titular ao longo dos vários escalões, coleccionou todos os titulos distritais, das escolas aos juvenis, aos quais junta os campeonatos nacionais de iniciados (02/03) e juvenis (03/04). Pela selecção, onde é sub-capitão, conta 23 internacionalizações. Trata-se de um médio centro, com qualidade no passe e no remate, que sonha seguir as pisadas dos jogadores com que mais se identifica: Lampard e Gerrard.

João Gonçalves
18/01/88
1,80 m
73 kg
médio centro
destro

Boa sorte, Maniche e ministro

  • Maniche: 16 milhões. Costinha: 4 milhões. Números definitivos, comunicados à CMVM.
  • Ao que parece o FC Porto também teria aceite vender Seitaridis, mas o jogador está reticente, apesar dos excelentes números propostos. Eu também estaria. Russia, Fedorychev? Estranho é que Costinha e Maniche não tenham problemas com isso, mas os milhões devem estar a falar mais alto (e eles são mais velhos, tem menos opções).
  • Areias pretendido (por empréstimo...) por Belenenses, Boavista, Maritimo e alguns clubes espanhois. Ainda bem. O rapaz tem excelente atitude e fazemos votos de excelente continuação de carreira.
  • Além de Nelson, o FC Porto pediu ao Boavista o preço do ala esquerdo Diogo Valente.

quinta-feira, maio 12, 2005

Notas da vida portista

  • Bruno Gama, Daniel Marques, Fábio Ervões, Hélder Barbosa, Igor Araújo, João Pedro Silva, João Pinhal e Nuno Coelho convocados para estágio dos sub-18.
  • A contratação de Leandro Bomfim vai amanhã a tribunal. Agora é que se vai ver se ir buscá-lo foi acertado...
  • Volta a falar-se de Jankovic, Sokota e... Vukcevic (esquerdino, Partizan), mas para já apenas pela boca do respectivo empresário.
  • Os rumores do Dinamo de Moscovo agora apontam para Costinha, Maniche e Seitaridis por 33 milhões de euros. Boa venda, mas o dinheiro tem sido tão mal gasto (Leo Lima...) que não sei se são boas ou más noticias.
  • McCarthy na lista do Chelsea. Final feliz à vista?
  • Reunião de Pinto da Costa e João Loureiro (será? A Bola às vezes mete água), eventualmente para debater Hugo Almeida e Nelson (lateral direito, 21 anos).

Portugal sub-17: Daniel Carriço


daniel_carrico
Originally uploaded by morphy.
Começou a jogar futebol no Estoril aos oito anos mas dois anos mais tarde já o batalhão de olheiros do Sporting o tinha detectado e transferido para a equipa leonina. Desde então, tornou-se indiscutivel nas várias equipas onde joga. Nas selecções foi já por três vezes distinguido com o prémio de melhor jogador, duas vezes na selecção da Associação de Lisboa e uma na selecção nacional, onde já conta 21 presenças. Nada mau, para um defesa central. Mas Daniel não é um defesa qualquer, é bom no jogo aéreo e no desarme, mas junta a esses atributos um excelente controlo de bola e uma invulgar serenidade a jogar. Por isso, é também o capitão de equipa no Sporting e na selecção sub-17. John Terry é a referência deste jogador, que conta já com titulos nacionais de iniciados e juvenis no seu curriculo e com Jorge Mendes como empresário.

Daniel Filipe Martins Carriço
4/8/1988
1,80 m
75 kg
Defesa central
destro

quarta-feira, maio 11, 2005

Notas da vida portista

  • Começou o assalto ao campeonato nacional de juniores, com a equipa a ser reforçada com Nuno Coelho, Márcio Sousa e Vieirinha, que passam a treinar e jogar lá até final da época.
  • Sete portistas em estágio nos sub-16: André Pereira e Hugo Silva do FC Porto e António Graça, Carlos Santos, Fábio Miguel, Nuno Freitas e Ricardo Santos do satélite Padroense.
  • Jorge Lopes, Tiago Borges e Vítor Alves, do FC Porto B, foram convocados para mais um estágio sub-20, de preparação para o torneio de Toulon.
  • Jankauskas, com uma época discreta em Nice, não entra nos planos para 05/06, estando o clube disponivel para o emprestar ou vender.
  • Ainda não há decisões sobre Hugo Almeida, que só tem mais um ano de contrato. A indefinição em relação a Fabiano e McCarthy também não deve ajudar... Mas parecem haver interessados no Brasileiro, o que poderá ajudar a desencravar a situação.
  • Adensam-se os rumores das saídas de Costinha e Maniche, desta vez pela voz do presidente do Dinamo de Moscovo. Pinto da Costa negou, mas apenas devido a desacordos no plano de pagamentos, e não no valor (aqui as fontes oscilam entre os 19 e os 25 milhões de euros). A confirmar-se, é uma boa venda, mas será que o dinheiro vai ser bem gasto, desta vez?
  • Leo Lima, Areias e Claudio Pitbull estão com os dois pés fora do clube, mas não está fácil colocá-los.
  • A opção sobre Katsouranis não foi exercida. Paulo Assunção irá regressar, assim como Bruno Alves.
  • Akos Buzsaky, emprestado pelo FC Porto, foi votado pelos fans do Plymouth o terceiro melhor jovem do ano, apesar de só ter chegado em Janeiro.
  • Um isqueiro a atingir um jogador, vindo de adeptos claramente identificados, dá origem a uma multa irrisória para esse clube. Palavras para quê?

terça-feira, maio 10, 2005

Nuno Coelho, o médio que veio do frio


Nuno Coelho, FC porto midfielder
Originally uploaded by morphy.
Há cerca de um ano começou-se a ouvir falar de um jovem de 16 anos que jogava como um homem na equipa do Covilhã. Tratava-se de um médio defensivo com bom jogo aéreo, recuperador de bolas e com passe seguro, com ambos os pés. Como muitos de nós, este jovem Covilhanense sempre gostou muito de jogar futebol, mas a iniciação na competição deu-se no basket, que praticou dos 7 aos 12 anos. Só então passou para o futebol, mas a evolução foi muito rápida, e com 16 anos estreou-se na equipa sénior do Sporting Clube da Covilhã (II B, zona centro). Conseguiu conquistar a titularidade e surgir como um lider do meio campo, o que é invulgar num jogador tão jovem. O interesse dos grandes clubes não tardou, com FC Porto, Benfica e Chelsea a entrar na corrida. Seria o FC Porto a ganhá-la, com a transferência a ficar concluida em Janeiro de 2005. A chamada à selecção nacional também não tardou. Não obstante não ter feito parte dos sub-16 e sub-17, Nuno conseguiu ser convocado para a Meridian Cup, onde se estreou em competições oficiais. Também na equipa B conquistou a titularidade, jogando como mais gosta, como unico médio defensivo (como Costinha), não obstante a concorrência de Pedro Nuno e André Vilas boas. Mais uma excelente promessa a evoluir na equipa B portista.

Nuno Miguel Prata Coelho
23/11/87
1.83 m
74 kg
Médio centro

Este perfil baseia-se no excelente site Nuno Coelho - MSN e numa pequena entrevista com o próprio Nuno, via messenger.

Juniores e juvenis do FC Porto na fase final!

Juniores: FC Porto 2 - 1 Ac. Viseu
Os juniores, sem reforços da equipa B, bateram o Académico de Viseu e carimbaram a passagem à fase final, com dois golos de João Dias, que deram a volta à partida. Boavista e Guimarães disputam agora a outra vaga. Na zona sul, Benfica e Sporting já estão apurados.

GR Igor Araujo
LD João Dias
DC João Pedro, Ervões
LE Leandro
M Duarte, Diogo (Tiago Rocha, 88'), João Pinhal (João Ribeiro, 52')
AV Samarra, Helder Barbosa, Fausto Lourenço (Bruno Moreira, 68')

Juvenis: FC Porto 8 - 1 Merelinense
Concluiu-se a segunda fase do campeonato, com o FC Porto, que tinha sido surpreendido em casa do Merelinense (1-2) a golear, assegurando a presença na fase final. Destaque para mais uma exibição de gala do criativo Rui Pedro. Também se apuraram Sporting, Benfica e Leixões.

Iniciados: Boavista 2 - 2 FC Porto
Neste escalão disputa-se já a fase final, com os jovens portistas a liderar em igualdade com o Sporting, que bateu o Benfica fora de casa. O derby portuense foi muito disputado, mas o capitão Tiago liderou bem os portistas, que recuperaram duas vezes de desvantagem. O segundo golo do Boavista foi obtido por Valentim, neto do Major! Aqui fica a equipa: Ruca; Vieira, Pedro, Fábio (Coutinho, 20), e Vítor; Daniel, Antunes (Cerca, 75), Ricardo (Flávio, 26) e Tiago; Coelho e Fadista (Milongi, 74). Marcaram pelo FC Porto Fadista e Tiago.

Escolas: FC Porto 0 - 1 Boavista
No campeonato distrital de escolas, os portistas foram derrotados em casa pelo Boavista que lidera agora com um avanço dificilmente recuperável (6 pontos).

segunda-feira, maio 09, 2005

Hugo Monteiro: Alma portista nas laterais


Hugo Monteiro
Originally uploaded by morphy.
A performance galáctica na "Nike Cup", o apuramento para a fase final pelo Padroense e a presente época dos juvenis portistas tem entre os seus protagonistas comuns um nome, Hugo Monteiro. Criado nas escolas portistas, onde está desde os seis anos de idade, Hugo juntou aos vários titulos distritais nas escolinhas e nos infantis o titulo nacional de iniciados. Ao longo dos ultimos três anos foi titular indiscutivel numa das alas da defesa e por vezes é-lhe entregue a braçadeira de capitão. Actualmente joga na sua posição preferida, lateral direito, procurando seguir as pisadas de dois dos melhores do mundo, Paulo Ferreira e Seitaridis, referências entre os Dragões. Apesar de jogar na linha defensiva, a técnica e a velocidade são as suas principais caracteristicas. Recorda com emoção o jogo contra o Sporting na "Nike Cup" disputado no Estádio das Antas, apenas alguns minutos depois dos idolos da equipa sénior o terem pisado. A lesão que teve antes do prestigiado torneio Lopes da Silva, em 02/03, onde iria jogar pela selecção do Porto, e após o qual foi formado o esqueleto da actual selecção sub-17, atrasou a sua afirmação na equipa das quinas, mas aproveitou ao máximo a oportunidade que teve e não mais largou a titularidade, somando já oito internacionalizações. Um jogador com alma portista a quem fazemos votos dos maiores sucessos na sua carreira.

Hugo Miguel Figueiredo Monteiro
Lateral direito (esquerdo)
1,73 m
61 kg
d.n. 18/06/1988 (16 anos)
destro

Moreirense 1 - 1 FC Porto

O FC Porto não mostrou estofo de campeão, dando pouco trabalho a um Bruno Paixão que "arbitra" agora muito melhor que há 4 anos... Já o assistente Lacroix não foi mesmo nada discreto. Enfim.
A excepção à desinspiração geral foi Postiga, sempre em acção, que marcou o golo do empate que ainda permite acalentar alguma esperança e esteve a 100 % todo o jogo.
Não gostei de Couceiro:
1) Incapaz de optar entre Postiga e McCarthy faz o mais fácil: retira Ivanildo. Em 10 minutos, o puto mostrou que devia ter entrado de inicio.
2) A gracinha de jogar com 3 defesas e sem trinco cai bem na critica. Dar tudo por tudo, etc e tal. Mas o resultado foi que mesmo um Moreirense ligado à máquina esteve perto de marcar, enquanto os avançados viam as bolas a passarem pelo ar directamente para os centrais. A prova de que avançados a mais se atrapalham uns aos outros esteve nas duas excelentes oportunidades criadas após a expulsão de Quaresma.

GR Vítor Baía
LD Bosingwa
DC Jorge Costa «cap.», Pedro Emanuel
LE Leandro (Luís Fabiano, 61m)
M Raúl Meireles (Ivanildo, 80m), Ibson e Diego
AV McCarthy, Hélder Postiga e Quaresma ( --> 88m)
Não utilizados: Nuno, Seitaridis, Pepe, Ricardo Costa e Paulo Machado

Vizela 1 - 0 FC Porto B


pedro_ribeiro
Originally uploaded by morphy.
A equipa portista discutiu o resultado até final com a já campeã equipa Vizelense, não sendo de forma nenhuma o bombo da festa, mas acabaria por ser derrotada já na ponta final do desafio.

GR Bruno Vale
LD Vítor Alves
DC Sandro e Pedro Ribeiro
LE Jorge Lopes
M Nuno Coelho, Espinho (Márcio Sousa, 81') e Flávio Igor
AV Cristóvão (Vieirinha, 73'), Gonzalo Marronkle e Bruno Gama (Tiago Borges, 60').

A equipa do Vizela festejou, ontem, perante a sua massa associativa, a subida às competições profissionais de futebol. O resultado obtido frente ao F.C.Porto B (1-0), correspondeu aos anseios dos espectadores presentes que, em bom número, marcaram presença no recinto da festa. O espectáculo desportivo não esteve à altura do que era pretendido, teve momentos raríssimos de emoção, com a equipa da casa a efectuar uma das piores exibições da temporada. As jovens promessas azuis e brancas tinham o intuito de estragar a festa e, em vários momentos do encontro, estiveram perto de o conseguir. No primeiro tempo, a equipa de Domingos Paciência teve o domínio do encontro e as melhores ocasiões para marcar, contudo, sem os efeitos práticos que se pretendia. Descontente com a pobre exibição da equipa, Carlos Garcia fez duas alterações de uma assentada que, no segundo tempo, vieram a permitir melhorias no seu conjunto. A equipa da casa entrou melhor na segunda metade da partida, o domínio do jogo começou a notar-se ligeiramente, mas com a equipa adversária sempre à espreita do golo. Em duas ocasiões, a equipa visitante poderia ter inaugurado o marcador, contudo, as intervenções de Rui Ribeiro permitiram serenidade e tranquilidade à equipa campeã. Nos últimos quinze minutos, a equipa de Carlos Garcia estava cada vez mais perto da baliza contrária e, como a estrelinha da sorte acompanha sempre o campeão, o desejado golo apareceu. No último minuto do encontro, aproveitando uma saída em falso de Bruno Vale, Cláudio cabeceou com êxito para a baliza deserta. Carlos Carvalhal, técnico do Belenenses, marcou presença no estádio do F.C.Vizela, mas se a sua intenção passava por observar algum jogador em especial, o jogo não permitiu tirar as devidas ilações, fruto da fraca qualidade do mesmo. Hélder Pardal, árbitro de Santarém, saiu com nota positiva da festa dos vizelenses que, vinte anos depois, festeja nova subida de escalão. JN

O jogo foi de consagração para o Vizela, recebido de forma calorosa pela sua massa associativa, que uma semana depois de ter comemorado a subida de divisão continua em festa. Mas a verdade é que a fraca qualidade de jogo, típica do final de um campeonato em que tudo está decidido para as duas equipas, encarregou-se de fazer adormecer o estádio, que teve que esperar pelo minuto final para acordar com o único golo do encontro, apontado por Cláudio, e a acabar por ditar a vitória da formação da casa.
O FC Porto B entrou melhor na partida e foi criando algumas situações de perigo junto da área de Rui Ribeiro, mas sempre sem sucesso. A pouca consistência do ataque portista não criava mossa para a formação da casa, que com um futebol lento e muito denunciado demonstrava algumas dificuldades para entrar no último terço do terreno. A emoção era nula e Carlos Garcia procurou inverter a situação, na tentativa de empreender maior velocidade e profundidade ao seu ataque. Contudo, a monotonia e os poucos motivos de interesse acabaram, mesmo, por ser a nota dominante.
Na etapa complementar a história escreveu-se praticamente da mesma forma, com a excepção do golo, que acabou por ser o único ponto de interesse. O FC Porto ainda foi espreitando a sorte, mas a inépcia da linha dianteira acabou por ser o seu principal inimigo, com os minutos finais a revelarem-se fatais para a formação de Domingos Paciência. Quando já poucos esperavam a festa do golo, Claúdio encarregou-se de fazer levantar as bancadas. Quase em cima do minuto 90, na sequência de um canto apontado por Ricardo Jorge, o central saltou mais alto que toda a defensiva visitante e deu mais três pontos à sua equipa. O Jogo

sexta-feira, maio 06, 2005

Portugal sub-17: Yago Fernandez


Yago_Fernandez
Originally uploaded by morphy.
Um dos jogadores da selecção sub-17 que desperta mais curiosidade é Yago Fernandez, por jogar no mais mediático dos clubes: o Real Madrid. Trata-se de um defesa central alto e seguro, práticamente imbativel na marcação. Como extras, marca com regularidade golos em bolas paradas e gosta de subir com a bola controlada.
Iniciou-se no Benfica aos nove anos e aos 14, quando jogava nos iniciados B, recebeu um telefonema de Madrid. Tinha ficado no olho de um observador. "Fui para o Real porque era o melhor clube do mundo". A distância não o impediu de somar 18 internacionalizações pelas selecções sub-16 e sub-17, quase sempre ao lado do capitão Daniel Carriço.

Yago Fernandez Prieto
05.01.1988
1.92 m (!!)
78 kg
Defesa central
18 internacionalizações(1 golo
destro

update: Assinou contrato profissional com o Valência, para treinar com a equipa A e jogar na B.

Uma não-noticia sobre o FC Porto

Todos os grandes clubes e muitos dos pequenos tem gabinetes de prospecção que seguem grande número de jogadores. O simples facto de um clube pedir informações sobre um jogador não constitui noticia, na minha opinião. Mas por vezes dá jeito ao empresário divulgar... Uma nota à imprensa e, regra geral, os jornais não resistem à "não-noticia". Aqui fica mais uma .
O F.C. Porto continua a observar o mercado brasileiro e tem como alvos preferenciais quatro jogadores específicos, que deverão servir para reforçar a equipa B, mas com perspectivas de poderem vir a integrar o plantel principal caso provem valor.
Tratam-se de quatro ex-internacionais sub-20 brasileiros, que jogam em clubes de top. Quirino e Renato actuam no Atlético Mineiro, enquanto Jardel joga no Cruzeiro e Juninho no Fluminense, todos eles nascidos em Minas Gerais. O primeiro é avançado, Juninho e Renato são médios-defensivos, enquanto Jardel é «trinco», não fazendo jus ao nome de um outro Jardel que fez furor em Portugal.
Os nomes dos quatros jogadores surgiram na recente visita do director-futebol do Atlético Mineiro, Humberto Ramos, a Portugal, e o F.C. Porto já detém todo o material necessário para o acompanhamento directo das qualidades destes jogadores. Ainda não houve qualquer negociação directa entre os clubes, uma vez que o clube está a ponderar várias hipóteses tendo em vista a próxima temporada.
Em período de prospecção de mercado, os dragões têm observado com atenção vários mercados, não só no Brasil, mas também na Europa, uma vez que pretendem rentabilizar a aposta na equipa B, como forte ponte para o plantel principal.(maisfutebol)

Humberto Ramos, chefe do departamento de futebol do Atlético Mineiro, esteve no Porto para tentar convencer Léo Lima e ingressar no clube de Minas Gerais, mas ao mesmo tempo aproveitou para apresentar aos dragões duas "pérolas": Renato e Quirino.
Trata-se de dois internacionais brasileiros sub-20 e, nomeadamente Renato, já provocaram a cobiça de alguns clubes, entre eles o Ajax. O FC Porto vai seguir com atenção as suas carreiras e do Brasil chegam notícias de que ambos podem vir a reforçar a equipa B portista numa primeira fase. O nome de Fabiano, claro, surge no negócio...(record)

De acordo com o diário digital MaisFutebol, para a equipa B, mas no intuito de mais tarde poderem integrar o plantel principal, o F. C. Porto tem debaixo de olho o avançado Quirino (Atlético Mineiro), o trinco Jardel (Cruzeiro) e os médios Renato (Atlético Mineiro) e Juninho (Fluminense), nomes que surgiram na recente visita do director do Atlético Mineiro, Humberto Ramos. (JN)

Quem pensa que esta temporada fez o FC Porto repensar a contratação de jogadores brasileiros...engana-se. Os dragões continuam de olho nos atletas do "país do futebol". Quatro internacionais sub-20 "canarinhos" podem vir a fazer parte da equipa B e futuramente integrar o plantel principal dos azuis e brancos. De acordo com o site Maisfutebol, Quirino (avançado) e Renato (médio) do Atlético Mineiro, Jardel (médio) do Cruzeiro e Juninho (médio) do Fluminense, poderão vestir a camisola azul e branca. Os quatro foram sondados quando o director de futebol do Atlético Mineiro, Humberto Ramos esteve em Portugal. Embora os dragões já tenham todas as informações sobre os atleas ainda não houve negociação entre os clubes. (Comércio do Porto)

Parabéns Sporting

Tiveram sorte, mas aquele árbitro mereceu o golo do Miguel Garcia!

quinta-feira, maio 05, 2005

Notas da vida portista

  • Depois de Leo Lima, também Pittbull dá novela. Palavras para quê?
  • Em estudo as renovações de Bruno Moraes e Hugo Almeida, ambos com contrato por mais um ano.
  • O Comércio do Porto dá conta da insatisfação de Seitaridis e da suposta vontade de sair. Para já, apenas especulação baseada na perda de titularidade e nos nomes de laterais direitos que tem surgido.
  • Um deles é Cicinho, que no entanto também poderá renovar com o São Paulo.
  • Manuel José, sobre quem o FC Porto dispunha de opção, assinou pelo Boavista. Será que o lateral direito Nelson, que também joga na esquerda e a extremo, ficou assegurado pelos portistas neste negócio?
  • Quem tiver nascido em 1991 ou depois, pode tentar a sua sorte nas captações do FC Porto!

quarta-feira, maio 04, 2005

sub-19 (juniores): Feirense 0 - 5 FC Porto


fausto
Originally uploaded by morphy.
Disputou-se este fim de semana jogo da vigésima sétima jornada do campeonato nacional de juniores A (zona norte), com o FC Porto a vencer categáricamente o Feirense com cinco golos sem resposta. O homem do jogo foi Fausto Lourenço, a fazer uma boa ponta final de época, que marcou dois golos. Os restantes foram de Diogo, Helder Barbosa e João Pedro. Márcio Sousa e Vieirinha, do FC Porto B, reforçaram a equipa.

GR Igor Araujo
LD João Dias
DC João Pedro, Fábio Ervões
LE Leandro
M Duarte (Samarra, 61'), João Pinhal (Daniel, 73'), Márcio Sousa
AV Vieirinha, Helder Barbosa, Fausto Lourenço (Daniel, 73')

Quando faltam três jogos, a equipa Portista lidera a zona Norte, com 5 pontos de avanço sobre o Boavista e 6 sobre o Guimarães, contando com 69 golos marcados e 20 sofridos. O apuramento para a fase final poderá ficar garantido na próxima jornada.

Nos restantes escalões, os juvenis colaram-se ao Merelinense ao bater o Rabo de Peixe por 10-0, com 5 golos de Rui Pedro. Segue-se a ultima jornada, onde o FC Porto deverá vingar-se da derrota fora com o Merelinense para assegurar o primeiro lugar e a passagem à fase final. Os iniciados entraram com o pé direito na fase final, batendo em casa o Benfica por 2-0. Aqui fica a equipa: Ruca, Vieira, Pedro, Fábio, Vítor, Daniel, Antunes, Ricardo (Hélio, 46),Tiago (Josué, 51), Coelho e Fadista. Se tem informações sobre estes jogadores, por favor enviem! (comentários, email, etc)

Akos Buzsaky não descartado?


akos_buzsaky
Originally uploaded by morphy.
Ter sido o jogador de referência do FC Porto B até final de Dezembro não valeu ao jovem Hungaro o aparecimento de oportunidades, pelo que a saída em Dezembro para a segunda liga Inglesa - Plymouth Argyle - acaba por ser natural. O clube Inglês tem opção de compra, mas ao que parece por um valor muito superior ao que pretenderia pagar (300.000 euros). O FC Porto não parece disposto a fazer descontos, não se sabe se por pretender o regresso do atleta ou por ter boas ofertas em carteira. Akos ganhou a titularidade, marcou recentemente um golo decisivo e está a ser seguido por outros clubes Britânicos. Aqui ficam algumas declarações recolhidas de um excelente "fan site":
The chances of Argyle signing Akos Buzsaky from Porto seem to be slim. Paul Stapleton revealed that Porto have upped the transfer fee they want for the midfielder. He said: "The difficulty with Akos is that Porto are holding out for quite a large transfer fee and I have got to weigh up all the facts and figures. I like Akos as a player and I like him as a person but I have got to be sensible about the economics of it." 2/5/2005

Bobby Williamson wants Akos Buzsaky to make his loan move to Home Park permanent. The loan deal was with a view to a full transfer, and Williamson admitted that he would like to pursue that option. "The fans have certainly taken to him, and I like him," he said. "I think he's a fantastic talent. He's still got a lot to learn and he may learn it with us. I do substitute him from time to time because he does run out of steam - he covers every blade of grass. That will come with experience. Once he starts learning the game, he will be a better player, and I hope it's with us. There was a figure in place that we could work towards if he enjoyed being here and we enjoyed working with him. I think both parties have shown we do like each other." 10/4/2005

Akos has got tremendous football ability. He is more creative, wants the ball all the time and has two great feet. He also can shoot from distance. 8/4/2005

Ainda os 14 milhões...

O Esperança Portista teve acesso aos questionários da sondagem encomendada pelo Benfica.
Em Portugal, o questionário foi o seguinte:

O que prefere:
a) O Benfica
b) O S.L.B.
c) Uma joelhada nos tomates

Resultado: a) 30 % b) 25 % c) 45 %

Já nos USA, uma pequena variação:

O que prefere:
a) O Benfica
b) O S.L.B.
c) A Al-Qaeda

Resultado: a) 60 % b) 40 % c) 0 %

terça-feira, maio 03, 2005

Jean-Claude Rodrigues à experiência no FC Porto B

Muitos jogadores passam à experiência pelos treinos do FC Porto B. Da maior parte nada se sabe, mas alguns tem direito a cobertura jornalistica. O mais recente é Jean-Claude Rodrigues, médio das camadas jovens do Mónaca, que vem pela segunda vez.
Jean-Claude Rodrigues, um médio-centro de 17 anos formado nas camadas jovens do Mónaco, está, a partir desta semana, à experiência na equipa B do F.C. Porto.
De ascendência portuguesa, o jovem atleta recebeu vários convites de clubes franceses (Lille e Auxerre) e portugueses (Benfica e Sp. Braga) depois de não ter chegado a acordo com os monegascos para assinar contrato de profissional, mas acabou por preferir tentar a sua sorte na cidade Invicta, onde tem como mentor Rui Barros.
O período de uma semana servirá para tentar convencer os responsáveis portistas e caso não o consiga deverá regressar ao principado para estudar as outras propostas. maisfutebol

O nome não engana. É português. Tem nacionalidade lusitana, mas nasceu no Mónaco. Jean Claude Rodrigues, 16 anos, médio defensivo das camadas jovens do clube que ajudou a celebrizar Rui Barros e fez de Costinha um nome em voga no nosso futebol. Também é trinco. «Mas o Costinha é o exemplo do que deve ser um médio-defensivo. Tem tudo. Sabe posicionar-se, sabe jogar rápido e acalmar o jogo», explica o único português a jogar no emblema do principado e cujo sonho pessoal é expresso em poucas palavras: «Representar a selecção portuguesa». Tão simples como isso.

O Maisfutebol convidou-o para um passeio pelo Mónaco com o objectivo de traçar um roteiro capaz de ajudar os portugueses que vão apoiar o F.C. Porto frente ao Valência, na sexta-feira, em jogo a contar para a Supertaça Europeia. Filho de emigrantes da região de Braga radicados no principado há 25 anos, o desafio foi aceite de imediato. «Gostava mais de viver em Portugal, confesso. Porque lá as pessoas são mais acessíveis do que aqui. Aqui a vida talvez seja mais organizada e há mais segurança nas ruas», adianta, expressando também o desejo «de um dia jogar em Portugal». Curiosamente, esteve em Dezembro à experiência no F.C. Porto, pela mão de Rui Barros. «Fui bem tratado por todos os dirigentes, só tenho a agradecer tudo o que me proporcionaram, mas achámos por bem regressar». Assim aconteceu. Ainda era cedo para uma aventura fora de casa. maisfutebol (25/8/2004)



FC Porto B n'A Bola

O jornal A Bola dedica um elogioso artigo à boa ponta final do FC Porto B, bem como às estreias promissoras de alguns dos seus elementos no plantel principal. Uma entrevista a Domingos dá pistas sobre o trabalho que se faz na formação portista.
Numa época atípica para os dragões, há no FC Porto um projecto ganho. A equipa B, comandada por Domingos Paciência, estreante nas funções de treinador principal, forma craques para o futuro do futebol nacional, muitos deles a projectarem o seu valor em diferentes selecções jovens e três já com lugar na formação principal do clube. Paulo Machado, Ivanildo e, mais recentemente, Bruno Gama entraram para o quadro dos portistas utilizados na SuperLiga. E quem realmente sabe afirma a A BOLA que a fila de espera não é pequena..
Uma excelente forma de retratar o sucesso do FC Porto B nesta temporada é dizer que a equipa não sofre uma derrota há 11 jogos. O último desaire (1-0) do conjunto orientado por Domingos Paciência foi a 6 de Fevereiro, om o Fafe, ia o Campeonato Nacional da II Divisão B na 23.ª jornada. Seguiram-se nove vitórias (sete consecutivas) e dois empates, o segundo dos quais no sábado, frente aos bês do Sp. Braga, e todo este percurso ainda se decompõe num total de 29 pontos amealhados, 22 golos marcados e apenas sete sofridos.
Um trajecto assim faria as delícias de qualquer emblema da SuperLiga e, no caso da equipa secundária dos dragões, significou o equilibrar de contas depois uma primeira volta menos regular, mas também a consolidação de um projecto que se renova época a época. A equipa B do FC Porto não é uma fábrica de sonhos, mas sim uma escola onde se ensina a realidade do futebol profissional. Daí às oportunidades ao mais alto nível, só passa mesmo quem souber...
«Nesse aspecto esta equipa é rica em jogadores que poderão chegar longe no futebol. O Paulo Machado, o Ivanildo e o Bruno Gama foram os primeiros a saltar para a equipa principal do FC Porto e acredito que há outros que poderão seguir esse caminho ou agarrar uma oportunidade noutras equipas da SuperLiga. Não faltam internacionais neste plantel e isso já é um grande sintoma do valor dos futebolistas que tenho à minha responsabilidade», observa Domingos, a escolha da SAD azul e branca para orientar esta temporada a formação B.
«É o meu primeiro ano como treinador principal e, felizmente, posso dizer que as alegrias já são muitas, mas não me dou por satisfeito. O caminho para o êxito é a insatisfação. Por muitos triunfos e outras coisas boas que se obtenham, nunca devemos dizer que estamos realmente satisfeitos, porque podemos fazer sempre mais. Pensei assim enquanto jogador e mantenho esse princípio enquanto treinador. Além disso, esse é o espírito da equipa B, na qual há ambição e, acima de tudo, muito trabalho», vinca o ex-goleador dos dragões.

Um «professor» descansado

As equipas principal e B do FC Porto treinam-se no centro de estágio do Olival, muito próximas uma da outra. «Os metros que nos separam são, realmente, poucos, mas aos meus jogadores digo que há uma barreira de muitos quilómetros entre as duas equipas. Nesta altura, eles já têm bem presente essa noção, sabem que para chegar ao lado de lá é preciso dar o máximo no trabalho, saber interpretar o que é futebol profissional, para não falharem no dia em que tiverem uma oportunidade a esse nível, seja na equipa A do FC Porto ou no plantel principal de outro clube», explica Domingos.
O treinador completa o raciocínio: «Costumo dizer que os jogadores destas idades, entre os 17 e os 20 anos, atravessam a fase mais complicada de toda a formação, porque estão mesmo muito perto de poder ser futebolistas profissionais. Tão ou mais importante que todo o trabalho físico, é a preparação psicológica dos atletas, e uma boa preparação mental passa por lhe ensinar a realidade. O futebolista quer-se ambicioso, para que se sinta sempre insatisfeito e possa ganhar sempre mais, mas há que perceber a diferença entre ambição e o sonhar demasiado alto. Quem sonha em demasia e esquece a importância de conceitos como a humildade, a dedicação e o trabalho, dificilmente terá estrutura mental para vingar ao mais alto nível.»
Nesse aspecto, Domingos Paciência é um professor descansado e não dúvida de que os seus bês são maiúsculos: «Sei que o Paulo Machado, o Ivanildo e o Bruno Gama, que têm trabalhado regularmente com a equipa principal, não se sentem superiores pela oportunidade que tiveram. Como também tenho a certeza de que os que aguardam por essa mesma oportunidade, e acredito que ela vai chegar para vários jogadores do meu plantel, sabem bem o que os espera do outro lado. Sinto que tenho muita qualidade na minha equipa, quer em termos técnicos quer em termos de estrutura mental.»

segunda-feira, maio 02, 2005

FC Porto B 1 - 1 SC Braga B

A luta entre as duas equipas B foi desinspirada e o empate acaba por ser um resultado natural.

GR Bruno Vale
LD Pedro Silva
DC Pedro Ribeiro, Sandro
LE Jorge Lopes
M Nuno Coelho, Espinho (Tiago André, 85') e Flávio Igor (A. Vilas Boas, 68')
AV Bruno Gama (Tiago Borges, 68'), Gonzalo Marronkle e Cristovão
As equipas B do FC Porto e do Braga proporcionaram um jogo com poucos motivos de interesse, salvo aqui e ali por alguns rasgos individuais. O forte vento que se fez sentir tornou difícil a tarefa das duas equipas. Numa primeira parte em que escassearam as oportunidades de golo, foi mesmo o guardião portista o principal protagonista, com duas boas intervenções na mesma jogada, a negar o golo dos visitantes. Na segunda parte, o ritmo de jogo melhorou e vieram os golos, com João Pedro a inaugurar o marcador, após lance precedido de fora-de jogo e Tiago Borges a empatar, de cabeça, num livre de Cristóvão. Arbitragem razoavel. JN

domingo, maio 01, 2005

FC Porto 1 - 0 Maritimo

Foi uma equipa portista em clara subida de confiança a que se apresentou ontem no estádio do Dragão, forçando o Maritimo a permanecer na sua zona defensiva. O golo acaba por surgir com naturalidade, depois de várias oportunidades falhadas. Boa abertura de Diego, excelente jogada de Postiga e bons reflexos de McCarthy. Ao contrário do que tem acontecido noutras ocasiões, o FC Porto continuou a mandar no jogo e acabaria mesmo por marcar em excelente remate de Diego, de fora da área. Infelizmente, este segundo golo foi mal invalidado. O nervoso miudinho apoderou-se da equipa e manteve-se até ao intervalo. Na segunda parte, outra vez um Porto dominador, acabando Postiga por obter um penalty. Mas Diego falhou, a equipa sentiu e seria a vez de Vitor Baía brilhar em defesa impossivel a remate de Tonel. Mesmo assim, seria o FC Porto a manter ascendente até final da partida.

GR Vitor Baía
LD Bosingwa
DC Jorge Costa, Pedro Emanuel
LE Leandro
M Costinha (83', Ivanildo), Ibson, Diego
AV Postiga (66', Raul Meireles), Quaresma, McCarthy (76', Luis Fabiano)

Todos os jovens estiveram bem, com Diego em particular destaque, mas com Postiga e Quaresma também em bom nivel. Ibson também esteve bem, apenas pecando por algum desacerto no remate. Bosingwa voltou a exibir segurança na lateral direita. Raul Meireles entrou bem, contribuindo para a solidez portista na parte final, assim como Ivanildo, que voltou a mostrar que é muito dificil tirarem-lhe a bola. Seitaridis e Ricardo Costa ficaram no banco e Paulo Machado na bancada. Bruno Gama e Leandro Bomfim tinham ficado fora da convocatória.