terça-feira, julho 05, 2005

FC Porto 04/05: Juvenis (juniores-B, sub-17)

A equipa de juvenis do FC Porto fez uma excelente época, tendo sido superior nos dois jogos com o campeão nacional, Sporting, que no entanto terminaram empatados. Juntamente com os rivais de Alcochete, formam a base da selecção nacional sub-17, que tem entre os jogadores mais utilizados Rui Patricio, Daniel Carriço, João Martins, João Gonçalves e Fábio Paim, do Sporting, e Hugo Monteiro, André Castro, Rui Pedro, André Monteiro e Daniel Candeias do FC Porto. O espirito de equipa é também muito forte, pois estes jovens levam já vários anos em conjunto, tendo sido segundos na Nike Cup 2003, quando iniciados, e tendo chegado à fase final dos juvenis pelo Padroense, o ano passado.
É pena que este excelente percurso não tenha sido coroado com o titulo de juvenis, pois eles mereciam-no e tudo fizeram para o conquistar.

GR Hugo Ventura (João Azul)
LD Hugo Monteiro (Tiago Moreira)
DC Morais, Pereira (Victor Hugo, Carlos Miguel)
LE Hugo Silva (Pedro Sá)
M Miguel Ângelo, Fabinho, André Castro, Rui Pedro (Terroso)
AV André Monteiro, Daniel Candeias (Monteiro, Negrinho)

Guarda-redes

Hugo Ventura (Hugo Guedes, na selecção): O titular. Um guarda redes muito promissor. Excelentes pés, coragem, porte. Se Baía aguentar três anos, poderá entrar na corrida à sucessão, se continuar a evoluir desta forma e dosear a ambição em alguns lances.
João Azul: O suplente. Chegou este ano, vindo do Algarve, com os galões de internacional sub-16. Esteve bem quando substituiu Ventura no jogo contra o Sporting, mas não chegou para se manter no clube.
Daniel: Prata da casa, mas sem espaço para jogar.

Defesas centrais

Morais: Um central sólido e verdadeiro patrão da defesa. Impressionou a forma como segurou as pontas quando a equipa arriscou tudo no ultimo jogo, contra o benfica.
Pereira: No seu primeiro ano de juvenil, conseguiu bater dois jogadores mais experientes na luta pela titularidade, segurando-a com bons jogos. Com naturalidade, somou já várias internacionalizações nos sub-16.
Victor Hugo: Um jogador com bom porte fisico, alto, que joga a defesa central ou no meio campo defensivo. Na fase final entrou para o meio campo no jogo contra o Leixões, para com a sua altura ganhar as bolas pelo ar. No ultimo e decisivo jogo foi um dos três defesas escalados.
Carlos Miguel: Suplente. Era o titular, no tempo da "Nike Cup", mas este ano raramente jogou.

Defesas laterais

Hugo Monteiro: Um lateral rápido e com excelente técnica, também muito sólido e abnegado a defender. Foi titularissimo no clube e conseguiu chamar a atenção do seleccionador sub-17, depois de uma lesão o ter excluido dos sub-16, tornando-se titularissimo também na selecção.
Tiago Moreira: Suplente de Hugo Monteiro, mas roubou-lhe a titularidade nos esquemas com 3 defesas. Era titular na altura da Nike Cup.
Hugo (André) Silva: No seu primeiro ano de juvenil conseguiu bater Pedro Sá na luta pela titularidade. Também se estreou na selecção nacional (sub-16).
Pedro Sá: Também ele vencedor da Nike Cup, começou a época a titular, mas acabou por perder a luta com Hugo Silva e termina assim a sua passagem pelo clube.

Médios

André Castro: Um médio versátil e muito raçudo, que pode jogar a médio volante (a preferida) ou a trinco. Encontrou a pulso espaço na selecção sub-17 e tornou-se imprescindivel no clube. Uma época para recordar!
Fábio (Fabinho): Titular desde as escolinhas até ao Padroense, incluindo a "Nike Cup". A passagem aos juvenis teve alguns sobressaltos, com passagem pelo banco, mas conseguiu recuperar a titularidade, tendo jogado toda a fase final no seu lugar: trinco.
Miguel Ângelo (Miguel Carvalho, na selecção): Veio do Boavista o ano passado, directamente para oFC porto, sem passar pelo Padroense. Fontes Boavisteiras dizem que a posição em que rende mais é a defesa direito, mas foi titular a médio direito. Internacional sub-16 e sub-17.
Terroso: Um bom médio, esquerdino, foi utilizado com frequência no meio campo, mas quase sempre como suplente. Não vai continuar no clube.
Rui Pedro: Médio ofensivo, indispensável na equipa e na selecção. Já é imprescindivel desde a Nike Cup, mas na ponta final do nacional de juvenis terá atingido o seu melhor nivel até agora. A seguir atentamente.

Avançados

Daniel Candeias: Um avançado extremamente rápido, com muita força e boa técnica. Um ponta de lança ao estilo de Adriano, também muito perigoso quando descai para as alas. Estrela no clube e na selecção.
André Monteiro: Forma com Candeias a dupla de avançados, mas é um extremo. Um desequilibrador capaz de criar perigo a qualquer momento mas tambem capaz de trabalhar para a equipa.
Monteiro: A primeira opção para substituir Candeias e André Monteiro, aproveitou bem as oportunidades para marcar golos e ganhar o seu espaço.
Eduardo Negrinho: Veio do Maritimo e apesar de muito rápido, nunca conseguiu bater a forte concorrência para este sector. No seu primeiro ano de junior será emprestado ao Leixões, quem sabe para regressar dentro de um ano, mais maduro.
Gustavo: Ainda no primeiro ano de juvenil, aprendeu com os experientes colegas. Pouco utilizado.

Jogos (fase final)

FC Porto 2-0 SL Benfica
Leixões 0-1 FC Porto
FC Porto 0-0 Sporting
SL Benfica 1-4 FC Porto
FC Porto 2-0 Leixões
Sporting 0-0 FC Porto