segunda-feira, maio 23, 2005

sub-17 (juvenis): Sporting 1 - 1 FC Porto

A equipa portista foi a casa do Sporting impor a sua superior circulação de bola,através da qual criou boas oportunidades e conseguiu marcar, ainda na primeira parte: Hugo Silva ganhou a bola em duelo com Simão Coutinho, deu a André Monteiro que após driblar um adversário faz o passe atrasado para Rui Pedro, que encostou. A necessitar de recuperar e sem soluções para bater o bom entendimento do meio campo portista, com destaque para as tabelinhas Castro - Rui Pedro, o Sporting apostou no jogo directo, batendo a bola para a frente. Com isso conseguiu a primeira boa oportunidade, em lance individual de Fábio Paim. O golo acabaria por surgir a 5 minutos do final: Terroso falhou um passe e o Sporting lançou para a frente. Ventura saíu determinado mas, em lugar de cabecear para fora tentou dominar no peito. A bola sobrou para Ricardo Nogueira, que executou um chapéu. Um bom resultado para o FC Porto mas que sabe a pouco perante o que se passou em campo. No Sporting destaque para o capitão Daniel Carriço, enquanto no FC Porto foi o meio campo a sobresair, com Fabinho e Castro excelentes a defender e no apoio ao muito criativo Rui Pedro, enquanto André Monteiro foi o mais eficaz no ataque. No outro jogo o Leixões bateu o Benfica por 3-0 (!!) e vem agora ao Olival no máximo da sua confiança e defendendo o estatuto de lider.

GR Hugo Ventura
DLD Hugo Monteiro
DC Morais, Pereira
DLE Hugo Silva (Pedro Sá, 60')
M Fábinho, André Castro, Miguel Ângelo, Rui Pedro
AV André Monteiro (Monteiro, 62'), Daniel Candeias (Terroso, 55')

Artigo relacionado: Antevisão do nacional de juvenis 2004/05

PS: Ainda antes de ler o "relato" do jogo no site do Sporting, consegui entrevistar João Martins, médio ofensivo do Sporting, que reconhece que o Sporting entrou muito mal no jogo e "deu" ao Porto toda a primeira parte, mas defende que a segunda parte foi toda Sporting, com Paim a falhar duas oportunidades isolado e Filipe outra. Reconhece que o Sporting praticou nessa fase o tal "futebol directo", mas que isso é melhor do que "trocar muito a bola mas não causar perigo" (uma provocaçãozinha :-)), até porque tiveram nessa fase bem mais ocasiões de golo. Por fim deixa um aviso: "A equipa esteve muito abaixo do que pode fazer.". Confrontadas com isto, as minhas fontes sorriram: "Bem, eles não iam admitir que levaram xeirete!".

O Sporting empatou ontem em casa frente ao FC Porto no primeiro jogo da fase final do campeonato de juvenis. Os leões, que contavam por vitórias todos os jogos realizados na fase regular, foram surpreendidos por uma equipa bem organizada e preparada para jogar no terreno de um Sporting invicto.
Os dragões entraram melhor no jogo, conseguindo logo de início dominar o meio-campo, factor que lhe permitiu criar as primeiras jogadas de perigo.
O Sporting só equilibrou a partida a meio da primeira metade, embora continuasse a ser o FC Porto a equipa mais rematadora. O primeiro golo surgiu de uma falha da defesa sportinguista, em que André cruza para Rui Pedro fazer o 0-1.
Após o intervalo, o FC Porto voltou a entrar melhor, mas depressa o Sporting equilibrou, procurando empatar a partida. Os jovens dragões trocavam a bola, tentando gerir a vitória.
Após mais um desperdício de Paim na direita do ataque, o Sporting chegou ao empate, através de um belo chapéu de Ricardo Nogueira, aproveitando a saída extemporânea de Ventura. Até final, e empolgados com o apoio do público da casa, os leões desperdiçaram ainda uma boa ocasião para fazer o 2-1. O FC Porto ainda respondeu mas Patrício segurou o empate. record