terça-feira, junho 28, 2005

FC Porto 04/05: Jogadores emprestados

O empréstimo é a solução encontrada para a progressão na carreira quando há poucas chances no clube propriétário do passe. É também um periodo dificil para os jogadores, que aterram num clube estranho e tem que muito rápidamente conquistar a titularidade, caso contrário a carreira começa a patinar. Muitos ficam para trás neste exigente e por vezes cruel e injusto teste. Nesta época os empréstimos melhor sucedidos foram os de Bruno Alves e Paulo Assunção, que se tornaram preferidos dos adeptos no AEK. Bruno Moraes, apesar da rábula do penalty e da grave lesão, conseguiu a quase unanimidade da critica a respeito do seu muito talento, pelo que também este empréstimo pode considerar-se bem sucedido. Hugo Almeida, César Peixoto, Marco Ferreira, Hugo Leal e Marcos António conseguiram ser titulares e tem assim uma chance, uns mais do que outros, na luta pelos 32 lugares no estágio na Holanda. Já Jankauskas não o conseguiu e está desde já de fora. Passando agora a jogadores da equipa B, os mais bem sucedidos foram Buzsaky , que convenceu tanto que foi comprado (~ 1 milhão de euros) e Vitor Rodrigues (falado para Setubal), titular no Tourizense e suplente nos sub-21. Sérgio Organista, Vitor Silva e Hugo Luz tiveram épocas discretas mas mesmo assim deverão obter lugar na I ou II ligas. Os laterais esquerdos, V. Rodrigues e H. Luz, internacionais sub-21, terminam o seu vinculo com o clube. Furtado começou muito bem mas terminou sem brilho, enquanto Rodrigo Ângelo e Ricardo Costa lutaram pela titularidade em Touriz. Receio que estes ultimos empréstimos sejam uma espécie de pré-dispensa. É pena.

Superliga
  • Hugo Almeida: Um jogador que no FC Porto nunca teve verdadeiras oportunidades, entrou muito bem no Boavista, mas desceu de produção na ponta final, como toda a equipa. Mesmo assim manteve-se entre as opções mais utilizadas, apenas saindo por lesão.
  • Bruno Moraes: Até Dezembro um empréstimo discreto. Depois apareceu com os primeiros golos para a taça de Portugal, mas quase estragava tudo com a célebre rábula do penalty. Couceiro perdoou-o e nos primeiros meses de 2005 mostrou pela primeira vez o porquê do prestigio que trouxe do Brasil. Um avançado possante, rápido, que tanto pode jogar na área como descair para as alas. Uma grave rotura de ligamentos terminou cruelmente com esta fase de afirmação e não é liquido que esteja apto na pré-época.
  • Marco Ferreira: Uma época razoável, apesar de uma lesão grave. Mesmo assim conseguiu ser titular sempre que esteve apto e fazer bons jogos (15 jogos a titular e 7 a suplente, para um total de 1459' e 3 golos).
  • César Peixoto: No FC Porto Fernandez deu-lhe mais oportunidades do que as que merecia, mas pouco ou nada foi capaz de fazer com ela. Dizer que estava tapado por um Derlei a 20%, que para mais nunca foi extremo esquerdo, é fraca desculpa. No Guimarães esteve melhor, conseguindo ser titular e arrancar exibições aceitáveis (se bem que mantendo a postura algo displicente que o caracteriza).
  • Hugo Leal: Forçou a saída no Natal e conseguiu ser titular na boa ponta final da Académica, apesar de não ser dos jogadores mais destacados pela imprensa. Nos jogos que vi esteve bem. (13 jogos a titular e 6 a suplente, para um total de 1215').
  • Marcos António: Titular no Gil Vicente, mas não indiscutivel, totalizou 25 utilizações, num total de 2044'. Não parece ser uma verdadeira aposta e deverá voltar a ser emprestado.

Estrangeiro

  • Bruno Alves: Foi de todos os emprestados o que teve a época mais conseguida, com 42 jogos pelo AEK (27 na liga, 10 na taça e 5 na UEFA num total de 3806 minutos). Para tal, certamente jogou bem melhor do que o fez nos Jogos Olimpicos e como tal tem chances reais de ficar no plantel, sobretudo se a concorrência vier do Pepe em crise de confiança que por cá andou na fase final da época.
  • Paulo Assunção: Uma boa época no AEK, com 36 partidas (23 campeonato + 8 taça + 5 uefa) disputadas permitem-lhe sonhar com um lugar no plantel, mas o meio campo está muito concorrido. Ainda assim, um empréstimo que correu muito bem.
  • Jankauskas: Começou a titular (8 jogos), mas sem acertar com a baliza acabou por passar a entrar durante as partidas (13 jogos). Conclui assim uma época em que ficou em branco, e as hipoteses de regressar ao Dragão são nulas. Um empréstimo completamente falhado e um jogador totalmente desvalorizado, ele que não foi barato.
  • Maciel: Tapado no FC Porto foi emprestado em Dezembro, ao Atlético Paranaense.
    Esperava-se que Maciel, 26 anos, fosse um dos destaques do Furacão na Copa Libertadores da América. O jogador, porém, não se firmou no time titular e, em maio, passou a ouvir insinuações de que não se esforçava, depois que o então treinador interino Borba Filho declarou não ser possível contar com “certos jogadores”. Placar
  • Akos Buzsaky: Um bom empréstimo ao Plymouth da segunda liga Inglesa. Conquistou a titularidade e foi votado pelos adeptos o terceiro melhor reforço da equipa. Em consequência disso, foi comprado pelo clube Inglês (falou-se em um milhão de euros).

Liga de honra (II liga)
  • Hugo Luz: Jogou no Estrela da Amadora, sendo convocado para 25 partidas, e jogando em 19, tendo visto 5 cartões amarelos.
  • Vítor Silva: Jogou no Santa Clara e foi convocado 26 vezes, jogando em 20 partidas. Marcou um golo e viu um cartão amarelo.
  • Sérgio Organista: Jogou no Santa Clara e foi convocado para 28 jogos, jogando em 20 partidas. marcou um golo e viu seis cartões amarelos.
  • André Queirós: Perdido o duelo com Rui Sacramento para o FC Porto B, foi ambicioso, ficando emprestado ao Espinho da II liga. Porém, a época não correu muito bem, pois o clube foi despromovido e André foi apenas suplente não utilizado 16 vezes, na sombra do veterano Tó Ferreira (34 anos, 218 jogos na II liga e 19 na I) e discutindo o lugar no banco com Petiz. Como magro peculio da época, leva uma presença no jogo da taça de Portugal contra o Almada, em que substituiu o lesionado Petiz.
II divisão B (Tourizense)
  • Vitor Rodrigues, titular em 28 partidas e que conquistou um espaço na selecção sub-21, onde é suplente de Valdir. O FC Porto não renovou contrato, cedendo-o ao Setubal, mas poderá manter alguma espécie de direito de opção.
  • Furtado, que marcou 14 golos na primeira metade da época, perdendo devido a lesão boa parte da segunda volta. Não se sabe se ainda mantém vinculo ao FC Porto. Na próxima época jogará
  • Rodrigo Ângelo chegou em Janeiro e, em 18 jogos, foi 7 vezes titular e 5 suplente. Melhor que no FC Porto B, mas ainda assim discreto. Ainda mais discreto esteve o extremo-esquerdo Ricardo Costa, titular em 4 partidas e suplente em 9, compensando com algumas boas exibições na selecção sub-20. O futuro destes atletas é para já desconhecido.
É possivel que existam mais jogadores com vinculo ao clube. Por exemplo, Tonel que parecia ter sido cedido ao Maritimo, foi afinal emprestado por 3 anos, restando-lhe ainda um ano de contrato com o FC Porto. Quantos mais haverá em situação semelhante? E restam jogadores que cumpriram o ultimo ano de contrato emprestados e sem prespectivas de renovação, como Frederik e Mário Silva.