segunda-feira, outubro 11, 2004

Como divulgar o seu blog

No já bem povoado mundo da blogoesfera, não é fácil encontrar um espaço. Após alguma investigação e experimentação, coloco aqui algumas sugestões, começando pelas que são válidas para qualquer blog, passando depois para as que só interessam a blogs futebolisticos e terminando com sugestões para blogs portistas. Se esta lista vos for util, coloquem algo nos comentários ou mesmo um link no vosso blog!

Este texto baseia-se na minha tentativa de fazer chegar o meu blog ao maior numero de leitores possivel. Note-se que em geral o software usado (blogger, movable type, etc) envia um sinal (ping) para vários serviços (por exemplo o blo.gs) sempre que um blog é actualizado. Como tal, alguma divulgação está sempre garantida. Lembre-se também que de pouco vale divulgar um mau blog, por isso coloque conteúdo de boa qualidade no seu blog, de preferência todos os dias.

Ainda antes de divulgar o seu blog, seria aconselhável instalar um script para monitorizar os leitores. Não se trata só de narcisismo (ou masoquismo...), mas de uma ferramenta importante. Muito utilizado é o sitemeter, que é indispensável para aparecer no blogómetro, pelo que o recomendo. Também interessante é o truefresco referrers, que dá jeito colocar no final do blog.

Na minha opinião é inutil submeter o seu site aos motores de busca, pois se existirem links para o site os motores de busca rápidamente o encontrarão. Abro uma excepção para a submissão no google, por o esforço necessário ser tão pequeno. Note-se porém que o modo preferencial de busca do "googlebot" (o robot que indexa e valoriza os sites) é partir de directorios prestigiados, como o dmoz ou o sapo e seguir todos os links. Assim, o mais importante é ser listado em bons directórios e em bons sites, até para subir no ranking do google.

Vejamos então alguns bons directorios a que pode submeter o seu blog
  1. Um dos mais simples e rápidos é o PTbloggers, uma lista de blogs em Português. Rápidamente verificou o meu site e colocou o link. Inscrição no PTbloggers.
  2. Outro que me agradou foi o aeiou. A verificação foi rápida. Inscrição no aeiou.
  3. O sapo é certamente um dos mais importantes directórios nacionais. Para se ser incluido rápidamente só pagando, mas a inscrição gratuita no sapo funciona, apesar de demorar cerca de um mês.
  4. O portalX tem bom aspecto, e um directório especificamente para blogs. Infelizmente, a página de inscrição não funcionou nem em IE5, nem em mozilla, nem em firefox, pelo que nada mais posso dizer.
  5. Além de proporcionar excelente alojamento de blogs, a weblog.com.pt tem dois tops de blogs. É obviamente muito bom ser listado nesses tops.
  6. Um outro forum onde é boa ideia participar e onde pode divulgar o seu blog é o PTWeblogs.
  7. É muito importante para o ranking no google estar listado no dmoz.org e no yahoo. Ambos dispõe da possibilidade de inscrição gratuita, mas não é garantido que incluam o site e pode demorar bastante tempo... Eu ainda estou à espera.
    Inscrição não comercial no yahoo.
    Inscrição no dmoz.org (open directory): Este link é para sites sobre futebol. Se não é o seu caso, escolha a categoria correcta e sugira a partir daí.
A elaboração desta lista foi inspirada pelo artigo RSStop55 no blog de Robin Good. Lá podem encontrar mais de cem directórios aos quais pode submeter a URL do seu blog ou RSS feed. Não querendo repetir tudo o que lá está, recomendo o blogshares, que é simultaneamente um serviço de divulgação de blogs e um jogo de compra e venda de acções. No blogo.no.sapo.pt, pode encontrar outro tutorial sobre divulgação de blogs, que me parece inspirado no do blogger.com.

O artigo poderia terminar aqui, pois das coisas que fiz estas são as que se aplicam a qualquer blog. Uma segunda linha de ataque e que gerou muito mais tráfego, foi divulgar o blog junto dos seus leitores tipo. Isso envolve ser listado em blogs com interesses semelhantes, directórios especificos e a participação em forums relacionados. De seguida irei mostrar o que fiz no meu blog, Esperança Portista, que interessa aos fans de futebol, e mais ainda aos fans do FC Porto.
  1. Em primeiro lugar compilei uma lista de links e blogs (há quem lhe chame um blogroll) relacionados com o meu, que coloquei na sidebar. Através de serviços como o technorati cosmos ou truefresco referrers, esse simples facto pode chegar ao conhecimento desses blogs, que com curiosidade vem ver quem os está a listar. Evite porém listar tooodos os blogs. Pelo menos eu prefiro listar só os que leio.

  2. Depois procurei (no google) portais sobre futebol.
  3. Por fim existem numerosos forums sobre futebol, onde pode divulgar o seu blog (só uma vez, o spam é contraproducente) ou posts relevantes para um thread. Segue-se uma lista dos forums nacionais e de alguns estrangeiros com zona para o campeonato portugês.
Para terminar, duas dicas:

Inclua um link para traduzir o site para inglês, via google. No caso do meu blog, é (tudo na mesma linha):
http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pt&
;u=http://esperancaportista.blogspot.com/
Para adaptar ao seu, basta substituir http://esperancaportista.blogspot.com/ pela sua própria URL. Assim, se um estrangeiro vier parar ao seu blog, pode ao menos tentar ler os posts.

Cuidado com programas de "troca de links" que em certos casos (se esses links forem "maus") podem originar punição pelo googlebot, reduzindo o pagerank ou mesmo banindo o site do google. Cuidado também com habilidades, como colocar keywords tipo sexo, sex, blowjob, etc no background. O googlebot vai descobrir e não vai gostar. Em vez disso, torne o seu site simpático para o googlebot.