quinta-feira, junho 23, 2005

Torneio "Lopes da Silva" e outras notas

  • Inicia-se amanhã (24/6) e prolonga-se até à proxima quinta feira o maior torneio de futebol realizado em Portugal, o Torneio Inter-Associações ‘Lopes da Silva’ (sub-15), que conta com a participação das 22 selecções das Associações Distritais portuguesas. As avaliações obtidas neste torneio são a base para a formação das selecções nacionais sub-16.
  • FC Porto tenta prolongar contrato de Hugo Almeida até 2011. Acho bem, só é pena não apostarem nele desportivamente de forma mais coerente.
  • Covilhã desiste de contratar jovens portistas, por não ter meios financeiros para chegar a acordo com os jogadores. Os alvos eram Bruno Vale, Pedro Ribeiro, Sérgio Organista, Cristovão e Vieirinha. Esperemos que tal se deva ao facto destes atletas terem melhores propostas em carteira.
  • As sucessivas declarações de Rob Moore sobre McCarthy deitam alguma luz sobre o processo: O Sul Africano recusou uma proposta do Dinamo de Moscovo, que provavelmente estaria na disposição de pagar os 9 milhões de euros (6 para o FC Porto) da clausula de rescisão e quer agora que os portistas aceitem 6 milhões de euros (3 para o FC Porto) do Blackburn. Um braço de ferro que não é bonito, mas onde a inocência de McCarthy e Rob Moore é nenhuma. Com contrato com o clube quer sair e acha estranho que o clube prefira receber 6 milhões em vez de 3. Palavras para quê? Para ser franco, acho bem gastos 3 milhões para mostrar a outros que estamos dispostos a ir até às ultimas consequências, perante a chantagem de um jogador.
  • O primeiro jogo da pré-época irá ser a 9 de Julho contra o Tourizense, mas à porta fechada. Um sinal de que a colaboração com o clube de Touriz continua de vento em popa.
  • As vantagens das equipas satélite Melhor solução que as equipas B são os clubes satélite. Se os clubes com equipas B arrumassem um clube local que aceitasse servir como clube satélite seria tudo melhor. Pensem assim: um clube grande cria um protocolo de cooperação por 5 anos com um clube menor (ex.: Porto e Tourizense). O Porto cedia todos os jogadores da sua equipa B ao Tourizense (ou pelo menos os mais talentosos), o Tourizense mantinha uns 5 ou 6 jogadores próprios, mais experientes, e possuiria uma percentagem pequena de todos os jogadores que lhe foram emprestados (10 ou 15 porcento). O staff do Tourizense seria indicado pelo Porto e este treinaria em algum lugar indicado pelo Porto. O Porto, por sua vez, acompanharia, através de olheiros, a evolução dos seus jogadores. Assim, os jovens craques poderiam evoluir mais (uma vez que poderiam passar da IIB, acessando a Liga de Honra e até a SuperLiga), pois continuariam jogando contra os séniores, e o Porto acabaria gastando menos em termos de salário, uma vez que este seria compartilhado com o Tourizense. Seria uma boa solução. por .