sexta-feira, junho 17, 2005

FC Porto B: defesas laterais

Laterais-direitos

Pedro Silva (Pedro Miguel Gouveia Silva , 10-10-1984)
Chegou para compor o plantel, emprestado pelo Estrela da Amadora, de onde foi dispensado ainda na pré-época. Rápido e bom na marcação, conquistou a titularidade durante a Agribank Cup e não mais a largou, totalizando vite e seis jogos a titular (todos 90 minutos) e mais três a suplente. Também se destacou num dos jogos treino contra a equipa A e jogou pela equipa principal em Vinhais.

Vitor Alves (Vítor Manuel Fernandes Alves, 11-04-1985)
Promovido dos juniores, teve dificuldades para se afirmar, nunca conseguindo bater Pedro Silva na luta pela titularidade, apesar de ter tido algumas oportunidades. No final da época acabou por jogar mais à frente em alguns jogos, totalizando onze jogos a titular, oito a suplente e dois golos marcados. Raçudo e bom na marcação, jogou ainda pela selecção sub-20 no torneio internacional da Madeira, ele que já era internacional sub-18.

Laterais-esquerdos

Jorge Lopes (Jorge Mário Alves Lopes , 3-01-1985)
Titular dos juniores, foi promovido à equipa B. Porém, começou a época a suplente, entrando alguns minutos para posições do meio campo. Aos poucos, porém, foi ganhando o seu espaço e com a saída de Rubens Junior e o regresso de Diogo ao meio campo, tornou-se titular indiscutivel, jogando os ultimos 19 jogos, para um total de 26 a titular e mais dois a suplente. O seu bom pé esquerdo permitiu-lhe também somar cinco internacionalizações nos sub-20, incluindo uma presença no Torneio de Toulon, onde agradou aos fâs do Esperança Portista, sólido na defesa e atacante qb.

Na lateral esquerda jogaram ainda o ala Brasileiro Diogo, que parecia estar a adaptar-se bem à posição, mas que não se aguentou quando Fernandez veio à B procurar um defesa esquerdo. Acabou por ser o desterrado Rubens Junior, que tinha estado bem na Agribank e que passou no teste de Fernandez, a ser chamado mas problemas com a inscrição acabariam por impedir o regresso à equipa A. Depois deste episódio, Diogo regressou à sua posição original (ala/extremo esquerdo) e Rubens Junior rescindiu e regressou ao Brasil.