quinta-feira, junho 09, 2005

Selecções em grande

  • Portugal deu novo importante passo para a qualificação, ao bater a Estónia. Postiga entrou na ponta final, contribuindo para manter o jogo longe da baliza Portuguesa.
  • Os sub-21 estão já apurados para o play-off, num jogo onde quem esteve mais em evidência foi... Bruno Vale, que com duas defesas excelentes segurou o 1-0 da primeira parte. Pedro Ribeiro esteve sólido, Ivanildo teve uma boa estreia e Hugo Almeida deu a habitual luta aos centrais, que bateria duas vezes seguidas no lance do quarto golo.
  • Os sub-20 venceram o México por 1-0 e estão na final do torneio de Toulon, com novo golo de Sérgio Organista, de penalty. Um jogo dificil que se tornou épico depois da expulsão de Amoreirinha, mas o mais importante foi conseguido. Tiago Borges e Jorge Lopes ficaram no banco.
  • Pré-época preparada. Começa a 4 de julho com uma semana em Gaia, onde serão feitos os exames médicos e uma primeira triagem dos muitos jogadores sobre contrato. Seguem 30 atletas para o estágio de pré-época na Holanda (Hotel Golden Tulip em Doorwerth), que dura 12 dias. Depois apresentam-se, provavelmente com muitas decisões já tomadas, no Estádio do Dragão e segue-se a participação no torneio internacional de Amsterdão, com Boca Juniors e Arsenal a constituirem os primeiros "testes" ao fogo do Dragão. Segue-se um mês para afinar a máquina antes do inicio da Superliga. A forma serena mas decidida como Adriaanse se propôe lidar com os muitos nomes da "segunda linha" do plantel parece-me uma boa forma de aproveitar a longa pré-época. As três primeiras semanas a preparar o fisico e a observar os jogadores, as quatro ultimas a afinar a equipa.
  • Se puderem, não faltem ao FC Porto - Sporting no Olival, domingo às 11 horas. Jogam duas excelentes equipas juvenis, que no seu conjunto são 2/3 da selecção sub-17. Com contas a ajustar, pois nos iniciados, o FC Porto ficou em segundo lugar no "campeonato do mundo" (Nike Cup) mas, cansado, viria a perder o titulo nacional para o Sporting. E com o campeonato para decidir, pois quem ganhar fica lider com 3 pontos de avanço e dois jogos apenas para jogar.