segunda-feira, junho 06, 2005

sub-17: SL Benfica 1-4 FC Porto

O FC Porto manteve a pressão sobre o Sporting ao golear o Benfica em Odivelas. Com o jogo a disputar-se num calor abrasador, a primeira parte jogou-se com alguma lentidão, talvez devido ao golo de madrugador de André Monteiro, que aos três minutos conseguiu aparecer entre os centrais e aproveitar um ressalto para inaugurar o marcador. Mesmo assim, o mesmo André Monteiro ampliou a vantagem aos 36', concluindo uma excelente jogada individual de Rui Pedro. O Benfica conseguiu reduzir antes do intervalo e esperava-se uma reacção dos encarnados, embalados pelo golo, mas os portistas mantiveram o dominio e Rui Pedro marcou de cabeça, aos quatro minutos. À passagem do quarto de hora, Hugo Ventura arriscou numa saída e, quando o avançado o ultrapassou (bola por um lado, homem pelo outro) fez falta. Apesar da bola ter ido na direcção de um defesa, o árbitro entendeu expulsar o guarda redes. Com dez e ainda meia hora para jogar, foi o espirito de equipa a vir ao de cima, com os juvenis portistas a conseguirem manter o dominio, conseguindo mesmo ampliar a vantagem com o inevitável golo de Candeias aproveitando o espaço ganho com uma boa movimentação de Castro para rematar de fora da área a passe de Rui Pedro.

GR Hugo Ventura (--> expulso, 57')
LD Hugo Monteiro
DC Morais, Pereira
LE Silva
M Castro, Rui Pedro (Monteiro, 76'), Fábio e Miguel Ângelo
AV Daniel Candeias (Terroso, 73') e André Monteiro (GR João Azul, 57')

Perante um sol abrasador, o ritmo de jogo não foi muito elevado, mas os golos apareceram logo na madrugada do desafio, quando o avançado André Monteiro encontrou espaço entre os defesas centrais e, beneficiando ainda de um ressalto, colocou pela primeira vez os azuis e brancos em vantagem - aos três minutos. Os jovens do Benfica reagiram bem a este problema e estiveram algumas vezes perto de marcar, tendo Carvalhas sido aquele que causou maiores calafrios à defesa portista, ao atirar ao poste direito num remate forte de pé esquerdo. Mas, à maneira italiana, o FC Porto respondeu com mais um golo, de novo por André Monteiro, após uma fantástica jogada individual de Rui Pedro. Os encarnados não desistiram e voltaram à carga, tendo finalmente almejado a baliza portista com sucesso, aos 38', por Romeu.
Após o intervalo, esperar-se-ia que a pressão benfiquista aumentasse, mas tal não sucedeu. Ao invés, foi mesmo a equipa da Invicta que controlou o jogo, manteve o adversário à distância da sua baliza e voltou a marcar logo aos quatro minutos da segunda parte, aniquilando qualquer possível reacção vermelha e branca. E nem mesmo a expulsão do guarda-redes Ventura assustou os jovens portistas, que fecharam a contagem aos 74', por Candeias. O Jogo

O início do encontro ficou marcado pelo golo de André Monteiro, que colocou os Dragões em vantagem. O Benfica tentou esboçar uma resposta, mas era o F.C. Porto que controlava o jogo e que melhor se adaptava ao intenso calor que se fazia sentir em Odivelas. André Monteiro bisou aos 35 minutos, premiando a maior inteligência e atitude competitiva azul e branca, porém o Benfica reduziu volvidos três minutos.
Depois do intervalo, o jogo pertenceu por completo à equipa de José Guilherme, que fez o 3-1, logo ao minuto 49, por Rui Pedro. Mesmo jogando com dez, depois da expulsão do guarda-redes Ventura, aos 57 minutos, o F.C. Porto deixou patente a sua superioridade quando Candeias fez o 4-1, no momento em que o relógio assinalava o minuto 73. O triunfo foi justo e coloca a formação azul e branca na rota do título nacional. fcporto

O FC Porto goleou (4-1) o Benfica em Odivelas (reduto emprestado dos encarnados) e mantém o braço-de-ferro com o Sporting pela liderança do Nacional de juvenis.
A partida começou praticamente com o golo dos portistas: logo aos cinco minutos, André Monteiro rematou cruzado, já dentro da área, inaugurando o marcador. A seguir a este tento, o Benfica pegou no jogo, criando várias oportunidades e Carvalhos – melhor jogador dos encarnados – atirou ao poste aos 19’. Mas a partir daqui só deu FC Porto.
Ainda antes do intervalo, André Monteiro apontou o segundo golo, finalizando uma excelente jogada individual de Rui Pedro. O Benfica respondeu e, a um minuto do descanso, Romeu reduziu.
Na segunda parte, a qualidade baixou. Num lance fortuito, Rui Pedro fez o 3-1 e, praticamente, “matou” o jogo, não fosse a expulsão do guarda-redes Ventura. Com menos um elemento, o FC Porto ainda conseguiu chegar ao 4-1, deixando o Benfica de “rastos”, sem qualquer ponto na prova. record