segunda-feira, junho 06, 2005

sub-15: FC Porto campeão nacional

Os iniciados (juniores C) portistas empataram com o Boavista e conseguiram dessa forma assegurar o titulo, pois dispões agora de cinco pontos de vantagem sobre o Sporting quando há apenas um jogo para disputar. O Boavista adiantou-se no marcador aos 10 mnutos, com golo de Valentim (neto do major!) mas os dragões reagiram e Coelho empatou à meia hora, com o resultado final a manter-se até final.

GR Ruca
D Vieira, Rodrigues, Duarte e Bruno;
M Daniel, Hélio (Coutinho, 58), Carvalho (Caetano, 47) e Antunes
AV Coelho e Ferreira (Fadista, 31).
Treinador: Álvaro Silva.

O FC Porto terminou o jogo frente ao Boavista empatado a uma bola. Os boavisteiros recolheram aos balneários, enquanto os portistas ficaram no relvado, aguardando pelo resultado do encontro Benfica-Sporting. A ansiedade apoderou-se dos jovens e dos técnicos, até que a boa notícia chegou através do telemóvel: empate a zero. Regozijo total. Os iniciados do FC Porto sagravam-se campeões nacionais.
Os jovens portistas partiram para este encontro com cinco pontos de vantagem sobre os sportinguistas, sabendo de antemão que uma vitória lhes garantiria o campeonato e que o empate poderia bastar. Entraram bem no jogo, mas foi o Boavista, num lance rápido de ataque, que chegou ao golo através de Valentim, que surgiu sem marcação a cabecear.
Os dragõezinhos não sentiram o golo e mantiveram o mesmo nível, mas pela frente encontraram uma defesa muito segura e um guarda-redes excelente. Porém, como o colectivo não dava conta do recado, Coelho, numa iniciativa individual, isolou-se e atirou a contar. Estava feito o empate, mas não garantido o título. A segunda parte iniciou-se com sinal mais dos portistas, mas Pedro Gouveia, com mais uma intervenção de grande nível, negou o golo a Fadista.
Sem nada a perder, os axadrezados passaram a imprimir mais velocidade no transporte de jogo para o ataque e as situações de perigo passaram a ser uma constante para a baliza dos azuis e brancos. Nunca abdicando dos três avançados, o treinador Moínhos mostrou que a sua equipa tem potencial para fazer mais, pois nos últimos 20 minutos comandou o jogo e criou várias oportunidades para alcançar outro resultado. No entanto, é de referir que a ansiedade apoderou-se dos jovens portistas, que por vezes complicaram o que era fácil, tal a vontade que tinham de chegar rápido à baliza boavisteira. O resultado final acaba por premiar as duas equipas. E, afinal, garantiu mais um campeonato ao FC Porto. O Jogo

Um grande espectáculo de futebol, foi o que os iniciados de FC Porto e Boavista protagonizaram ao final da manhã de ontem no centro de estágios de Olival. Num encontro onde público e emotividade não faltaram, os craques em ponto pequeno do FC Porto acabaram por sair do relvado, cinco minutos depois (ver caixa), com a consagração da conquista do título nacional da sua categoria.
Mas foram os boavisteiros a marcar primeiro, aos 9m, num cabeceamento de Valentim. Ainda assim, o FC Porto dominou o primeiro tempo e viria a reduzir numa jogada individual do seu melhor jogador: Coelho. Aos 27´, o camisola 10 portista, furou a defensiva axadrezada, entrou na área e rematou para o fundo das redes. Após o regresso das cabines, o Boavista dominou o encontro e criou seis (!) oportunidades de golo claras, contra apenas um remate ao poste do FC Porto, na sequência de um livre apontado por Pedro Antunes. Ainda assim, o resultado justifica-se numa partida com arbitragem com alguns erros de Luciano Silva.

E os miúdos ouviram: "Pessoal, somos campeões!"
Assim que terminou a partida, os jogadores irigiram-se para a bancada do mini-estádio do Centro de Estágio do FC Porto e pediram ao público para? ficar mais um pouco.
O FC Porto tinha acabado de empatar com o Boavista a uma bola e precisava apenas que o Sporting não vencesse o Benfica no outro jogo da quinta jornada, que decorria à mesma hora na capital. Faltavam apenas cinco
minutos para esse encontro terminar. No centro do relvado os portistas iam festejando timidamente. Até que um responsável do FC Porto pegou no telemóvel e ligou para Lisboa. Do outro lado da linha, alguém lhe comunicou a boa nova. O Sporting tinha empatado a zero. Acto continuo, o grito para o relvado: "Pessoal, somos campeões!"
O FC Porto acabara de se sagrar campeão nacional de iniciados. A seguir, veio a festa dos "putos"...

Álvaro Santos Silva: "Há aqui jogadores que vão longe"
"Os miúdos merecem este título. Foram inexcediveis durante toda a época. Agradeço a confiança depositada em mim pelos dirigentes, Joaquim Pinheiro e Ilídio Vale. Não esperava vencer assim (depois de findo o jogo) o campeonato, até porque queriamos e mereciamos a vitória neste jogo. Penso que dominámos quase todo o jogo, mas nos últimos 20 minutos o Boavista podia ter vencido. É natural que miúdos de 15 anos acusem alguma ansiedade no jogo. Mas há aqui jogadores que, se tiverem cabeça, vão longe no futebol português. Comércio do Porto