segunda-feira, maio 30, 2005

sub-19: Sporting 2-0 FC Porto

O FC Porto entrou mal na fase final do nacional de juniores, sofrendo um golo no primeiro quarto de hora. Apesar de uma boa reacção, não conseguiu empatar e viria a sofrer o segundo já nos descontos. Apesar do imenso talento posto em campo, com alguns dos melhores jovens Portugueses, o entrosamento não deve ainda ser o melhor, pois estes jogadores tem estado divididos entre o plantel principal, os juniores e a equipa B. Além disso, parece faltar um ponta de lança genuino, pois os quatro avançados que jogaram dão-se melhor nas alas. Ainda assim, a equipa acredita que foi uma injustiça e que merecia melhor sorte.

GR Hugo Marques
LD João Dias
DC João Pedro, Fábio Ervões
LE Leandro
M Nuno Prata Coelho, Paulo Machado (Diogo, 83') e Márcio Sousa
AV Bruno Gama (Helder Barbosa, 61'), Vieirinha e Ivanildo

Os "leões" desferiram uma dentada bem dolorosa logo no primeiro quarto de hora. Depois, aguentaram com serenidade a resposta de um "dragão" já ferido e, perto do fim, nos descontos, mataram o jogo e o adversário, começando com uma importante vitória a fase final do campeonato nacional de juniores.
O primeiro golo do Sporting surgiu naquela que foi praticamente a primeira jogada perigosa da partida: Zezinando trabalhou bem no miolo, libertou André Nogueira na direita, e este, junto à linha lateral, efectuou um centro/remate directo às redes de Hugo Marques, que aguardava a bola no centro da área. Com um sector ofensivo repleto de jovens "já feitos", como Ivanildo, Vieirinha, Bruno Gama, Márcio ou Paulo Machado, os portistas encheram-se de brio e, com um espírito de luta assinalável - "à FC Porto" -, conseguiram empurrar o adversário para a sua intermediária. Sem consequências, porém, pois, com uma teia bem montada por Paulo Bento, os "leões permitiram poucas veleidades aos contrários. Vieirinha ainda dispôs de duas boas oportunidade, ambas de cabeça, mas seria Emídio Rafael, com um toque subtil sobre Hugo Marques, a fechar o resultado a favor da equipa da casa. O Jogo