quinta-feira, abril 14, 2005

João Pedro, um central à Porto


JoaoPedro_2
Originally uploaded by morphy.
O central João Pedro, que tem estado em evidência nos juniores do FC Porto, concedeu uma entrevista ao sítio ofícial da F.P.F. Trata-se de um central de marcação mas que gosta de ir à area adversária e marca golos com alguma frequência, particularmente em lances de bola parada. É o unico sub-18 presente na selecção Portuguesa sub-19, que há dois anos foi campeã europeia (de sub-17). Aqui fica a entrevista que deu à FPF

João Pedro Silva, atleta do FC Porto, cumpriu frente à França a sua 31ª internacionalização ao serviço da Selecção Nacional e a terceira no escalão de Sub-19. Depois de ter participado na Meridien Cup, na Turquia, António Violante reconheceu-lhe qualidades e convocou-o para observação nos jogos de preparação com a Bélgica e voltou a confiar em João Pedro para participar no segundo mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19, que está a decorrer em Espanha.
Nascido em 29 de Dezembro de 1987, o atleta iniciou o seu percurso no Trofense de onde transitou, nos juvenis, para o FC Porto. Completou meia época no Padroense e actua, desde então, nas camadas jovens do clube azul e branco.
Costuma jogar como defesa central e habitualmente efectua a marcação aos jogadores adversários que actuam na frente, mas gosta de sair a jogar e, sempre que possível, marcar golos, o que já aconteceu por cinco ocasiões ao serviço das selecções nacionais.
O atleta vê com grande satisfação a transição para os Sub-19: “Fui muito bem recebido por todos os meus companheiros, não só pelos meus colegas de clube que estão em maior número nesta selecção, mas por toda a equipa. É bom poder ajudar este grupo e ter a confiança do Treinador Nacional para continuar a evoluir no meu percurso como jogador de futebol.”

Contra a França entrou para ajudar a segurar o ímpeto da equipa gaulesa, uma formação muito forte no plano físico. João Pedro não se intimidou e considera que no plano pessoal as coisas correram-lhe “bem”, embora o principal objectivo, que era a vitória, não fosse conseguido. “Os franceses tiveram a sorte do jogo com a obtenção de dois golos madrugadores e numa altura em que já tínhamos recuperado da desvantagem e tivemos situações de conseguir a vantagem, a selecção francesa marcou o golo quando ninguém esperava, mas nunca desistimos e mostramos atitude”, explicou em declarações ao fpf.pt
FPF