terça-feira, abril 12, 2005

Vieirinha, um extremo-direito puro e duro


vieirinha
Originally uploaded by morphy.
Este extremo direito rápido e tecnicista, que se destaca pela forma raçuda como joga é conhecido dos fans do futebol jovem Português desde que contribuiu para a espectacular vitória de Portugal no europeu de sub-17 de 2002. No mundial da categoria era também destacado no site da uefa como um jogador a seguir de perto citando o seu treinador, António Violante: "Vê coisas que os outros não vêem". Mourinho estava atento a ele, tendo-o chamado aos treinos da equipa principal com regularidade. Também o estavam os gestores do fundo de jogadores, que avaliaram o seu passe em 1,5 milhões de euros.
Sempre que se pergunta a alguem com responsabilidades no FC Porto quais os jovens mais promissores, o seu nome está na lista: Couceiro, Ilidio Vale, Jorge Costa e o colega Paulo Machado são exemplos.
Esperava-se que esta época fosse a da afirmação definitiva, mas tal ainda não aconteceu. Na equipa B, participou em 22 dos 31 jogos, mas apenas por 7 vezes completou os 90 minutos. A média de utilização é de 62 minutos por jogo. Não é claro se isso se deve a dificuldades de afirmação nesta equipa ou à necessidade de reforçar a equipa junior em jogos mais complicados. Mesmo assim, é o segundo melhor marcador da equipa, com 7 golos. Na luta pelo acesso à equipa A foi já por duas vezes batido por Bruno Gama, um ano mais novo e chegado este ano do Braga, já depois de se estrear na Superliga. A primeira ocorreu em Setembro, quando num jogo treino Fernandez optou pelo Bracarense para reforçar a equipa A. A segunda em Fevereiro, quando Couceiro escolheu novamente Gama para integrar o plantel principal. Na selecção sub-19, as 51 internacionalizações dão-lhe o estatuto de capitão e lider da equipa no dificil mini-torneio de qualificação, depois de ter sido a chave para a vitória no Torneio Internacional do Porto contra a dificil selecção Holandesa, ao fazer um "hat-trick" no jogo decisivo. Mas já viu colegas dos sub-17, como João Moutinho, Manuel Fernandes e até Paulo Machado e Ivanildo a sobressair nos séniores, enquanto ele continua à espera...
Espera-se que abra o livro na qualificação para o europeu de sub-19 e assim possa também convencer Couceiro a dar-lhe oportunidades ao mais alto nivel, numa ponta final da superliga onde a preparação do futuro ameaça tornar-se a prioridade.

Adelino Freitas "Vieirinha"
d.n. 24-01-1986
extremo-direito
1,70 m
65 kg