segunda-feira, abril 04, 2005

FC Porto 1 - 0 Gil Vicente

O FC Porto conseguiu importantissima vitória sobre o Gil Vicente num jogo em que terminou com nove sub-23 em campo e outros dois no banco de suplentes. Bosingwa fez um excelente jogo a lateral direito, não se limitando a defender. Ricardo Costa esteve bem no centro. Até a minha "bête noire", o defesa esquerdo Leandro, se aguentou quando teve que substituir Nuno Valente a frio, aos 16 minutos. Paulo Machado entrou para o lugar de Costinha no ultimo quarto de hora e contribuiu para o excelente futebol apresentado nesse periodo, num quarteto que incluia ainda Ibson (craque!), Diego e Leandro Bomfim (substituiu Quaresma, algo apagado). Na frente Ivanildo e Hélder Postiga. Postiga quebrou o enguiço e marcou finalmente pelo FC Porto, Ivanildo foi simplesmente o melhor em campo. Iniciando o jogo descaido na esquerda, num improvisado 433, teve oportunidade de mostrar os seus extensos dotes técnicos, obrigando a sucessivas faltas dos defesas Gilistas. Numa delas, a cobrança de Quaresma resultou no unico golo do desafio. Essa produção manteve-se em 90 minutos a grande ritmo. Bravo!

É certo que em largos periodos, o futebol apresentado em nada se diferencia do resto da época, mas depois deste quarto de hora final com a miudagem a "dar cheiro" peço, por favor, deixem-me sonhar!

GR Vítor Baía
DLD Bosingwa
DC Jorge Costa, Ricardo Costa
DLE Nuno Valente (Leandro, 16)
M Costinha (Paulo Machado, 74), Ibson, Diego e Ivanildo
AV Quaresma (Leandro Bomfim, 66) e Hélder Postiga.

Não utilizados: Nuno, Pepe, Raul Meireles e Luís Fabiano
«O Ivanildo é uma aposta do F.C. Porto, não é uma aposta minha, já era jogador do plantel principal antes de eu cá chegar. Mas não existe só o Ivanildo neste grupo, existe o Paulo Machado, o Ibson, o Postiga, até o Ricardo Costa já parece um velho no meio de tantos jovens. Além disso há mais na equipa B, há o Bruno Gama, há o Vieirinha. Acho que estamos a construir uma equipa para o futuro...» José Couceiro