sábado, dezembro 25, 2004

Ivanildo (por Alcides Freire em "O Jogo")

Dos vários jogadores da equipa B que ameaçam chegar à equipa principal brevemente, há um que tem feito as delícias dos adeptos. Chama-se Ivanildo, tem 18 anos e já marcou sete golos. Velocidade e técnica são as suas armas e Fernandez não lhe fica indiferente - ALCIDES FREIRE

Ivanildo Soares Cassamá. Nasceu na Guiné há 18 anos e para já não passa de um projecto de jogador. É provável que não o conheça ou, no melhor dos casos, apenas tenha ouvido falar dele um par de vezes. É um projecto de jogador, deve ser por isso. Chamar-lhe projecto de jogador não é depreciativo, o próprio Ilídio Vale, coordenador da formação do FC Porto, utilizou o termo. Aliás, Ivanildo, nome pelo qual é conhecido nos relvados da II Divisão B, Zona Norte, sabe disso e tem a consciência de que chegar à equipa principal é o mesmo que subir ao Everest. Na comparação dispensa-se talvez a garrafa de oxigénio, mas a dificuldade deve ser mais ou menos a mesma.

Ivanildo é uma esperança do FC Porto. Com 12 jogos na equipa B, marcou sete golos, sendo utilizado por Domingos Paciência na esquerda ou no centro do ataque. Joaquim Pinheiro, vice-presidente do FC Porto e Ilídio Vale fizeram há cerca de sete anos uma viagem de prospecção à Guiné e descobriram-no. Chegou ao Porto com dez anos e começou a jogar nos infantis, percorrendo depois todos os escalões de formação. Já foi chamado por Victor Fernandez para treinar e diariamente alimenta-se de um sonho tão bonito que é capaz de atenuar as saudades que sente da família e dos amigos. "É complicado chegar com 19 ou 20 anos à equipa principal do FC Porto, mas quanto mais cedo melhor. Tenho, no entanto, a noção de que é muito complicado, porque o FC Porto não é uma equipa qualquer. Para chegar lá é preciso ter muito valor. Chegar à equipa principal o mais cedo possível é o meu objectivo", disse Ivanildo.

O jovem portista tanto actua a extremo-esquerdo como no centro do ataque, posições que não o impedem de ter um ídolo que joga numa posição diferente. "Gosto do Zidane". Há outro jogador que Ivanildo tem como referência. "O Henry é espectacular. Gosto da velocidade com que conduz a bola e da maneira como finaliza". Baixando o nível de comparação dos ídolos para jogadores que admira, surgiu outro nome na conversa, o de um jogador que actua no FC Porto. "Admiro o Benni McCarthy pelas suas capacidades de remate e finalização. O Benni é um espectáculo".

Definindo-se como um jogador que tem na velocidade e técnica as principais armas, Ivanildo ainda se belisca quando Victor Fernandez o chama para treinar. "É o sonho de qualquer jogador. Qualquer pessoa gostava de estar na minha posição, a treinar com os campeões da Europa. É gratificante e sei que tenho de trabalhar muito para agarrar esta oportunidade. Tento aproveitar ao máximo, de maneira a que um dia possa fazer parte da equipa principal. É o meu grande objectivo".