FCP: jogo entre equipa A e equipa B
Uma muito desfalcada equipa principal do futebol clube do porto venceu com dois golos de Maciel. Desta forma, Victor Fernandez pôde apreciar os recursos de que dispõe na equipa secundária. Bruno Gama parece ter chamado a atenção, pois jogou a segunda parte pela equipa principal!
F.C. Porto venceu equipa B com dois golos de Maciel
[ 2004/09/02 | 12:35 ] Sérgio Pereira
O F.C. Porto venceu esta quinta-feira o F.C. Porto B num jogo realizado no Centro de Treinos de Gaia e que serviu sobretudo para Victor Fernandez trabalhar um pouco mais os mecanismos colectivos da equipa, ou pelo menos do que resta da equipa. Entre lesionados e convocados para as selecções, sobravam apenas onze jogadores disponíveis, pelo que o técnico acabou por apresentar a formação possível e que por certo não andará perto da que mais tarde entrará nas competições oficiais. Mesmo assim, a equipa principal conseguiu sair vencedora, graças a dois golos de Maciel, ambos na segunda parte, o segundo dos quais marcado de grande penalidade.
O jogo teve pouca história. Destaca-se a boa exibição de Hugo Leal, claramente a subir de forma, e pormenores interessantes de Bruno Gama, o miúdo contratado este verão ao Sp. Braga, que na segunda parte jogou pela formação principal e que mostrou pinta de jogador. De resto, houve vontade, houve entrega dos jogadores e houve até algumas entradas bem rasgadinhas, mas faltou ritmo e dinâmica. Victor Fernandez parou constantemente a partida para dar instruções aos seus atletas, ora fazendo correcções posicionais, ora mexendo nos movimentos colectivos.
Nota-se que este F.C. Porto ainda não está perto do que o treinador espanhol pretende, pelo que Fernandez não hesita em dar dois gritos com os seus jogadores. Das suas ordens nota-se sobretudo três coisas: antes de mais pretende solidificar a coesão defensiva, insistindo muito nas compensações à subida dos laterais e na cobertura das costas dos centrais; depois pediu velocidade no meio-campo ofensivo, trocas rápidas de bola, sempre ao primeiro, segundo toque, e desmarcações para as linhas laterais; a última grande preocupação prende-se com o aproveitamento das bolas paradas, mandando repetir muitos cantos e pedindo golos. Sem resultados.
F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Bosingwa e Hugo Leal; Carlos Alberto, Maciel e César Peixoto.
Jogou ainda: Bruno Gama
F.C. PORTO B: Rui Sacramento; Pedro Silva, Joel, Sandro e Diogo; Pedro Nuno, Buzsáki, Paulo Machado e Vieirinha; Evanildo e Bruno Gama
Jogaram ainda: Vítor Alves, Jorge, Rodrigo, Márcio Sousa, Tiago Borges, Tiago e Ricardo Costa II.