quarta-feira, agosto 25, 2004

Esperança na encruzilhada: Bruno Moraes


bruno_moraes
Originally uploaded by morphy.
Nascido a 7/7/1984 (1.80, 72), este jovem Brasileiro foi recrutado em litigio com o Santos, que o tinha negociado com a Juventus. Chegado ao Porto para a equipa B cedo foi integrado por Mourinho nos treinos da equipa principal, tendo mesmo sido aposta em vários jogos da pré-época. Participou em 5 jogos do campeonato nacional, sendo portanto um dos campeões. Sentiu também o cheiro dos grandes jogos, tendo entrado alguns minutos contra o Real Madrid e contra o Manchester na campanha vitoriosa na Champions League. Ao mesmo tempo, participava nos jogos da equipa B, tendo aí marcado muitos golos. Integrado no estágio de pré-epoca para 2004/05 viu uma arreliadora lesão impedi-lo de lutar por um lugar no plantel. Foi hoje confirmado por Pinto da Costa que não ficará no plantel, sendo emprestado para rodar.

Esta é, de certa forma, uma desilusão, como poderá confirmar-se recordando a apresentação deste jogador pelo terceiro anel:

Bruno Moraes: o novo reforço do FC Porto (ou uma estrela escondida)

Local nascimento: Santos-SP
Data de nacimiento: 7/7/1984
Nacionalidade: Brasileiro
Altura e Peso: 1.80 / 72
Posição: Avançado
Internacional Brasileiro sub-20

Bruno Moraes, avançado contratado ao Santos, é o novo reforço do FC Porto. Apesar de ter sido dito que o jogador virá para a equipa B portista, esta é apenas a forma de aliviar a pressão sobre este jogador, considerado um dos melhores jogadores jovens brasileiros, até porque é a principal estrela da actual selecção sub-20 brasileira. Pretendido por Juventus - que tinha um pré acordo com o Santos -, Milan, Inter, Roma, Sampdoria e Lecce, o FC Porto, em mais uma excelente jogada de antecipação, contratou o jogador que foi lançado no escalão profissional do Santos, em Junho de 2002, sagrando-se logo campeão brasileiro.

Bruno é um jogador que esteve presente em todas as categorias de base da selecção brasileira, vencendo os seguintes torneios: Torneio João Havelange(2000), Torneio Kings Cup Sub-17 (2000) e Sul-Americano Sub-17 (2001). Actualmente travava uma guerra com o seu clube - Santos -, que já o tinha negociado para a Juventus. No entanto, Moraes e o seu pai e procurador, Aluísio Guerreiro, levaram o caso a tribunal, já que consideravam que o primeiro contrato profissional assinado é irregular porque tem prazo superior a dois anos, alegando também que o Santos deixara de depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Com problemas disciplinares no Santos - várias faltas aos treinos -, o jogador encontrava-se a trabalhar com as reservas, ao mesmo tempo que se continua destacar nos sub-20 brasileiros. Ao serviço dos juniores do Santos, destacou-se no Torneio de Viareggio, onde protagonizou uma exibição de luxo frente à Juventus, que deixou o público italiano em extâse. Marcou um golo e acabou expulso - pois o seu caracter intempestivo é algo que terá ainda que limar.

Bruno Moraes é apontado, no Brasil, como um jogador com características muito semelhantes às de Adriano, avançado do Parma e da selecção principal brasileira. Jogador com boa capacidade física, é dotado de grande técnica, à qual sabe aliar a sua velocidade e boa capacidade de finalização. É muito bom no 1x1 e é bastante complicado marcá-lo, já que tem uma excelente gama de dribles. Dele se espera que, se for bem trabalhado e refinar alguns aspectos, nomeadamente a vertente disciplinar, poderá ser dentro de 2/3 anos um dos melhores avançados brasileiros.

Publicado por rui malheiro em 18 de julho de 2003 às 13:58