terça-feira, dezembro 28, 2004

FC Porto B: Balanço (12/04)

Aproveitando a pausa Natalicia, vamos fazer um balanço das primeiras dezoito jornadas do FC Porto B. Do ponto de vista competitivo, a actuação é apenas razoável, com a equipa a contabilizar nove vitórias, três empates e seis derrotas nas primeiras dezoito jornadas da competição, o que a coloca na quinta posição, a treze pontos do lider Vizela mas a apenas cinco do segundo classificado, o Freamunde. A merecer destaque a vitória na deslocação ao Vietnam para a Agribank Cup, assim como as boas prestações em jogos treino contra o Rio Ave e contra a equipa A.

A equipa é treinada por Domingos Paciência, goleador formado no clube que se inicia como treinador principal depois de no ano anterior ter sido adjunto de Ilidio Vale. Este mantem-se como coordenador de todo o futebol jovem. Os objectivos da equipa B parecem ser multiplos, incluindo:
  1. Completar a formação dos melhores atletas juniores, proporcionando uma boa introdução ao futebol sénior e a eventual chamada à equipa principal.
  2. Permitir a rodagem de atletas sem espaço no plantel principal.
  3. Ser competitiva na II B, pois uma "mistica vencedora" é parte importante de um clube como o FC Porto. Neste contexto, a possiblidade de subida à II liga (um campeonato muito mais aliciante) é um anseio antigo dos responsáveis, sucessivamente adiado pelas estruturas federativas. Este atraso conduz a que todos os anos o clube ameace extinguir a equipa B, como já fez o Sporting.
A equipa reproduz o sistema de jogo e esquemas tácticos da equipa principal, adaptando-os aos jogadores da B. Apresenta-se os jogadores mais utilizados num esquema 442:

GR Bruno Vale (Rui Sacramento)
DE Jorge Lopes (Rubens Junior, Diogo)
DC Pedro Ribeiro
DC Sandro (Thiago)
DD Pedro Silva
MC Paulo Machado, Akos Buzsaky (Thiago, Pedro Nuno)
MO Bruno Gama (Akos Buzsaky) , Vieirinha (Márcio Sousa)
AV Cristovão, Ivanildo (Tiago André)

Os indiscutiveis do onze são o defesa central Pedro Ribeiro, o "pulmão" Paulo Machado, o médio criativo Akos Buzsaky e Cristovão, um garante de luta no ataque. Ivanildo parece ser o grande desiquilibrador, mas uma lesão fê-lo falhar alguns jogos. Bruno Gama e Vieirinha jogam quase sempre, mas raramente o fazem durante os noventa minutos. Thiago, que joga umas vezes a central e outras a trinco, e Akos, que joga mais atrás ou mais à frente conforme os jogos, surgem em duas posições. Quando se reiniciar a época, um forte reforço fará a sua estreia, Nuno Coelho, enquanto que Thiago parece estar de saída. E mantem-se a expectativa perante o regresso de Vilas-Boas, que no entanto não terá vida fácil, perante a forte concorrência, quer a defesa central quer a trinco. Por outro lado, poderão ocorrer empréstimos, pois muitos destes jovens tem mercado em clubes da I e II ligas.

Bruno Vale, guarda redes, (08-04-1983)

bruno_vale
Originally uploaded by morphy.
É o terceiro guarda-redes da equipa principal, com a qual treina e para a qual já foi convocado por cinco vezes. Quando não é convocado, joga pela equipa B, o que já aconteceu em onze ocasiões. Junta a estes dois "cargos" a titularidade na selecção sub-21. Perfil de Bruno Vale.

Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento, guarda-redes, (31-01-1985)

rui_sacramento
Originally uploaded by morphy.
Iniciou a época a titular e com prespectivas de ser o terceiro guarda-redes, pois equacionava-se o empréstimo de Bruno Vale. Mas a permanência deste ultimo colocou-o no banco de suplentes da equipa B, do qual só saiu quando um erro administrativo o colocou no banco da equipa principal nos jogos contra o CSKA e Chelsea, da Liga dos Campeões. Perfil de Rui Sacramento.


Vasco António Pereira Viana, guarda redes, (20-04-1985)
Um jovem sólido, que com 18 anos jogava na II liga, pelo Felgueiras e que o ano passado chegou a sentar-se no banco da equipa principal, mas que está tapado pelos dois internacionais jovens. Jogou apenas uma vez até ao momento. Se Vale for emprestado, poderá voltar a ter oportunidades.

Pedro Manuel Mendes Ribeiro, defesa central, (21-01-1983)

pedro_ribeiro
Originally uploaded by morphy.
Jovem mas já experiente, é o unico indiscutivel na dupla de centrais do FC Porto B e tem sido titular nos sub-21, não obstante a presença de Amoreirinha. Falado com alguma frequência para clubes da I e II ligas, poderá sair para rodar, se surgir uma boa proposta. Perfil de Pedro Ribeiro.

Sandro Fernando Silva Cunha, Defesa central (05-12-1982)

sandro_fcpb
Originally uploaded by morphy.
Transferido do Fafe, outra equipa da IIB, começou a época atrás de Joel na luta pela titularidade e a chegada de Thiago parecia tapá-lo em definitivo. Surpreendentemente, conseguiu fugir a tal destino e jogou 90 minutos em cada um dos ultimos oito jogos, tendo tambem sido incluido em treinos da equipa principal! Uma das surpresas da época.

Joel Kiki Ngako Nyobu, Defesa central (03-12-1985)
Apresentado discretamente durante o verão como uma promessa vinda de um desconhecido clube Francês, foi na realidade comprado ao Toulouse, por 1.7 milhões de euros. Dotado de um impressionante porte fisico, é acusado por alguns de excessiva lentidão. Começou a época a titular, se bem que por vezes na lateral direita, mas nos ultimos treze jogos jogou apenas uma vez. Uma das desilusões, atá ao momento.

André Filipe Monteiro Vilas Boas , Defesa central / Médio Defensivo (04-01-1983)
Este internacional jovem foi um dos B's escolhido por Mourinho para treinar regularmente com a equipa principal, tendo-se mesmo sagrado campeão nacional. Recupera de lesão grave, com cirurgia, e ainda não jogou. O FC Porto renovou o empréstimo com o Rio Ave e decidirá no final da época se exerce o direito de opção. Esperamos que recupere a tempo de voltar a mostrar os dotes que levaram Mourinho a apostar nele.

Thiago Emiliano da silva, defesa central, (22-09-1984)
Titular no Juventude, equipa sensação no Brasileirão, veio para a equipa Portista no final do periodo de inscrições. Estreou-se na Agribank, onde deu boas indicações e marcou um golo. Depois, manteve a titularidade, umas vezes como defesa central, outras como trinco. Soube-se em Dezembro que veio por empréstimo e que o seu passe custa 2,5 milhões de euros (e não cinco, como tinha sido noticiado). O clube decidiu não pagar este valor, procurando prolongar o empréstimo atá ao final da época e só então tomar uma decisão. Caso tal não seja possivel, termina assim a aventura deste jovem nos campeões europeus, não se tendo confirmado que fosse central para a equipa A.

Pedro Miguel Gouveia Silva , Defesa lateral-direito (10-10-1984)
Cedido pelo Estrela da Amadora, depois de dispensado pelo treinador. De forma algo surpreendente, ganhou a titularidade durante a Agribank Cup, e apenas falhou três jogos desde essa altura, contando com onze jogos como titular.

Vítor Manuel Fernandes Alves, Defesa lateral-direito (11-04-1985)
Perdeu a luta pela titularidade na faixa lateral-direita da defesa para Pedro Silva, e foi titular apenas cinco vezes. Soma apenas mais duas utilizações na IIB e outras tantas na Agribank. Vida dificil para este internacional sub-18, promovido dos juniores este ano. Foi a um dos estágios com a selecção sub-20.

Jorge Mário Alves Lopes , Defesa lateral-esquerdo (03-01-1985)
Foi o titular nos ultimos dois jogos, numa das posições menos estáveis da equipa, pois o dispensado Rubens Junior e o extremo adaptado Diogo foram as primeiras opções do treinador. Vejamos se este jovem recem promovido dos juniores consegue manter a titularidade na segunda metade da época.

Rubens Junior, Defesa lateral-esquerdo
Um velho conhecido dos adeptos, mas não trás boas recordações. A boa velocidade e até técnica não fazem esquecer os muitos episódios de falta de profissionalismo. Surgiu na equipa B durante a Agribank, depois de ter recusado várias propostas de clubes da I liga. Surpreendentemente, esteve quase a jogar na equipa principal, quando Nuno Valente, Areias e Ricardo Costa estavam lesionados. Treinou essa semana com a equipa principal e teria mesmo jogado, se não fosse haver duvidas quanto à sua inscrição, o que levou o clube a optar por não o utilizar. Depois desse episódio, voltou à sua condição de suplente.

Pedro Nuno Silva Correia, Médio defensivo (21-01-1982)

pedro_nuno
Originally uploaded by morphy.
Capitão dos B's desde a época passada, começou a época a titular, nomeadamente na Agribank, mas foi substituido em alguns jogos e, aparentemente, nem sempre joga na sua posição preferida, sendo por vezes chamado para o lado direito da defesa. Lesionou-se com gravidade quando jogava na equipa principal contra o Tourizense, estando afastado desde então. Perfil de Pedro Nuno.

Paulo Ricardo Ribeiro Jesus Machado , Médio (31-04-1986)

paulo_machado
Originally uploaded by morphy.
As lesões e castigos no plantel principal, associado às excelentes prestações na equipa B, em que é o pulmão do meio campo, levaram a que treinasse muito regularmente na equipa A, sendo mesmo convocado para várias partidas. Existem propostas de clubes da I liga, mas a confirmarem-se as saídas de Hugo Leal e Raul Meireles sará melhor ficar, pois nesse caso deverão surgir oportunidades. Perfil e entrevista de Paulo Machado.

Rodrigo Miguel Guerreiro Ângelo , Médio (15-10-1984)
Uma das grandes desilusões da época, não consegue encontrar espaço no sobrepovoado meio campo, perante a boa forma de Paulo Machado e a chegada de Thiago, que é por vezes opção para esses terrenos.
Quando teve que substituir Paulo Machado não deu conta do recado, e apenas foi utilizado mais uma vez. Vida dificil para este jovem transferido do Farense em 02/03 já com os galões de internacional jovem, que conquistou a titularidade nos sub-19 e foi finalista no europeu de 2003.

Akos Buzsaky, Médio ofensivo (07-05-1982)

akos_buzsaky
Originally uploaded by morphy.
Conhecido dos adeptos mais atentos, este jovem que Mourinho apostou em 02/03, procura relançar a carreira depois de um ano mal sucedido na Académica. Está a consegui-lo, pois é o unico totalista, tendo jogado todos os jogos a titular. É tambem o melhor marcador da equipa, somando nove golos. Apenas foi chamado à equipa A para jogos particulares, mas tambem ele poderá beneficiar das saídas de Hugo Leal e raul Meireles. Perfil de Akos Buzsaky.

Flávio Igor Rodrigues Silva Pereira Ferreira, Médio 10-02-1984
Este internacional sub-19 (expulso na final do Europeu) lesionou-se com gravidade na pré-época. Recuperado fisicamente, procura ainda a melhor forma, tendo jogado apenas duas vezes.

Tiago André Carvalho Nogueira "Açoreano", Avançado (20-10-1983)
Vindo dos Açores, começou no banco, entrando apenas duas vezes nos primeiros seis jogos. A ausência dos juniores na "Agribank Cup" permitiu-lhe mostrar qualidades, e depois disso apenas falhou um jogo, apesar de apenas uma vez ter jogado os noventa minutos e de contar apenas um golo marcado.

Márcio Daniel Ribeiro Sousa , médio ofensivo (n. 10) (23-03-1986)

marcio_sousa
Originally uploaded by morphy.
Desde que "partiu a louça toda" na final do europeu de sub-17 que são grandes as expectativas daquele a quem alcunhavam de "Maradona". Sem ser indiscutivel nem na equipa B nem nos sub-19, já marcou golos nas duas equipas assim como nos juniores. Mesmo assim, uma inicio de época cinzento para uma das maiores esperanças portistas, que se estreou na equipa principal em jogo da taça de Portugal, pela mão de Mourinho.

Cristóvão Silva Ramos, Avançado (25-03-1983)

cristovao
Originally uploaded by morphy.
O unico indiscutivel num ataque que conta com nomes como Ivanildo, Vieirinha, Bruno Gama, etc. Conseguiu tambem algum espaço na selecção sub-21, não obstante a concorrência de Hugo Almeida, Lourenço e Silvestre Varela. Perfil de Cristovão.

Diogo Soares Gomes, lateral-esquerdo / extremo-esquerdo (12-09-1985)
Começou a época adaptado a lateral esquerdo e ganhou a titularidade nessa posição. Porém, quando Fernandez observava um jogo para escolher um lateral esquerdo, perante as lesões de Nuno Valente, Areias e Ricardo Costa , fez um dos seus piores jogos. Perante isto, Fernandez optou por recuperar Rubens Junior e Diogo voltou à sua posição original, de extremo esquerdo. Porém, nessa posição, é apenas uma das opções e nos ultimos dois jogos ficou de fora.

Adelino André Vieirinha Freitas, avançado (extremo-direito) (24-01-1986)

vieirinha
Originally uploaded by morphy.
Completa o trio das esperanças avaliadas pela fpmanagement em 1.5 milhões de euros. Muito popular entre os adeptos desde o europeu de sub-17, este rápido e talentoso extremo-direito tem jogado regularmente e marcou golos nas três equipas em que jogou: juniores, equipa B e selecção sub-19.

Ivanildo Soares Cassamá, Avançado (extremo-esquerdo) (09-01-1986)
Uma jovem promessa, ainda junior, de origem Guineense mas com nacionalidade Portuguesa. Acomula mais de 20 internacionalizações jovens, sendo actualmente titular nos sub-19. Faz parte do trio que viu o passe ser avaliado em 1.5 milhões de euros pela fpmanagement. Na presente época, começou a titular, depois voltou aos juniores, participou no apuramento dos sub-19 e regressou à titularidade. Marcou o primeiro golo da época contra o Fafe e soma um total de seis. É o grande desiquilibrador no atque da equipa B e o destaque levou Fernandez a mantê-lo um mês a treinar com a equipa A. Depois, uma lesão afastou-o dos jogos, e foi suplente utilizado nas ultimas partidas.

Bruno Alexandre Vilela Gama, Avançado (15-11-1987)

bruno_gama
Originally uploaded by morphy.
Polivalente, fez a formação a "nº 10" mas pode jogar nas alas ou a "segundo PL". Com mais de 30 internacionalizações nas várias selecções jovens, fez pelo Braga a estreia na Superliga, já aureolado com o titulo de campeão-europeu de sub-17. Cobiçado por grandes clubes nacionais e estrangeiros, a sua transferência custou ao FC Porto 1.5 milhões de euros mais o passe de Cândido Costa. Jogou todos os jogos, desde a pré-época, mas nem sempre a titular. Golos na II B, Agribank e pelos sub-18. Agradou no jogo contra o Tourizense, onde entrou ao intervalo. Já tinha jogado entre os A's, no jogo contra a equipa B.
Perfil de Bruno Gama.

José Egas Santos Branco (Zéquinha), avançado (07-01-1987)
Este jovem goleador, internacional sub-17, tinha boa cotação entre os exigentes adeptos do Vitória de Setubal e era cobiçado por outros grandes. Depois de recuperar de lesão grave, tem marcado golos nos juniores e na selecção sub-18. Poderá ter passado para os juniores, pois ainda não se estreou na equipa B.

Ricardo Miguel Ferreira Costa , Avançado (extremo esquerdo), (16-01-1985)
Não encontra espaço na equipa, tendo sido utilizado apenas uma vez, por vinte minutos. Como pontos positivos, dois jogos pela selecção sub-20 e um treino com a equipa A.

Fábio Ricardo Gomes Fonseca "Espinho" Avançado 18-08-1985
A pré-época ficou estragada devido a uma lesão grave. Recuperou e começou a entrar no final dos desafios. Contra o Salgueiros jogou meia parte e marcou um golo, mas não voltou a ser chamado.

Tiago Nuno Cordeiro Borges Avançado (extremo direito) 06-06-1985
Veio do Fafe mas, ao contrário de Sandro, não encontra espaço. Jogou apenas na Agribank e em três jogos da IIB, como suplente.

Tato Wolmir, Avançado (19 anos)
Chegou já a época ia avançada e apenas se ouviu falar dele quando marcou um golo em jogo treino contra o Rio Ave. Alguem sabe se ainda está na equipa?

Vinicius, Médio ofensivo (n. 10) (18 anos)
Segundo os seus empresários, um médio ofensivo que tb pode jogar na direita, com capacidade atlética e ramate fácil. Continua sem se estrear. Alguem sabe se ainda está na equipa?

Tito, Avançado (junior)
Treinou meses com os Bs, foi hipotese para os juniores, mas acabou por regressar à Madeira.