sábado, outubro 23, 2004

Esperança tapada: Bruno Vale

Num thread no relvado sobre o "melhor guarda-redes" Português, Bruno Vale surge como a opção de muitos adeptos, pelo menos para o futuro. A isto não serão alheias as boas exibições que tem rubricado nas selecções jovens.


bruno_vale
Originally uploaded by morphy.
Com um impressionante porte fisico e boa postura na baliza, Vale caiu no goto de Mourinho, que abdicou de ter um terceiro guarda-redes, confiando no então "puto" de 18 anos. Em entrevista à maisfutebol, em Novembro de 2002, dizia "[... o melhor guarda redes do futuro] ... será o Bruno Vale. Quando melhorar o seu jogo com os pés e quando estabilizar psicologicamente, porque os seus níveis de confiança e de jogar sob pressão precisam de evolução, é o guarda-redes com maior potencial. Além do mais, tem capacidades e uma boa estrutura física." Desde aí, foi sempre titular indiscutivel na equipa B, e sentou-se numerosas vezes no banco da equipa principal, mas a estreia apenas ocorreria o ano passado, já depois do FC Porto assegurar o titulo nacional, num jogo em que entrou sereno e rubricando boas defesas.

A convocação de Scolari, que o lançou na selecção A, colocou-o numa luta com a qual nada tem a ver e poderá ter criado entraves "ideológicos" à sua progressão no FC Porto. A presença de Vitor Baía e do caro Nuno Espirito Santo também não ajudam. O empréstimo para rodar era a melhor opção. Desde fins de Julho que Bruno Vale era apontado pela imprensa espanhola para substituir Pablo Cavallero, o guarde redes titular da selecção Argentina, na equipa Galega do Celta de Vigo, que enfrenta uma dura descida à competitiva II liga Espanhola. O empréstimo só não foi efectuado devido a inesperados problemas com a desvinculação do guardião Argentino. O filho de Ilidio Vale, responsável pelo futebol jovem portista não pôde assim submeter-se a um duro mas importante teste: provar que é capaz de se impor longe dos seus terrenos familiares, no FC Porto e nas selecções jovens.

A presente época começou com uma boa exibição no jogo da selecção Oimpica contra o Paraguai, em que rubricou excelentes defesas. Desde então, tem mantido o ritmo em alguns jogos da equipa B e dado nas vistas na selecção sub-21, onde justifica a titularidade com exibições irrepreensiveis, como a que assinou contra a Russia

Nome: Bruno Miguel Esteves do Vale
Data Nascimento: 08/04/1983 (21 anos)
Altura (m.): 1.93
Peso (kg): 84
Internacionalizações: 1A, 13+ esp, 13 junA, 14 junB.
Campeão nacional sénior 03/04.
Titular na vitória Portuguesa em Toulon, em 2003.