terça-feira, outubro 19, 2004

Esperança no FC Porto B: Pedro Ribeiro


pedro_ribeiro
Originally uploaded by morphy.
Uma postura discreta mas sólida em campo denunciam a muita experiência desta jovem esperança portista, que conhece de perto o sucesso desportivo pois é sobrinho de Fernanda Ribeiro. Com 21 anos (d.n. 25/1/1983) já coleccionou mais de 50 internacionalizações pelas várias selecções jovens, ao mesmo tempo que coleccionava titulos nos vários escalões de formação.
Também na selecção teve já oportunidade de embelezar o curriculo. Esteve entre os campeões da europa de sub-17 (Israel, 2000) e foi titular na vitória Portuguesa no torneio de Toulon de 2003. Foi ainda suplente no europeu sub-21 que qualificou Portugal para os jogos Olimpicos.
Titular na equipa B portista desde 02/03, tem sido um dos jogadores jovens inscritos nas competições europeias (taça uefa, supertaça, champions league) e chegou a sentar-se no banco na recepção ao Lyon, nos quartos de final da Champions league. A esta prova de confiança de Mourinho juntou-se a participação no jogo de inauguração do estádio do Dragão e a estreia na I liga (titular contra o Rio Ave), o que lhe permite incluir no seu palmarés o titulo de campeão nacional sénior.
Na presente época rejeitou ofertas da II liga (p.ex. do Chaves), optando por permanecer no FC Porto B. Tem sido titular indiscutivel não só na equipa B portista mas também na selecção sub-21, onde remete o benfiquista Amoreirinha para o banco de suplentes.
A "Esperança Portista" tem observado com atenção este jogador nos jogos de sub-21 e parece-nos um jogador sólido e experiente, bastante rápido. Não fosse o muito dinheiro disponivel para investir e poderia estar no plantel principal, em vez de Pepe.