sexta-feira, outubro 15, 2004

FC Porto B: ponto da situação (10/04)

Neste post iremos fazer o ponto da situação do FC Porto B, decorridas que são cinco jornadas do campeonato e o Torneio Agribank. Outros pontos altos foram o jogo contra os AA e contra o Rio Ave.
Da análise dos jogos já efectuados, a equipa tipo parece-nos ser

GR Rui Sacramento
DE Diogo
DC Pedro Ribeiro
DC Thiago
DD Pedro Silva
MC P. Nuno, P. Machado
MO Akos, M. Sousa
AV Cristovão, B. Gama

Com Diogo a também poder jogar no meio campo, assim como Bruno Gama. Vieirinha e Ivanildo discutem as duas posições do ataque e poderiam ser eles a estar na equipa tipo, ainda incipiente. Joel joga quase sempre, ou a central ou a lateral direito. São portanto muitas e boas as opções para o ataque e para a zona central da defesa. E ainda faltam Tato e Vinicius, que poderão baralhar estas contas. A concorrência é grande e Ricardo, um extremo-esquerdo titular nos sub-20, tem tido poucas oportunidades. O ponto fraco são os defesas laterais, o que obrigou Domingos a testar adaptações: Diogo a lateral esquerdo e Joel/Pedro Nuno a lateral-direito. Com a lesão de Pedro Nuno, ficam tambem a faltar médios defensivos, não existindo concorrência ou alternativa a Paulo Machado. Fábio "Espinho", Flávio Igor, Zéquinha, Vilas Boas estão lesionados desde a pré-época e juntou-se-lhes agora Pedro Nuno. J. Lopes, R. Junior, Rod. Angelo, Tiago Borges e Tiago Nogueira tem sido pouco utilizados, assim como o já referido Ricardo. Tito só chegou no inicio de Outubro e os juniores parecem ser, para já, o seu destino.

Segue-se a análise dos 24 jogadores que compõe o plantel, a que se juntam Bruno Vale, da equipa principal, e Rubens Junior, excedentário.

Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento, guarda-redes, (31-01-1985)
Um guarda redes internacional jovem, com fases finais de sub-17 e sub-19 no seu curriculo. Foi titular da equipa junior no ano transacto e esta época conquistou a titularidade na equipa B. Defendeu a baliza na Agribank Cup e em três dos cinco jogos da IIB. Fez o estágio sub-20, mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com a Agribank Cup.

Bruno Vale, guarda redes, (08/04/1983)
Estreou-se na equipa B em 01/02 e foi titular indiscutivel nas duas épocas seguintes, tendo-se sentado no banco da equipa principal (onde era o terceiro GR) numerosas vezes. A época passada juntou uma internacionalização A às mais de quarenta que já acumulou nas selecções jovens e sagrou-se campeão nacional, num jogo onde mostrou qualidades. Já não faz parte da equipa B mas jogou dois dos cinco jogos no campeonato, presumivelmente para se preparar para a selecção sub-21, onde é titular. Excelente jogo contra a Russia, pela selecção sub-21.

Vasco António Pereira Viana, guarda redes, (20-04-1985)
Passou de suplente de Bruno Vale a suplente de Rui Sacramento. Um jovem sólido, que com 18 anos jogava na II liga, pelo Felgueiras e que o ano passado chegou a sentar-se no banco da equipa principal, mas que parece tapado pelos dois internacionais jovens. Se Vale for emprestado, poderá voltar a ter oportunidades.

Pedro Manuel Mendes Ribeiro, defesa central, (21-01-1983)
Um dos mais experientes nas várias selecções jovens, onde já ultrapassou as 50 internacionalizações, é titular indiscutivel no eixo da defesa. Apenas as participações nos sub-21, onde remete Amoreirinha para o banco, o impedem de ser totalista.

Joel Kiki Ngako Nyobu, Defesa central (03-12-1985)
Apresentado discretamente durante o verão como uma promessa vinda de um desconhecido clube Francês, foi na realidade comprado ao Toulouse, por 1.7 milhões de euros. Utilizado em quase todos os jogos, mas nem sempre como titular. Jogou contra o Tourizense, a lateral direito, após lesões de R. Costa e P. Nuno.

André Filipe Monteiro Vilas Boas , Defesa central / Médio Defensivo (04-01-1983)
Este internacional jovem foi um dos B's escolhido por Mourinho para treinar regularmente com a equipa principal, tendo-se mesmo sagrado campeão nacional. Recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou esta época, não se sabendo se o FC Porto vai exercer o direito de opção que negociou com o Rio Ave e que termina em Dezembro.

Thiago Emiliano da silva, defesa central, (22-09-1984)
Titular no Juventude, equipa sensação no Brasileirão, veio para a equipa Portista no final do periodo de inscrições, havendo rumores de que o seu passe custára 5 milhões de euros. Estreou-se na Agribank, onde deu boas indicações e marcou um golo. Provável titular, daqui para a frente.

Sandro Fernando Silva Cunha, Defesa central (05-12-1982)
Transferido do Fafe, outra equipa da IIB, tem sido um suplente pouco utilizado. Aproveitando as muitas ausencias nas selecções treinou com o plantel principal. A chegada de Thiago poderá tirar-lhe o pouco espaço que tinha.

Vítor Manuel Fernandes Alves, Defesa lateral-direito (11-04-1985)
Promovido dos juniores, foi suplente utilizado em três jogos da IIB e na Agribank Cup. É internacional sub-18 e estagiou com a selecção sub-20 mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com o torneio Agribank.Aproveitando as muitas ausencias nas selecções treinou com o plantel principal.

Pedro Miguel Gouveia Silva , Defesa lateral-direito (10-10-1984)
Cedido pelo Estrela da Amadora, depois de dispensado pelo treinador. Utilizado na pré-época, Agribank e em 195 m na IIB, é uma das opções para o lado direito da defesa.

Jorge Mário Alves Lopes , Defesa lateral-esquerdo (03-01-1985)
Estagiou com a selecção sub-20 mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com o torneio Agribank. Suplente pouco utilizado, na IIB e mesmo na Agribank.

Rubens Junior, Defesa lateral-esquerdo
Um velho conhecido dos adeptos, mas não trás boas recordações. A boa velocidade e até técnica não fazem esquecer os muitos episódios de falta de profissionalismo. Surgiu na equipa B durante a Agribank, depois de ter recusado várias propostas de clubes da I liga. Será suplente, pois não é certamente uma das apostas.

Pedro Nuno Silva Correia, Médio defensivo (21-01-1982)
Capitão dos B's desde a época passada, tem sido titular, nomeadamente na Agribank, mas é substituido em alguns jogos e, aparentemente, nem sempre joga na sua posição preferida, sendo por vezes chamado para o lado direito da defesa. Lesionou-se com gravidade no jogo com o Tourizense, em que substituiu R. Costa a lateral direito durante curtos 7 minutos . A cirurgia irá afastá-lo por algum tempo.

Paulo Ricardo Ribeiro Jesus Machado , Médio (31-04-1986)
Ainda junior, este possante médio centro já ultrapassou as trinta internacionalizações, incluindo o titulo de campeão europeu sub-17. Apreciado por Mourinho, que lhe proporcionou a estreia na equipa principal em jogo da taça de Portugal e o escolheu para a simbólica inauguração do estádio do Dragão. Os gestores da fpmanagement avaliaram o seu passe em 1.5 milhões de euros e compraram 16.7%. Na presente época, foi titular nos três primeiros jogos da equipa B, depois jogou alguns jogos pelos juniores e o apuramento para o europeu na selecção sub-19. Já regressou à equipa B, configurando-se como um dos mais promissores jovens portistas.

Rodrigo Miguel Guerreiro Ângelo , Médio (15-10-1984)
Transferido do Farense em 02/03 já com os galões de internacional jovem, manteve a titularidade nos sub-19 e foi finalista no europeu de 2003. A transição para os séniores parece estar a ser dificil, pois este ano tem sido um suplente pouco utilizado, mesmo na Agribank, onde a ausência dos juniores abriu vagas na equipa. Apesar disso treinou com os AA, aproveitando as muitas ausências nas selecções.

Flávio Igor Rodrigues Silva Pereira Ferreira Médio 10-02-1984
Este internacional sub-19 (expulso na final do Europeu) recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou.

Akos Buzsaky, Médio ofensivo (07-05-1982)
O internacional sub-21 Hungaro foi aposta de Mourinho em 02/03, juntou um campeonato e uma taça uefa ao seu curriculo, mas fez uma época fraca na Académica. Parece decidido em fazer vingar a aposta de jogar na equipa B, em vez de ser emprestado. Titular indiscutivel na pré-época, IIB (2 golos) e no torneio Agribank (2 golos), o médio ofensivo Hungaro substituiu Diego ao intervalo do jogo com o Tourizense e marcou o canto de que resultou o terceiro golo Portista.

Márcio Daniel Ribeiro Sousa , médio ofensivo (n. 10) (23-03-1986)
Desde que "partiu a louça toda" na final do europeu de sub-17 que são grandes as expectativas daquele a quem alcunhavam de "Maradona". Sem ser indiscutivel nem na equipa B nem nos sub-19, já marcou golos nas duas equipas assim como nos juniores.

Vinicius, Médio ofensivo (n. 10) (18 anos)
Veio rotulado de promessa, mas pouco se sabe deste jogador. Segundo os seus empresários, um médio ofensivo que tb pode jogar na direita, com capacidade atlética e ramate fácil. Logo se verá... Ainda não jogou.

Cristóvão Silva Ramos, Avançado (25-03-1983)
Titular e, algo surpreendentemente, opção na selecção sub-21, onde enfrenta Hugo Almeida, Lourenço, etc
Um avançado polivalente e com muita garra.

Diogo Soares Gomes, extremo-esquerdo (12-09-1985)
Este Brasileiro tem sido titular indiscutivel, se bem que muitas vezes adaptado a defesa lateral esquerdo.

Fábio Ricardo Gomes Fonseca (Espinho) Avançado 18-08-1985
Recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou.

Tiago Nuno Cordeiro Borges Avançado (extremo direito) 06-06-1985
Veio do Fafe para compor o plantel. Ainda não jogou, na IIB, mas foi titular na Agribank cup e treinou com os As.

Ricardo Miguel Ferreira Costa Avançado (extremo esquerdo) 16-01-1985
Titular na selecção sub-20., não pôde ir ao torneio Agribank. Apesar de ser um suplente pouco utilizado até agora, já treinou com os A's.

Tiago André Carvalho Nogueira "Açoreano" Avançado 20-10-1983
Suplente pouco utilizado, na IIB. Jogou na "final" da Agribank.

Ivanildo Soares Cassamá, Avançado (09-01-1986)
Uma jovem promessa, ainda junior, de origem Guineense mas com nacionalidade Portuguesa. Acomula mais de 20 internacionalizações jovens, sendo actualmente titular nos sub-19. Faz parte do trio que viu o passe ser avaliado em 1.5 milhões de euros pela fpmanagement. Na presente época, começou a titular, depois voltou aos juniores, participou no apuramento dos sub-19 e está de volta à titularidade. Marcou o primeiro golo da época contra o Fafe.

José Egas Santos Branco (Zéquinha) avançado (07-01-1987)
Este jovem goleador, internacional sub-17, tinha boa cotação entre os exigentes adeptos do Vitória de Setubal e era cobiçado por outros grandes. A pré-época não lhe correu bem. Recupera de lesão grave, com cirurgia e ainda não se estreou.

Adelino André Vieirinha Freitas, extremo-direito (24-01-1986)
Completa o trio das esperanças avaliadas pela fpmanagement em 1.5 milhões de euros. Muito popular entre os adeptos desde o europeu de sub-17, este rápido e talentoso extremo-direito tem jogado regularmente e marcou golos nas três equipas em que jogou: juniores, equipa B e selecção sub-19.

Bruno Alexandre Vilela Gama, Avançado (15-11-1987)
Polivalente, fez a formação a "nº 10" mas pode jogar nas alas ou a "segundo PL". Com mais de 30 internacionalizações nas várias selecções jovens, fez pelo Braga a estreia na Superliga, já aureolado com o titulo de campeão-europeu de sub-17. Cobiçado por grandes clubes nacionais e estrangeiros, a sua transferência custou ao FC Porto 1.5 milhões de euros mais o passe de Cândido Costa. Jogou todos os jogos, desde a pré-época, mas nem sempre a titular. Golos na II B, Agribank e contra o Rio Ave. Agradou no jogo contra o Tourizense, onde entrou ao intervalo. Já tinha jogado entre os A's, no jogo contra a equipa B.

Tato Wolmir, Avançado (19 anos)
Chegou já a época ia avançada. Não jogou na Agribank nem nos quatro primeiros jogos da IIB. Mas marcou um golo na vitória sobre o Rio Ave.

Tito Avançado (junior)
Apesar de aparecer no plantel inicial da equipa B, só em finais de Setembro foi confirmado que viria, ao que tudo indica para os juniores.