segunda-feira, maio 23, 2005

Todos os ovos no cesto Holandês

  • Co Adriaanse confirmado hoje? Treinador metódico e disciplinador, com experiência europeia. Terá o tempo de que necessita para vencer e o apoio da SAD nos inevitáveis braços de ferro com o plantel? Jan Olde Riekerink, futuro braço direito e responsável pela estrutura de formação dos portistas. E ainda se fala de mais 2/3 jogadores. Por um lado estou entusiasmado, pois sempre admirei o Ajax e o futebol Holandês, talvez a melhor escola de formação do mundo e acho que a mistica portista poderá ganhar com a incorporação de elementos dessa escola. Por outro, parecem-me demasiado ovos no mesmo cesto.
  • Pinto da Costa deu a cara e falou desassombradamente (por exemplo, PdC1 e Pdc2) dos problemas vividos esta época. Os problemas enunciados são conhecidos e justificam uma época dificil, mas não tão má como esta, que só não foi desastrosa devido à preciosa ajuda dos nossos adversários.
  • Dez milhões de euros é muito dinheiro, mas não era irrecusável. E Seitaridis parece-me um excelente lateral e com rara atitude nos dias que correm (quem lhe ouviu queixumes ao ir para o banco?). Mesmo assim, aceito a decisão, mas o dinheiro tem que ser bem gasto.
  • A saída de Fabiano, com o clube a recuperar a quase totalidade do investimento (passe mais salários), é aceitável. O rendimento foi nulo e, por este preço (2.8 milhões mais um milhão por ano) era muito arriscado mantê-lo. Além disso, Postiga, McCarthy, Lisandro Lopez e Hugo Almeida são mais do que suficientes.
  • Vitor Baía foi votado, e merecidamente, o melhor guarda redes da Superliga. Se algo de bom teve esta época foi acabar com a tese de que as boas temporadas de Baía se deviam a uma defesa de betão à sua frente. A defesa não era de betão, o ataque não funcionou, mas Baía segurou um precioso segundo lugar.
  • Jorge Lopes, Tiago Borges e Sérgio Organista foram convocados para jogarem na selecção Portuguesa no prestigiado torneio de Toulon.
  • Segundo o Pravda, quer dizer, A Bola, o FC Porto terá esta semana a treinar à experiência dois ex-colegas de Nuno Prata Coelho no Sporting da Covilhã: o médio esquerdo Pimenta, internacional sub-20, e o defesa central Real, de 22 anos. Surgem ainda os nomes dos iniciados Rui Silvestre (central) e Nuno Abreu (ponta de lança).
  • Mais um nome para a lista: Fernando Meira.