quarta-feira, maio 18, 2005

Duelo de titâs no nacional de juvenis

Inicia-se no próximo domingo (22 de Maio) a fase final do campeonato nacional de juvenis (sub-17), com a equipa de FC Porto pronta a demonstrar que é a mais forte deste escalão étário, com um grupo de jogadores que provaram estar entre os melhores do mundo, na Nike Cup 2003. O grande rival é o Sporting, que conseguiu bater a equipa portista no nacional de iniciados de há dois anos. Ambas as equipas têm a particularidade de serem os primeiros produtos a sair dos centros de estágio dos dois clubes. As duas equipas dominaram também a selecção de sub-17, com o Sporting a levar ligeira vantagem. Benfica e Leixões são os outros dois finalistas, mas para já esperam por deslizes dos favoritos.

Vejamos sector a sector os jogadores que mais se destacam em cada uma das equipas. Nas balizas, dois dos mais promissores guarda redes lusos dos ultimos anos, Rui Patricio no Sporting e Hugo Ventura no FC Porto. Na defesa, o Sporting tem um excelente eixo, com Daniel Carriço secundado pelo também internacional Simão Coutinho, que bateu o portista Morais na convocatória para o segundo mini torneio de apuramento. Mas o FC Porto compensa com um lateral completo, Hugo Monteiro, sólido a defender e com excelente técnica. No meio campo, novo combate entre companheiros de selecção. João Martins e João Gonçalves, pelo Sporting, batem-se com o raçudo André Castro e o mágico Rui Pedro. O ataque Sportinguista tem o nome mais sonante, Fábio Paim, mas o FC Porto responde com o entendimento perfeito entre o desequilibrador André Monteiro e o rápido e possante ponta de lança Daniel Candeias, outra das estrelas da selecção nacional.

O plantel portista conta ainda com Fabinho, um excelente médio que parece estar a regressar ao nivel que exibia nos iniciados, onde era imprescindivel na selecção da AF Porto, com outros herois da Nike Cup, como Monteiro, Pedro Sá e Carlos Miguel, com os internacionais sub-16, Pereira e Hugo Silva, promovidos directamente à equipa A juvenil e com os reforços que chegaram nos ultimos dois anos, como o guarda redes João Azul (int. sub-16), os médios Miguel Ângelo (ex-Boavista, int. sub-17) e Terroso (ex-Rio Ave) e o avançado Madeirense Eduardo Negrinho.

Aqui fica um onze tipico do FC Porto, com as alternativas entre parenteses e os sub-16 com um *:

GR Hugo Ventura (João Azul)
DD Hugo Monteiro (Tiago Moreira)
DC Morais, Pereira* (Carlos Miguel, Victor Hugo)
DE Hugo Silva* (Pedro Sá)
M Castro, Miguel Angelo, Rui Pedro, Fábio (Terroso)
AV André Monteiro, Daniel Candeias (Monteiro, Negrinho, Gustavo*)

O combate inicia-se em Alcochete, com o primeiro confronto entre os dois titâs. Espera-se que os jovens portistas quebrem a "tradição" deste nacional, onde as unicas duas derrotas ocorreram no primeiro jogo de cada uma das fases, contra o Pasteleira e contra o Merelinense. Convém começar bem, e nada melhor que uma vitória no covil do Leão para lançar a candidatura ao titulo nacional!

1ª Jornada (22.05.2005)
Sporting - FC Porto
Leixões - Benfica

2ª Jornada (29.05.2005)
FC Porto - Leixões
Benfica - Sporting

3ª Jornada (05.06.2005)
Benfica - FC Porto
Leixões - Sporting

4ª Jornada (12.06.2005)
FC Porto - Sporting
Benfica - Leixões

5ª Jornada (19.06.2005)
Leixões - FC Porto
Sporting - Benfica

6ª Jornada (26.06.2005)
FC Porto - Benfica
Sporting - Leixões