terça-feira, novembro 23, 2004

FC Porto: Aventuras dos iniciados na "Nike Cup 03"

A "Nike premier cup" disputa-se desde 1993. Começou por ser um torneio entre as melhores equipas europeias, mas no ano de 2003 incluiu um total de 107,000 jogadores nas várias fases de qualificação que se disputou em mais de 40 paises e incluiu os cinco continentes. Trata-se de um verdadeiro campeonato do mundo sub-15 e, em 2003, teve um contributo importante de uma jovem equipa portista!

FC Porto Nike Cup 2003 Image Hosted by ImageShack.us

Comecemos pela foto da comitiva. Na fila de cima estão (da esquerda para a direita) Alfredo (enfermeiro), Nunes (treinador adjunto), Hugo Ventura, Ricardo, Daniel Candeias, Antonio Morais, Daniel, Rolando (treinador principal) e Rui (director). No meio estão Pedro Sá, Castro, André Monteiro, Tiago Moreira e Carlos Miguel e em baixo Ivan, Monteiro, Hugo André, Hugo Monteiro, Fabinho e Rui pedro

A equipa jogou em 433, com o onze titular disposto da seguinte forma:

GR Hugo Ventura
DE Hugo Monteiro
DC Antonio Morais, Carlos Miguel
DD Tiago Moreira
M def Fábio ("Fabinho") (C)
M Rui Pedro, Castro
AV Monteiro, Daniel Candeias, André Monteiro

A fase final nacional do torneio foi jogada no Porto. Após uma vitória fácil por 4-0 contra o Estrela da Amadora, os jovens portistas jogaram contra o Sporting no estádio das Antas, logo a seguir a um jogo dos séniores para o campeonato nacional. Foi um jogo equilibrado, que ficou decidido com um golo de André Monteiro. Um momento emotivo para estes jovens, em particular para os que já estavam no clube desde as escolinhas e que sempre tinham sonhado jogar naquele estádio.

Com esta vitória estava conquistado o direito de medir forças com algumas das melhores equipas europeias, na final europeia, que se disputou no "Rankhof Stadion" em Basel, na Suiça. Passamos a descrever os jogos da fase de grupos.

FC Porto 1-0 Galatasaray
Os jovens portistas entraram com cautela, pois não conheciam o adversário. Rápidamente se aperceberam que a equipa era boa, em particular no ataque, onde um médio ofensivo rápido e com boa técnica apoiava um ponta grande e possante que ganhava muitas bolas aéreas. A maior dificuldade era o guarda redes, que defendia muito, preservando ao máximo a sua baliza, mas Daniel Candeias conseguiu marcar e resolver o jogo.

FC Porto 0-0 Bröndby IF
Contra uma equipa fisicamente muito forte e que ganhava muitas bolas aéreas, os jovens portistas empregaram toda a sua técnica e "deram baile". Mas a bola não entrava e daí o resultado final.

( FC Porto 3-0 Jönköping Södra
Hugo Monteiro e Candeias não se lembram de jogar contra esta equipa Sueca :-))

FC Porto 8-0 FC Etzella
Os Luxemburgueses do FC Etzella foram os bombos da festa, concluindo os 4 jogos (de 40 minutos) com 30 golos sofridos. O FC Porto contribuiu com oito para essa contagem, com Candeias e André Monteiro a fazerem o gosto ao pé.

Com estes resultados, os jovens portistas apuraram-se para os quartos de final, contra a equipa Austriaca do
Austria Wien.

Quartos de final: FC Porto 2-1 Austria Wien [na internet está 2-2, mais penalties]

Meias finais: FC Porto 3-2 Haladas VSE
Os Hungaros colocaram grandes problemas aos jovens portistas, que estiveram a perder 2-1 mas conseguiram dar a volta, com golos de Candeias(?) e Fabinho.

Final: Galatasaray 0-0 FC Porto [3-1 pen]
No reencontro com os Turcos um grande jogo dos portistas, que no entanto apenas serviu para fazer brilhar o forte guarda redes do Galatasaray, que concluiu uma excelente exibição defendendo vários penalties.

Galatasaray e FC Porto qualificam-se para a final mundial, com Daniel Candeias a ganhar o prémio de melhor jogador e o turco o de melhor guarda redes, numa eleição feita pelos treinadores. À alegria da qualificação para a fase final juntava-se a amargura de terem perdido uma final que podiam ganhar.

A final mundial da competição, denominada de "Manchester United Premier Cup" disputou-se em Julho no Nike Campus em Beaverton (Oregon, USA)

Cruz Azul 2-2 FC Porto
O primeiro jogo, contra os Mexicanos do Cruz Azul, foi tambem o mais dificil. Eles jogavam muito e, no ultimo minuto de jogo, venciam por 2-1. Num livre directo, o defesa central António Morais remata forte e colocado ao ângulo ("no 7!!") e permite ao FC Porto entrar na luta pelo acesso à final.

FC Porto 2-0 Galatasary
O reencontro com os Turcos do Galatasaray fica marcado pela "raiva" portista, que não deixou o Gala respirar e venceu por 2-0 (um golo de Candeias), vingando assim a derrota na final europeia.

Chung Dong 0-3 FC Porto
Os rápidos sul-oreanos pouco mais faziam do que correr, enquanto os Portugueses jogavam e marcavam. Candeias marcou mais um.

FC Porto 4-1 Portland
Os anfitriões não conseguiram oferecer resistência e o jogo até deu para poupar. O FC Porto estava qualificado para os quartos de final.

Quartos de final: FC Porto 1-0 VfL Bochum
Um golo cedo e depois controlo da partida, perante a forte equipa Alemã.

Meias finais: FC Porto 1-1 Boca Juniors [9-8 pen]
Num jogo grande, ambas as equipas jogaram bem e o golo de Candeias apenas serviu para um empate. No desempate por grandes penalidades regista-se um grande equilibrio, mas o FC Porto acaba por vencer, com Carlos Miguel a marcar o ultimo penalty. O guarda redes portista Hugo Ventura saiu lesionado desta contenda e já não participou na final.

Final: Corinthians 2-1 FC Porto
Um grande jogo, com o publico a vibrar perante as grandes jogadas dos jovens. Um excelente golo de Candeias, após cinco tabelinhas com André Monteiro, não chegou para vencer.

E terminou assim a aventura da equipa de sub-15 do FC Porto na Nike Cup 2003. A prova de que existe muito talento nos actuais jovens Portugueses é que esta equipa, que provou ser uma das melhores do mundo, foi batida no campeonato nacional. O cansaço no jogo decisivo (Sporting 2 - 1 FC Porto), disputado apenas uma semana após o regresso da Suiça, explica alguma coisa, assim como o talento dos sportinguistas, que contavam com nomes como o guarda redes Patricio, o central Carriço e o avançado Fábio Paim, todos titulares na actual selecção sub-17.

E para concluir, a classificação final. O Cruz Azul e Boca Juniors ficaram imediatamente a seguir ao clube portista, mostrando que eram tambem equipas muito fortes. Os resultados das restantes equipas podem obter-se na rsssf.

1. Corinthians (Brazil)
2. FC Porto (Portugal)
3. Boca Juniors (Argentina)
4. Cruz Azul (Mexico)
5. Assumption College Thonburi (Thailand)
6. Tokyo Verdy Youth (Japan)
7. Paris Saint Germain (France)
8. VfL Bochum (Germany)
9. Galatasary (Turkey)
10. Atletico de Madrid (Spain)
11. Irvine Strikers (USA)
12. Middlesbrough (England)
13. Pichidegua (Chile)
14. Chung Dong Middle School (South Korea)
15. Sanfrecce Hiroshima (Japan)
16. Deportivo Independiente Medellin (Colombia)
17. Manchester United (England)
18. AC Venezia (Italy)
19. Royal Coastal FC (South Africa)
20. FC Portland (USA)

Epilogo: Estes jogadores fizeram depois a transição para os juvenis na equipa do Padroense, conseguindo o feito inédito (nesta equipa B portista) de se qualificarem para a fase final. Actualmente, formam os juvenis do FC Porto. A maior parte deles já jogou pela selecção nacional, sub-16/17. Agradecemos a Hugo Monteiro, Daniel Candeias e André Monteiro pelos contributos para a elaboração deste post.