terça-feira, junho 07, 2005

Os pareceres de Daniel Gaspar

Daniel Gaspar já treinou os três grandes e a selecção nacional, conhecendo de muito perto os melhores guarda redes nacionais. Aqui ficam os "pareceres" que dá, sobre guarda-redes do FC Porto e não só:

Vitor Baía
: "É um guarda-redes que vai marcar a história, é um dos poucos, se não o único, que teve uma dimensão internacional." "[Pode jogar] Até aos 40!" "O Vítor tem 35 anos mas tem um corpo e uma mentalidade de jovem."
Nuno: "Se puder sair, deve sair. É um grande guarda-redes, pode jogar em qualquer equipa portuguesa e em muitas da Europa, mas à sua frente está um emblema. O Vítor Baía só deixará a baliza como titular quando ele quiser."
Helton: "É um guarda-redes completamente diferente do Vítor e acho isto muito positivo. O Helton é um guarda-redes mais agressivo, mete a bola em jogo mais depressa, corre mais riscos, mas não tem a serenidade nem a classe que tem o Vítor."
Bruno Vale: "... grande guarda-redes", "um jovem com um potencial imenso e uma vontade de aprender inesgotável". "Bruno precisa do melhor técnico de guarda-redes do mundo: o jogo. Tem todas as condições para ser um grande guarda-redes mas precisa de competição. O Bruno tem a estrutura física do Nuno e tem a presença do Vítor, tem condições muito especiais e raras." "Bruno Vale é o possível sucessor de Baía. O que lhe falta são jogos. Está no clube há bastante tempo. Necessita de outro desafio. Pode jogar noutra equipa, por empréstimo. Ficaria a saber ganhar e festejar no balneário. Igualmente perder, sofrer e suportar as críticas."
O guarda-redes perfeito: "
Se pudesse fazer clonagem, gostaria de ter a juventude e a fome do Moreira. A rapidez e a dinâmica do Ricardo. A classe e a serenidade de Baía. O profissionalismo do Nuno e a estatura de Bruno Vale."