terça-feira, junho 14, 2005

FC Porto B: guarda-redes

Bruno Vale (Bruno Miguel Esteves do Vale, dn 08-04-1983)
O empréstimo ao Celta de Vigo estava decidido, por isso não foi inscrito na liga dos campeões. Mas problemas no clube Galego levaram a que ficasse mais um ano como terceiro guarda redes (4 presenças no banco) e titular na equipa B (29 jogos completos). Marcou presença na selecção Olimpica, onde foi suplente de Moreira, jogando apenas no jogo de preparação contra o Uruguai. Foi titular indiscutivel na selecção sub-21, onde rubricou boas exibições (por exemplo, contra a Russia). Uma época muito razoável mas que soube a pouco, pois na anterior estreou-se na equipa principal e na selecção A. Com Vitor Baía (pelo menos) mais dois anos no clube e o ingresso de Helton, deve esta época procurar um clube para rodar. O Estrela da Amadora parece levar vantagem, mas também já se falou do Leiria e do Anderlecht.

Rui Sacramento (Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento, dn 31-01-1985)
Promovido dos juniores, este promissor guarda-redes começou a época como titular da equipa B e terceiro guarda-redes, tendo mesmo sido inscrito na liga dos campeões. A lesão de Baía permitiu-lhe o momento alto da época, ao sentar-se por duas vezes no banco em jogos da liga milionária. A permanência de Bruno Vale viria porém a remetê-lo para o banco da equipa secundária e em Dezembro foi emprestado ao Maritimo B, para tentar rodar e voltar a ser chamado à selecção. Por motivos que desconhecemos não foi bem sucedido e completa assim uma época para esquecer.

Vasco Viana (Vasco António Pereira Viana, dn 20-04-1985)
Na equipa B desde a época passada, sempre como suplente, veio do Felgueiras, onde se estreou com 18 anos. A permanência de Bruno Vale fez dele o terceiro guarda redes da equipa B, com apenas um jogo nas primeiras 30 jornadas. Na ponta final viria a fazer mais dois mas, ainda assim, uma época frustrante, mesmo para um jovem de vinte anos.

Para a próxima época, entram ainda nas contas os juniores Hugo Marques (internacional sub-19 e titular da equipa junior na fase final) e Igor Araujo (internacional sub-18, titular na Meridian Cup e que discutiu com Hugo Marques, um ano mais velho, a titularidade na baliza dos juniores). Em principio Bruno Vale deverá ser emprestado a uma equipa da Superliga. O terceiro guarda redes virá da equipa B, onde o principal candidato à titularidade será Paulo Ribeiro, mas onde também Hugo Marques e Rui Sacramento poderão ter uma palavra a dizer. Um dos três deverá sair, assim como Vasco Viana.