segunda-feira, junho 13, 2005

sub-17: FC Porto 0-0 Sporting

As duas melhores equipas do nacional de juvenis defrontaram-se no Olival e empataram sem golos. A pressão do titulo, que ficava entregue em caso de vitória de um dos conjuntos, acabou por prejudicar a qualidade da partida, que foi muito disputada a meio campo e com poucas oportunidades de golo. João Azul acabou por não ser posto à prova, pois não teve que defender nenhum remate, se bem que o Sporting pudesse ter marcado num tiro ao poste de Tiago Pinto (o filho de João Vieira Pinto). O FC Porto teve duas boas oportunidades na segunda parte. Na primeira, Castro avançou pela direita e cruzou para Rui Pedro. Candeias consegue interceptar o desvio e rematar, com a bola a raspar num defesa e a passar por cima de Rui Patricio, mas a ser tirada em cima da linha. Na segunda, Castro desvia um canto para Rui Pedro mas este, na pequena área, não consegue marcar. O Leixões por sua vez bateu o Benfica e ainda depende apenas de si próprio, "bastando-lhe" ganhar ao FC Porto (com quem perdeu 2-0 fora) e ao Sporting (com quem perdeu 6-0 em casa).

PS: Ao que parece, o critério de desempate é mesmo a diferença entre golos marcados e sofridos, pelo que o Sporting é o favorito à vitória final. Tem dois golos de vantagem e joga as duas proximas partidas em casa... Os 6-0 ao Leixões, que ficou a jogar com 10 a meio da primeira parte e se queixou muito da arbitragem, poderão vir a ser decisivos.

FC Porto
GR João Azul
LD Hugo Monteiro
DC Morais, Pereira
LE Hugo Silva
M Castro, Fábio, Miguel Ângelo (Terroso, 58) e Rui Pedro
AV Candeias (Eduardo Negrinho, 76) e André Monteiro (Monteiro, 63)
Treinador: José Guilherme.

Sporting
GR Rui Patricio;
D Vasco, Simão Coutinho , Daniel Carriço e Marco
M Adrien, Pereirinha (Filipe, 75), João Gonçalves e João Martins
AV Ricardo Nogueira (Alison, 41) e Tiago Pinto (Mané, 61)
Treinador: João Couto.

Relato do jogo por guardabel, do Pobo do Norte.
Relato do jogo no site do Sporting.

Com o nulo verificado, pode dizer-se que ninguém se magoou, pois as aspirações de FC Porto e Sporting à conquista do título continuam intactas, com os portistas a liderarem - com os mesmos pontos dos leões. Porém, o Leixões também se poderá intrometer nesta luta, pois está a dois pontos do duo da frente e, na próxima jornada, recebe os dragões.
De duas equipas que lutam pela conquista do campeonato esperava-se, porém, algo mais. O jogo foi muito disputado a meio-campo e ambos os guarda-redes limitaram-se praticamente a ver jogar. No último minuto da primeira parte, o Sporting teve a única oportunidade de golo desse período, com o remate de Tiago Pinto a bater estrondosamente na barra. A parte complementar em nada foi diferente da primeira. A equipa portista, mais aguerrida, encontrou sempre muitas dificuldades no meio-campo, zona do terreno onde imperam os melhores jogadores lisboetas, com destaque para Bruno Pereirinha, a quem se augura um grande futuro.
Na próxima jornada, caso o FC Porto vença em Matosinhos, dará um passo de gigante para a conquista do título. Caso aconteça outro resultado, o Sporting poderá entrar na recta final na dianteira. O Jogo