quinta-feira, junho 16, 2005

FC Porto B: defesas centrais

Pedro Ribeiro (Pedro Manuel Mendes Ribeiro, dn 21-01-1983)
Quinto central nos tempos de Mourinho, que fez dele campeão nacional e o sentou no banco na liga dos campeões, viu o ingresso de Pepe e o regresso de Bruno Alves negarem-lhe a entrada no estágio de pré-época do plantel principal. Seria portanto lógico o empréstimo, mas manteve-se na equipa B. Jogou 32 partidas, falhando três jogos por castigo (3 cartões vermelhos), dois devido a chamadas aos sub-21 e um por opção. Tendo já ultrapassado as 100 internacionalizações nas selecção jovens, assegurou a titularidade na boa campanha da selecção de esperanças, depois de ter sido suplente de Ricardo Costa no europeu de sub-21 de 2004. Uma boa época, mas que sabe a pouco, do sobrinho de Fernanda Ribeiro. O nome dele não parece estar na lista para o estágio de pré-época, devendo ser emprestado para rodar.

Sandro (Sandro Fernando Silva Cunha, dn 05-12-1982)
Titular no Fafe este central, que se destaca na marcação e no jogo aéreo, chamou a atenção dos técnicos portistas, que foram discretamente buscá-lo durante o defeso. A luta pela titularidade parecia tarefa herculea, pois além de Pedro Ribeiro, estava o possante Joel e o Brasileiro Thiago, estrela do Brasileirão de quem se esperava um rápido acesso ao plantel principal. Nas primeiras nove jornadas, um jogo a titular e outro a suplente pareciam confirmar o estatuto de reservista. Mas daí até final, conquistou a titularidade e apenas a cedeu, para rodarem outros, no jogo contra o Salgueiros. Pelo caminho, bateu Thiago, Joel e Vilas-Boas. É rijo este Fafense!

Thiago (Thiago Emiliano da silva, 22-09-1984)
Chegou com credenciais muito acima das habituais nas apostas da B. Era titular de uma das equipas sensação do Brasileirão (o Juventude) e dizia-se que poderia rápidamente surgir na equipa A. Esteve bem na Agribank Cup e manteve-se titular até Dezembro, altura em que o FC Porto deveria exercer (ou não) o direito de opção, mas aparentemente, não terá convencido a 100%, pois perdeu o lugar no centro da defesa e fez alguns jogos a trinco. Noticiou-se que o FC Porto não exerceria a opção, depois que o tinha contratado por 4 anos e por fim que o vendera para o Dinamo de Moscovo. Enfim, uma passagem atribulada, mas contribuiu para aumentar a concorrência e a qualidade da equipa B e deu, de certeza, lucro no momento de saída.

Joel (Joel Kiki Ngako Nyobu, dn 03-12-1985)
Um central à moda antiga, autêntico armário, que começou a época a titular. Porém, é demasiado lento, e acabaria por perder o estatuto de titular. Numa inconfidência, Domingos disse a jornalistas Tailandeses que tinha sido vendido pelo Toulouse por 1.7 milhões de euros. Depois da quinta jornada, apenas foi utilizado mais três vezes, e não jogou nehum jogo em toda a segunda volta. Uma desilusão...