sábado, setembro 04, 2004

Entrevista de Thiago n'O Jogo (4/9/04)

O jornal O Jogo apresenta a ultima esperança portista, o defesa central Thiago. As respostas dão a ideia de uma maturidade precoce. Vamos a ver em campo!

Em Portugal pouca gente o conhece, mas no Brasil já é considerado por muitos como um dos defesas-centrais mais promissores do planeta. Thiago foi contratado ao RS Futebol Clube, mas jogava no Juventude de Caxias, a principal revelação desta temporada do Brasileirão. Apesar de tenra idade (19 anos), as "excelentes exibições" no principal campeonato brasileiro, onde foi um dos titulares indiscutíveis do Juventude, chamaram a atenção dos vários agentes ligados ao futebol, de tal modo que o empresário Jorge Mendes não perdeu tempo em indicar a sua contratação ao FC Porto. Pinto da Costa, por sua vez, não hesitou em adquirir o que muitos consideram ser o "melhor central do Mundo com esta idade". Apesar das excelentes referências recolhidas sobre Thiago, o central vai jogar nesta fase inicial da sua primeira aventura europeia na equipa B do FC Porto, mas com o objectivo de ganhar maturidade e de se adaptar a uma realidade distinta, de forma a chegar rapidamente à equipa principal.

Apesar de deixar um dos clubes mais bem posicionados do Brasileirão para ingressar na segunda formação dos azuis-e-brancos, Thiago acredita que subiu "um degrau na sua carreira", pois não é todos os dias que surge uma oportunidade para ir jogar no "clube que venceu a Liga dos Campeões". "Sei que vou ser continuamente observado pelos técnicos do clube e, se estiver a jogar bem, acredito que vou chegar rapidamente à equipa principal. Pelo menos vou trabalhar sempre com esse objectivo no meu pensamento", referiu Thiago, que apesar de optimista, sabe das dificuldades que vai encontrar pela frente, face à grande competitividade do plantel às ordens de Victor Fernandez: "A equipa do FC Porto é composta por grandes jogadores, também na zona central da defesa, e é complicado, com a minha idade, chegar a um clube desta envergadura e ser logo titular. Mas acredito que se mantiver a regularidade patenteada no Juventude posso chegar à equipa principal nos próximos meses".

Thiago chegou a Portugal no início da semana, fez os habituais exames médicos, assinou um contrato válido por cinco anos e regressou ao Brasil, onde se encontra para acertar os termos da rescisão com o Juventude. O regresso a Portugal está previsto para amanhã, e o central diz que está ansioso por começar a trabalhar com os novos companheiros. "Fui muito bem recebido pelo grupo de trabalho e isso motivou-me ainda mais", disse.

Apesar da timidez própria de quem tem 19 anos e está a começar a descobrir um mundo novo, Thiago não deixou de responder a todas as perguntas de uma forma sincera. Quando questionado sobre o jogador de nível mundial que mais se assemelha com as suas características, o central escolheu o seu ídolo, que, por acaso, já jogou no Benfica e esteve várias vezes para ingressar no Sporting... "Tenho o Gamarra como principal referência. Somos jogadores bastante parecidos, embora me considere mais rápido, se bem que ele é bem mais experiente... Mas sou um jogador bastante técnico, de muita força e rápido nas dobras. Vou trabalhar para ver se consigo chegar ainda mais longe do que ele", atirou.

Thiago defrontou esta época, no Brasileirão, o médio Diego, pelo que tem uma opinião avalizada sobre uma das mais sonantes contratações do FC porto para esta época. "Para além de um amigo, o Diego é também um grande jogador. Tem muita técnica, mas consegue aliar a isso uma boa capacidade de luta. Acredito que vai ter um grande sucesso no FC Porto, pois tem um enorme potencial. Penso mesmo que pode ser o grande destaque do FC Porto para este ano". Mas afinal como é que ficou o jogo que disputaram? " Infelizmente, perdemos por 2-1 com um golo obtido através de um penálti mal assinalado no último minuto. Mas fizemos os dois uma boa exibição", relembra.

Outra das contratações do FC Porto para esta época, provenientes do futebol brasileiro, foi o avançado Luís Fabiano. "Apesar de nunca o ter defrontado, estou convencido de que dentro da área não tem ninguém tão eficaz como ele no Brasil. Não é por acaso que é conhecido por Fabigolo... Também vai dar muitas alegrias aos sócios do FC Porto. Foi mais uma grande contratação".

Thiago começou a praticar futebol no RS, um clube destinado unicamente a formar jogadores. Depois, foi emprestado ao Juventude de Caxias, onde se revelou, esta temporada, como um dos mais promissores defesas-centrais do futebol brasileiro. Valdir Silveira, presidente do RS, que esteve na cidade do Porto a tratar da transferência do jogador, não tem dúvidas ao considerar Thiago um "grande jogador". "Ele vai ser, de todos os atletas que temos nos nossos quadros, a principal surpresa. É muito rápido, chegou cedo a um grande clube, e vai ser, seguramente, um dos melhores defesas do Mundo. Aliás, sei que o FC Porto ficou sem o Carvalho e posso assegurar que o Thiago tem condições físicas e técnicas para, num futuro próximo, ser ainda melhor do que o Ricardo", frisou, com grande convicção, Valdir Silveira. O presidente do RS confidenciou que realizou um "bom negócio" com a venda do internacional sub-20 brasileiro ao FC Porto, mas adiantou ainda que o seu clube ficou com uma parte dos direitos desportivos do jogador.