segunda-feira, junho 27, 2005

sub-17: FC Porto 2-0 SL Benfica, por Xtewinha

Num ambiente frenético, por parte dos adeptos portistas, desenrolou-se um jogo em que era visível a vontade de golear o Benfica, vontade que foi evidenciada pelas alterações que o técnico portista fez, colocando de inicio apenas três defesas e retirando outro no inicio da segunda parte.
O início do jogo foi marcado pela pressão feita pelo FCP, não dando espaço para o Benfica que raramente chegava à baliza portista. Na defesa deve-se salientar o fantástico desempenho de Morais, pois esteve sempre muito consistente, dando segurança! O primeiro golo surge após um cruzamento de André Monteiro, em que Rui Pedro finaliza! Talvez devido à pressão à qual estavam sujeitos (N.Ed: e à mudança do esquema táctico?) os jovens portistas não conseguiram apresentar um futebol equilibrado durante toda a partida mas ainda na primeira parte existiram muitos lances que fizeram tremer a baliza benfiquista, o mais flagrante dos quais foi uma bola ao poste de André Monteiro!
Na segunda parte os jovens portistas continuaram a lutar para alcançar o título, que ainda era possível! Todos se esforçaram bastante… É de destacar os sprints de Candeias, mesmo no final da segunda parte, quando o cansaço era evidente, porém o amor à camisola falou mais alto, tão alto que acreditou até ao fim e finalizou em golo! Quase no final do jogo o ambiente foi ao rubro, quando se soube do empate a duas bolas entre Leixões e Sporting... o que daria o título ao FCP! Alegria que terminou com a vitória do Sporting minutos depois, por 3-2. A tristeza ficou estampada na cara dos jovens portistas que lutaram sempre até ao fim, mas a estrelinha da sorte teimava em não lhes dar uma ajuda! Existiram alguns erros da arbitragem, nomeadamente na marcação de foras de jogo que não existiram e a dificuldade em marcar faltas a favor do FCP!
Não posso deixar de referir uma cena que presenciei, pois para mim foi simplesmente falta de sensibilidade por parte de um fotógrafo presente. Este suposto profissional não teve a capacidade de dar aos jogadores portistas o seu espaço para “gozar” a tristeza de perder um título sonhado por todos! O que mais me chocou foi ver André Monteiro triste e o fotógrafo sempre em cima dele a tirar fotos!! Mas que é isto?!!? Será que já ouviram falar em respeito?

Nota do editor: Com a devida vénia, damos as boas vindas de Xtewinha ao "Esperança Portista". Por motivos técnicos os primeiros posts serão colocados por mim :-)