quarta-feira, junho 29, 2005

FC Porto B 04/05: Médios defensivos

Paulo Machado
Começou a época como a grande referência do meio campo da equipa, notabilizando-se pela enorme capacidade fisica na resuperação de bolas, tanto pelo ar como pelo chão, e apenas saindo da equipa para a selecção sub-19 ou, mais raramente, para jogos importantes dos juniores. Foi rápidamente referenciado para a equipa A por Fernandez, somando várias convocatórias, e acabando mesmo por se estrear pela mão do espanhol. Couceiro manteve a aposta, mas ao contrário de Fernandez, colocou-o atrás de Raul Meireles na ordem de preferências. Mesmo assim ainda voltou a jogar duas vezes, somando um total de 12 convocatórias e 4 jogos, mas apenas com 93 minutos jogados. Na equipa B somou 20 presenças, sempre como titular, jogando ainda todos os jogos da fase final dos juniores. Infelizmente, parece não ser aposta para a nova época, sendo quase certa a cedência ao Estrela da Amadora, recém promovido à superliga. Parece um bom empréstimo mas eu preferia que apostassem nele para a equipa principal, como o Sporting fez com João Moutinho e o Benfica com Manuel Fernandes, companheiros do meio campo nos sub-19.

Nuno Prata Coelho
Nuno Coelho conquistou a titularidade no Covilhã, da IIB, com apenas 16 anos. Tal facto chamou a atenção de muitos olheiros, que testemunharam a progressão do jovem, levando à cobiça de Benfica e Chelsea, mas foi o FC Porto a ganhar a corrida. Assinou em Dezembro, mas fez ainda alguns jogos no Covilhã, chegando ao Porto em Janeiro. Não começou logo a jogar, adaptando-se com serenidade à enorme mudança no estilo de vida. Por fim estreou-se, mas foi de seguida chamado à selecção sub-18, para a Meridian Cup. Também aí conseguiu terminar o torneio a titular. De regresso, em onze jogos, jogou dez, nove a titular, ganhando a Vilas Boas a luta por um lugar. Terminou a época como titular dos juniores na fase final e da selecção sub-18 no Torneio Internacional de Lisboa e mantém intacto o brilho que trouxe da Covilhã. É um forte candidato à promoção ao plantel principal durante a proxima época.

André Vilas Boas (André Filipe Monteiro Vilas Boas , Defesa central / Médio Defensivo, dn 4-1-1983)
Este centrocampista versátil, que também pode jogar a central, foi uma aposta de Mourinho, tendo-se mesmo sagrado campeão nacional, mas viu a ascensão travada por um grave acidente de viação, de cujas sequelas só recuperou em Janeiro de 2005, perdendo portanto as primeiras 18 jornadas da IIB. Depois estreou-se com 4 jogos a titular, mas os resultados foram maus nessa fase e acabaria por perder a titularidade para o recém contratado Nuno Coelho. A central, a dupla Pedro Ribeiro e Sandro estava intocável e Domingos não lhe deu oportunidades nesse sector. Nestas condições, a devolução ao Rio Ave no final do periodo de empréstimo não surpreende, mas como prémio pelo profissionalismo demonstrado jogou pela equipa principal em Vinhais. O magro balanço da época é de onze jogos como titular e seis como suplente.

Pedro Nuno (Pedro Nuno Silva Correia, dn 21-1-1982)
O veterano do plantel e protótipo do jogador à Porto. Capitão da equipa B há mais de um ano, e com uma qualidade de passe muito acima da média. Infelizmente, sucessivas lesões tem impedido a sua progressão e, com 23 anos, é incerto o futuro deste excelente jogador. A mais grave ocorreu no inicio desta época, quando jogava pela equipa principal contra o Tourizense. Em consequência, uma época magra, com apenas 3 jogos completos e 8 no total. Uma pena...

Rodrigo Ângelo (Paulo Ricardo Ribeiro Jesus Machado , Médio dn 31-4-1986)
Este internacional sub-19, com fase finais de europeus jovens no curriculo, não conseguiu espaço na equipa, jogando apenas 3 partidas até Dezembro, com uma unica a titular, que não completou. O empréstimo ao Tourizense foi a solução encontrada para procurar salvar a época. Aí conseguiu jogar mais, mas mesmo assim não é certo que regresse.

Por fim uma palavra para o junior Duarte, que se estreou nos séniores com alguns minutos contra o Salgueiros.