sexta-feira, julho 01, 2005

FC Porto B 04/05: médios ofensivos

Akos Buzsaky (Akos Buzsaky, dn 7/5/1982)
Este esquerdino, que Mourinho tornou campeão nacional e vencedor da taça UEFA, foi a grande figura da primeira volta da equipa B, reajindo assim a uma temporada modesta na Académica. Somou 19 jogos consecutivos a titular durante os quais marcou nove golos (foi o melhor marcador!), sendo ainda decisivo na Agribank Cup e jogando pela equipa principal contra o Tourizense. Mesmo assim, não conseguiu convencer Fernandez, e em Janeiro saiu para o Plymouth, clube onde se tornou imprescindivel e que acabaria por comprar o seu passe, por cerca de um milhão de euros.

Márcio Sousa (Márcio Daniel Ribeiro Sousa , dn 23-03-1986)
Foi o jogador mais em destaque no europeu de sub-17 que Portugal venceu, e parecia vir a dar corpo a essas esperanças quando Mourinho fez questão de o estrear na equipa pincipal em jogo da taça de Portugal. A presente época, porém, deixa a desejar. Nunca entrou nas contas para a equipa principal, pois não conseguiu impor-se na B, apesar de ter começado a época a titular (nos primeiros 3 jogos. Depois só voltaria a ser titular três vezes, num total de 15 jogos (em 38). Na selecção sub-19 foi titular, mas partilha culpas pela desastrosa campanha no segundo torneio de apuramento. Por fim, foi titular na fase final dos juniores mas também aí não conseguiu liderar a equipa até à vitória. Um sinal positivo foi a inscrição para a liga dos capeões, na lista B (sub-21 com pelo menos dois anos consecutivos no clube). Para outros, poderia ser uma época boa, mas não para uma esperança como "Maradona"...

Flávio Igor (Flávio Igor Rodrigues Silva Pereira Ferreira, dn 10-02-1984)
Fábio "Espinho" (Fábio Ricardo Gomes Fonseca, dn 18-08-1985)

Flávio Igor e Espinho tem perfis muito semelhantes: são ambos médios criativos, destros, que seguram bem a bola e tem qualidade no ultimo passe. Além disso, ambos tiveram lesões graves na pré-época que os afastaram das primeiras jornadas (Espinho regressou à nona e Flávio à décima quarta). Ambos conseguiram recuperar. Flávio tornou-se indiscutivel, somando 18 jogos consecutivos a titular nas ultimas 18 partidas (e 4 golos) e sendo ainda inscrito na liga dos campeões. Como ponto negativo, a ausência de convocatórias na selecção sub-21, ele que esteve presente na final do europeu sub-19. Espinho teve muita dificuldade em entrar na equipa depois da lesão, mas conseguiu somar 9 presenças nos ultimos 10 jogos, não estando excluida a continuação da já longa ligação ao clube, na equipa B ou emprestado.