sábado, julho 02, 2005

FC Porto B 04/05: médios ala (extremos)

Extremos-esquerdos

Ivanildo (Ivanildo Soares Cassamá, dn 09-01-1986)
De todos os que passaram pela equipa B este ano, pode dizer-se que foi o mais bem sucedido. Titularissimo na equipa B (21 jogos, 7 golos), acabaria por viver o seu momento alto quando Couceiro apostou nele para o lado esquerdo, numa altura em que McCarthy estava castigado. Infelizmente, logo a seguir teve que ir ao europeu sub-19, que como se sabe não correu bem, e não voltou a ser titular (total: 9 vezes convocado, 6 jogos, 2 a titular). Procurou acabar a época com o titulo nacional de juniores, mas também aí não teve sorte. Uma época excelente a nivel individual, pois tornou-se desejado entre os adeptos, mas algo frustrante porque não leva nenhum titulo, quando tantos eram possiveis.

Diogo (Diogo Soares Gomes, 12-09-1985)
Iniciou a época em boa forma, titularissimo na faixa lateral esquerda da defesa. Mas falhou o teste de acesso ao plantel principal (um jogo observado por Fernandez, que precisava de um lateral perante uma onda de lesões) e regressou ao seu posto original (médio interior esquerdo / extremo esquerdo). Aí teve mais dificulades na luta pela titularidade mas ia no seu quarto jogo seguido a titular quando uma grave lesão no joelho fez terminar precocemente a época (19 jogos, 3 golos).

Tiago André (Tiago André Carvalho Nogueira, 20-10-1983)
Veio emprestado pelo Fafe, juntamente com Sandro, apresentando como argumentos um bom pé esquerdo e qualidade no um contra um. Foi utilizado com regularidade, totalizando 24 partidas, mas sem conseguir segurar a titularidade mais do que um ou dois jogos. Já com 21 anos, acaba por ser natural o regresso a Fafe, mas este "estágio" esteve longe de ser um fracasso. Simplesmente, não há lugar para todos...

Ricardo Costa (Ricardo Miguel Ferreira Costa , dn 16-01-1985)
Este extremo esquerdo rápido e com boa técnica foi promovido dos juniores mas jogou apenas uma vez no FC Porto B. Foi emprestado ao Tourizense onde jogou mais, mas sem ser titular indiscutivel. Como ponto positivo, algumas convocatórias para a selecção sub-20, com exibições agradáveis, em particular no torneio internacional da Madeira.

Extremos-direitos

Bruno Gama (Bruno Alexandre Vilela Gama, dn 15-11-1987)
Chegou do Braga com a estreia na Superliga já feita, aos 16 anos. Agora tem 17, o primeiro ano de junior, mas foi na equipa B que jogou mais, totalizando 24 partidas. Couceiro testou-o e a Vieirinha, optando por ele, e convocando-o seis vezes, numa das quais se estreou no FC Porto, e logo a titular. Porém, não convenceu os exigentes adeptos. Foi ainda o capitão da selecção sub-18 na Meridian Cup e fez excelentes exibições na fase final do nacional de juniores.

Vieirinha (Adelino André Vieirinha Freitas, dn 24-01-1986)
Um jovem em quem se depositam grandes esperanças, mas que fez uma época áquem das expectativas. O perfil que fizemos em Abril mantém-se actual, mas os testes que faltavam não correram bem. No segundo torneio de qualificação dos sub-19 naufragou juntamente com a equipa, na equipa A apenas surgiu na lista B da liga dos campeões e na fase final dos juniores também não esteve ao seu nivel. Uma época decepcionante e que torna natural o empréstimo a uma equipa de segunda liga. Esperemos que finalmente mostre o seu muito valor.

Tiago Borges (Tiago Nuno Cordeiro Borges, 06-06-1985)
Veio dos Açores e demorou a adaptar-se, com apenas 9 presenças (sempre suplente) nas primeiras 24 partidas. Mas terminou a época em boa forma, com outras nove presenças (4 a titular!) nos ultimos dez jogos. Deu boas indicações no jogo que fez pela equipa principal, e foi convocado para o torneio de Toulon, onde não esteve tão bem. Deverá ficar para tentar continuar a evolução, agora já completamente adaptado.