terça-feira, março 08, 2005

Entrevista de Tiago Borges


Tiago Borges
Originally uploaded by morphy.

Tiago Borges, um jovem terceirense na mó de cima

Tiago Borges, de 19 anos, natural da ilha Terceira está a viver um sonho. Pela primeira vez foi chamado à selecção nacional de sub-20, que está a preparar a participação no Torneio Internacional da Madeira, foi um prémio para o jovem que se transferiu esta época do Graciosa Futebol Clube, onde começou a jogar nos seniores com 15 anos, para o FC Porto B.
O jovem da ilha Terceira, que representa o FC Porto B, estreia-se, assim, na selecção nacional.
Tiago Borges, sempre jogou como médio ofensivo, um clássico número 10, mas desde que chegou ao Porto tem sido utilizado como avançado ou extremo.
“Ainda não joguei como titular, mas tenho sido suplente utilizado”, acrescentou o futebolista que ficou “feliz” por ser convocado para a selecção nacional.
“É o cumprir de um sonho. Sempre pretendi tornar-me um futebolista profissional e agora cheguei à selecção nacional”, contou o jovem que desde segunda-feira passada está a trabalhar em Rio Maior, num estágio de observação da selecção de sub-20 que está a preparar a participação no Torneio Internacional da Madeira e no Torneio de Toulon.
“Como jogador quero ganhar. Chegar aqui já é bom, mas quero mostrar-me e conseguir participar nos próximos torneios da selecção nacional. Estou a viver um sonho, mas quero cumprir esta etapa e conseguir muitas vitórias”, disse Tiago Borges que pretende ser convocado, e vencer, o Torneio de Toulon, repetindo o sucesso que o micaelense Miguel Soares (actualmente a jogar no Desportivo das Aves), conseguiu há alguns anos.
Tiago Borges na selecção nacional está a jogar “como avançado” e quando chegou a Rio Maior o treinador Rui Caçador conversou com todos os estreantes para deixar a mensagem de que na “selecção nacional todos os jogadores são tratados da mesma forma e tem as mesmas oportunidades”, explicou o futebolista que gostaria de seguir os passos de Pedro Pauleta.
“Ele foi o único açoriano que conseguiu chegar ao mais alto nível do futebol mundial. Gosto muito dele e acho que serve de exemplo para todos os jovens”, concluiu.
Tiago Borges sentiu “algumas dificuldades” durante as primeiras semanas em que se mudou para a cidade do Porto, porque vinha “de uma ilha pequena como a Graciosa” e deparou-se com uma realidade “completamente diferente”, explicou o futebolista.
“O meu sonho é de ser jogador profissional de futebol e quando vim para o Porto já sabia que tinha de fazer sacrifícios. No princípio foi complicado, mas agora já me sinto muito bem”, adiantou o avançado açoriano que “não admira nenhum jogador conhecido”, mas gostava muito de poder jogar como o seu pai, João Gabriel, que actuou no Lusitânia. O tio Cordeiro jogou com Pauleta no Angrense. Via Oceânica A União


Imagem retirada do Diário da Graciosa.