quinta-feira, março 03, 2005

Paulo Machado, Bruno Gama & Ivanildo

Na sua edição de hoje, o diário JN faz uma reportagem sobre os 3 jogadores da equipa B promovidos à equipa A pela mão de José Couceiro. Um trabalho do jornalista Manuel Luís Mendes.
Assim:
"Alunos brilhantes na elite portista (ainda têm idade de juniores).
Paulo Machado, Ivanildo e Bruno Gama lutam por um lugar ao sol na equipa principal. A opinião generalizada é de que têm "grande futuro".
Após alguns anos de jejum, a escola de formação do F. C. Porto volta a dar sinal de vida, ao conseguir promover à equipa principal dois dos seus mais brilhantes alunos, a saber, Ivanildo e Paulo Machado, a que se juntou Bruno Gama, este transferido da universidade futebolística do Minho, o Braga.
Não são muitos os atletas que têm singrado na equipa principal. Na geração mais jovem, só Hélder Postiga, Ricardo Costa e Bruno Vale marcam presença.
Domingos Paciência, técnico da equipa B, recomenda uma "integração gradual no plantel sénior", já que "eles têm muita qualidade". "Não se pode exigir que triunfem de um momento para o outro. Num futuro breve, podem ser muito úteis ao futebol portista e, mesmo, ao português", sublinhou.
Ilídio Vale, coordenador das camadas jovens, acredita que os três atletas "têm muito potencial" e que vão pertencer "ao futebol de elite, a curto prazo". E a finalizar "São jogadores raçudos, à Porto".
Para Rui Caçador, técnico das selecções nacionais, os três atletas são imprescindíveis na equipa nacional, podendo ser convocados para o conhecido Torneio de Toulon, de 2 a 10 de Junho. "Tudo depende da posição do clube. Se os dispensar da sua equipa júnior, que estará, então, na fase final, serão escolhidos para esse importante torneio", referiu. "São jogadores de eleição e, por isso, de interesse para a selecção", sublinhou.
Já António Violante, o seleccionador que tem vindo a acompanhar a evolução dos três atletas, considera que "são excelentes jogadores e com grande margem de progressão, já que dispõem de boas condições no seu clube". "Só há razões para acreditar que vão explodir no futebol português", concluiu.
Perfis:
Paulo Machado;18 anos; naturalidade: Porto.
Foi titular uma vez no jogo com a Académica, actuando durante 62 minutos e convocado por sete vezes. É um médio com grande inteligência táctica e elevado nível técnico. É exímio no passe e na capacidade de remate e de antecipação, qualidade que lhe advém de ter uma apreciada leitura de jogo. Joga curto e à distância, para além de conseguir actuar em qualquer posição no meio campo.
Ivanildo Cassamá; 19 anos; naturalidade: Guiné
Foi utilizado quatro minutos, no jogo com o Guimarães. É um avançado moderno muito forte no um contra um ofensivo. Pode considerar-se um desequilibrador, driblando em velocidade. É, tacticamente, muito inteligente. Alia a rapidez ao repentismo e, por isso, pode ser caracterizado como um finalizador. Marca muitos golos na equipa B, tendo, mesmo, rubricado o da vitória sobre o Pedras Rubras, na última jornada.
Bruno Gama; 17 anos; naturalidade: Vila Verde (Braga)
É um jogador que joga numa das alas ou nas costas do avançado. É muito forte no duelo individual conseguindo progredir, em espaços curtos. Pode ser um n.º 10 e dá preferência, em alternativa, ao flanco direito. Tem enorme polivalência funcional nos corredores e grande cultura táctica. Dispõe de um nível técnico bem acima da média. É talentoso, rápido e com uma enorme agressividade competitiva."