terça-feira, maio 03, 2005

Jean-Claude Rodrigues à experiência no FC Porto B

Muitos jogadores passam à experiência pelos treinos do FC Porto B. Da maior parte nada se sabe, mas alguns tem direito a cobertura jornalistica. O mais recente é Jean-Claude Rodrigues, médio das camadas jovens do Mónaca, que vem pela segunda vez.
Jean-Claude Rodrigues, um médio-centro de 17 anos formado nas camadas jovens do Mónaco, está, a partir desta semana, à experiência na equipa B do F.C. Porto.
De ascendência portuguesa, o jovem atleta recebeu vários convites de clubes franceses (Lille e Auxerre) e portugueses (Benfica e Sp. Braga) depois de não ter chegado a acordo com os monegascos para assinar contrato de profissional, mas acabou por preferir tentar a sua sorte na cidade Invicta, onde tem como mentor Rui Barros.
O período de uma semana servirá para tentar convencer os responsáveis portistas e caso não o consiga deverá regressar ao principado para estudar as outras propostas. maisfutebol

O nome não engana. É português. Tem nacionalidade lusitana, mas nasceu no Mónaco. Jean Claude Rodrigues, 16 anos, médio defensivo das camadas jovens do clube que ajudou a celebrizar Rui Barros e fez de Costinha um nome em voga no nosso futebol. Também é trinco. «Mas o Costinha é o exemplo do que deve ser um médio-defensivo. Tem tudo. Sabe posicionar-se, sabe jogar rápido e acalmar o jogo», explica o único português a jogar no emblema do principado e cujo sonho pessoal é expresso em poucas palavras: «Representar a selecção portuguesa». Tão simples como isso.

O Maisfutebol convidou-o para um passeio pelo Mónaco com o objectivo de traçar um roteiro capaz de ajudar os portugueses que vão apoiar o F.C. Porto frente ao Valência, na sexta-feira, em jogo a contar para a Supertaça Europeia. Filho de emigrantes da região de Braga radicados no principado há 25 anos, o desafio foi aceite de imediato. «Gostava mais de viver em Portugal, confesso. Porque lá as pessoas são mais acessíveis do que aqui. Aqui a vida talvez seja mais organizada e há mais segurança nas ruas», adianta, expressando também o desejo «de um dia jogar em Portugal». Curiosamente, esteve em Dezembro à experiência no F.C. Porto, pela mão de Rui Barros. «Fui bem tratado por todos os dirigentes, só tenho a agradecer tudo o que me proporcionaram, mas achámos por bem regressar». Assim aconteceu. Ainda era cedo para uma aventura fora de casa. maisfutebol (25/8/2004)