terça-feira, abril 19, 2005

FC Porto: Notas sobre o plantel 2005/06

Neste post irei tomando notas sobre o plantel para a proxima época.

Guarda-redes
Apesar dos rumores, dificilmente Vitor Baía saírá, pelo que o titular está assegurado. Nuno voltará a ser o suplente? Bruno Vale deverá sair para provar as suas capacidades na Superliga. Se subir, o Estrela seria uma boa opção. A hipotese Anderlecht é mais arriscada, mas se resultasse permitiria um regresso pela porta grande. O lugar de terceiro GR deverá ser herdado por Paulo Ribeiro, que no entanto terá a concorrência do promissor Igor Araujo. Rui Sacramento parece ter ido em definitivo para o Maritimo. Uma palavra para Hugo Ventura, de quem se diz muito bem, e que vamos acompanhar com atenção nos juniores.

Defesas centrais
A saída de Ricardo Carvalho quebrou a linhagem de centrais de alto nivel no eixo da equipa portista. Mesmo na fase descendente da sua carreira Jorge Costa ainda justificou a titularidade, mas é dificil acreditar que aguente outro ano a titular. Pedro Emanuel tem tudo para ocupar o lugar do capitão, no posto de central experiente. Ricardo Costa parece finalmente apto a ganhar a titularidade em definitivo. A concorrência virá de Bruno Alves, que fez uma excelente época na Grécia. Pedro Ribeiro e Sandro são opções, mas poderão sair para rodar, depois de boas épocas na equipa B (já Joel foi uma desilusão. Que é feito dele?). Pepe foi dos tais que não correspondeu às expectativas e procurará um bom empréstimo para recuperar a forma e prestigio perdidos. Dos restantes jogadores com contrato, Marcos António não parece jogador para o Porto, apesar da titularidade no Gil Vicente. A sobresair nos juniores, João Pedro poderá ser a surpresa, se continuar a evoluir a este ritmo. Com tanta matéria prima, vale a pena arriscar e não fazer contratações para este lugar.

Defesas laterais-direitos
Apesar da recente quebra de forma e rumores de transferência, Seitaridis deve ficar. É jovem e experiente. A má ponta final poderá dever-se ao desgaste do Europeu e consequente ausência de pré-época. Se sair, deverá vir Cicinho. Um lateral com um perfil muito mais ofensivo, mas menos seguro na defesa, até por ser baixo. Bosingwa é certamente um bom suplente e por vezes dá a ideia de poder ser algo mais, mas a não especialização no lugar é uma desvantagem. Pedro Silva, da equipa B, não parece contar com a confiança da equipa técnica, pois nunca foi chamado. O junior João Dias e o juvenil Hugo Monteiro são os mais promissores da posição nas camadas jovens. Talvez se justificasse uma contratação, ou de uma verdadeira alternativa ao titular (Seitaridis ou Cicinho), ou de um jovem promissor. O Cabo Verdiano Nelson, de 21 anos, parece encaixar neste perfil, mas também ele se destaca mais pela rapidez e drible no ataque do que pela solidez defensiva.

Defesas laterais-esquerdos
Se Nuno Valente recuperar a 100% da grave lesão que tem, o titular está encontrado. Leandro é uma boa opção ofensiva e um bom suplente. Para precaver uma recaída do titular, a equipa B devia ter alternativas válidas. Jorge Lopes talvez possa cumprir essa missão, não sendo de excluir o regresso de Hugo Luz e/ou Vitor Rodrigues. Areias deve sair, apesar da boa atitude. É inutil a atacar, limitado a defender e já não tem idade para a equipa B. A troca de Leandro não é de excluir, apesar de estar finalmente a ter oportunidades e a mostrar algum serviço. O regresso de Rossato é improvável, pois o FC Porto não o pode forçar e a época na Real Sociedad foi decepcionante.

Médio centro
A quase certa saída de Costinha deve implicar uma contratação, eventualmente Katsouranis, por troca com Paulo Assunção e mais uns milhões. Bosingwa dá garantias e já está adaptado, Raul Meireles teve um inicio de época dificil, mas está a marcar pontos. É para já a segunda opção, com a concorrência de Paulo Machado. Nuno Coelho deverá continuar nos juniores e equipa B, sendo gradualmente chamado aos AAs. André Vilas-Boas deverá regressar ao Rio Ave, depois de uma lesão grave lhe ter bloqueado a progressão. Sérgio Organista dificilmente regressará, depois de um ano para esquecer no Santa Clara e Pedro Nuno, prejudicado por lesões graves, deverá deixar o clube sem nunca ter tido uma oportunidade na equipa principal. É pena, pois é um jogador "à Porto". Apesar de a táctica 442 abrir uma vaga no meio campo, não é claro que exista espaço para o outro médio defensivo de quem se fala: Sandro, do Setubal.

Médio volante (o "meia" Brasileiro)
A provável saída de Maniche já não assusta, pois Ibson é já um favorito dos adeptos e Lucho Gonzalez traz excelentes referências. Paulo Machado também é uma opção para este lugar, assim com Raul Meireles. A chegada de Hugo Leal à Académica coincidiu com o melhor periodo da equipa de Coimbra, o que aumenta a possibilidade de um regresso. E Flávio Igor deverá ficar na B à espreita de uma oportunidade. Buzsaky seria uma boa opção para o lado esquerdo, mas parece estar de saída. Nos juvenis, é Castro o mais promissor para esta posição.

Médio criativo
Apesar da época decepcionante, Diego deverá manter-se. É muito jovem e beneficiará de fazer a pré época, pois necessita do entrosamento com os colegas. Leandro Bomfim mostra pormenores e poderá explodir. Ibson também é hipotese. Apesar de demorar a aparecer, Márcio Sousa continua a ser uma esperança para este lugar. Leo Lima fracassou e está de saída, enquanto Jorginho parece assegurado. Como todas as outras opções são muito jovens, poderá dar jeito um jogador mais experiente. Mas haverá lugar para tantos? Entretanto, Rui Pedro continuará a sua evolução, agora nos juniores.

Extremos
Quando é necessário jogar em 433, como é a regra na Superliga, são necessários extremos. Uma das maiores falhas esta época foi não se ter compensado as saídas de Sérgio Conceição, Marco Ferreira, Maciel e César Peixoto. Ricardo Quaresma não dá para tudo, até porque ainda não é um jogador "a sério". A estreia de Ivanildo aliviou muito o panorama, pois dá a ideia de já estar pronto e é esquerdino. Finalmente um ala esquerdo digno da herança de Drulovic? Não concordo com o regresso "à experiência" de Marco Ferreira e César Peixoto, eternos cadáveres adiados. A aposta em Bruno Gama, Vieirinha e Helder Barbosa parece-me melhor, sendo ainda de acompanhar André Monteiro nos juniores.

Avançados móveis
A incrivel ponta final de Helder Postiga deverá garantir-lhe a continuação, com a companhia de Lisandro Lopez e Bruno Moraes. Tudo indica que Claudio Pitbull está a ser convidado a sair, o que é uma enorme injustiça, pois não teve oportunidades (compare-se com César Peixoto ou com Postiga). Cristovão não parece ser aposta, apesar de regulares boas exibições na equipa B. Zéquinha, que este ano viu a adaptação comprometida por grave lesão poderá aparecer. E vamos estar atentos à evolução de Daniel Candeias.

Pontas de lança
A saída de Fabiano é certa e o substituto até já foi anunciado: Lisandro Lopez. McCarthy, apesar de ser inegávelmente um excelente jogador é vulnerável às provocações tão tipicas do campeonato Português. A liga Inglesa parece mais adequada para as suas caracteristicas, mas alguem pagará o que ele vale, para mais com um empresário "rato" a emperrar as negociações? O nome mais falado para substituto é Sokota. Depois de uma época parado é um tiro no escuro, numa época em que era preciso estabilidade... Para mais, nenhum dos substitutos falados é um ponta de lança "à moda antiga". Felizmente, Hugo Almeida regressa e, segundo me dizem, Gonzalo Marronkle poderá ser uma agradável surpresa. Alto e possante, mas com bom toque de bola e remate certeiro.

O treinador
Na minha opinião, Adriaanse nada tem a ver com Del Neri, pois grande parte da sua experiência foi obtida na melhor escola de futebol do mundo, e num grande clube, o Ajax, onde conquistou um titulo. Além disso, está nas meias finais da taça UEFA com um clube secundário. Tem fama de aproveitar muito bem os jovens, mas precisará de tempo para o fazer e obter resultados. Irá tê-lo, neste FC Porto onde a intranquilidade começa ao mais alto nivel?