domingo, abril 17, 2005

sub-19: Portugal 0 - 2 Israel

Terminou de forma desastrosa a participação de Portugal no segundo torneio de apuramento, com uma embaraçosa derrota com Israel. Mais um desastre com três centrais, no que parece a sina das equipas Portuguesas sempre que ensaiam este sistema. O tempo das vitórias morais já passou e três derrotas num torneio de apuramento onde tinhamos legitimas aspirações ao primeiro lugar é mau demais... Tempo de levantar a cabeça para os seis portistas, todos utilizados.

GR Pedro Freitas
D João Dias, João Pedro, Gonçalo Brandão, Miguel Veloso e Tiago Gomes;
M Paulo Machado (Ricardo Vaz Té 80’), Márcio Sousa (Vítor Vinha 65’),Vieirinha (Cap)
AV Tiago Targino (Ivanildo 45’); Carlos Saleiro.

A Selecção Nacional Sub-19 não conseguiu acabar da melhor forma o mini torneio de apuramento para o Campeonato da Europa e voltou a sofrer nova derrota, desta feita frente a Israel. A equipa lusa não conseguiu marcar as boas oportunidades de golo criadas e acabou por sair derrotada no encontro, frente a uma equipa que se bateu de igual para igual com todos os adversários e se mostrou muito compacta e concentrada no Municipal de Plasencia.
A selecção lusa entrou em campo sem hipóteses de apuramento, mas com a mesma vontade de vencer defendendo o prestígio que ostenta nas categorias jovens. António Violante efectuou algumas alterações na equipa titular, mas não desprezou o objectivo de tentar a vitória no encontro. A jogar com três centrais, Portugal subiu os laterais e tentou criar pelos flancos.
O jogo não iniciou da melhor forma para Portugal que após ter entrado de forma muito ofensiva acabou por sofrer o golo aos 11 minutos por intermédio de Daniel Unger que rematou na área batendo Pedro Freitas. A equipa portuguesa tentou de imediato a resposta com Paulo Machado e Miguel Veloso a rematarem sem sucesso. Portugal atacou com muitos homens e aos 35 minutos Carlos Saleiro cabeceou à barra a responder a cruzamento de Vieirinha pela direita. A finalizar o primeiro tempo Tiago Targino teve nos pés a igualdade, mas a defesa israelita foi lesta a impedir que a bola fosse em direcção à baliza.
Na segunda metade, que começou com 9 minutos de atraso devido a um problema com um dos suportes superiores da rede de uma das balizas, Portugal entrou com a ambição de dar a volta ao rumo dos acontecimentos e aos 50 minutos Vierinha através de uma jogada individual atirou forte ao poste esquerdo da baliza israelita. A equipa lusa intensificou a pressão ofensiva criando lances com algum perigo e só de contra ataque e na marcação de bolas paradas Israel conseguiu criar perigo. Aos 70 minutos Ivanildo, primeiro, e Vítor Vinha perderam clara oportunidade de marcar na boca da baliza. Aos 74 minutos a selecção israelita, contra a corrente de jogo ampliou o resultado para 2-0 através de um remate cruzado sem hipóteses para o guardião luso. A equipa lusa continuou a perseguir o golo e Carlos Saleiro antes da final da partida voltou a atirar a bola ao poste. Depois de muito tentar Portugal acabou o jogo de forma inglória sem conseguir o golo. FPF