segunda-feira, fevereiro 28, 2005

FC Porto B 1-1 FC Pedras Rubras

Um empate injusto para o FC Porto B, pois foi a equipa que mais procurou a baliza adversária. Ivanildo demonstrou todo o seu talento ao obter o golo do empate para o FC Porto B após uma excelente jogada individual. Uma vez mais, Vieirinha foi relegado para o banco, curiosamente (ou não...) após a sua entrada em jogo o FC Porto B teve os seus melhores momentos (para Domingos reflectir!).

GR: Bruno Vale
DD: Vítor Alves
DE: Jorge Lopes
DC: Pedro Ribeiro e Sandro
MDC: André Vilas Boas (Nuno Coelho, 45') e Paulo Machado
MA: Bruno Gama e Flávio Igor (Vieirinha, 69')
AV: Gonzalo e Ivanildo

Após a vitória conseguida no passado domingo em Lamas, o F. C. Porto B partiu para este jogo com bastante optimismo, ao mesmo tempo querendo limpar a má imagem deixada nos últimos jogos no seu terreno em que não esteve ao seu melhor nível, apresentando-se nesta partida na máxima força, com os regressados Paulo Machado, Bruno Gama e Ivanildo. Num jogo de lugares comuns, com partes distintas, domínio repartido pelos dois conjuntos. O empate final é um pouco injusto para os portistas, pois pelo que fizeram nos últimos vinte e cinco minutos mereciam melhor sorte. Os dragões iniciaram a partida impondo um certo ascendente, tentando tomar conta do jogo, remetendo o seu adversário para a defensiva. Por sua vez, a formação do Pedras Rubras, deu mostras de ser uma equipa matreira, sabendo o que quer, apresentou-se muito bem no terreno, foi aos poucos anulando as investidas locais e sempre que podia descia no terreno. Ao findar a primeira parte (44), os visitantes colocaram-se na situação de vencedores por Marim que na pequena área aproveitou da melhor forma a falha da defensiva azul-e-branca para bater Bruno Vale. Na segunda parte, o técnico Domingos deixou Vilas Boas no balneário fazendo entrar Nuno Coelho para dar mais acutilância ao meio campo, mas esta alteração não veio trazer nada de novo. O F. C. Porto carregava no ataque, mas a finalização não era eficaz. Substituição que deu resultado foi a entrada de Vieirinha para o lugar de Flávio aos 69 minutos. A partir daqui o jogo ganhou outra dinâmica. A fornação do Pedras Rubras defendia o resultado muito perto da sua área e o golo portista era prevísivel, que veio acontecer aos 71 minutos numa magnificajogada individual de Ivanildo. O Pedras Rubras sentiu o tento sofrido e não reagiu da melhor forma. Marcial aos 82 minutos teve um bom apontamento mas atirou ao lado. Os locais nos minutos finais tentaram tudo, fazendo um pressing, mas a defesa maiata não deu hipóteses. Arbitragem positiva. JN

Ivanildo, Bruno Gama e Paulo Machado na equipa A

Segundo noticia do JN de Domingo (27/2), Paulo Machado, Ivanildo e Bruno Gama passaram a fazer parte do plantel principal. Se no caso de Paulo e Ivanildo é apenas tornar oficial o que já acontecia, para Bruno Gama é uma boa prenda! Esta promoção diz respeito aos treinos, nada impedindo que os jogadores continuem a ser utilizados nos juniores e na equipa B.
Destes três, Bruno Gama é o unico que não foi inscrito nas listas de inscritos da liga dos campeões que o FC Porto fez seguir no passado dia um de Fevereiro. Na lista principal, apesar de se terem registado seis saídas, apenas podem ser acrescentados três nomes. Foram eles Bruno Vale, Leandro e Claudio Pitbull. De fora ficou Ibson. Na lista B, que segundo o regulamento é composta por sub-21 (nascidos após 1/1/1983) com pelo menos dois anos consecutivos no clube estão Pedro Ribeiro, Paulo Machado, Flávio Igor, Márcio Sousa, Vieirinha, Ivanildo, Cristovão e Helder Barbosa. De fora ficam Vilas Boas e Nuno Coelho (que poderiam estar no lugar de Flávio Igor) e Bruno Gama (no lugar de Helder Barbosa), que ainda não completaram os dois anos requeridos.
É surpreendente que, apesar de não ser possivel inscrevê-lo na liga dos campeões, Bruno Gama tenha batido Vieirinha, inscrito e um ano mais velho, na luta por um lugar no plantel principal.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

sub-19: Portugal 3 - 0 Bélgica

A selecção, que continuou desfalcada de vários titulares que foram convocados para jogos europeus (João Moutinho, Paulo Machado, etc) conseguiu bater a Bélgica no conjunto dos dois jogos (3-2). Márcio Sousa manteve a titularidade, marcando um golo de grande penalidade, enquanto João Dias e Vieirinha entraram durante a partida. Terminou assim a preparação para o segundo torneio de apuramento, em cujo grupo terá as tradicionalmente muito fortes selecções Francesa e Espanhola.

GR Pedro Freitas
D Vasco Fernandes (João Dias, 82’), Hugo Grilo, João Pedro Silva e Tiago Gomes (Gonçalo Brandão, 68’)
M Vítor Vinha, Roberto Alberto (Gonzalez, 82’) e Márcio Sousa
AV Yannick Djaló (Vieirinha, 68’), João Pedro Cunha e Luís Zambujo (Saleiro, 73’).
Numa partida disputada no Campo da Nora, em Ferreiras, os comandados de António Violante assinaram uma exibição personalizada, resolvendo a partida praticamente nos primeiros 34 minutos. Roberto Alberto abriu a contagem aos 28 minutos para seis minutos mais tarde Márcio Sousa ampliar a vantagem lusa, ao transformar com competência uma grande penalidade. Apesar da reacção belga nos segundos 45 minutos, acabou por ser Portugal a fechar as contas do encontro, com Saleiro a apontar da melhor forma um novo pontapé da marca dos 11 metros, em cima do minuto 90. FPF

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

FC Porto em grande nos sub-16 e sub-17

  • A lesão muscular de Bosingwa deve obrigá-lo a falhar o jogo com o Benfica. As melhoras para ele. Adivinha-se nova oportunidade para Raul Meireles e, quiçá, Paulo Machado.
  • FC Porto e Sporting continuam a dominar os sub-17, com sete jogadores cada no estágio de preparação. Do FC Porto vão André Castro, André Monteiro, Daniel Candeias, Hugo Ventura Guedes, Hugo Monteiro, Miguel Ângelo Carvalho e Rui Pedro. De salientar o regresso de Miguel Ângelo, que esteve no primeiro torneio de apuramento, mas desde então tinha ficado de fora das convocatórias. Pedro Carneiro, do Boavista, também se manteve na convocatória.
  • Nos sub-16, oito atletas portistas. André Pereira e Hugo Silva, que jogam no FC Porto e André Pinto, Carlos Santos, Fábio Miguel, Nuno Freitas, Ricardo Pereira e Ricardo Santos, que jogam no Padroense. Do Boavista vão seis atletas e Sporting e Benfica enviam cinco cada.

FC Porto 1 - 1 Inter de Milão

Um bom jogo do FC Porto, contra um Inter de Milão que tem um ponta de lança verdadeiramente galáctico, Adriano, que ainda por cima combina na perfeição com o rápido e mortifero Martins. Ricardo Costa voltou a ser titular no centro da defesa, enviando finalmente Pepe para o banco. Um jogo dificil mas em bom nivel, principalmente nas bolas pelo ar. E marcou o golo! Apesar de ter sido batido no lance do golo, gostei de Seitaridis. Num lance de 2 contra 4, é inadmissivel que Martins surja completamente sozinho, por isso as culpas devem repartir-se por toda a defesa. E a boa exibição com que reagiu ao desaire nesse lance não está ao alcance de qualquer jogador. Bosingwa esteve uns furos abaixo do que tem sido o seu nivel, falhando dois passes em zona proibida. Raul Meireles entrou em jogo algo tremido e não fosse a lesão de Bosingwa talvez tivesse sido substituido. Mas foi subindo de rendimento e fica na memória uma recuperação de bola seguida de excelente passe longo na parte final da partida. Ricardo Quaresma não conseguiu mostrar o seu futebol, numa exibição mais fraca que o habitual. Helder Postiga jogou nos ultimos minutos, mas voltou a não ter chances. Paulo Machado quase substituia Bosingwa, mas o golo do Inter levou Couceiro a mudar de táctica apostando em Fabiano. Finalmente, Claudio ficou no banco e Ivanildo na bancada.
Para uma análise mais detalhada da táctica portista recomendo este excelente post do Quarto Árbitro.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

FC Porto .vs. SL Benfica... no google

No google fight é possivel assistir ao confronto de palavras no google.
O FC Porto dá uma grande pinga ao SL Benfica :-)
Porto - Benfica: 10-1
FC Porto - SL Benfica: 10-2
Espero que também seja assim no relvado!

sub-19: Portugal 0 - Bélgica 2

A selecção sub-19, desfalcada de quatro titulares (Ivanildo, Paulo Machado, Miguel Veloso e Manuel Curto) já depois da convocatória, por estes terem sido convocados para os jogos europeus dos respectivos clubes, foi surpreendida pelos Belgas, que marcaram cedo e souberam gerir a vantagem. Vieirinha foi capitão e jogou os 90 minutos, tal como Márcio Sousa. João Dias foi substituido durante a segunda parte.

GR Mário Felgueiras
D? João Dias (Vasco Fernandes, 74’), Tiago Gonçalves (Hugo Grilo, 88’), Gonçalo Brandão (João Pedro Silva, 88’) e Tiago Gomes;
M? Fernando Ferreira (Roberto Alberto, 45’), Márcio Sousa e Gonzalez (Vítor Vinha, 64’);
AV Saleiro (João Pedro Cunha, 74’), Vieirinha (Cap.) (Luís Zambujo, 64’) e Yannick Djaló.

Dois golos apontados ainda durante a primeira meia hora de jogo ditaram a derrota desta tarde da Selecção Nacional de Sub-19 diante da sua congénere belga, no primeiro de dois encontros de carácter particular que as duas formações irão realizar no Algarve. A partida, que se disputou no Estádio Municipal de Quarteira, ficou marcada pelo mau estado do terreno, o que acabou por prejudicar sobretudo a Equipa das Quinas, mais tecnicista e com maior iniciativa atacante.
Portugal viu-se, aliás, em desvantagem no marcador bem cedo, logo aos sete minutos, situação que acabou por condicionar o jogo dos comandados de António Violante, que tiveram de correr sempre atrás do ‘prejuízo’. O segundo golo belga, apontado à passagem da meia hora, acabou por surgir numa altura em que a nossa Selecção tudo tentava para chegar ao empate.
No final da partida, o Treinador Nacional, António Violante, classificou como “justa” a vitória da Bélgica, “uma equipa mais eficaz e que soube aproveitar as oportunidades de que dispôs”. “Apesar de não nos ter sido superior, a Bélgica acabou por justificar a vantagem final no marcador”, referiu, em declarações ao ‘site’ da FPF. “Tecnicamente o encontro não foi bom, muito por culpa do mau estado do terreno de jogo, o que não serve de desculpa para a derrota, uma vez que o piso esteve igual para as duas selecções”, explicou o responsável técnico luso. FPF

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

União de Lamas 0 - 1 FC Porto B

Sob o olhar atento de Couceiro, que foi ao balneário no final do jogo, o FC Porto B jogou imperial na defesa, fruto da solidez e entendimento de Sandro e Pedro Ribeiro e solto no meio campo, bem comandado por Paulo Machado.

GR Bruno Vale
LE Jorge Lopes
DC Pedro Ribeiro, Sandro
LD Vitor Alves
M A. Vilas-Boas, Nuno Coelho (Pedro Silva, 82')
M Flávio Igor, Paulo Machado (Tiago André, 70')
AV Kleberson (Tiago Borges, 59'), Cristovão (expulso, 37')

Cleberson aproveitou bem o espaço que surgiu com a lesão de Marronkle e com o "empréstimo" de Bruno Gama, Vieirinha, Márcio Sousa e Ivanildo aos juniores, que bateram o Boavista. Inaugurou o marcador aos 35', em lance de bom recorte individual. Pouco depois, Cristovão, até então um dos melhores, foi mal expulso e a partir daí o FC Porto pensou mais em controlar, o que conseguiu. Nuno Coelho foi titular e esteve em jogo, mas falhou muito.

Belenenses 0 - 1 FC Porto

O FC Porto resistiu ao ataque de que foi alvo por um grupo de juizes (?) com duas vitórias e um empate, e aproveitou a tremideira adversária para se isolar no comando. Quanto ao futebol apresentado, nota-se maior solidez e garra no meio campo, menos bolas despejadas, mas tambem e ainda uma quase total inefcácia ofensiva. Mas há fé para as duas finais (Inter e Benfica) que se seguem!
Muitos motivos de interesse para o "Esperança Portista", pois o onze inicial apresentava oito sub-23, e os três substitutos eram tambem sub-23. Realce ainda para a presença de um sub-19 (Paulo Machado) e um sub-18 (Bruno Gama!) no que restava do banco de suplentes. Os jovens deram boa conta da defesa, mesmo quando a equipa perdeu o controlo do meio campo. Ricardo Costa e Bosingwa estiveram muito bem e mesmo Pepe conseguiu evitar as paragens cerebrais que lhe tolhem o jogo. Ibson, Raul Meireles e Diego, compensaram a falta de rotinas com muito empenho. Quaresma continua a mostrar talento mas tambem dificuldade em corrigir o excessivo pendor individual do seu jogo. Mesmo assim, o canto para o golo e o lance de maior perigo (remate ao poste) tem a sua assinatura. Quanto a Postiga e Fabiano, desperdiçaram nova oportunidade, com a falta de acerto do Português a tornar-se cada vez mais preocupante. Leo Lima pouco se viu, mas Claudio podia ter colocado a sua marca no jogo, não fôsse ter sido vitima de compensações da arbitragem.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

FC Porto: Breves

  • Na convocatória da selecção sub-19, para os dois jogos particulares frente à Bélgica, foram incluídos cinco esperanças portistas, a saber: Ivanildo, João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado e Vieirinha.
  • José Couceiro continua a lançar jovens da equipa B, desta vez a novidade é Bruno Gama que, assim, é chamado para o duro teste que a equipa enfrenta em Belém. Ivanildo e Paulo Machado continuam a merecer a confiança do técnico e fazem parte dos seus planos para atacar os "azuis do Restelo".
  • A lista de convocados para o jogo no Restelo contra o CF "os Belenenses" é a seguinte (assinalados a negrito os jogadores sub-23): Areias, Bosingwa, Bruno Gama, Cláudio, Costinha, Diego, Hélder Postiga, Ibson, Ivanildo, Leandro, Leo Lima, Luís Fabiano, Nuno, Nuno Valente, Paulo Machado, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Ricardo Costa e Vítor Baía.

sub-20: Portugal 3 - 0 Dinamarca

Portugal venceu facilmente a seleção da Dinamarca. Rui Caçador promoveu, uma vez mais, a rotatividade dos jogadores convocados, promovendo alterações em relação aos anteriores "onzes" apresentados no torneio. Desta vez, Tiago Borges e Ricardo Costa foram os escolhidos entre os jovens Dragões para integrar o onze inicial. Ricardo Costa jogou os 90 minutos e somou a sua segunda assistência para golo neste torneio, por seu lado, Tiago Borges só foi utilizado no primeiro tempo. Jorge Lopes entrou no início da segunda parte para lateral-esquerdo, enquanto que Vítor Alves entrou no decorrer do segundo tempo.

GR Ricardo Batista
DE Pedro Araújo (Jorge Lopes, 45')
DC Bruno Resende, Filipe Duarte
DD Costinha (Ruben Amorim, 78')
M Hélio Roque (Vítor Alves, 60'), André Leão, Nelson Santos
AV Tiago Targino (Varela, 87'), Tiago Borges (Cícero, 45'), Ricardo Costa

não utilizados: Christopher, José Semedo

Foi no Estádio Municipal de Machico, debaixo de alguns chuviscos e algum frio que se iniciou a última jornada do Torneio Internacional da Madeira entre a equipa vencedora, Portugal e a última classificada, a Dinamarca.O Treinador Nacional, Rui Caçador, que não pôde contar com quatro atletas, viu a sua equipa entrar em campo com iniciativa atacante e logo nos primeiros minutos Tiago Borges cruzou com perigo, mas Costinha cabeceou fraco à figura do guardião dinamarquês.Aos 9 minutos, na marcação de um pontapé de canto Ricardo Batista foi obrigado a duas intervenções apertadas conseguindo evitar que a equipa dinamarquesa se adiantasse no marcador.Aos 17 minutos André Leão marcou de cabeça após um forte remate de Pedro Araújo na concretização de um livre que Hansen não conseguiu segurar devido à velocidade que a bola levava. Na resposta os nórdicos criaram uma situação que Ricardo Batista a sair de entre os postes conseguiu resolver. Aos 21 minutos Targino isolou-se pelo centro, mas o remate não teve a melhor direcção.O jogo manteve-se até ao final da primeira etapa equilibrado, com as duas equipas a atacarem, mas sem criarem grande perigo, até que aos 44 minutos, Ricardo Costa em velocidade pela esquerda foi à linha cruzar para o centro onde apareceu livre de marcação Hélio Roque que rematou desviado do guarda-redes para o golo, com a bola a embater nos dois postes antes de entrar. A equipa lusa entrou na etapa suplementar também ao ataque criando perigo através de Cícero que cruzou rasteiro fora do alcance do guarda-redes, mas ao segundo poste não havia ninguém para a fazer o golo.À passagem do minuto 60, Targino arrancou alguns aplausos da bancada com uma jogada invidual em que passou por dois dinamarqueses com um toque de calcanhar, mas ao cruzar não encontrou ninguém para finalizar.Aos 64 minutos a bola passou muito perto da baliza, depois de ter tabelado na barreira após conversão de um livre a cerca de 30 metros, por intermédio de Costinha. Na sequência do pontapé de canto Nelson Santos saltou mais alto, mas fez a bola passar por cima.Aos 68 minutos, de novo Costinha a converter um livre descaído pela direita, mas desta vez a ver a bola entrar na baliza, apliando assim a vantagem para 3 - 0.Aos 72 minutos, Costinha pela direita passou para Cícero que na cara do guarda-redes possibilitou-lhe uma boa defesa.Até final a equipa nacional continuou a atacar mais e melhor, principalmente pelos flancos enquanto que a Dinamarca só a espaços conseguiu desenvolver o seu futebol atacante. FPF

sub-20: Portugal 2 - 1 Rússia

Os sub-20 venceram o adversário mais complicado deste torneio, que, conjuntamente com a vitória da seleção regional de Madeira sobre a Dinamarca, garantiu para as cores nacionais o primeiro lugar no pódio final. Um jogo totalmente dominado por Portugal (apesar das várias alterações introduzidas por Rui Caçador) até aos 75 mins de jogo (Portugal vencia, então, por 2-0), tendo no último quarto de hora a seleção Russa dado um ar da sua graça e atingido o seu tento de honra.
O destaque, por banda das esperanças portistas, vai por inteiro para o Açoreano Tiago Borges. Estreou-se a jogar pelas cores nacionais e brindou esta estreia com um golo, não surpreende, portanto, os vistosos elogios feitos pelo jornal desportivo OJogo à sua actuação. Quanto aos restantes Dragões, Vítor Alves jogou os 90 mins a lateral direito, já Ricardo Costa e Jorge Lopes ficaram no banco.

GR Christopher
DE Pedro Araújo
DC José Semedo, Filipe Duarte
DD Vítor Alves
M Hélio Roque (Cícero, 45'), Paulo Monteiro, Ruben Amorim (André Leão, 83')
AV Ricardo Vaz Té, Varela, Tiago Borges (Nelson Santos, 68')

não utilizados: Jorge Lopes, Costinha, Ricardo Costa, Ricardo Batista, Tiago Targino.

Foi no renovado Estádio de Machico, pelas 16h00, que teve lugar o confronto entre as duas selecções que venceram na primeira jornada do Torneio Internacional da Madeira.A Selecção Nacional Sub-20 entrou em campo com intenção de controlar o jogo a meio campo e conseguiu-o. Os jogadores lusos tentaram rematar, embora sem sucesso: Ruben Amorim primeiro num remate fora da área e Ricardo Vaz Té, por duas vezes (de cabeça e num remate dentro da área) não conseguiram acertar com na direcção da baliza à guarda de Budakov.À passagem do quarto de hora Semedo cabeceou no interior da área, mas mais uma vez a bola passou ao lado batendo nas malhas laterais.Ao minuto 21, Vítor Alves na conversão de um livre rematou com muita força para defesa apertada do guardião russo que não conseguiu agarrar à primeira mas à segunda emendou perante a proximidade de Varela.Aos 32 minutos a Selecção Nacional deu expressão ao seu domínio em campo. Após uma jogada em que houve alguma atrapalhação por parte dos russos para tirar a bola da área, nasceu um pontapé de canto. Vaz Té cruzou para o interior da área onde surgiu Tiago Borges que mostrou frieza na cara do guarda-redes atirando a bola para o fundo da baliza russa.Até ao intervalo a equipa portuguesa manteve o controlo de jogo no centro de terreno embora não tenha conseguido explanar da melhor forma o ataque, muito por culpa da equipa russa que jogou muito compacta colocando muitos elementos no último terço do terreno. Portugal entrou para a etapa complementar evidenciando que tinha o controlo das operações criando em certos momentos espaço para rematar. À passagem dos 60 minutos Cícero de cabeça criou perigo e três minutos depois Vaz Té num potente remate assustou a equipa russa, mas ambos os remates não acertaram no alvo. Aos 72 minutos, na cobrança de um dos vários livres que Portugal foi ganhando a cerca de 30 metros da baliza, Pedro Araújo ampliou a vantagem para 2 – 0. Do lado direito do ataque luso, Pedro Araújo rematou cruzado e em jeito para a baliza enganando toda a gente, incluindo o guardião russo que esperaria o cruzamento daquela zona.Aos 78 minutos, os russos criaram a primeira jogada de perigo em contra-ataque. Popov é muito rápido a desmarcar-se e aparece na frente de Christopher que se sai e efectuando uma bela defesa. Aos 84 de novo os russos a criarem perigo, mas a bola não foi à baliza, até que aos 85 minutos Popov reduziu a diferença no marcador através de um potente remate cruzado dentro da área, sem que Christopher que se fez à bola nada pudesse fazer. FPF

Bruno Gama: o extremo que faltava?


bruno_gama
Originally uploaded by morphy.
Depois de ameaçar no inicio de reinado de Fernandez, periodo em que passou cerca de um mês a treinar com os craques e participou em jogo particular com o Tourizense, o jovem craque portista estreia-se nas convocatórias do FC Porto, pela mão de Couceiro. Jogador rápido, com excelente técnica e "pinta" de jogador, fez quase toda a formação a "número 10", mas pode jogar nas alas, de preferência na direita para aproveitar o seu melhor pé. A maturidade precoce poderá dever-se aos conselhos do irmão Augusto Gama, capitão do Rio Ave. Com 15 anos mal feitos sagrou-se Campeão Europeu de sub-17, em 2003, ao lado de Paulo Machado e João Moutinho. Não era do onze titular, mas foi ganhando o seu espaço ao longo da competição. Depois, esteve também no mundial sub-17 do mesmo ano e no Europeu sub-17 de 2004, onde liderou a equipa até ao terceiro lugar. Nesse mesmo ano, foi frequentemente chamado à equipa sénior do SC Braga por Jesualdo Ferreira, que o utilizou na inauguração do Municipal de Braga e lhe proporcionou a estreia na Superliga, contra o União de Leiria. Porém, a recusa em assinar contrato profissional travou a sua ascensão na equipa Bracarense. Falava-se do Chelsea e do Benfica, mas foi o FC Porto que fez o contrato, mediante o pagamento de 1,5 milhões de euros e a cedência do passe de Cândido Costa. Na presente época, tem sido figura de proa na equipa B, estando no onze titular desde o inicio da época, incluindo a vitória na "Agribank Cup" na Tailândia, totalizando 17 jogos e 3 golos. Além disso ultrapassou as trinta internacionalizações, sendo presentemente o capitão e unico totalista da selecção sub-18 que regressou invicta da Meridian Cup. Desde que regressou desta competição ficou a treinar com os séniores e agora Couceiro concede-lhe o prémio mais desejado: a convocatória.

Artigos relacionados:

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Hugo Almeida: O injustiçado


hugo_almeida
Originally uploaded by morphy.

Quando Fabiano e Postiga continuam a desperdiçar oportunidades atrás de oportunidades, é bom lembrar uma das maiores esperanças do FC Porto e de Portugal: Hugo Almeida.

Jogador de 1.90 m e 90 kg, seria de esperar que o jogo aéreo fosse a sua maior arma. Se é verdade que ganha muitas bolas de cabeça, junto à grande área, não o é menos que a maior parte dos seus muitos golos são obtidos em remates bem colocados com o pé esquerdo. Trata-se de um avançado surpreendentemente móvel, surgindo por vezes sobre o flanco esquerdo, em movimentos rápidos e espontâneos. Trabalhador, luta entre os centrais, ganhando bolas e livres em zona perigosa. Esta época devia ser a da sua afirmação no FC Porto, mas numa das maiores injustiças dos ultimos anos, não lhe foram dadas oportunidades.
Natural da Figueira da Foz, iniciou-se no Grupo Desportivo de Buarcos, mas cedo foi recrutado pelo melhor clube local, o Naval Primeiro de Maio. Aí se destacou com muitos golos, suficientes para a convocatória e respectiva estreia na selecção nacional sub-16. O inicio de uma relação frutuosa entre o atleta e a equipa das quinas, na qual já jogou em todos os escalões, o que talvez seja um recorde, pois a selecção B é recente e não houve assim tantas selecções olimpicas.
Ainda juvenil, a cobiça dos melhores clubes nacionais era já muita, e foi o FC Porto a conseguir contratá-lo. Depois de se estrear nos seniores pelo FC Porto B, com apenas 17 anos, conquista a titularidade nessa equipa com 18, no inicio da época 2002/03. Os dezasseis golos que marca, em quinze jogos, levam José Mourinho a utilizá-lo em jogo da taça de Portugal (contra o Trofense) e tornam-no cobiçado na I liga, sendo emprestado ao União de Leiria de Vitor Pontes. Marcou três golos em quinze jogos na superliga e ainda ajudou ao apuramento para a final da taça de Portugal. Ao abrigo do acordo entre os clubes, não pôde jogar na final, mas qualquer que fosse o vencedor, o primeiro titulo nos séniores estava assegurado.
Sempre atento, José Mourinho incluiu-o no plantel para a época de todas as conquistas. Com Derlei no seu auge e McCarthy a ser a grande aposta de Mourinho, disputou as sobras com Bruno Moraes. O Brasileiro iniciou a época com algum ascendente, mas quem substituiu McCarthy contra o Partizan (aos 57', depois do Sul-Africano bisar) e Jankauskas aos 72' no Santiago Barnabeu foi o Português. Mas a lesão de Derlei levou Mourinho a necessitar de um extremo (Maciel) e o Leiria exigiu o regresso de Hugo Almeida, que assim não pôde participar nos grandes momentos que se avizinhavam. Mesmo assim, é campeão nacional (jogou três partidas) e europeu, tendo ainda marcado na inauguração do Estádio do Dragão e jogado duas partidas da taça de Portugal. No regresso a Leiria volta a conquistar a titularidade, jogando 15 partidas e marcando dois golos. Mas a época não ficou por aqui, pois a 18 de Fevereiro de 2004 tornou-se internacional A em jogo particular contra a Inglaterra, onde substituiu Pauleta aos 77'. Com apenas vinte anos, foi ainda a grande figura de Portugal no Europeu de esperanças, tendo marcado três decisivos golos, que valeram o terceiro lugar e o apuramento para os Jogos Olimpicos. No âmbito extra-desportivo, viu ainda a FP Management avaliar o seu passe em 1,8 milhões de euros e comprar 16,67%.
A época 2004/05 tinha tudo para ser a época de afirmação do jovem avançado. Apreciado por Del Neri, iniciou a pré-época a titular, aproveitando a ausência dos internacionais, ficando na retina um excelente centro da esquerda no jogo contra o Volendam, que Quaresma concluiu com golo. Na selecção Olimpica, ganhou tambem a titularidade e apesar de apenas ter marcado um golo foi dos poucos que escapou às ferozes criticas da imprensa desportiva, pois a sua entrega foi inquestionável.
Mas seria do FC Porto que viriam a grandes desilusões. Primeiro, a contratação de Helder Postiga, justificada pela necessdade de um avançado com "bom jogo aéreo". Depois a saída de Del Neri, um contratempo, pois o novo treinador não o conhecia. E por fim a chegada de Luis Fabiano, caro e portanto de obrigatória utilização, que para cumulo não foi acompanhada pela programada saída de Benny McCarthy. E eis Hugo Almeida de volta à lista de dispensas, sem nada ter feito para o merecer. A saída acabou por não acontecer, mas havia pouco espaço na equipa, pois as apostas eram Postiga e Fabiano, e McCarthy viria a "obrigar" o treinador a utilizá-lo. Jogou apenas quatro jogos, sempre como suplente, dois na liga dos campeões e dois no campeonato nacional. Compensou a falta de jogos com a selecção sub-21, onde marcou cinco golos em três partidas. Jogou ainda pela selecção B contra a Bulgária e foi convocado para a selecção A, ficando no banco, contra o Luxemburgo. Para não perder o ritmo competitivo, pediu para jogar na equipa B, tendo marcado 4 golos em 4 jogos incompletos. Mesmo assim o regresso à lista de dispensas foi inevitável, despertando a cobiça de quase todos os clubes da primeira liga, tendo-se falado de Guimarães, Braga e Leiria. Mas o Boavista abriu os cordões à bolsa e exerceu o direito de opção, ficando a pagar a totalidade do seu salário. Desde então é titular indiscutivel na equipa de Jaime Pacheco, uma das 4 que lidera a superliga, tendo marcado dois golos nos cinco jogos em que participou.
Uma grande injustiça, a não aposta neste jovem jogador, que mantêm vivas as hipoteses de se vingar, sendo campeão pela equipa Boavisteira. Se assim fôsse, seria uma bela estória de futebol, ainda que dolorosa para nós portistas.

Hugo Miguel Pereira Almeida
Ponta de lança
d.n. 23/5/1984
altura / peso 1.90m / 90kg
canhoto

terça-feira, fevereiro 15, 2005

sub-20: Portugal 3 - 2 Madeira

A selecção nacional sub-20 venceu com alguma dificuldade o seu primeiro jogo no torneio internacional da Madeira, contra a selecção local. Jogaram de inicio os laterais da equipa B, Jorge Lopes e Vitor Alves. No decorrer da partida, entrou o extremo esquerdo Ricardo Costa (emprestado ao Tourizense), que viria a marcar o livre que originou o terceiro golo. Tiago Borges, extremo direito da equipa B, ficou no banco e Fábio Espinho, avançado da equipa B convocado para este torneio, não aparece na ficha de jogo.

GR Ricardo Baptista
DE Jorge Lopes
D Steven (Filipe Duarte, 5'), Bruno Resende (Semedo, 51')
DD Vítor Alves
M Ruben Amorim (C), Paulo Monteiro (Varela, 64') e Costinha (Nelson Santos, 45');
AV Targino, Cícero e Ricardo Vaz Tê (Ricardo Costa, 64').

não utilizados: Christopher, Fernando, Pedro Araújo, Hélio Roque, André Leão e Tiago Borges.

O jogo teve um início com claro ascendente da Selecção Nacional Sub-20 que desde cedo assumiu a iniciativa de jogo, tentando atacar preferencialmente pelo flanco direito aproveitando a velocidade de Targino. Aos 5 minutos Ricardo Vaz Tê, dentro da área sem grande pressão, rematou cruzado para o fundo das redes de Ricardo, que sem hipóteses de defessa viu a bola entrar junto ao seu poste esquerdo e a Selecção Nacional adiantar-se no marcador. Logo de seguida, ainda no minuto cinco, Rui Caçador foi forçado a efectuar a primeira substituição. Steven que ficou a receber assistência depois de um choque no início do encontro (30 segundos) com o guarda-redes madeirense viu entrar para o seu lugar Filipe Duarte. Portugal manteve a toada atacante com Cícero, muito activo em jogo a criar embaraços para a defesa madeirense. Aos 19 minutos, Ruben criou o primeiro lance de algum perigo para a Selecção da Madeira, mas rematou fraco e ao lado. Aos 23 minutos Rui Mâncio fez sair Paulinho fazendo entrar Tito e dois minutos depois efectuou nova substituição colocando Mário no lugar de Steve. Até à passagem da meia hora de jogo existiram poucas oportunidades de golo, mas o sinal positivo do jogo foi sempre da Selecção Nacional que tentou segurar mais a bola organizando melhor as suas saídas para o ataque. Até ao final da primeira parte o sentido de jogo não sofreu grandes alterações com a equipa das quinas a ter o ascendente de jogo, embora não conseguindo criar situações de real perigo para a baliza madeirense, com excepção de um cruzamento de Cícero para o cabeceamento de Targino que atirou à figura do guardião madeirense.
A etapa complementar iniciou-se com a mesma tendência atacante da Selecção Nacional e a equipa madeirense a tentar, sem grandes resultados explorar o contra ataque. Aos 53 minutos a Selecção da Madeira igualou a partida depois de um cruzamento rasteiro de Macieira para Décio que ao segundo poste finalizou sem que Ricardo Batista pudesse fazer algo. Aos 62 minutos a Selecção da Madeira que cresceu com o golo, chegou mesmo à vantagem. Na sequência de um livre à entrada da área, Macieira cruzou, Ricardo Batista não conseguiu segurar e após vários ressaltos Carlos Manuel atirou para o fundo da baliza. A equipa madeirense mostrou-se nesta fase de jogo muito combativa e mostrou ser capaz de criar dificuldades à equipa de Rui Caçador. A resposta não demorou muito, pois cinco minutos mais tarde, o recém entrado Varela desmarcou-se, tirou o guardião madeirense do caminho da bola e atirou para a baliza e repondo a igualdade no marcador. Aos 81 minutos, depois de várias tentativas de penetração na área madeirense, a Selecção Nacional passou novamente para frente do marcador com Filipe Duarte a desviar um livre batido por Ricardo Costa. A equipa madeirense, que nesta altura já demonstrava grande fadiga física, foi incapaz de inverter a situação, pelo que o resultado na opinião dos dois treinadores foi justo, embora também reconhecido que o empate também seria um resultado aceitável. FPF

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

FC Porto B 3 - 0 Vilanovense

A equipa B portista regressou às vitórias depois de um longo jejum, vencendo por 3-0 a frágil equipa do Vilanovense, minada por problemas financeiros. Um jogo de estreias, com Gonzalo Marronkle e Zéquinha a jogarem pela primeira vez, e com três estreias na lista de marcadores: o próprio Marronkle, Flávio Igor e Tiago Borges.

GR Bruno Vale
LD Pedro Silva
DC Sandro, Pedro Ribeiro
LE Jorge Lopes
M Vilas-Boas, Flávio Igor (Tiago Borges, 57')
M Márcio Sousa, Tiago André (Vitor Alves, 63')
AV Gonzalo Marronkle (Zequinha, 71') e Vieirinha

Espera-se um aumento dos niveis de motivação na equipa, pois começa a ser evidente a aposta de Couceiro na equipa B. Paulo Machado e Ivanildo já são presenças habituais nos treinos da equipa A desde os tempos de Fernandez e já ambos se estrearam na superliga. No treino de hoje, juntaram-se-lhes Vieirinha e Bruno Gama. Para estes a motivação extra de o 433, para o qual faltam extremos no plantel principal, parecer ser o sistema preferido de Couceiro.

FC Porto 0 - 0 Vitória de Guimarães

Contra a mal liderada equipa Vimaranense, o FC Porto perdeu excelente oportunidade de se isolar no comando do nacional. Frustrante, mas nada está perdido. Um jogo com muitas oportunidades para jovens, por combinação de lesões com a sanha persecutória dos "juizes sumarissimos". Comecemos pela defesa, onde os veteranos Baía e Nuno Valente disfarçaram as lacunas da dupla de centrais. Se Pepe esteve algo melhor que o habitual, mas continuando a mostrar falta de serenidade para o lugar, Ricardo Costa esteve mal. É mais dificil quando ao lado se tem Pepe, em vez de Jorge Andrade ou Pedro Emanuel. Bosingwa, pelo contrário, marcou mais alguns pontos, numa exibição limpinha como lateral direito. No meio campo, a grande surpresa foi Ibson, que começou a mostrar o porquê de ser idolatrado pela torcida do Flamengo. Já Leo Lima voltou a confirmar o que dele diziam as minhas fontes na claque do Maritimo: não corre. Foi bem substituido por Diego, que no entanto continua longe do que se sabe poder fazer. No ataque, Quaresma é imprescindivel apesar dos seus defeitos, Claudio agradou e Fabiano começa a merecer um par de estalos. Postiga substituiu Claudio na ultima meia hora, somando mais uma oportunidade perdida. No que resta da convocatória, nota-se a preferência por Areias em detrimento de Leandro, e a aposta em jovens da formação: Paulo Machado e Ivanildo sentaram-se ao lado de Raul Meireles, com o jovem avançado a entrar aos 87' mas ainda a tempo de se manter dez minutos em campo, que enfrentou com coragem mas sem rasgos de maior.

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Meridian Cup (sub-18): Igor Araujo, o melhor GR

Portugal concluiu invicto a sua participação na Meridian Cup e bateu o campeão Africano de sub-17, mas tal apenas chegou para o quarto lugar, perante a performance das restantes equipas europeias, que venceram todas as suas partidas. Bruno Gama, capitão da equipa foi o jogador mais utilizado, tendo sido o unico totalista (360 minutos), durante os quais marcou um golo e mereceu destaque pela participação nas partidas. João Pedro tambem marcou e ficou apenas a oito minutos de ser tambem totalista. João Pinhal foi sempre titular, somando 317 minutos. Igor Araujo terminou o torneio sem sofrer golos, num total de três jogos e 270 minutos, e foi votado pelos treinadores o melhor guarda-redes da prova. Por fim, Nuno Coelho estreou-se em competições oficiais, somando três internacionalizações e jogando 198 minutos. Foi uma boa preparação para o europeu sub-19 do proximo ano.

Portugal 1 - 0 Nigéria
Portugal 0 - 0 Egipto
Portugal 3 - 1 Camarões
Portugal 0 - 0 Serra Leoa

Meridian Cup (sub-18): Portugal 0 - 0 Serra Leoa

Num jogo em que os cinco portistas foram titulares e jogaram os noventa minutos, Portugal não conseguiu levar de vencida a selecção vice-campeã Africana de sub-17, terminando o jogo empatado a zero. Bruno Gama liderou a equipa e foi o mais inconformado, mas não conseguiu encontrar o caminho para as redes adversárias. Defensivemente, a selecção esteve muito bem, com mérito para Igor Araujo, João Pedro e Nuno Coelho.

GR Igor Araújo
L? Pedro Correia
DC Paulo Renato, João Pedro
L? Sandro Moreira
M Feliciano Condesso (Tó Mané, 80'), Nuno Coelho, João Pinhal, Bruno Gama (Cap)
AV Julien (Bruno Santos, 73'), Hernâni (Rui Gomes, 60')

A Selecção Nacional começou o jogo tentando criar desequilíbrios pelas alas, conseguindo-o por intermédio de Bruno Gama, na direita, que aos 5 e aos 7 minutos cruzou com muito perigo para o interior da área não aparecendo ninguém para finalizar com sucesso. Entre esses dois lances, aos 6 minutos, João Pedro conseguiu desmarcar-se ao segundo poste, mas atirou de cabeça muito perto do poste. A Serra Leoa tentou equilibrar através de contra-ataque, mas os atacantes africanos encontraram pela frente uma defesa lusa intransponível. À passagem da meia hora de jogo ainda não existiram oportunidades flagrantes de golo para nenhuma das equipas, mas a iniciativa de jogo foi de Portugal que, principalmente pela direita, construiu algumas jogadas com os jogadores Pedro Marques, Feliciano Condesso e Bruno Gama a terem bom entendimento entre si. Mas foi curiosamente pelo lado esquerda que Portugal criou perigo com Sandro Moreira a ir à linha e a servir Hernâni no centro que atirou à figura do guardião da Serra Leoa. Paulo Renato com uma exibição irrepreensível, conseguiu anular com a ajuda de João Pedro as tentativas de penetração na área da equipa africana. Portugal tentou marcar antes do intervalo, pressionando muito na zona do centro do terreno, mas não conseguiu impedir o nulo até ao árbitro da partida apitar para o descanso. A segunda parte iniciou-se de forma dividida com a equipa africana a centrar com muito perigo, mas Paulo Renato no sítio certo aliviou para canto. O jogo na segunda parte perdeu um pouco o ritmo com muitas faltas provocadas pelos jogadores africanos e com as assistências aos seus jogadores que várias vezes caíram no chão a pedir a intervenção do médico Aos 68 minutos Nuno Coelho, viu o quarto cartão amarelo da partida, o primeiro para um jogador luso, depois de ter saído antes de tempo da formação da barreira, num livre a cerca de 25 metros. Aos 75 minutos, Rui Gomes, que entrou para o lugar de Hernâni consegue ganhar em drible ao defesa africano que recorreu à falta, vendo cartão amarelo, para anular a jogada. Na conversão do livre, o mesmo Rui Gomes converteu com perigo obrigando o guarda-redes, numa defesa de recurso, a atirar para a frente onde a apareceu em posição frontal João Pinhal que rematou forte mas por cima. Aos 80 minutos, Portugal criou novamente perigo, com Bruno Gama na área a rodar e num remate em bom estilo a fazer a bola embater na junção entre a barra e o poste. Bruno Gama, que foi o único jogador totalista português no torneio actuando em todas as quatro partidas disputadas neste torneio, os 90 minutos, foi até ao final da partida o jogador mais inconformado, no entanto não conseguiu evitar o nulo com que terminou a partida.
Os jogadores da Serra Leoa, como aliás todas as equipas africanas jogaram de forma muito viril perante a complacência da equipa de arbitragem. www.fpf.pt

Carlos Santos, pé canhão nos sub-16


carlos_santos
Originally uploaded by morphy.
Carlos Santos, mais conhecido por Litos, começou a jogar futebol do clube da sua terra: a Associacao Desportiva de Barroselas, com apenas 7 anos de idade. Depois de 7 épocas (4 nos Escolas, 2 nos Infantis e 1 nos Iniciados na AD Barroselas) em que sempre se destacou como um dos melhores jogadores do clube, deu o salto para o FC Porto na época de 2003/2004, integrando a equipa de Iniciados. Jogador versátil, pode jogar em várias posições tanto no meio-campo como na defesa, tem como principais atributos a força, a capacidade tecnica e bom remate com ambos os pés, principalmente com o esquerdo que é um verdadeiro "pé-canhão". Estas qualidades valeram-lhe a chamada aos trabalhos da selecção sub-16, onde aguarda a estreia.
Perfil gentilmente cedido pelo blog futebol Viana . Visitem!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Paulo Machado titular contra o Guimarães?

  • Paulo Machado e Ivanildo continuam de pedra e cal no plantel principal. As lesões (Raul Meireles, Costinha) e castigos (Maniche) levam mesmo a que Paulo Machado seja opção para o onze titular, lugar que disputa com Ibson.
  • Ricardo Costa tornou-se internacional A a central. Entendeu-se bem com Jorge Andrade e poderá ter convencido Scolari. Agora, "só" precisa de ganhar a titularidade no FC Porto...
  • Não percam, no terceiro anel, um post sobre a formação do Sporting e respectivos comentários.
  • A uefa destaca Bruno Gama, Nuno Coelho e a presença de oito portistas no perfil da selecção Portuguesa que disputa a Meridian Cup.
  • Seitaridis regressa da titularidade na selecção Grega para descobrir que lhe aplicaram um inacreditável sumarissimo. Incrivel, a falta de decoro destes juizes, que perseguem declaradamente um clube.
  • O avançado Brasileiro Diogo, do FC Porto B, sofreu uma lesão no joelho e terá de ser operado. [Obrigado, Mary]. Fazemos votos de uma rápida recuperação e regresso à melhor forma.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Portugal (sub-17): Pedro Carneiro


pedro_carneiro
Originally uploaded by morphy.
Apresentamos hoje pela primeira vez um jogador de um clube rival, o Boavista.

Pedro Carneiro é um jogador rubusto e polivalente, cujos pontos fortes são a técnica e a visão de jogo, o que lhe permite jogar em diversas posições: médio volante (a preferida), trinco, lateral direito e defesa central (libero). Iniciou-se no futebol aos oito anos, no Amarante Futebol Clube, transferindo-se para o Boavista aos treze. As boas exibições no Lopes da Silva de 2003, pela vitoriosa selecção do Porto, valeram-lhe a inclusão nas selecções nacionais, onde já conta 14 internacionalizações. Os jogadores com que mais se identifica são o também Amarantino Ricardo Carvalho e Raul Meireles. Das aventuras no futebol guarda como melhor recordação a vitória, por 4-1, na Bielorrusia, contra a equipa da casa apoiada por 20 mil espectadores, que garantiu a Portugal a presença na segunda fase de apuramento para o Europeu. Quanto a uma possivel vitória de Portugal nesta competição, está confiante, mas lembra que antes é necessária a máxima concentração e empenho para ultrapassar o dificil obstáculo que é a segunda fase de apuramento.

Pedro Jorge Lopes Carneiro
d.n. 8/1/1988
1.72 m, 63 kg
destro

Agradecemos ao Pedro Carneiro, a quem desejamos as maiores felicidades na selecção e nos jogos contra outras equipas que não o FC Porto, a entrevista que nos facultou e endereçamos a todos os internacionais jovens convite para serem entrevistados aqui! Contactem-nos via morphy.forever@gmail.com.

sub-21: Portugal 2 - 0 Irlanda

Os sub-21 Portugueses conseguiram uma boa vitória em jogo de preparação contra a selecção Irlandesa, que lhes dá confiança para os confrontos que se avizinham no apuramento para o europeu da categoria. A figura do jogo foi Hugo Almeida, que marcou os dois golos ainda no decorrer da primeira parte, ambos após excelentes assistências de Ricardo Quaresma. Bruno Vale foi titular e não comprometeu. Pedro Ribeiro jogou os noventa minutos, tendo sido lateral direito durante a segunda parte. Exibições seguras mas sem grandes rasgos. Raul Meireles foi titular mas saiu por lesão aos vinte e quatro minutos. Por fim, Vitor Rodrigues entrou bastante bem na segunda parte.

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Meridian Cup (sub-18): Portugal 3 - 1 Camarões

A selecção portuguesa contribuiu para a vitória da europa na Meridian Cup ao vencer os Camarões na terceira jornada da competição. Bruno Gama esteve em grande destaque, jogando, fazendo jogar e marcando o segundo golo. Nuno Coelho foi titular pela primeira vez e jogou os noventa minutos. João Pedro e João Pinhal somaram mais uma internacionalização.

GR Janota
LD Gilberto Silva
DC Tiago Pires, João Pedro (Paulo Renato, 82')
LE André Marques
M Feliciano Condesso (João Pinhal, 75'), Nuno Coelho, Sandro Moreira
AV Julien, Bruno Gama (Cap), Tó Mané (Rui Gomes, 90'?)

não utilizados: Igor Araújo, Bruno Santos, Hernani, Pedro Correia

A equipa lusa iniciou mais uma vez o jogo numa toada atacante sem dar grandes hipóteses à equipa africana de trocar a bola. Logo aos 4 minutos Bruno Gama surgiu pela direita rematando contra o defesa camaronês que viu a bola ir novamente para o extremo luso que no pontapé de ressaca rematou às malhas laterais. Até à passagem dos 25 minutos Portugal tentou construir o seu futebol ofensivo através de sucessivas trocas de bola, no entanto não conseguiu romper entre a barreira defensiva da equipa adversária. Nessa altura Bruno Gama foi lançado pela direita no entanto não conseguiu dar a melhor sequência ao lance, pois o guarda-redes camaronês antecipou-se e fora da área atirou a bola para fora. Aos 29 minutos de jogo novamente por intermédio Bruno Gama, Portugal criou novamente perigo com Nuno Gama sem opisição rematou de fora da área para defesa apertada. Um minuto depois surgiu o golo luso. Após um livre do lado esquerdo, a bola é colocada para a direita onde surgiu Julien que colocou a bola no centro da área para o pés de Tó Mané que sem oposição demonstrou frieza desviando com um toque subtil a bola para o lado esquerdo do desamparado guardião africano. Bruno Gama, muito activo no jogo, rematou forte de fora da área, aos 35 minutos, mas viu a bola passar muito perto do poste. Aos 40 minutos a equipa dos camarões demonstrou poder ser perigosa nos lances de bola parada, através da cobrança de um livre em posição frontal um jogador camaronês rematou com muita potência, valendo a Ricardo Janota a bola não levar a melhor pontaria passando por cima. A primeira parte terminou com muita disputa a meio campo com Portugal a conseguir ter um maior domínio de bola e a tentar sair com a bola dominada o que nem sempre conseguiu fazer da melhor maneira.
Portugal iniciou bem a segunda parte e aos 48 minutos Julien apareceu pela esquerda a driblar o defesa e a rematar cruzado para defesa difícil do guradião nigeriano que junto a solo não conseguiu melhor que desviar a bola para a frente onde surgiu Tó Mané que ao desviar a bola do guarda-redes perdeu o ângulo de remate e a hipótese de ampliar a vantagem. Aos 56 minutos, Bruno Gama ganhou sobre um defesa camaronês, conseguindo entrar na área rematando cruzado para a direita do guardião africano que não conseguiu evitar o segundo golo de Portugal. Dois minutos depois jogada efectuou uma grande jogada pela esquerda com Sandro na jogada a meter em Julien que combinou com André Marques a cruzar para Bruno Gama que não recebeu da melhor forma perdendo tempo de remate, mas ainda conseguiu passar para Julien que não chegou atempo de marcar o golo. À passagem dos 71 minutos o jogo encontra-se dividido com a equipa camaronesa a conseguir equilibrar o maior ascendente luso dos primeiros 20 minutos conseguindo entrar duas vezes na área lusa, apesar de não conseguir criar perigo. Aos 75 minutos Julien aproveitou um ressalto, após falta sobre Bruno Gama em que árbitro deixou seguir dando a lei da vantagem, e rompeu em velocidade da direita para o centro batendo para golo na cara do guarda-redes camaronês. Julien festejou golo de forma efusiva beijando o emblema da camisola. De seguida Carlos Dinis operou duas substituições. João Pinhal rendeu Feliciano Condesso, ocupando a posição de Nuno Coelho que subiu no terreno aos 82 minutos Paulo Renato entrou para o lugar de João Pedro. Aos 84 minutos Gil cometeu grande penalidade sobre o avançado camaronês. Na marcação da grande penalidade o camaronês não desperdiçou, apesar de Ricardo Janota se atirar na direcção da bola. Aos 86 minutos Carlos Dinis efectuou a sua última substituição colocando em campo Rui Gomes, tirando o avançado Tó Mané fazendo descair para essa posição Bruno Gama. A finalizar a partida na sequência de uma bola parada do lado direito, Bruno Gama passou curto para Rui Gomes que levantou a bola para Bruno Gama que entrou na área, simulou o cruzamento ludibriando o defesa rematando com o pé esquerdo, mas o guarda-redes opôs-se efectuando uma boa defesa. FPF

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Meridian Cup (sub-18): Portugal 0 - 0 Egipto

A equipa Portuguesa empatou no segundo jogo da Meridian Cup, contra o Egipto. O terreno empapado não favorecia a técnica da equipa Portuguesa, beneficiando antes o jogo rude dos Egipcios, que mantiveram o nulo e poderiam mesmo ter ganho uma partida em que as oportunidades foram repartidas. Destaque para a estreia de Nuno Coelho nesta competição.

GR Igor Araújo
LD Pedro Correia
DC Paulo Renato, João Pedro
LE André Marques (Sandro Moreira, 77')
M Feliciano Condesso , João Pinhal (Julien, 62'), Bruno Gama (Cap)
AV Rui Gomes , Bruno Santos (Nuno Coelho, 72'), Hernâni

Apesar do empate, o treinador já anunciou que irá rodar a equipa no jogo contra os Camarães, amanhã. Igor Araujo e João Pinhal cedem os seus lugares, enquanto Bruno Gama e João Pedro se mantém no onze titular, no qual Nuno Coelho fará a sua estreia.

Fafe 1 - 0 FC Porto B

GR Bruno Vale
LD Pedro Silva
DC Sandro, Vitor Alves (?)
LE Jorge Lopes
M Paulo Machado, André Vilas-Boas (Vieirinha, 84')
M Flávio Igor (Cleberson, 81') e Márcio Sousa
AV Cristovão e Ivanildo

A equipa portista foi derrotada pelos de Fafe, sofrendo o golo aos oitenta e dois minutos, depois de durante a primeira parte ter dominado mas sem conseguir concretizar em golos. O castigo de Pedro Ribeiro, expulso na ultima partida, levou à adaptação de Vitor Alves (que é feito de Joel?), que assim regressou, após sete jornadas fora dos utilizados. Paulo Machado e Ivanildo estiveram com a equipa A na preparação do embate com o Estoril, com Ivanildo a sentar-se mesmo no banco. Infelizmente, o regresso à equipa B não foi coroado com a vitória. Por fim, Cristovão foi expulso nos ultimos momentos da partida.

Estoril 1 - 2 FC Porto

Dois momentos de talento dos esperanças Bosingwa e Quaresma foram o suficiciente para assegurar os três pontos num campo tradicionalmente dificil e perante uma equipa que tinha empatado no Dragão. Estes dois foram tambem os melhores esperanças em campo. Destaque para o jogo personalizado de Ricardo Costa, que talvez por isso tenha sido chamado por Scolari para se estrear na selecção principal. Seitaridis, Claudio Pitbull e Raul Meireles cumpriram, mas Diego e Helder Postiga estiveram mal. Se o caso do internacional Português é apenas mais uma oportunidade desperdiçada, o de Diego é mais preocupente, dada a sua importência no esquema da equipa. Desde que foi castigado no regresso das férias que o mago Brasileiro não arranca uma exibição que se veja. Por fim Ibson, que o treinador quis motivar com a estreia ainda que por poucos minutos. Ivanildo estreou-se no banco de suplentes, enquanto Paulo Machado foi preterido em favor de Raul Meireles.

A ajuda do Braga e do Sporting fez ainda com que regressassemos ao primeiro lugar, em igualdade pontual com o Benfica, mas tal não é motivo para festejos. Vejamos como resiste a equipa ao teste no Dragão contra a equipa do Guimarães.

Notas negativas:
  • A filmagem do balneário portista por uma câmara da TVI. Onde estão as vozes que protestaram a violação de privacidade quando a SportTV filmou o banco do SLB? O banco não é privado, mas o balneário é...
  • A mão do avançado do Estoril, bem acima da cabeça, no lance que acabaria por originar o penalty. A visão selectiva do árbitro foi branqueada.

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Ivanildo contra o Estoril

O avançado Ivanildo, de há muito um dos mais promissores jovens portistas, foi convocado pela primeira vez para um jogo da Superliga, na primeira convocatória de José Couceiro. O jovem deverá disputar com Helder Postiga, Ricardo Quaresma e Claudio Pitbull um dos lugares do meio campo ofensivo ou da dupla de avançados, onde Diego e McCarthy são indiscutiveis. Paulo Machado disputa com Raul Meireles e com o recém chegado Ibson o lugar deixado vago pelos castigos a Maniche e a Leo Lima.

GR Vitor Baia
LD Seitaridis
DC Pedro Emanuel e Ricardo Costa
LE Nuno Valente
M Costinha, Bosingwa
M Quaresma, Diego
AV McCarthy, Claudio

Se Nuno Valente ainda não puder jogar noventa minutos, rezemos para que Leandro tenha aprendido mais alguma coisa sobre a regra do fora de jogo...


Meridian Cup (sub-18): Portugal 1 - 0 Nigéria

A equipa Portuguesa de sub-18 iniciou bem a Meridian Cup com uma vitória sobre a sempre dificil equipa da Nigéria. A equipa contou com quatro portistas no onze inicial, o guarda redes Igor Araujo, o defesa central João Pedro, o médio João Pinhal e Bruno Gama, que iniciou o jogo a médio ofensivo e o terminou a extremo esquerdo. O unico golo do jogo foi um golpe de cabeça de João Pedro, concluindo um pontapé de canto marcado por Bruno Gama. O outro portista presente, Nuno Coelho, ficou no banco.

GR Igor Araujo
LE André Marques
DC Paulo Renato, João Pedro
LD Pedro Correia
M Feliciano Condesso, João Pinhal e Bruno Gama (C)
EE Ricardo Gomes (Sandro Moreira, 65')
ED Julien (Hernani, 90')
PL Tó Mané (Bruno Santos, 85')

golos: João Pedro (1-0, 61')

O jogo teve um início dividido com Portugal a criar algum perigo pela esquerda, nomeadamente através do lateral André Marques que fez inclusive um remate perigoso, mas que o guardião nigeriano defendeu. Os jogadores lusos tentaram desequilibrar através da sua maior técnica a bem organizada equipa africana. As equipas jogaram bem encaixadas e Portugal tentou a meia distância por diversas vezes através de André Marques (23’), Bruno Gama (24’ e 35’) e Julien (38’) no entanto as bolas acabaram sempre por morrer nas mão do atento guarda-redes nigeriano. Em lances de contra-ataque a Nigéria criou por duas vezes perigo na área lusa, mas os remates (23’ e 35’) saíram ao lado. Os defesas lusos apresentaram-se muito atentos ao ponta de lança Olusegun que jogou sempre muito avançado, por vezes bem longe da linha média nigeriana que se mostrou sempre muito compacta no momento de defender. No último quarto de hora Portugal canalizou mais o seu jogo pelo lado direito efectuando alguns cruzamentos que não encontraram os avançados, mas acabou por ser pelo lado esquerdo, através de André Marques que Portugal poderia ter chegado à vantagem não fosse mais uma vez o guardião a antecipar-se na saída ao cruzamento rasteiro. Disciplinarmente apenas a assinalar um cartão amarelo mostrado ao ponta de lança nigeriano por simular uma grande penalidade. No início da segunda parte Carlos Dinis manteve o mesmo onze que iniciou o encontro, no entanto fez trocar de posições os extremos Julien e Rui Gomes, passando este último a actuar pela esquerda. A segunda parte manteve uma toada dividida e aos 55 minutos surgiu o primeiro remate por intermédio de João Pedro que rematou isolado, forte mas por alto, ao segundo poste a responder ao cruzamento de Bruno Gama na concretização de um pontapé de canto. Cinco minutos depois, surgiu novamente João Pedro a rematar de cabeça com muito perigo para a baliza nigeriana. Aos 61 minutos João Pedro marcou mesmo, abrindo o marcador através de um golpe de cabeça em junto ao relvado, no limite da pequena área e em posição central mesmo na frente do desamparado guardião nigeriano, que nada pode fazer. Na resposta, através de um contra ataque pela direita, um chapéu sobre Igor que se saiu até à entrada da área podia ter dado a igualdade, no entanto a bola sai ao lado. À passagem do minuto 65, Carlos Dinis, mexeu na equipa retirando Rui Gomes que deu lugar a Sandro Moreira que uma posição mais central no terreno, passando as alas a serem ocupadas por Bruno Gama na esquerda e Julien na direita. A equipa nigeriana actuou o golo e desorganizou-se tacticamente, para o que contribui o trabalho efectuado na linha média por Sandro Moreira, Feliciano Condesso e João Pinhal, que ajudaram na recuperação de muita bolas nesta área do terreno. Aos 78 minutos Julien ultrapassou em vlocidade o guarda-redes nigeriano e atirou para a baliza, mas valeu aos nigerianos o defesa central que foi lesto a evitar que se concretizasse o segundo golo luso. Aos 85 minutos Carlos Dinis operou a segunda substituição fazendo entrar o estreante Bruno Santos que ocupou a ala direita para o lugar do avançado cento Tó Mané. Com esta substituição Julien deslocou-se para a zona central e numa jogada em tabelinha ofereceu a Bruno Gama que num remate em arco fez a bola passar muito perto da baliza nigeriana. Nos minutos finais Hernâni, também um estreante, substituiu Julien, no entanto pouco se pode mostrar, pois a partida terminou de imediato. fpf

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

FC Porto: breves

  • Apenas Costinha foi convocado por Scolari para os AA. Postiga ficou de fora, assim como Hugo Almeida, que tambem não vai aos sub-21 porque por birra da Liga de Clubes, joga-se à segunda feira sabendo que a selecção o faz na terça. Bruno Vale, Pedro Ribeiro, Raul Meireles e Ricardo Quaresma mantem-se na selecção sub-21.
  • A uefa revelou hoje os planos de que já se falava à algum tempo, impondo a inscrição de jogadores formados no clube (2 em 25) ou na Associação do Clube (outros 2 em 25).
A club-trained player is defined as a player who has been registered for a minimum of three seasons with the club between the age of 15 and 21, whereas an association-trained player is a player who has been registered for at least three seasons by the club or by other clubs affiliated to the same association of the said club between the age of 15 and 21.
  • Parecem-me boas noticias para os clubes Portugueses e para o FC Porto em particular, que com o plantel actual poderia cumprir a regra de 8 jogadores formados no clube ou na associação deste: Vitor Baía, Jorge Costa, Ricardo Costa, Paulo Machado, Hugo Almeida com mais de 3 anos no FC Porto como sub-21 (Diego e Bruno Moraes tambem poderão lá chegar) e Pedro Emanuel e Raul Meireles formados por clube da mesma associação. A isto junta-se a forte aposta em jogadores jovens, descrita no post anterior.

FC Porto em grande nas selecções jovens

A formação portista não esmorece, e tem nas suas fileiras muitos jovens lobos, ansiosos por ser figuras de proa na selecção principal do seu país, como Vitor Baía, Jorge Costa, Costinha, Maniche e McCarthy. A transição é feita por sub-23 que já atingiram esse estatuto como Seitaridis, Luis Fabiano e Diego. Seguem-se internacionais A ainda em busca de um lugar seguro, como Quaresma, Postiga, Hugo Almeida e Leandro. Outros como Ricardo Costa, Bruno Alves, Bosingwa e Akos Buzsaky esperam por uma vaga, depois de carreiras recheadas nas selecções jovens.
  • A selecção sub-21 tem na sua espinha-dorsal Bruno Vale, Pedro Ribeiro e Raul Meireles. Cristovão é uma opção consistente. Sérgio Organista, Vitor Rodrigues e André Vilas-Boas estão à espreita de oportunidades. Estes podem ainda ser reforçados pelos já citados Ricardo Quaresma e Hugo Almeida, que se dividem entre esta selecção e a selecção principal. Habituais nas selecções jovens Brasileiras são também Bruno Moraes e os recem chegados Ibson e Leandro do Bonfim.
  • Nos sub-20, preparam o torneio internacional da Madeira Jorge Lopes, Vitor Alves, Tiago Borges e Fábio Espinho do FC Porto B e Ricardo Costa, emprestado ao Tourizense. Rodrigo Ângelo espera regressar à boa forma no Tourizense e assim poder lutar por um lugar que era seu nos sub-19, enquanto Rui Sacramento vai terminar a época no Maririmo B, tambem em busca de um regresso à selecção.
  • Nos sub-19, Ivanildo, João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado, Vieirinha e Hugo Marques tem feito parte dos trabalhos e os cinco primeiros são mesmo indiscutiveis nesta selecção, que continua na luta pelo campeonato da europa.
  • A selecção sub-18 disputará este mês a competição mais importante da época, a Meridian Cup, uma espécie de campeonato Euro-Africano. Aqui temos Bruno Gama, Hélder Barbosa, Igor Araújo, João Pedro, João Pinhal e Nuno Coelho, algumas das maiores esperanças do nosso clube. Daniel Marques, Fausto Lourenço, José Branco, Bruno Moreira, Fábio Ervões e o recém chegado Pedro Saianda participaram na preparação mas terão que esperar por outras oportunidades.
  • A selecção sub-17 está tambem na luta pelo campeonato europeu, tendo cimentado a candidatura ao titulo com a recente vitória no Torneio Internacional do Algarve, no qual bateu a Inglaterra e a França. Os juvenis portistas são importantissimos nesta selecção, tendo sido já entrevistados aqui: Hugo Ventura, Hugo Monteiro, André Castro, Rui Pedro, André Monteiro e Daniel Candeias. Fora deste torneio ficaram António Morais, Miguel Ângelo e Pedro Fernandes, tambem internacionais.
  • O europeu sub-17 do proximo ano já está a ser preparado. No Torneio internacional de Santarem sub-16 estiveram André Pinto, Ricardo Santos, António Graça, Fábio Miguel e André Pereira. De fora deste torneio ficaram Hugo Silva, Carlos Santos, Nuno Freitas e Nuno Coelho, utilizados na preparação.
  • E já andamos atrás de futuros craques, como Anderson, de nove anos!

Leandro do Bonfim: boca foleira ;-)

Leandro do Bonfim, 21 anos, é um médio criativo. "A especialidade dele não é finalizar. Ele é mais um distribuidor de jogo. Ele serve como ninguém os avançados. É uma espécie de Zico, mas com mais velocidade e força", retrata o agente. in Jornal de Noticias
Ainda bem! É que era estranho se, a caminho dos 60 anos de idade, o Zico ainda tivesse mais velocidade e força do que ele...

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Ibson: um verdadeiro reforço?


ibson
Originally uploaded by morphy.
Tem apenas 21 anos e é Brasileiro, o que no momento não é visto como uma qualidade nas bancadas do Dragão. Mas após uma pesquisa na net, penso que é obrigação do verdadeiro portista dar uma oportunidade a este jovem, que se aguentou à bronca numa época onde o Flamengo esteve sobre grande pressão. Ora essa resistência à pressão é uma qualidade muito importante no actual momento da vida do clube.

O novo reforço do FC Porto era querido pelos adeptos do seu clube, o Flamengo, onde chegou para as camadas jovens aos nove anos. Joga em várias posições do meio campo, e a descrição que dele é feita na FlamengoNET , "Marca, sai jogando, passa com precisão e bate no gol." faz lembrar Maniche. Assumiu-se como titular durante o ano de 2004, resistindo com o prestigio intacto junto de os adeptos a uma má época do histórico clube. No inicio de Janeiro, o jogador era ainda considerado inegociável. Com o contrato a terminar no final do ano e com o presidente do clube, Márcio Braga, a usá-lo como bode espiatório para uma derrota na pré-época, o palco para a saída estava montado. Entra então em cena um dos agora muito em voga "grupos de empresários", encabeçado por Jorge Mendes, que compra o jogador por uma verba de dois milhões de euros. Sai, algo amargurado, do seu clube do coração, mas sem criticas a ninguem . No meio da tristeza, diz-se feliz por ir para a Europa, ainda que não saiba para que clube. Depois de ser apontado como possivel no Benfica, Deportivo e Dinamo de Moscovo acaba por chegar ao campeão europeu, onde se espera que se adapte rápidamente ao futebol europeu.

Conheça melhor este novo reforço: Chat com fãs, no LanceNET e Entrevista na FlamengoNET, ainda como simbolo do clube.

Nome: Ibson Barreto da Silva
Nascimento: 07/11/1983 em Niterói (Rio de Janeiro)
Peso/altura: 1,77m - 73kg

Ibson, Leandro do Bonfim e Helder Barbosa

  • Helder Barbosa falha a Meridian Cup por lesão. Rápidas melhoras são os nossos votos!
  • Paulo Machado, Vieirinha, Ricardo Quaresma e Helder Postiga são incluidos entre as sessenta maiores esperanças do desporto Portugês, pelo insuspeito A Bola.
  • A selecção sub-16 lutava pela vitória no torneio internacional do Algarve, mas foi derrotada pela Espanha (4-1) no jogo decisivo. André Pinto jogou toda a partida. Ricardo Santos foi titular. António Graça, Fábio Miguel e André Pereira entraram durante a partida.
  • E Fernandez, sem unhas para a dificil guitarra portista, é substituido por Couceiro. Boa sorte para ele, que bem precisa... Não consigo ter pena de Fernandez. Julgou que se fechasse os olhos às negociatas aguentava até ao fim do ano... enganou-se.
  • Confirmam-se as contratações de Ibson e Leandro do Bonfim. Ibson ao menos pode jogar na Champions e era uma referência no seu clube, apesar da crise. Não se conhecem para já outros contornos do negócio, em particular a participação ou não do Dinamo de Moscovo. Já Leandro, que devido a lesões e litigios com o antigo clube (faz lembrar um jogador que ainda agora emprestamos à Académica) passou os ultimos dois anos a menos de meio gás, não parece ser jogador para resolver problemas. São dois sub-21, com algum pedigree, por isso vamos dar o beneficio da duvida à SAD, apesar de serem reforços de Inverno a mais. Mas ninguem ficaria espantado se os visse a seguir os passos de Maciel, dentro de seis meses...