terça-feira, fevereiro 08, 2005

Meridian Cup (sub-18): Portugal 3 - 1 Camarões

A selecção portuguesa contribuiu para a vitória da europa na Meridian Cup ao vencer os Camarões na terceira jornada da competição. Bruno Gama esteve em grande destaque, jogando, fazendo jogar e marcando o segundo golo. Nuno Coelho foi titular pela primeira vez e jogou os noventa minutos. João Pedro e João Pinhal somaram mais uma internacionalização.

GR Janota
LD Gilberto Silva
DC Tiago Pires, João Pedro (Paulo Renato, 82')
LE André Marques
M Feliciano Condesso (João Pinhal, 75'), Nuno Coelho, Sandro Moreira
AV Julien, Bruno Gama (Cap), Tó Mané (Rui Gomes, 90'?)

não utilizados: Igor Araújo, Bruno Santos, Hernani, Pedro Correia

A equipa lusa iniciou mais uma vez o jogo numa toada atacante sem dar grandes hipóteses à equipa africana de trocar a bola. Logo aos 4 minutos Bruno Gama surgiu pela direita rematando contra o defesa camaronês que viu a bola ir novamente para o extremo luso que no pontapé de ressaca rematou às malhas laterais. Até à passagem dos 25 minutos Portugal tentou construir o seu futebol ofensivo através de sucessivas trocas de bola, no entanto não conseguiu romper entre a barreira defensiva da equipa adversária. Nessa altura Bruno Gama foi lançado pela direita no entanto não conseguiu dar a melhor sequência ao lance, pois o guarda-redes camaronês antecipou-se e fora da área atirou a bola para fora. Aos 29 minutos de jogo novamente por intermédio Bruno Gama, Portugal criou novamente perigo com Nuno Gama sem opisição rematou de fora da área para defesa apertada. Um minuto depois surgiu o golo luso. Após um livre do lado esquerdo, a bola é colocada para a direita onde surgiu Julien que colocou a bola no centro da área para o pés de Tó Mané que sem oposição demonstrou frieza desviando com um toque subtil a bola para o lado esquerdo do desamparado guardião africano. Bruno Gama, muito activo no jogo, rematou forte de fora da área, aos 35 minutos, mas viu a bola passar muito perto do poste. Aos 40 minutos a equipa dos camarões demonstrou poder ser perigosa nos lances de bola parada, através da cobrança de um livre em posição frontal um jogador camaronês rematou com muita potência, valendo a Ricardo Janota a bola não levar a melhor pontaria passando por cima. A primeira parte terminou com muita disputa a meio campo com Portugal a conseguir ter um maior domínio de bola e a tentar sair com a bola dominada o que nem sempre conseguiu fazer da melhor maneira.
Portugal iniciou bem a segunda parte e aos 48 minutos Julien apareceu pela esquerda a driblar o defesa e a rematar cruzado para defesa difícil do guradião nigeriano que junto a solo não conseguiu melhor que desviar a bola para a frente onde surgiu Tó Mané que ao desviar a bola do guarda-redes perdeu o ângulo de remate e a hipótese de ampliar a vantagem. Aos 56 minutos, Bruno Gama ganhou sobre um defesa camaronês, conseguindo entrar na área rematando cruzado para a direita do guardião africano que não conseguiu evitar o segundo golo de Portugal. Dois minutos depois jogada efectuou uma grande jogada pela esquerda com Sandro na jogada a meter em Julien que combinou com André Marques a cruzar para Bruno Gama que não recebeu da melhor forma perdendo tempo de remate, mas ainda conseguiu passar para Julien que não chegou atempo de marcar o golo. À passagem dos 71 minutos o jogo encontra-se dividido com a equipa camaronesa a conseguir equilibrar o maior ascendente luso dos primeiros 20 minutos conseguindo entrar duas vezes na área lusa, apesar de não conseguir criar perigo. Aos 75 minutos Julien aproveitou um ressalto, após falta sobre Bruno Gama em que árbitro deixou seguir dando a lei da vantagem, e rompeu em velocidade da direita para o centro batendo para golo na cara do guarda-redes camaronês. Julien festejou golo de forma efusiva beijando o emblema da camisola. De seguida Carlos Dinis operou duas substituições. João Pinhal rendeu Feliciano Condesso, ocupando a posição de Nuno Coelho que subiu no terreno aos 82 minutos Paulo Renato entrou para o lugar de João Pedro. Aos 84 minutos Gil cometeu grande penalidade sobre o avançado camaronês. Na marcação da grande penalidade o camaronês não desperdiçou, apesar de Ricardo Janota se atirar na direcção da bola. Aos 86 minutos Carlos Dinis efectuou a sua última substituição colocando em campo Rui Gomes, tirando o avançado Tó Mané fazendo descair para essa posição Bruno Gama. A finalizar a partida na sequência de uma bola parada do lado direito, Bruno Gama passou curto para Rui Gomes que levantou a bola para Bruno Gama que entrou na área, simulou o cruzamento ludibriando o defesa rematando com o pé esquerdo, mas o guarda-redes opôs-se efectuando uma boa defesa. FPF