sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Meridian Cup (sub-18): Portugal 0 - 0 Serra Leoa

Num jogo em que os cinco portistas foram titulares e jogaram os noventa minutos, Portugal não conseguiu levar de vencida a selecção vice-campeã Africana de sub-17, terminando o jogo empatado a zero. Bruno Gama liderou a equipa e foi o mais inconformado, mas não conseguiu encontrar o caminho para as redes adversárias. Defensivemente, a selecção esteve muito bem, com mérito para Igor Araujo, João Pedro e Nuno Coelho.

GR Igor Araújo
L? Pedro Correia
DC Paulo Renato, João Pedro
L? Sandro Moreira
M Feliciano Condesso (Tó Mané, 80'), Nuno Coelho, João Pinhal, Bruno Gama (Cap)
AV Julien (Bruno Santos, 73'), Hernâni (Rui Gomes, 60')

A Selecção Nacional começou o jogo tentando criar desequilíbrios pelas alas, conseguindo-o por intermédio de Bruno Gama, na direita, que aos 5 e aos 7 minutos cruzou com muito perigo para o interior da área não aparecendo ninguém para finalizar com sucesso. Entre esses dois lances, aos 6 minutos, João Pedro conseguiu desmarcar-se ao segundo poste, mas atirou de cabeça muito perto do poste. A Serra Leoa tentou equilibrar através de contra-ataque, mas os atacantes africanos encontraram pela frente uma defesa lusa intransponível. À passagem da meia hora de jogo ainda não existiram oportunidades flagrantes de golo para nenhuma das equipas, mas a iniciativa de jogo foi de Portugal que, principalmente pela direita, construiu algumas jogadas com os jogadores Pedro Marques, Feliciano Condesso e Bruno Gama a terem bom entendimento entre si. Mas foi curiosamente pelo lado esquerda que Portugal criou perigo com Sandro Moreira a ir à linha e a servir Hernâni no centro que atirou à figura do guardião da Serra Leoa. Paulo Renato com uma exibição irrepreensível, conseguiu anular com a ajuda de João Pedro as tentativas de penetração na área da equipa africana. Portugal tentou marcar antes do intervalo, pressionando muito na zona do centro do terreno, mas não conseguiu impedir o nulo até ao árbitro da partida apitar para o descanso. A segunda parte iniciou-se de forma dividida com a equipa africana a centrar com muito perigo, mas Paulo Renato no sítio certo aliviou para canto. O jogo na segunda parte perdeu um pouco o ritmo com muitas faltas provocadas pelos jogadores africanos e com as assistências aos seus jogadores que várias vezes caíram no chão a pedir a intervenção do médico Aos 68 minutos Nuno Coelho, viu o quarto cartão amarelo da partida, o primeiro para um jogador luso, depois de ter saído antes de tempo da formação da barreira, num livre a cerca de 25 metros. Aos 75 minutos, Rui Gomes, que entrou para o lugar de Hernâni consegue ganhar em drible ao defesa africano que recorreu à falta, vendo cartão amarelo, para anular a jogada. Na conversão do livre, o mesmo Rui Gomes converteu com perigo obrigando o guarda-redes, numa defesa de recurso, a atirar para a frente onde a apareceu em posição frontal João Pinhal que rematou forte mas por cima. Aos 80 minutos, Portugal criou novamente perigo, com Bruno Gama na área a rodar e num remate em bom estilo a fazer a bola embater na junção entre a barra e o poste. Bruno Gama, que foi o único jogador totalista português no torneio actuando em todas as quatro partidas disputadas neste torneio, os 90 minutos, foi até ao final da partida o jogador mais inconformado, no entanto não conseguiu evitar o nulo com que terminou a partida.
Os jogadores da Serra Leoa, como aliás todas as equipas africanas jogaram de forma muito viril perante a complacência da equipa de arbitragem. www.fpf.pt