quinta-feira, fevereiro 17, 2005

sub-20: Portugal 2 - 1 Rússia

Os sub-20 venceram o adversário mais complicado deste torneio, que, conjuntamente com a vitória da seleção regional de Madeira sobre a Dinamarca, garantiu para as cores nacionais o primeiro lugar no pódio final. Um jogo totalmente dominado por Portugal (apesar das várias alterações introduzidas por Rui Caçador) até aos 75 mins de jogo (Portugal vencia, então, por 2-0), tendo no último quarto de hora a seleção Russa dado um ar da sua graça e atingido o seu tento de honra.
O destaque, por banda das esperanças portistas, vai por inteiro para o Açoreano Tiago Borges. Estreou-se a jogar pelas cores nacionais e brindou esta estreia com um golo, não surpreende, portanto, os vistosos elogios feitos pelo jornal desportivo OJogo à sua actuação. Quanto aos restantes Dragões, Vítor Alves jogou os 90 mins a lateral direito, já Ricardo Costa e Jorge Lopes ficaram no banco.

GR Christopher
DE Pedro Araújo
DC José Semedo, Filipe Duarte
DD Vítor Alves
M Hélio Roque (Cícero, 45'), Paulo Monteiro, Ruben Amorim (André Leão, 83')
AV Ricardo Vaz Té, Varela, Tiago Borges (Nelson Santos, 68')

não utilizados: Jorge Lopes, Costinha, Ricardo Costa, Ricardo Batista, Tiago Targino.

Foi no renovado Estádio de Machico, pelas 16h00, que teve lugar o confronto entre as duas selecções que venceram na primeira jornada do Torneio Internacional da Madeira.A Selecção Nacional Sub-20 entrou em campo com intenção de controlar o jogo a meio campo e conseguiu-o. Os jogadores lusos tentaram rematar, embora sem sucesso: Ruben Amorim primeiro num remate fora da área e Ricardo Vaz Té, por duas vezes (de cabeça e num remate dentro da área) não conseguiram acertar com na direcção da baliza à guarda de Budakov.À passagem do quarto de hora Semedo cabeceou no interior da área, mas mais uma vez a bola passou ao lado batendo nas malhas laterais.Ao minuto 21, Vítor Alves na conversão de um livre rematou com muita força para defesa apertada do guardião russo que não conseguiu agarrar à primeira mas à segunda emendou perante a proximidade de Varela.Aos 32 minutos a Selecção Nacional deu expressão ao seu domínio em campo. Após uma jogada em que houve alguma atrapalhação por parte dos russos para tirar a bola da área, nasceu um pontapé de canto. Vaz Té cruzou para o interior da área onde surgiu Tiago Borges que mostrou frieza na cara do guarda-redes atirando a bola para o fundo da baliza russa.Até ao intervalo a equipa portuguesa manteve o controlo de jogo no centro de terreno embora não tenha conseguido explanar da melhor forma o ataque, muito por culpa da equipa russa que jogou muito compacta colocando muitos elementos no último terço do terreno. Portugal entrou para a etapa complementar evidenciando que tinha o controlo das operações criando em certos momentos espaço para rematar. À passagem dos 60 minutos Cícero de cabeça criou perigo e três minutos depois Vaz Té num potente remate assustou a equipa russa, mas ambos os remates não acertaram no alvo. Aos 72 minutos, na cobrança de um dos vários livres que Portugal foi ganhando a cerca de 30 metros da baliza, Pedro Araújo ampliou a vantagem para 2 – 0. Do lado direito do ataque luso, Pedro Araújo rematou cruzado e em jeito para a baliza enganando toda a gente, incluindo o guardião russo que esperaria o cruzamento daquela zona.Aos 78 minutos, os russos criaram a primeira jogada de perigo em contra-ataque. Popov é muito rápido a desmarcar-se e aparece na frente de Christopher que se sai e efectuando uma bela defesa. Aos 84 de novo os russos a criarem perigo, mas a bola não foi à baliza, até que aos 85 minutos Popov reduziu a diferença no marcador através de um potente remate cruzado dentro da área, sem que Christopher que se fez à bola nada pudesse fazer. FPF