domingo, outubro 31, 2004

sub-16: França 3 - Portugal 2

A selecção Portuguesa ficou em segundo lugar no torneio de Val de Marne, ao ser derrotado pela equipa da casa na final. André Pinto voltou a ser titular e jogou os 90 minutos, com António Graça a entrar aos 75' e Nuno Coelho aos 70', já depois do resultado final ter sido fixado pelo terceiro golo Francês, aos 63'. A França venceu todas as edições do torneio, que se realiza desde 1999.

sábado, outubro 30, 2004

Ivanildo entre os grandes

Ivanildo Cassamá tem despertado a atenção de Víctor Fernández, que chama, de forma regular, como ontem voltou a acontecer, o jovem esquerdino ao convívio com os grandes. Aos 18 anos, Ivanildo começa a despontar e poderá ser o próximo produto dos escalões de formação a vestir a camisola da formação principal.
Domingos Paciência, treinador da equipa B dos dragões, destaca as qualidades do jovem internacional português. "É um belo jogador, ainda com idade de júnior, é um talento, com muita qualidade", afirmou Domingos, contactado pelo comércio.
O nome de Ivanildo Soares Cassamá consta da lista de jogadores inscritos pelo FC Porto na Liga dos Campeões e faz parte, ainda, do Fundo de Jogadores do clube portista, sinal do reconhecimento do valor do jogador. No último jogo da formação secundária, frente ao União de Lamas, da II Divisão B, marcou dois dos seis golos portistas. "É um esquerdino, um jogador de ataque, que pode jogar no meio-campo ou, preferencialmente, encostado ao flanco", explica Domingos.
"Sou suspeito para falar disso, mas há muitos jovens que procuram e merecem uma oportunidade na equipa principal. Os jogadores da equipa B são chamados mediante o desejo do treinador principal. Neste caso, é o Ivanildo que está mais perto, mas há outros com muita qualidade", lembrou o técnico da formação secundária, acrescentado: "Tem havido uma aproximação entre as equipas técnicas, no sentido de promover novos valores, oriundos dos escalões de formação do clube".
Domingos Paciência pendurou as chuteiras e iniciou, nesta temporada, uma nova etapa na sua vida, como treinador principal da equipa B. "É uma fase nova, não está a correr extraordinariamente bem, mas estou satisfeito", afirma o técnico.

Um artigo de
Vitor Hugo Alvarenga para o Comércio do Porto.

sexta-feira, outubro 29, 2004

Foto do FC Porto B


porto_B_09_04
Originally uploaded by morphy.

Continuam por determinar os nomes de dois dos jogadores do FC Porto B na foto seguinte, correspondente ao primeiro jogo do torneio Agribank, contra os Brasileiros do Santa Cruz. Clicando em cima da foto, poderá vê-la ampliada.

Fila de cima:
Thiago, Rubens Junior, ??, Pedro Ribeiro, ??, Rui Sacramento
Fila de baixo:
Akos Buzsaky, Bruno Gama, Cristovão, Pedro Nuno, Diogo

Quem souber quem são os "??", por favor indique-o nos comentários. Agradecimentos a Drago e a Gi* pela ajuda.

sub-16: Portugal 2 - Suiça 0

Os sub-16 portugueses bateram sem margem para duvidas a Suiça, somando agora duas vitórias em dois jogos. André Pinto e Nuno Coelho foram titulares, enquanto António Graça entrou aos 68'.


sub-17: Portugal 2 - Espanha 4

Num jogo onde Daniel Candeias voltou a fazer o gosto ao pé, inaugurando o marcador aos onze minutos, Portugal não resistiu à reacção Espanhola, que marcou aos 14', 30', 43' e 53'. Portugal viria depois a reduzir, fechando a contagem. A equipa inicial contou com quatro portistas, que foram saindo no decorrer da partida: Rui Pedro (saiu aos 40'), André Castro (saiu aos 55'), Daniel Candeias e André Monteiro (saíram aos 62'). O guarda redes Hugo Guedes (Ventura) ficou no banco.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Emprestados na taça: Bruno Moraes já marca!


bruno_moraes_2
Originally uploaded by morphy.

Destaque para os avançados do Setubal, que foram titulares e ajudaram a equipa a seguir em frente, em particular para Bruno Moraes, que marcou o seu primeiro golo para os sadinos.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Pedras Rubras (2-0)
Couceiro entregou-lhe a titularidade e a jovem esperança Brasileira não se fez rogado, marcando aos 21 minutos o golo que deu vantagem ao Setubal ao intervalo. Aos 81 devolveu o lugar a Meyong, que fez questão de picar o ponto, já em periodo de descontos.

O brasileiro Bruno Moraes, atleta cedido pelo FC Porto ao Vitória, confessou sentir-se feliz pelo golo que abriu, ontem, o caminho da qualificação à turma sadina. E acabou por pedir mais oportunidades para se mostrar. “Estou muito contente por ter marcado o meu primeiro golo com a camisola do Vitória”, disse.

Em relação à partida, o jovem não poupou elogios ao Pedras Rubras. “Felizmente, marcámos primeiro, como desejávamos, mas o adversário mostrou que tem uma boa equipa e que sabe jogar futebol. Foi, na verdade, uma agradável surpresa”, reforçou.

Bruno Moraes admitiu que, na segunda parte, a tarefa não foi fácil. “Vencemos bem, mas tivemos de segurar o jogo.” Em relação ao futuro, o sul-americano sabe o que quer. “Preciso de jogar mais vezes, mas reconheço que os titulares têm estado excelentes.” record
Pedro Oliveira
v Pedras Rubras (2-0)
Foi titular pela primeira vez, jogando os 90 minutos.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Odivelas (1-2)
Não jogou, ficando assim isento de culpas na derrota do Gil perante adversário da IIB. Veremos se convence Ulisses Morais, novo treinador, a devolver-lhe a titularidade.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Espinho (0-1)
Não jogou.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Espinho (0-1)
Não jogou.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Estoril (2-1)
Não jogou.

Guimarães 2 - FC Porto 1

Fernendez confia nos jovens, ainda mais que a "Esperança Portista". Infelizmente, eles não foram capazes de lhe devolver a confiança...

No onze inicial, apenas um heroi de Gelsenkirchen, Costinha. Derlei e McCarthy só entraram aos 62', já o jogo estava a patinar... Uma dupla de centrais composta por duas jovens esperanças. Nunca visto no Porto... Jorge Costa teve que lutar com Aloisio e F. Couto, R. Carvalho com J. Costa e P. Emanuel. J. Andrade tb com Aloisio e J. Costa. Pepe chega e é lançado de imediato. E desta vez sem alguem ao lado para ensinar... Espantam assim tanto os erros? Eu não os crucifico, mas sim quem esqueceu as lições do passado...
No onze inicial, sete esperanças jovens (Seitaridis, Pepe, Ricardo Costa, Bosingwa, Diego, Quaresma, Hélder Postiga) e quatro menos jovens que ainda nada provaram (Nuno, Areias, Maciel, Hugo Leal). E com a entrada de Hugo Leal, ficam em campo três atletas em má forma: Maciel, Hugo Leal e Hélder Postiga. O próprio treinador é também uma esperança, que nunca treinou um clube que tem de ganhar sempre. Talvez aprenda a tempo de sermos campeões nacionais, talvez...

Parabens ao Guimarães, mas tenho a certeza que se o Nuno Assis vestisse de azul e branco, não era o bom jogo que a imprensa ia realçar, mas sim o golpe de karaté. Felizmente o Costinha é rijo e vai recuperar!

Terapia

Recordar as transmissões radiofónicas em Brasileiro do "Quadrante Norte"!!

Que bonito é
A torçida delirando
As bandeiras tremulando
Vendo as redes balançar

É gol,gol,gol

Gomes, camisa número nove
No barbante...

E agora como é que fica -------- ????
Vai lá, vai lá, vai lá!

Obrigado js: Óculos azuis e brancos

terça-feira, outubro 26, 2004

sub-16: Portugal 3 - Russia 1

A selecção nacional sub-16 bateu hoje a Russia por 3-1, em jogo a contar para o torneio internacional Val de Marne. O portista André Pinto jogou os 90 minutos e marcou o golo da tranquilidade. Os outros dois portistas foram suplentes, com Nuno Coelho a entrar aos 25' e António Graça aos 73'. De referir que estes atletas, juvenis de primeiro ano, jogam pela equipa do Padroense, que funciona como uma equipa B juvenil.

sub-17: Portugal 0 - Itália 2

A selecção Portuguesa enfrentou hoje a sua congénere Italiana, no torneio internacional "Quatro Nações", que se disputa em Espanha. Os portistas Hugo Guedes, Rui Pedro, André Monteiro e Daniel Candeias jogaram de inicio. André Castro entrou aos 72 minutos. Hugo Monteiro participou no estágio mas não foi seleccionado para o torneio.
A equipa das quinas dispôs-se em 4-3-3, com a seguinte composição:
GR Hugo Guedes (=Ventura)
DD Pedro Carneiro
DC Daniel Carriço e Yago Fernandez
DE Carlos Alves (Edgar Martins, 77m)
MDef João Martins
MD João Gonçalves (Tiago Figueiredo, 77m)
ME Rui Pedro (André Castro, 72m)
MAE Fábio Paim (Lino Gonçalves, 60m)
MAD André Monteiro (Ricardo Madeira, 60m)
PL Daniel Candeias
O jogo não correu bem aos lusos, que sofreram um golo aos 7 minutos. Portugal reagiu e conseguiu criar boas oportunidades, mas acabou por ser Itália a sentenciar a partida aos 84 minutos, em lance de contra ataque.

F.C. Porto B: Pedro Nuno operado com êxito


pedro_nuno
Originally uploaded by morphy.

O capitão da equipa B, Pedro Nuno, foi hoje operado à lesão grave no joelho esquerdo, contraída quando alinhou na equipa principal contra o Tourizense. O médio defensivo foi operado no Hospital da Trindade pelo clínico José Carlos Noronha, terá alta terça feira e iniciará depois o processo de recuperação.
A "Esperança Portista" faz votos de rápidas melhoras ao experiente atleta portista.

segunda-feira, outubro 25, 2004

Ivanildo treina na equipa A

Na sequência de boas exibições pela equipa B, Ivanildo foi hoje chamado por Fernandez para um treino com o plantel da equipa principal. Sempre um sinal positivo, mesmo se não se adivinham oportunidades para o jovem avançado, dada o excesso de avançados no plantel. Poderá lutar por um lugar numa ala?

Ivanildo é uma jovem promessa, ainda junior, de origem Guineense mas com nacionalidade Portuguesa. Acomula mais de 20 internacionalizações jovens, sendo actualmente titular nos sub-19. Faz parte do trio que viu o passe ser avaliado em 1.5 milhões de euros pela fpmanagement. Na presente época, começou a titular, depois voltou aos juniores, participou no apuramento dos sub-19 e está de volta à titularidade. Marcou já quatro golos pela equipa B, e mais alguns pelos juniores.

FC Porto B 0 - D. Sandinenes 2

A equipa dos Dragões Sandinenses, apontada como uma das que mais investiu na subida, veio a Gaia derrotar os jovens do FC Porto B. A equipa de Sandim marcou cedo e geriu a vantagem, acabando por ampliar para 2-0 já em periodo de descontos. A disposição da equipa foi a seguinte:

GR Bruno Vale
DLE Diogo (Jorge Lopes, 73')
DC Pedro Ribeiro, Thiago
DLD Vitor Alves
MC Paulo Machado, Akos Buzsaky
MO Tiago André (Vieirinha, 62'), Bruno Gama (Márcio Sousa, 45')
AV Cristovão, Ivanildo

Vitor Alves e Tiago André repetiram a titularidade pela primeira vez. Veremos se confirmam esta maior presença nas escolhas de Domingos, nos proximos jogos. Com este resultado a equipa está agora no sexto lugar da IIB, zona norte, a 8 pontos do primeiro classificado.

7ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Alves, que manteve a titularidade num AEK que lidera a liga Grega e que exorcisou a derrota na taça UEFA com uma goleada. Menção honrosa para Bruno Moraes, que entrou para o ultimo quarto de hora mas conseguiu fazer a assistência para o terceiro e decisivo golo do Vitória de Setubal, que é terceiro na superliga.

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
v Kallithea (4-1)
Com Paulo Assunção de volta ao meio campo (não jogou na taça UEFA) o AEK respondeu da melhor forma ao desaire de quinta-feira e é agora lider isolado da liga Grega, com três pontos de avanço sobre os perseguidores, onde se incluem Panathinaikos e Olimpiacos. Bruno Alves voltou a ser titular e a jogar os 90 minutos, contando com inumeras recuperações e mesmo com cabeceamentos à baliza.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Braga (3-2)
Entrou aos 77' para o lugar do experiente Meyong. No pouco tempo disponivel conseguiu fintar dois adversários e fazer a assistência para o golo da vitória. Um bom momento do jovem avançado, que poderá começar a criar um estatuto de"arma secreta".


Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Braga (3-2)
Suplente não utilizado.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Guimarães (1-2)
Regressou à titularidade, mas o Gil Vicente voltou a ser derrotado, perdendo nova oportunidade de abandonar o fundo da tabela.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Gondomar (1-1)
Suplente não utilizado.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Gondomar (1-1)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Chaves (2-1)
Não foi convocado, depois de uma arreliadora lesão o ter impedido de treinar durante boa parte da semana. Esperemos que regresse rápidamente à luta pela titularidade.

domingo, outubro 24, 2004

FC Porto 2 - Penafiel 0

O FC Porto, graças a uma primeira parte de gala, venceu a equipa de Penafiel com dois golos de McCarthy, mas perdeu a oportunidade de fazer as pazes com o Dragão, ao gerir excessivamente na segunda parte. Uma pena, ainda que a concentração de jogos num curto periodo sirva de alguma justificação.

Ricardo Costa fez um jogo seguro a central e Seitaridis foi tambem sólido na direita e colaborou bem com Quaresma na primeira parte. Bosingwa surpreendeu na titularidade mas jogou com personalidade e mostrou que há alternativa a Costinha. Quaresma, intratável na direita, foi uma das razões para a excelente exibição portista na primeira parte, mas tambem ele se eclipsou na segunda.

Em gestão de esforços na segunda parte, entraram Raul Meireles, que cumpriu sem deslumbrar, Helder Postiga que novamente passou despercebido e Carlos Alberto que mostrou algum serviço, num periodo em que a apatia reinava.

sábado, outubro 23, 2004

Esperança tapada: Bruno Vale

Num thread no relvado sobre o "melhor guarda-redes" Português, Bruno Vale surge como a opção de muitos adeptos, pelo menos para o futuro. A isto não serão alheias as boas exibições que tem rubricado nas selecções jovens.


bruno_vale
Originally uploaded by morphy.
Com um impressionante porte fisico e boa postura na baliza, Vale caiu no goto de Mourinho, que abdicou de ter um terceiro guarda-redes, confiando no então "puto" de 18 anos. Em entrevista à maisfutebol, em Novembro de 2002, dizia "[... o melhor guarda redes do futuro] ... será o Bruno Vale. Quando melhorar o seu jogo com os pés e quando estabilizar psicologicamente, porque os seus níveis de confiança e de jogar sob pressão precisam de evolução, é o guarda-redes com maior potencial. Além do mais, tem capacidades e uma boa estrutura física." Desde aí, foi sempre titular indiscutivel na equipa B, e sentou-se numerosas vezes no banco da equipa principal, mas a estreia apenas ocorreria o ano passado, já depois do FC Porto assegurar o titulo nacional, num jogo em que entrou sereno e rubricando boas defesas.

A convocação de Scolari, que o lançou na selecção A, colocou-o numa luta com a qual nada tem a ver e poderá ter criado entraves "ideológicos" à sua progressão no FC Porto. A presença de Vitor Baía e do caro Nuno Espirito Santo também não ajudam. O empréstimo para rodar era a melhor opção. Desde fins de Julho que Bruno Vale era apontado pela imprensa espanhola para substituir Pablo Cavallero, o guarde redes titular da selecção Argentina, na equipa Galega do Celta de Vigo, que enfrenta uma dura descida à competitiva II liga Espanhola. O empréstimo só não foi efectuado devido a inesperados problemas com a desvinculação do guardião Argentino. O filho de Ilidio Vale, responsável pelo futebol jovem portista não pôde assim submeter-se a um duro mas importante teste: provar que é capaz de se impor longe dos seus terrenos familiares, no FC Porto e nas selecções jovens.

A presente época começou com uma boa exibição no jogo da selecção Oimpica contra o Paraguai, em que rubricou excelentes defesas. Desde então, tem mantido o ritmo em alguns jogos da equipa B e dado nas vistas na selecção sub-21, onde justifica a titularidade com exibições irrepreensiveis, como a que assinou contra a Russia

Nome: Bruno Miguel Esteves do Vale
Data Nascimento: 08/04/1983 (21 anos)
Altura (m.): 1.93
Peso (kg): 84
Internacionalizações: 1A, 13+ esp, 13 junA, 14 junB.
Campeão nacional sénior 03/04.
Titular na vitória Portuguesa em Toulon, em 2003.

sexta-feira, outubro 22, 2004

AEK de Bruno Alves goleado


bruno_alves_aek
Originally uploaded by morphy.
Quando o AEK inaugurou o marcador aos 4', nada indicava a hecatombe que se seguiria. Mas os Russos do Zenit, segundos no seu campeonato no ano transacto, conseguem empatar aos 44' e completar a reviravolta aos 48'. A equipa Grega ficou vergada a esta reviravolta em momento crucial do jogo e acabaria por sofrer mais três golos, perdendo por 5-1. Vida dificil para Bruno Alves, á direita na foto, titular no eixo da defesa.

quinta-feira, outubro 21, 2004

Esperança no FC Porto B: Pedro Nuno


pedro_nuno
Originally uploaded by morphy.
Este médio defensivo, de 22 anos (d.n. 21/1/1982) é internacional jovem e joga na equipa B portista à já 4 anos (!). Foi o capitão da equipa na época passada e um dos titulares indiscutiveis. Tem sido um dos jovens inscritos nas competições europeias e treina regularmente com o plantel principal, tendo jogado na equipa principal em vários jogos particulares. Começou a presente época novamente como capitão da equipa B, jogando quase sempre, mas por vezes fora da sua posição preferida de médio defensivo. Chamado à equipa principal para o jogo com o Tourizense, entra a substituir Ricardo Costa como lateral direito, mas lesiona-se com gravidade. A cirurgia a que foi sujeito irá colocá-lo por algum tempo fora dos relvados, uma situação que não é nova na sua carreira, e fica assim adiada a afirmação deste jogador.

Diego e Carlos Alberto entre os 40 melhores sub-21

O jornal Italiano Tuttosport organiza a eleição do melhor sub-21 a jogar na europa. O FC Porto tem nos seus quadros dois dos quarenta jogadores nomeados, os craques Brasileiros Diego e Carlos Alberto. Não obstante, os favoritos são Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo, com o Português a assumir favoritismo. Outros nomes conhecidos são Fabregas (Arsenal), Kompany (Anderlecht), Juanfran, Torres (At. Madrid), Vagner Love (CSKA) e Robben (Chelsea). Nenhum outro atleta a jogar em Portugal surge nesta lista, baseada nas votações de 30 jornalistas europeus.

FC Porto B 6 - União de Lamas 0

A equipa B portista jogou ontem em Crestuma o jogo em atraso da sexta jornada da IIB com o União de Lamas, vencendo por 6-0, num jogo onde rodou alguns jogadores menos utilizados. Com este resultado sobe à quinta posição, a cinco pontos dos lideres.

Bruno Vale;
Diogo, Sandro, Pedro Ribeiro (Thiago, 45') e Vítor Alves;
Paulo Machado, Akos (Vieirinha, 60'), Tiago André e Bruno Gama;
Ivanildo e Cristóvão (Tiago Borges, 60').

golos: (1-0) Ivanildo, 16''; (2-0) Diogo, 32'; (3-0) , 46'; (4-0) Vieirinha, 64'; (5-0) Ivanildo, 67'; (6-0) Bruno Gama, 80'

A equipa portista entrou dominadora e conseguiu marcar aos 16' por Ivanildo e aos 32' por Diogo, ganhando tranquilidade. O golo de Tiago André no inicio da segunda parte quebrou a resistência Lamacense e a partir daí, a goleada aconteceu com naturalidade, com golos de Vieirinha (64'), Ivanildo (67') e Bruno Gama (80') . Realce ainda para a estreia do defesa central Sandro, que jogou os 90 minutos, e do avançado Tiago Borges. Também Tiago André parece estar a encontrar algum espaço e jogou pela primeira vez durante os 90 minutos.

PSG 2 - FC Porto 0

Substituir jogadores nucleares e falhar na escolha do treinador, substituido dias antes do inicio da competição, prova-se agora que coloca um peso excessivo na equipa. Para mais, o treinador substituto é apenas bom, o que torna dura a comparação com Mourinho, o melhor de todos os que por cá passaram.
A defesa tem obvias culpas no cartório. Só Seitaridis escapa, pois as falhas maiores ocorrem da esquerda para o centro. Pepe e Ricardo Costa não ficaram certamente com boas recordações, apenas com mais experiência. Diego e Carlos Alberto complicaram demasiado, em fintas e individualismos excessivos. Mas como culpá-los se a descrença mantinha os colegas estáticos e as linhas de passe eram poucas ou nenhumas? Quaresma foi mais um a tentar mudar o jogo sozinho. Ainda assim, foi o que esteve mais perto de o conseguir. Postiga voltou a perder uma boa oportunidade de mostrar serviço e Bosingwa ganhou ritmo e exeriência. Raul Meireles ficou no banco e Hugo Almeida na bancada.


quarta-feira, outubro 20, 2004

sub-17: seis portistas na convocatória

O FC Porto mantém seis jogadores na selecção sub-17. Aos já habituais André Monteiro, Daniel Candeias, Hugo Guedes e Rui Pedro juntam-se Castro e Hugo Monteiro, enquanto que António Morais, e Miguel Carvalho, que jogaram no apuramento, não foram desta vez convocados.

Esperança no FC Porto B: Cristovão


cristovao
Originally uploaded by morphy.
Cristóvão Silva Ramos (25-03-1983)

Um avançado móvel, que pode aparecer nas alas ou na zona de finalização. Muito aguerrido e inconformado, faz lembrar o melhor Derlei. Parece porém faltar-lhe o toque de classe necessário para chegar à equipa principal... espero estar enganado!
Sem ser um "habitué" das selecções jovens, é chamado com alguma regularidade, sendo presentemente opção na selecção sub-21, apesar da forte concorrência de nomes como Hugo Almeida e Lourenço não lhe deixarem muito espaço.
Tem sido o unico indiscutivel na dupla de avançados utilizada por Domingos na equipa B. E a concorrência é de peso: Vieirinha, Ivanildo e Bruno Gama, para só citar os mais conhecidos.

Qual a vossa opinião sobre este jogador?

terça-feira, outubro 19, 2004

Esperança no FC Porto B: Pedro Ribeiro


pedro_ribeiro
Originally uploaded by morphy.
Uma postura discreta mas sólida em campo denunciam a muita experiência desta jovem esperança portista, que conhece de perto o sucesso desportivo pois é sobrinho de Fernanda Ribeiro. Com 21 anos (d.n. 25/1/1983) já coleccionou mais de 50 internacionalizações pelas várias selecções jovens, ao mesmo tempo que coleccionava titulos nos vários escalões de formação.
Também na selecção teve já oportunidade de embelezar o curriculo. Esteve entre os campeões da europa de sub-17 (Israel, 2000) e foi titular na vitória Portuguesa no torneio de Toulon de 2003. Foi ainda suplente no europeu sub-21 que qualificou Portugal para os jogos Olimpicos.
Titular na equipa B portista desde 02/03, tem sido um dos jogadores jovens inscritos nas competições europeias (taça uefa, supertaça, champions league) e chegou a sentar-se no banco na recepção ao Lyon, nos quartos de final da Champions league. A esta prova de confiança de Mourinho juntou-se a participação no jogo de inauguração do estádio do Dragão e a estreia na I liga (titular contra o Rio Ave), o que lhe permite incluir no seu palmarés o titulo de campeão nacional sénior.
Na presente época rejeitou ofertas da II liga (p.ex. do Chaves), optando por permanecer no FC Porto B. Tem sido titular indiscutivel não só na equipa B portista mas também na selecção sub-21, onde remete o benfiquista Amoreirinha para o banco de suplentes.
A "Esperança Portista" tem observado com atenção este jogador nos jogos de sub-21 e parece-nos um jogador sólido e experiente, bastante rápido. Não fosse o muito dinheiro disponivel para investir e poderia estar no plantel principal, em vez de Pepe.

FC Porto: Convocados para Paris

Foram convocadas dez esperanças portistas para o decisivo jogo com o PSG para a liga dos campeões. A defesa deverá continuar a contar com os três jovens Ricardo Costa, Seitaridis e Pepe. Diego manter-se-á no meio campo e irá mostrar o seu valor num grande palco europeu. Carlos Alberto e Quaresma discutem outro dos lugares do meio campo. Não deverão jogar os dois, e o Brasileiro parte com alguma vantagem. Raul Meireles e Bosingwa completam as opções para o meio campo. Hélder Postiga e Hugo Almeida são alternativas a McCarthy no ataque. Um dos ultimos quatro deverá ficar na bancada, com Hugo Almeida a ser o mais "forte" candidato, infelizmente. Bruno Vale continua a aguardar por melhores dias.

6ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Alves, um dos bastiões da defesa do AEK, que subiu ao primeiro lugar do campeonato Grego. Confirma-se a recuperação do central, que após a grave lesão do final da época passada, passou por dois revéses no inicio desta: foi dispensado por Del Neri e apontado como um dos piores na selecção Olimpica.

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
v Iraklis (2-1)
A figura da semana, entre todos os emigrantes Portugueses, para O Jogo:
É um dos totalistas da equipa e ontem, em Salónica, voltou a confirmar que está a atravessar um grande momento. Com várias recuperações, o defesa-central emprestado pelo FC Porto ajudou o AEK a vencer e a igualar o Panathinaikos no primeiro lugar. Muito preocupado em defender, raramente foi à grande área contrária para tentar fazer valer o seu bom jogo de cabeça. É um dos grandes responsáveis pelo bom momento defensivo da equipa ateniense, que apenas sofreu dois golos em quatro jornadas.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Académica (1-0)
Entrou nos ultimos minutos, para queimar tempo.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Académica (1-0)
Suplente não utilizado.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Braga (0-1)
Suplente não utilizado.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Olhanense (3-2)
Suplente não utilizado.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Olhanense (3-2)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Felgueiras (0-1)
Foi titular e jogou os 90 minutos, mas o Estrela perdeu pela primeira vez esta temporada, e em casa.

segunda-feira, outubro 18, 2004

Tito descartado definitivamente

Uma novela acompanhada por pouquissimos portistas, mas ainda assim uma novela. Tito, anunciado no verão como reforço do FC Porto B e mais tarde como possibilidade para o plantel junior, terá estado todo este tempo a treinar no Porto mas acaba por não ficar devido à ausencia de entendimento entre os clubes. Com a devida vénia ao leitor e futuro companheiro de lides Drakonyas, aqui fica a noticia, transcrita da versão impressa do D.N. Madeira:

"Tito volta a integrar plantel de juniores do Maritimo não se transferindo para o FC Porto.

Depois de alguns meses a treinar no FC Porto, o madeirense Tito está de volta ao plantel do Maritimo. O impasse entre os clubes terá levado a este regresso. O juvenil Eduardo (Negrinho), por outro lado, tem acertada a transferência para os portistas."

Pedras Rubras 1 - FC Porto B 1

A equipa B portista não foi além de um empate na deslocação ao Pedras Rubras, ocupando agora o nono lugar do campeonato quando lhe falta ainda disputar um jogo em atraso da sexta jornada. A disposição da equipa foi a seguinte:

GR Bruno Vale
DE Jorge Lopes
DC Thiago, Pedro Ribeiro
DD Pedro Silva
MD (?!) Akos Buzsáky, Márcio Sousa
MO Diogo, Vieirinha
AV Cristovão, Ivanildo

Domingos continua as experiências para substituir o lesionado Pedro Nuno. Diogo voltou a surgir no meio campo, mas ao seu lado estava não Paulo Machado mas Márcio Sousa, ficando o quarteto completo com outros dois jogadores de ataque, Akos e Vieirinha. A dupla de avançados foi constituida por Cristovão e Ivanildo. O meio campo não tinha portanto nenhum jogador com rotina de "trinco" e o certo é que não resistiu muito tempo, com o Pedras Rubras a colocar-se em vantagem aos 16 minutos. A entrada de Paulo Machado adivinhava-se e ocorreu aos 37 minutos, substituindo Márcio Sousa. A vantagem da equipa da casa permanecia e aos 61 minutos Domingos refresca o ataque, com Tiago André e Bruno Gama a substituirem Diogo e Vieirinha. A resistência do Pedras Rubras durou até aos 92 minutos mas Ivanildo conseguiu marcar o golo do empate, em jogo dificil para as jovens esperanças portistas.

Destaque para Jorge Lopes, que repetiu a titularidade a defesa esquerdo e desta vez ficou por lá os 90 minutos. Também Pedro Silva cimenta a titularidade na faixa lateral direita. Dificuldades no meio campo, pois as lesões de uns (Pedro Nuno, Flávio Igor, Vilas Boas) e má forma de outros (Rodrigo Ângelo) obrigam Domingos a perigosas adaptações. Por isso mesmo é dificil compreender a ausência de Paulo Machado no onze inicial. Um destaque final para o decisivo golo de Ivanildo, que marcou pelo segundo jogo consecutivo.

domingo, outubro 17, 2004

FC Porto.vs. Benfica: Esperanças vencem na Luz

A equipa portista conquistou importante vitória no ninho da Águia, num jogo onde iniciou o jogo com cinco sub-23, com outros dois a entrarem durante a partida. É porém de notar que foram os consagrados Baía, Jorge Costa e Costinha a mostrar a fibra portista.
Pepe poderá ter perdido o estado de graça de que ainda gozava junto de Fernandez, quando respondeu de forma descontrolada a uma agressão de Nuno Gomes. Tem de facto muito a aprender este promissor central. Abre-se uma oportunidade no centro para Ricardo Costa, que fez nova exibição sólida. Diego continua a aprender as nunces do futebol europeu, e fez exibição agradável. Carlos Alberto fez um bom jogo, parecendo estar a melhorar o entendimento com Fernandez, que começa a compreender como tirar partido do malabarista Brasileiro. Seitaridis continua a mostrar qualidade, ainda que sem entusiasmar. Pouco a dizer das exibições de Bosingwa e Quaresma, que procuraram cumprir numa fase complicada do jogo. Raul Meireles e Helder Postiga ficaram no banco, enquanto que a Hugo Almeida e Bruno Vale de nada valem as boas exibições nos sub-21, perante a ausência de espaço na equipa que os remete para a bancada. Deviam ter sido emprestados.
Uma palavra final para o desportivismo de Trappatoni, que não alinhou em discursos incendiários, salientando apenas que o empate era mais justo. Merece o nosso respeito e prometo que não mais farei trocadilhos com o nome desta lenda do futebol cujo contributo para uma maior qualidade da superliga ficou claro.

sábado, outubro 16, 2004

FC Porto .vs. Benfica: Dez esperanças convocadas

As lesões levam a que as dez esperanças do plantel portistas estejam todas convocadas para o clássico da Luz. Ricardo Costa, Seitaridis, Pepe, Diego e Quaresma deverão ser titulares. Carlos Alberto e Hélder Postiga tem boas chances de entrar durante a partida. Bosingwa, Hugo Almeida e Raul Meireles deverão ser suplentes e um deles poderá mesmo ficar na bancada.

sexta-feira, outubro 15, 2004

FC Porto B: ponto da situação (10/04)

Neste post iremos fazer o ponto da situação do FC Porto B, decorridas que são cinco jornadas do campeonato e o Torneio Agribank. Outros pontos altos foram o jogo contra os AA e contra o Rio Ave.
Da análise dos jogos já efectuados, a equipa tipo parece-nos ser

GR Rui Sacramento
DE Diogo
DC Pedro Ribeiro
DC Thiago
DD Pedro Silva
MC P. Nuno, P. Machado
MO Akos, M. Sousa
AV Cristovão, B. Gama

Com Diogo a também poder jogar no meio campo, assim como Bruno Gama. Vieirinha e Ivanildo discutem as duas posições do ataque e poderiam ser eles a estar na equipa tipo, ainda incipiente. Joel joga quase sempre, ou a central ou a lateral direito. São portanto muitas e boas as opções para o ataque e para a zona central da defesa. E ainda faltam Tato e Vinicius, que poderão baralhar estas contas. A concorrência é grande e Ricardo, um extremo-esquerdo titular nos sub-20, tem tido poucas oportunidades. O ponto fraco são os defesas laterais, o que obrigou Domingos a testar adaptações: Diogo a lateral esquerdo e Joel/Pedro Nuno a lateral-direito. Com a lesão de Pedro Nuno, ficam tambem a faltar médios defensivos, não existindo concorrência ou alternativa a Paulo Machado. Fábio "Espinho", Flávio Igor, Zéquinha, Vilas Boas estão lesionados desde a pré-época e juntou-se-lhes agora Pedro Nuno. J. Lopes, R. Junior, Rod. Angelo, Tiago Borges e Tiago Nogueira tem sido pouco utilizados, assim como o já referido Ricardo. Tito só chegou no inicio de Outubro e os juniores parecem ser, para já, o seu destino.

Segue-se a análise dos 24 jogadores que compõe o plantel, a que se juntam Bruno Vale, da equipa principal, e Rubens Junior, excedentário.

Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento, guarda-redes, (31-01-1985)
Um guarda redes internacional jovem, com fases finais de sub-17 e sub-19 no seu curriculo. Foi titular da equipa junior no ano transacto e esta época conquistou a titularidade na equipa B. Defendeu a baliza na Agribank Cup e em três dos cinco jogos da IIB. Fez o estágio sub-20, mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com a Agribank Cup.

Bruno Vale, guarda redes, (08/04/1983)
Estreou-se na equipa B em 01/02 e foi titular indiscutivel nas duas épocas seguintes, tendo-se sentado no banco da equipa principal (onde era o terceiro GR) numerosas vezes. A época passada juntou uma internacionalização A às mais de quarenta que já acumulou nas selecções jovens e sagrou-se campeão nacional, num jogo onde mostrou qualidades. Já não faz parte da equipa B mas jogou dois dos cinco jogos no campeonato, presumivelmente para se preparar para a selecção sub-21, onde é titular. Excelente jogo contra a Russia, pela selecção sub-21.

Vasco António Pereira Viana, guarda redes, (20-04-1985)
Passou de suplente de Bruno Vale a suplente de Rui Sacramento. Um jovem sólido, que com 18 anos jogava na II liga, pelo Felgueiras e que o ano passado chegou a sentar-se no banco da equipa principal, mas que parece tapado pelos dois internacionais jovens. Se Vale for emprestado, poderá voltar a ter oportunidades.

Pedro Manuel Mendes Ribeiro, defesa central, (21-01-1983)
Um dos mais experientes nas várias selecções jovens, onde já ultrapassou as 50 internacionalizações, é titular indiscutivel no eixo da defesa. Apenas as participações nos sub-21, onde remete Amoreirinha para o banco, o impedem de ser totalista.

Joel Kiki Ngako Nyobu, Defesa central (03-12-1985)
Apresentado discretamente durante o verão como uma promessa vinda de um desconhecido clube Francês, foi na realidade comprado ao Toulouse, por 1.7 milhões de euros. Utilizado em quase todos os jogos, mas nem sempre como titular. Jogou contra o Tourizense, a lateral direito, após lesões de R. Costa e P. Nuno.

André Filipe Monteiro Vilas Boas , Defesa central / Médio Defensivo (04-01-1983)
Este internacional jovem foi um dos B's escolhido por Mourinho para treinar regularmente com a equipa principal, tendo-se mesmo sagrado campeão nacional. Recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou esta época, não se sabendo se o FC Porto vai exercer o direito de opção que negociou com o Rio Ave e que termina em Dezembro.

Thiago Emiliano da silva, defesa central, (22-09-1984)
Titular no Juventude, equipa sensação no Brasileirão, veio para a equipa Portista no final do periodo de inscrições, havendo rumores de que o seu passe custára 5 milhões de euros. Estreou-se na Agribank, onde deu boas indicações e marcou um golo. Provável titular, daqui para a frente.

Sandro Fernando Silva Cunha, Defesa central (05-12-1982)
Transferido do Fafe, outra equipa da IIB, tem sido um suplente pouco utilizado. Aproveitando as muitas ausencias nas selecções treinou com o plantel principal. A chegada de Thiago poderá tirar-lhe o pouco espaço que tinha.

Vítor Manuel Fernandes Alves, Defesa lateral-direito (11-04-1985)
Promovido dos juniores, foi suplente utilizado em três jogos da IIB e na Agribank Cup. É internacional sub-18 e estagiou com a selecção sub-20 mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com o torneio Agribank.Aproveitando as muitas ausencias nas selecções treinou com o plantel principal.

Pedro Miguel Gouveia Silva , Defesa lateral-direito (10-10-1984)
Cedido pelo Estrela da Amadora, depois de dispensado pelo treinador. Utilizado na pré-época, Agribank e em 195 m na IIB, é uma das opções para o lado direito da defesa.

Jorge Mário Alves Lopes , Defesa lateral-esquerdo (03-01-1985)
Estagiou com a selecção sub-20 mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com o torneio Agribank. Suplente pouco utilizado, na IIB e mesmo na Agribank.

Rubens Junior, Defesa lateral-esquerdo
Um velho conhecido dos adeptos, mas não trás boas recordações. A boa velocidade e até técnica não fazem esquecer os muitos episódios de falta de profissionalismo. Surgiu na equipa B durante a Agribank, depois de ter recusado várias propostas de clubes da I liga. Será suplente, pois não é certamente uma das apostas.

Pedro Nuno Silva Correia, Médio defensivo (21-01-1982)
Capitão dos B's desde a época passada, tem sido titular, nomeadamente na Agribank, mas é substituido em alguns jogos e, aparentemente, nem sempre joga na sua posição preferida, sendo por vezes chamado para o lado direito da defesa. Lesionou-se com gravidade no jogo com o Tourizense, em que substituiu R. Costa a lateral direito durante curtos 7 minutos . A cirurgia irá afastá-lo por algum tempo.

Paulo Ricardo Ribeiro Jesus Machado , Médio (31-04-1986)
Ainda junior, este possante médio centro já ultrapassou as trinta internacionalizações, incluindo o titulo de campeão europeu sub-17. Apreciado por Mourinho, que lhe proporcionou a estreia na equipa principal em jogo da taça de Portugal e o escolheu para a simbólica inauguração do estádio do Dragão. Os gestores da fpmanagement avaliaram o seu passe em 1.5 milhões de euros e compraram 16.7%. Na presente época, foi titular nos três primeiros jogos da equipa B, depois jogou alguns jogos pelos juniores e o apuramento para o europeu na selecção sub-19. Já regressou à equipa B, configurando-se como um dos mais promissores jovens portistas.

Rodrigo Miguel Guerreiro Ângelo , Médio (15-10-1984)
Transferido do Farense em 02/03 já com os galões de internacional jovem, manteve a titularidade nos sub-19 e foi finalista no europeu de 2003. A transição para os séniores parece estar a ser dificil, pois este ano tem sido um suplente pouco utilizado, mesmo na Agribank, onde a ausência dos juniores abriu vagas na equipa. Apesar disso treinou com os AA, aproveitando as muitas ausências nas selecções.

Flávio Igor Rodrigues Silva Pereira Ferreira Médio 10-02-1984
Este internacional sub-19 (expulso na final do Europeu) recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou.

Akos Buzsaky, Médio ofensivo (07-05-1982)
O internacional sub-21 Hungaro foi aposta de Mourinho em 02/03, juntou um campeonato e uma taça uefa ao seu curriculo, mas fez uma época fraca na Académica. Parece decidido em fazer vingar a aposta de jogar na equipa B, em vez de ser emprestado. Titular indiscutivel na pré-época, IIB (2 golos) e no torneio Agribank (2 golos), o médio ofensivo Hungaro substituiu Diego ao intervalo do jogo com o Tourizense e marcou o canto de que resultou o terceiro golo Portista.

Márcio Daniel Ribeiro Sousa , médio ofensivo (n. 10) (23-03-1986)
Desde que "partiu a louça toda" na final do europeu de sub-17 que são grandes as expectativas daquele a quem alcunhavam de "Maradona". Sem ser indiscutivel nem na equipa B nem nos sub-19, já marcou golos nas duas equipas assim como nos juniores.

Vinicius, Médio ofensivo (n. 10) (18 anos)
Veio rotulado de promessa, mas pouco se sabe deste jogador. Segundo os seus empresários, um médio ofensivo que tb pode jogar na direita, com capacidade atlética e ramate fácil. Logo se verá... Ainda não jogou.

Cristóvão Silva Ramos, Avançado (25-03-1983)
Titular e, algo surpreendentemente, opção na selecção sub-21, onde enfrenta Hugo Almeida, Lourenço, etc
Um avançado polivalente e com muita garra.

Diogo Soares Gomes, extremo-esquerdo (12-09-1985)
Este Brasileiro tem sido titular indiscutivel, se bem que muitas vezes adaptado a defesa lateral esquerdo.

Fábio Ricardo Gomes Fonseca (Espinho) Avançado 18-08-1985
Recupera de lesão grave, com cirurgia. Ainda não jogou.

Tiago Nuno Cordeiro Borges Avançado (extremo direito) 06-06-1985
Veio do Fafe para compor o plantel. Ainda não jogou, na IIB, mas foi titular na Agribank cup e treinou com os As.

Ricardo Miguel Ferreira Costa Avançado (extremo esquerdo) 16-01-1985
Titular na selecção sub-20., não pôde ir ao torneio Agribank. Apesar de ser um suplente pouco utilizado até agora, já treinou com os A's.

Tiago André Carvalho Nogueira "Açoreano" Avançado 20-10-1983
Suplente pouco utilizado, na IIB. Jogou na "final" da Agribank.

Ivanildo Soares Cassamá, Avançado (09-01-1986)
Uma jovem promessa, ainda junior, de origem Guineense mas com nacionalidade Portuguesa. Acomula mais de 20 internacionalizações jovens, sendo actualmente titular nos sub-19. Faz parte do trio que viu o passe ser avaliado em 1.5 milhões de euros pela fpmanagement. Na presente época, começou a titular, depois voltou aos juniores, participou no apuramento dos sub-19 e está de volta à titularidade. Marcou o primeiro golo da época contra o Fafe.

José Egas Santos Branco (Zéquinha) avançado (07-01-1987)
Este jovem goleador, internacional sub-17, tinha boa cotação entre os exigentes adeptos do Vitória de Setubal e era cobiçado por outros grandes. A pré-época não lhe correu bem. Recupera de lesão grave, com cirurgia e ainda não se estreou.

Adelino André Vieirinha Freitas, extremo-direito (24-01-1986)
Completa o trio das esperanças avaliadas pela fpmanagement em 1.5 milhões de euros. Muito popular entre os adeptos desde o europeu de sub-17, este rápido e talentoso extremo-direito tem jogado regularmente e marcou golos nas três equipas em que jogou: juniores, equipa B e selecção sub-19.

Bruno Alexandre Vilela Gama, Avançado (15-11-1987)
Polivalente, fez a formação a "nº 10" mas pode jogar nas alas ou a "segundo PL". Com mais de 30 internacionalizações nas várias selecções jovens, fez pelo Braga a estreia na Superliga, já aureolado com o titulo de campeão-europeu de sub-17. Cobiçado por grandes clubes nacionais e estrangeiros, a sua transferência custou ao FC Porto 1.5 milhões de euros mais o passe de Cândido Costa. Jogou todos os jogos, desde a pré-época, mas nem sempre a titular. Golos na II B, Agribank e contra o Rio Ave. Agradou no jogo contra o Tourizense, onde entrou ao intervalo. Já tinha jogado entre os A's, no jogo contra a equipa B.

Tato Wolmir, Avançado (19 anos)
Chegou já a época ia avançada. Não jogou na Agribank nem nos quatro primeiros jogos da IIB. Mas marcou um golo na vitória sobre o Rio Ave.

Tito Avançado (junior)
Apesar de aparecer no plantel inicial da equipa B, só em finais de Setembro foi confirmado que viria, ao que tudo indica para os juniores.

quinta-feira, outubro 14, 2004

Vitor Rodrigues: cedido definitivamente?

O defesa lateral-esquerdo Vitor Rodrigues, que perante a chamada de Jorge Ribeiro aos AAs foi titular nos sub-21, era da equipa B portista do ano transacto. Parece ter sido cedido em definitivo ao Tourizense.

O Tourizense, orientado por Tó Margarido, ocupa o terceiro posto da zona centro da II Divisão B e tem no seu plantel três jogadores que na época passada estavam na equipa B do FC Porto: Furtado, que está emprestado por uma temporada, e Vítor Silva e Vítor Rodrigues, que saíram a título definitivo.

fonte: www.ojogo.pt, 8/10/2004

sub-16: três portistas convocados

Dos seis portistas seleccionados para estágio, apenas três permaneceram na convocatória para o torneio de Val de Marne, onde irão enfrentar as selecções da França, Rússia e Suíça. São os atletas André Pinto, António Graça e Nuno Coelho que este ano actuam na equipa satélite do Padroense.

sub-18: oito portistas convocados

A selecção de sub-18 inicia a sua preparação com dois dias de estágio. O contingente portista domina a convocatória, com oito jogadores convocados: Bruno Moreira, Daniel Marques, Fausto Lourenço, Helder Barbosa, Igor Araújo, João Pedro, João Pinhal e João Ribeiro.

FC Porto B .vs. Fafe: Vitória suada

A equipa B portista acertou calendário jogando em casa com o Fafe. O central titular Pedro Ribeiro, que na véspera jogara os 90 minutos contra a Russia pela selecção de sub-21, foi poupado. Rui Sacramento guardou a baliza, o central Thiago estreou-se no campeonato e Jorge Lopes jogou a lateral esquerdo. O lado direito da defesa ficou entregue a Pedro Silva e Vitor Alves. Ambos são laterais direitos e a "Esperança Portista" não sabe qual dos dois se adaptou a central. No meio campo estava o sólido Paulo Machado, o indiscutivel Diogo, de regresso ao meio campo depois de alguns jogos a lateral esquerdo e os criativos Akos Buzsaky e Bruno Gama. O 4-4-2 preferido de Domingos ficava completo com os avançados Cristóvão e Ivanildo na frente. O Fafe inaugurou o marcador aos 24 minutos, na primeira oportunidade de que dispôs. Na resposta, Diogo aproveita um erro do guardião Fafense para empatar e, aos 27, volta a marcar, convertendo um penalty sobre Cristovão. Aos 34 minutos, Ivanildo marca de fora da área, fixando o resultado ao intervalo: 3-1. A equipa portista reaparece após o intervalo com o central Joel a substituir Pedro Silva, mas esta alteração não impede o Fafe de reduzir, aos 51. Aos 64 minutos, Márcio Sousa substituiu Jorge Lopes. Com esta substituição, Diogo terá regressado à lateral esquerda. Pouco depois Akos Buzsaky marca o quarto golo portista. Aos 77 minutos, Rodrigo Ângelo estreia-se no campeonato, entrando para o lugar de Paulo Machado. Mas o meio campo composto por um Rodrigo Ângelo ainda com pouco ritmo e pelos criativos Akos, Márcio Sousa e Bruno Gama terá sido um risco excessivo. O Fafe voltaria a marcar aos 80 minutos e desperdiçaria oportunidade soberana para fazer o empate ao falhar um penalty aos 88. Para o registo fica nova vitória das esperanças portistas, que somam agora três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jornadas do campeonato da IIB.

quarta-feira, outubro 13, 2004

Boletim clinico da equipa B

É muito dificil para a "Esperança Portista" descortinar o que se passa na equipa B, no que toca a indisponiveis por lesão. A infeliz lesão de Pedro Nuno, a quem desejamos rápidas melhoras, levou o site oficial a divulgar o boletim clinico, que reproduzimos aqui:

Pedro Nuno, médio do F.C. Porto B chamado com alguma assiduidade para integrar os trabalhos do plantel principal, vai ser operado ao joelho esquerdo no próximo dia 25 de Outubro. O atleta lesionou-se no decorrer do jogo-treino que a equipa de Victor Fernandez disputou recentemente com o Tourizense. A cirurgia está a cargo do Prof. Dr. José Carlos Noronha. No que diz respeito ao boletim clínico da segunda equipa azul e branca, convém ainda destacar que se encontram quatro atletas a recuperar de intervenções cirúrgicas. São eles André Vilas Boas, que efectua tratamento e treino condicionado, Zequinha e Flávio, que cumprem treino integrado condicionado, e Flávio Espinho, que permanece em tratamento.

Está assim esclarecido o mistério da ausência destes atletas nos jogos da equipa B.

sub-21: Alma portista na vitória sobre a Russia

Portugal venceu a Russia por 2-0 em jogo bem disputado e isolou-se no comando do grupo de apuramento para o europeu de sub-21. Bruno Vale mostrou impressionante segurança na defesa da baliza, e ficaram-me no olho um canto em que agarrou a bola nas alturas (é assim que se faz, Ricardo) e uma excelente defesa num remate à queima-roupa. É pena o limbo que atravessa depois de se ter gorado a transferência para Vigo, pois as chances de que venha a evitar uma reedição do "fantasma Baía" são boas. Basta que rode a um nivel mais elevado. Pedro Ribeiro manteve a titularidade, impressionando a rapidez nas dobras. Nada mau este central, que conta com fortissima concorrência no FC Porto B (Joel e Thiago) mas que não esmorece. Raul Meireles jogou a trinco e cumpriu, mas sem a exuberância dos jogos anteriores. Quaresma abriu o marcador aos 60 minutos e foi o principal (unico?) desequilibrador, até ser substituido para o aplauso pelo jovem Varela. Hugo Almeida foi a referência na área, teve participação no golo de Quaresma e fechou o jogo não desperdiçando uma excelente jogada de Varela. Uma palavra para Cristovão, que Agostinho Oliveira colocou no banco, ao contrário de Organista, que parece estar a ser arrastado pelo mau momento do Santa Clara e ficou na bancada.

Hugo Almeida não se coibiu de mostrar desencanto pela falta de oportunidades no FC Porto. Tudo se resolverá em Dezembro, mas se Fabiano não começar depressa a mostrar atributos, será Hugo Almeida a ser emprestado, em vez de sair McCarthy. Uma pena.

terça-feira, outubro 12, 2004

Quanto vale o plantel portista?

Com base em informações sobre o fundo de jogadores "First Portuguese football players fund - Porto", irei especular sobre os valores em que os passes da carteira de jogadores do fundo foram avaliados. O jornal "O Jogo" publicou as percentagens de cada passe detidas pelo fundo. A sociedade gestora do fundo, por sua vez, publicou o peso de cada jogador no total do fundo. Passamos a resumir esses dados:
  • Diego, 8.5% do seu passe contribuem para 15.01% do fundo
  • Quaresma, 9.0% do seu passe contribuem para 9.77% do fundo
  • Carlos Alberto, 2.5% do seu passe contribuem para 4.47% do fundo
  • Pepe, 10.0% do seu passe contribuem para 3.62% do fundo
  • Seitaridis, 8.0% do seu passe contribuem para 4.28% do fundo
  • McCarthy, 13.3% do seu passe contribuem para 3.98% do fundo
  • Ricardo Costa, 13.3% do seu passe contribuem para 3.98% do fundo
  • Bruno Moraes, 10.0% do seu passe contribuem para 2.61% do fundo
  • Hugo Almeida, 16.67% do seu passe contribuem para 4.35% do fundo
  • Paulo Machado, 16.67% do seu passe contribuem para 3.73% do fundo
  • Ivanildo, 16.67% do seu passe contribuem para 3.73% do fundo
  • Vieirinha, 16.67% do seu passe contribuem para 3.73% do fundo
Ora se especularmos sobre o valor de um destes jogadores, obtemos uma estimativa do total do fundo. Por exemplo, se Diego valer 7 milhões, então 8.5% de 7 milhões valem 15.01% do fundo, logo o fundo vale, na sua totalidade 7*8.5/15.01=3.964.024. Tomando esse valor como referência obtemos os seguintes valores para os passes:
  • Diego: 7.000.000 euros (o valor especulado)
  • Quaresma: 4.303.168 euros
  • Carlos Alberto: 7.087.675 euros
  • Pepe: 1.434.977 euros
  • Seitaridis: 2.120.753 euros
  • McCarthy: 1.186.227 euros
  • Ricardo Costa: 1.186.227 euros
  • Bruno Moraes: 1.034.610 euros
  • Hugo Almeida: 1.034.403 euros
  • P. Machado, Ivanildo e Vieirinha: 886.971 euros cada
  • Total: 29 milhões de euros
Note-se que, se aceitar-mos as percentagens citadas (que foram publicadas em boas fontes), só o valor de Diego é incerto. Todos os outros são exactos, em relação a esse. Ora, por estas contas, para que a SAD portista tivesse recebido os anunciados 2.5 milhões de euros pelas percentagens citadas de Diego, Quaresma, Carlos Alberto, Pepe e Seitaridis, então o valor de Diego teria que ser de aproximadamente 11.5 milhões, o que elevaria o total dos passes para 48 milhões e o valor de cada jovem esperança portista para 1.5 milhões de euros.

Peço aos leitores com propensão para a matemática para refazerem as contas. Se estão certas, terá sido um excelente negócio para a SAD. E o fundo ainda espera uma valorização de 20% !!

Este artigo foi inspirado pela matemática especulativa dos Óculos azuis e brancos.

segunda-feira, outubro 11, 2004

Como divulgar o seu blog

No já bem povoado mundo da blogoesfera, não é fácil encontrar um espaço. Após alguma investigação e experimentação, coloco aqui algumas sugestões, começando pelas que são válidas para qualquer blog, passando depois para as que só interessam a blogs futebolisticos e terminando com sugestões para blogs portistas. Se esta lista vos for util, coloquem algo nos comentários ou mesmo um link no vosso blog!

Este texto baseia-se na minha tentativa de fazer chegar o meu blog ao maior numero de leitores possivel. Note-se que em geral o software usado (blogger, movable type, etc) envia um sinal (ping) para vários serviços (por exemplo o blo.gs) sempre que um blog é actualizado. Como tal, alguma divulgação está sempre garantida. Lembre-se também que de pouco vale divulgar um mau blog, por isso coloque conteúdo de boa qualidade no seu blog, de preferência todos os dias.

Ainda antes de divulgar o seu blog, seria aconselhável instalar um script para monitorizar os leitores. Não se trata só de narcisismo (ou masoquismo...), mas de uma ferramenta importante. Muito utilizado é o sitemeter, que é indispensável para aparecer no blogómetro, pelo que o recomendo. Também interessante é o truefresco referrers, que dá jeito colocar no final do blog.

Na minha opinião é inutil submeter o seu site aos motores de busca, pois se existirem links para o site os motores de busca rápidamente o encontrarão. Abro uma excepção para a submissão no google, por o esforço necessário ser tão pequeno. Note-se porém que o modo preferencial de busca do "googlebot" (o robot que indexa e valoriza os sites) é partir de directorios prestigiados, como o dmoz ou o sapo e seguir todos os links. Assim, o mais importante é ser listado em bons directórios e em bons sites, até para subir no ranking do google.

Vejamos então alguns bons directorios a que pode submeter o seu blog
  1. Um dos mais simples e rápidos é o PTbloggers, uma lista de blogs em Português. Rápidamente verificou o meu site e colocou o link. Inscrição no PTbloggers.
  2. Outro que me agradou foi o aeiou. A verificação foi rápida. Inscrição no aeiou.
  3. O sapo é certamente um dos mais importantes directórios nacionais. Para se ser incluido rápidamente só pagando, mas a inscrição gratuita no sapo funciona, apesar de demorar cerca de um mês.
  4. O portalX tem bom aspecto, e um directório especificamente para blogs. Infelizmente, a página de inscrição não funcionou nem em IE5, nem em mozilla, nem em firefox, pelo que nada mais posso dizer.
  5. Além de proporcionar excelente alojamento de blogs, a weblog.com.pt tem dois tops de blogs. É obviamente muito bom ser listado nesses tops.
  6. Um outro forum onde é boa ideia participar e onde pode divulgar o seu blog é o PTWeblogs.
  7. É muito importante para o ranking no google estar listado no dmoz.org e no yahoo. Ambos dispõe da possibilidade de inscrição gratuita, mas não é garantido que incluam o site e pode demorar bastante tempo... Eu ainda estou à espera.
    Inscrição não comercial no yahoo.
    Inscrição no dmoz.org (open directory): Este link é para sites sobre futebol. Se não é o seu caso, escolha a categoria correcta e sugira a partir daí.
A elaboração desta lista foi inspirada pelo artigo RSStop55 no blog de Robin Good. Lá podem encontrar mais de cem directórios aos quais pode submeter a URL do seu blog ou RSS feed. Não querendo repetir tudo o que lá está, recomendo o blogshares, que é simultaneamente um serviço de divulgação de blogs e um jogo de compra e venda de acções. No blogo.no.sapo.pt, pode encontrar outro tutorial sobre divulgação de blogs, que me parece inspirado no do blogger.com.

O artigo poderia terminar aqui, pois das coisas que fiz estas são as que se aplicam a qualquer blog. Uma segunda linha de ataque e que gerou muito mais tráfego, foi divulgar o blog junto dos seus leitores tipo. Isso envolve ser listado em blogs com interesses semelhantes, directórios especificos e a participação em forums relacionados. De seguida irei mostrar o que fiz no meu blog, Esperança Portista, que interessa aos fans de futebol, e mais ainda aos fans do FC Porto.
  1. Em primeiro lugar compilei uma lista de links e blogs (há quem lhe chame um blogroll) relacionados com o meu, que coloquei na sidebar. Através de serviços como o technorati cosmos ou truefresco referrers, esse simples facto pode chegar ao conhecimento desses blogs, que com curiosidade vem ver quem os está a listar. Evite porém listar tooodos os blogs. Pelo menos eu prefiro listar só os que leio.

  2. Depois procurei (no google) portais sobre futebol.
  3. Por fim existem numerosos forums sobre futebol, onde pode divulgar o seu blog (só uma vez, o spam é contraproducente) ou posts relevantes para um thread. Segue-se uma lista dos forums nacionais e de alguns estrangeiros com zona para o campeonato portugês.
Para terminar, duas dicas:

Inclua um link para traduzir o site para inglês, via google. No caso do meu blog, é (tudo na mesma linha):
http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pt&
;u=http://esperancaportista.blogspot.com/
Para adaptar ao seu, basta substituir http://esperancaportista.blogspot.com/ pela sua própria URL. Assim, se um estrangeiro vier parar ao seu blog, pode ao menos tentar ler os posts.

Cuidado com programas de "troca de links" que em certos casos (se esses links forem "maus") podem originar punição pelo googlebot, reduzindo o pagerank ou mesmo banindo o site do google. Cuidado também com habilidades, como colocar keywords tipo sexo, sex, blowjob, etc no background. O googlebot vai descobrir e não vai gostar. Em vez disso, torne o seu site simpático para o googlebot.

Fontes de informação para blogs portistas

Sendo fundamentalmente um treinador "de sofá", as minhas principais fontes de informação são os sites noticiosos, quer os desportivos quer os generalistas. Aqui fica a lista, para minha referência e quem sabe poderá ser util a outros bloggers portistas.

Jornais Generalistas



Jornais Desportivos



Organizações do futebol



Fontes portistas



  • fcporto.pt O site oficial. Gostaria que a informação sobre a equipa B e os juniores fosse regular, mas não é esse o caso. É ainda assim o site número 1, pois é o oficial, logo a credibilidade das noticias é muito maior.

  • fcporto.ws O melhor site não oficial. Em quase todos os aspectos superior ao site oficial.

  • fcpnet.net Um portal portista, mas parece bem menos activo que o fcporto.ws

  • FC Porto na CMVM Para saber a "história oficial" das transferências mais importantes e aferir a saude económica da SAD.

  • E, "last but not least", os blogs portistas do meu "blogroll"


Outras fontes



  • Planeta do futebolCronicas sobre futebol, com muita substancia, de Luis Freitas Lobo

  • "Play soccer with Pélé" Como jogar, pelo mago Brasileiro.

  • terceiro anel Estes não concorrem com os outros blogs, mas sim com os jornais desportivos, que batem em toda a linha. Fantástico.

  • caderneta da bola Aparentemente, terminou. Mas mesmo que assim seja os arquivos são de leitura origatória. Refrescantemente original.

  • BNA: Bola na áreaUm blog satirico, de qualidade variável, mas sem contemplações e "clubisticamente" equilibrado.

  • Megafone Acompanha mais os adeptos que os jogos, com enfase nas claques. Muito activo.

  • Coisas no futebol "Pot-pourri" de postas sobre o desporto-rei.

  • blogoloRobusto blog futebolistico, com muito conteudo

  • brandos costumesBem escrito.

  • Planeta do futebol Um bom blog sobre futebol Brasileiro.
  • 4-4-2 Sportinguista, mas se ele não dissesse seria dificil adivinhar. 99% isento e muito bem escrito!

  • Relvado Um forum moderado pelos proprios utilizadores

  • Jovens talentosos PortuguesesUm grupo de discussão com uma boa homepage, muito activo.

sábado, outubro 09, 2004

Portugal vs Liechenstein: Postiga naufraga com a selecção

Helder Postiga, não obstante a garra com que entrou no jogo, não conseguiu fazer a diferença e naufragou com o resto dos vice campeões europeus, que cederam um embaraçoso empate frente à modestissima equipa do Liechenstein e que tem agora que vencer a Russia se querem manter intactas as chances de apuramento para o mundial.

Não resisto a transcrever um comentário da TV ao segundo golo da equipa da casa: "... e neste livre a bola só para no fundo da baliza Portuguesa. Culpas para Ricardo, assim como para toda a defesa". Palavras para quê?

FC Porto vs Tourizense: Os B's deram sorte

O FC Porto venceu o Tourizense, uma equipa da IIB, por 3-2. Na primeira parte do desafio a equipa foi constituida pelos A's que escaparam às convocatórias das selecções. A equipa dispôs-se num 4-3-3, com Nuno na baliza, Ricardo Costa na lateral direita, Jorge Costa e Pedro Emanuel no eixo e Areias na esquerda. Hugo Leal foi o pivot do meio campo, tendo à sua direita Diego e á sua esquerda Bosingwa. O trio atacante tinha César Peixoto na esquerda e Maciel na direita, servindo Derlei a ponta de lança. Diego inaugurou o marcador com um bom golo de livre, mas um erro de Pedro Emanuel não teve dobra de Jorge Costa e resultou no golo de Furtado. Pouco depois, uma paragem cerebral defensiva originou novo golo dos visistantes, fixando o 2-1 com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, Akos Buzsaky substituiu Diego e Bruno Gama foi para a extrema direita, onde substituiu Maciel, que passou para o lugar de Derlei. A equipa entrou bem, e virou o jogo, com um bom lance individual de César Peixoto a que se seguiu um autogolo do guarda-redes visitante, na defesa de um canto de Akos. Bruno Gama voltou a mostrar pormenores de jogador, deliciando os poucos adeptos presentes. Ricardo Costa lesionou-se e foi substituido na lateral direita por Pedro Nuno. Este teve uma infeliz estreia na equipa principal, pois também se lesionou após 7 minutos, sendo substituido por Joel. A equipa portista não deu mais chances e venceu o jogo
Uma nota final para Furtado, ponta de lança que jogou na equipa B portista no ano passado marcando golos com alguma regularidade e sendo utilizado por Mourinho num jogo da taça de Portugal. O empréstimo à modesta equipa do Tourizense poderia indicar o regresso à obscuridade, mas o golo marcado na unica oportunidade que lhe deram os centrais portistas é a prova de que não se resigna a esse destino.

sub-19: Portugal vence grupo

Portugal e Itália fecharam a sua participação no torneio de apuramento sub-19 de forma caricata. Os caprichos do sorteio levaram a que o primeiro lugar do grupo levasse a enfrentar na fase seguinte as fortes selecções francesa e espanhola. Assim sendo, Portugal gostaria de perder o jogo e a Itália de ... não ganhar. Assisti aos ultimos 15 minutos na RAIsport, quando Portugal jogava sem GR (estava junto à linha de meio campo), o que permitia o inovador sistema 1-4-6. Já a Itália jogava em 11-0-0. Os comentadores Italianos diziam que Portugal procurava enervar a Itália e levá-la a marcar num chapéu ou num contra-ataque. Se calhar não estavam muito longe da verdade... Apesar do agressivo sistema, Portugal limitava-se a rematar de longe e fraco. Só nos ultimos 5 minutos fez remates que se vissem, talvez pensando "já que não podemos perder, mais vale ganhar".

Os titularissimos portistas Ivanildo, Paulo Machado e Vieirinha foram poupados ao suplicio, enquanto João Dias jogou os 90 minutos e Márcio Sousa os primeiros 45, saindo ao intervalo após ver um cartão amarelo.

quinta-feira, outubro 07, 2004

FC Porto: Akos e Pedro Nuno contra o Tourizense

Os futebolistas da equipa B, Pedro Nuno e Akos Buzsaki (e não Buszakis, como no maisfutebol), treinaram hoje com os futebolistas do plantel principal que sobreviveram às chamadas às selecções. Pedro Nuno é o médio defensivo que capitaneia a equipa B, onde já está à vários anos. Akos Buzsaki foi aposta de Mourinho em 2002/03 e esteve emprestado à Académica. Ambos poderão vir a ter uma boa oportunidade de se mostrarem a Fernandez no jogo-treino de amanha contra o Tourizense.

FC Porto B vence Rio Ave!

Continuando na senda de excelentes resultados iniciada na "Agribank cup" a equipa B portista averbou a quinta vitória consecutiva. Desta vez foi o Rio Ave, uma das boas equipas de Superliga, a não resistir ao poderio portista. Isto é ainda mais notável se repararmos que Márcio Sousa, Paulo Machado, Vieirinha e Ivanildo estão ao serviço da selecção sub-19, e que Pedro Ribeiro e Cristovão estão ao serviço da selecção sub-21. A equipa do Rio Ave, por seu lado, apenas poupou quatro dos seus titulares, que recuperam de lesões.

O jogo realizou-se em Vila do Conde (fora!) e os golos foram marcados por Bruno Gama e Wolmir. Até à hora deste post não foi possivel descobrir a restante formação portista ou algo sobre o "misterioso" Wolmir. Se alguem souber, diga!

quarta-feira, outubro 06, 2004

sub-19: Vitória contra a Bósnia assegura apuramento

Os cinco portistas da selecção sub-19 voltaram a ser titulares na robusta vitória sobre a Bósnia, por 4-1, que assegurou a passagem à fase seguinte. A selecção dominou o encontro, com Vieirinha a abrir a contagem aos 20 minutos e Márcio Sousa a fechá-la aos 65. João Dias, Paulo Machado, Márcio Sousa e Ivanildo jogaram os 90 minutos, enquanto Vieirinha foi substituido por Miguel Lopes.

Noticias da equipa B

Com boa parte dos seus craques nas selecções de sub-19 e esub-21, a equipa B portista viu ainda Fernandez chamar para treino com a equipa principal outros seis atletas: Vasco Viana (guarda-redes), Vítor (lateral-direito), Sandro (central), Rodrigo Ângelo (médio), Ricardo (extremo-esquerdo) e Tiago Borges (extremo-direito). Uma boa oportunidade para estes atletas, que lutam pela titularidade na equipa B.

Entretanto, parece que a equipa irá acolher (por empréstimo?) o médio ofensivo Vinicius, de 18 anos, que concorrerá (pelo menos) com a ex-aposta de Mourinho, Akos Buzsaky, e com os jovens lobos, Bruno Gama e Márcio Sousa. Nada fácil... Akos e Bruno parecem em grande forma, e de Márcio Sousa todos esperam a confirmação do potencial demonstrado na célebre final do europeu sub-17, em que marcou os dois golos que deram a vitória a Portugal.

Porém, se os custos para o clube forem baixos, como parece que são, a concorrência acrescida é boa, empurrando estes jovens para a superação de que necessitam para poderem vingar no plantel principal, onde tem de esperar por "baldas" de Diego, Carlos Alberto e Hugo Leal.

segunda-feira, outubro 04, 2004

sub-19: Vitória contra o Cazaquistão

A selecção Portuguesa de sub-19 entrou com o pé direito no torneio de apuramento para o europeu da categoria ao vencer o Cazaquistão por 2-0. A equipa inicial contou com os cinco portistas convocados, João Dias, Paulo Machado, Márcio Sousa, Vieirinha e Ivanildo. Márcio e Vieirinha foram substituidos durante a partida.

fonte: fpf.pt

Entrevista de Daniel Candeias


candeias1
Originally uploaded by morphy.
Daniel Candeias acedeu a reponder a algumas das nossas perguntas por email, e as repostas resumem-se a seguir.

Nasceu a 25/02/1988 em Fornos de Algodres, distrito da Guarda, e tem à data desta entrevista 1.77 m de altura e 74 kg de peso. É destro mas, nas suas palavras "também domino o pé esquerdo". Iniciou-se no futebol no clube da sua terra, a Associação Desportiva de Fornos de Algodres onde conquistou dois titulos distritais e se sagrou uma vez melhor marcador. Prefere jogar a ponta de lança, mas já jogou na ala esquerda e na ala direita, quer no FC Porto quer na selecção. Aponta cerca de 60% dos seus golos de pé direito, 30% de pé esquerdo e 10% de cabeça. Os jogadores que mais admira são: Postiga, pelas suas desmarcações, Rooney, pela sua força e Ronaldo, pela sua técnica. Como pontos altos da sua carreira, destaca a eleição (pelos treinadores!) como melhor jogador no europeu de clubes sub-15, a "Nike premier cup" e a estreia na selecção nacional. O objectivo deste jovem jogador, que se esforça por conciliar o futebol com os estudos, é chegar à equipa principal do FC Porto.

Esta mini-entrevista foi-me concedida pelo próprio Daniel Candeias, por email, e a foto retirada do seu fotoblog.

A "Esperança Portista" agradece a disponibilidade do Daniel para nos responder às perguntas e faz votos para a continuação de uma excelente carreira, no FC Porto e na selecção nacional.

5ª jornada: Jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Alves, titularissimo num bom começo do AEK, que junta ao apuramento para os grupos da UEFA o segundo lugar no campeonato Grego. Menção também para Bruno Moraes e Hugo Luz, que foram titulares.

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
v Xanthi (2-0)
Novamente titular, nesta importante vitória fora que coloca o AEK na segunda posição do campeonato. Paulo Assunção tambem esteve em evidência. Ambos ajudam assim a equipa de Fernando Santos a responder da melhor forma aos rumores de falência que perseguem a equipa.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Maritimo (2-2)
Moraes foi pela primeira vez titular, tendo saído aos 59 minutos para dar o lugar a Meyong, poucos minutos depois do Setubal conseguir o 1-1. Esforçado, deu trabalho à defesa contrária tendo num cabeceamento à barra o sue melhor momento.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Maritimo (2-2)
Entrou aos 80 minutos, para referescar o ataque. Tentou desequilibrar, através de algumas arrancadas, mas sem conseguir criar perigo.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Académica (1-2)
Novamente titular, terá culpas no golo de José António, em que falhou a marcação. Depois, redimiu-se com alguns bons cortes.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Ovarense (0-1)
Suplente não utilizado, mas o Santa Clara acomulou nova derrota...

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Ovarense (0-1)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Alverca (1-0)
Foi titular na importante vitória fora sobre o Alverca. Saiu aos 45 minutos.

FC Porto vs Belenenses: Diego abre o livro

Num jogo algo incaracteristico, em que o Belenenses ficou com 10 e sem "o 10" aos vinte e poucos minutos, o FC Porto cumpriu a sua obrigação e venceu com clareza. Apesar de estar sob o fogo do tribunal portista, Pepe é claramente um dos elementos em melhor forma fisica do plantel, corre que se farta. Continua a cometer erros de juventude, mas como está na melhor escola de centrais do mundo, sob a batuta de mestre Aloisio e com a ajuda em campo de Jorge Costa e/ou Pedro Emanuel, tem tudo para ganhar o lastro de experiência de que necessita para se afirmar em definitivo. Fruto desta aposta em Pepe, e da rectaguarda de pesos pesados que constituem "o Bicho" e Pedro Emanuel, Ricardo Costa irá continuar à espera de oportunidades a central, enquanto tapa buracos nas linhas laterais. Desgosta-me que alguns Portistas, para aliviarem a azia em relação à desastrada pré-epoca, ataquem o rapaz, como se ele tivesse alguma culpa da saída de Rossato... Para a história fica mais um jogo sólido defensivamente na lateral esquerda. Seitaridis regressou e apesar de ainda não ter feito nenhum jogo ao nivel dos que fez no euro2004 continua a mostrar boas qualidades. Diego e Quaresma, que contra o Chelsea tiveram direito a vigilância especial por parte da equipa de Mourinho, aproveitaram muito bem os espaços concedidos pela defesa Belenense para darem uma imagem mais consentânea com o seu real valor. Por fim, Carlos Alberto que ajudou ao final em crescendo da equipa Portista.

Hugo Leal (24 anos, daí não ser seguido pelo blog, que se restringe aos sub-23) continua a ter preferência sobre Bosingwa (suplente) e Raul Meireles (ficou na bancada) na luta por um lugar no meio campo. Continua também a não justificar essa preferência. Hugo Almeida continua tapado pela aposta em Fabiano e Postiga e pela boa forma de Benny. Foi convocado mas ficou no banco, enquanto Bruno Vale jogou pela equipa B, para preparar o jogo contra a Russia pela selecção sub-21.

sábado, outubro 02, 2004

Foto da selecção sub-17


sub17_ap_09_04
Originally uploaded by morphy.
A foto surge no site da uefa, a ilustrar um artigo sobre o recente apuramento na Bielorussia. Mas aparentemente, é de uma selecção anterior. Por exemplo, o 11 parece-me ser Helder Barbosa e os números não correspodem a nenhumas das partidas na Bielorussia. Quem souber quem são os jogadores e em que competição foi tirada a foto... terá excelente karma se colocar essa informação nos comments :-)

sexta-feira, outubro 01, 2004

Scolari mantém Postiga

Helder Postiga é a unica esperança portista convocada para a selecção A, juntando-se aos consagrados Maniche e Costinha na preparação dos jogos contra o Liechtenstein e a Rússia. A selecção sub-21 conta com sete esperanças portistas: o guarda redes Bruno Vale, o defesa central Pedro Ribeiro, os médios defensivos Raúl Meireles e Sérgio Organista, o médio ala Ricardo Quaresma e os avançados Cristóvão e Hugo Almeida. Destaque para a presença de Cristovão e Sérgio Organista, que deverão ser suplentes, enquanto os restantes são já habituais clientes desta selecção e deverão ser titulares.

Bruno Alves avança na taça uefa

O AEK, com Bruno Alves e Paulo Assunção durante os 90 minutos, venceu o Gorica por 1-0 e assegurou a passagem à fase de grupos da taça uefa. A confirmação de um sólido arranque de temporada para a equipa de Fernando Santos, que teve um defeso conturbado devido a problemas economicos. Boas noticias para Bruno Alves, que tem sido sempre titular e assim poderá acrescentar ao seu curriculo mais quatro jogos em competições europeias.