quarta-feira, maio 31, 2006

FC Porto B 05/06: Análise

Graças à preciosa ajuda de Drakonyaz, um dos leitores mais antigos do blog, aqui fica a análise da época da equipa B, baseada nas fichas de jogo. Foi a ultima época desta equipa, e também a época de estreia de Aloisio como treinador principal. Globalmente foi decepcionante, com a equipa a passar cerca de cinco jornadas abaixo da linha de água, algo que antes nunca tinha acontecido.
O ataque parece também nunca ter funcionado, com a equipa a marcar muito poucos golos (apenas 28, o que é muito pouco para um FCP B), mesmo depois de muito reforçada com o regresso de jogadores emprestados.

O prémio esperança portista vai para Vitor Alves, o jogador mais utilizado (1828 minutos, repartidos por 21 jogos) e melhor marcador da equipa com... 5 golos. Uma boa marca para um defesa central, mas embaraçosa para os avançados da equipa. Destes o melhor foi Helder Barbosa, também com 5 golos e o unico B (Andersson andou na B para ganhar ritmo, mas foi dos AAs desde inicio) a sagrar-se campeão nacional sénior. A maior surpresa da época é provávelmente Nuno André Coelho, que após época discreta o ano passado começou no banco, mas acabaria por agarrar a titularidade até se transferir para o Maia, onde conseguiu acabar em grande, garantindo também a titularidade nos sub-20 em Toulon e ganhando grande destaque, que lhe garantiu excelente oportunidade no Standard de Liége, onde poderá aprender com mestre Jorge Costa.
Antes de prosseguir, apresentemos a equipa tipo, baseada nos minutos de utilização (pelos nomes dos jogadores, parece que na maior parte dos jogos não havia referencia na área) e num 442 meramente especulativo:

GR Hugo Marques (Paulo Ribeiro)
DLD João Dias
DC Vitor Alves, João Pedro (Nuno André, Pedro Ribeiro)
DLE Jorge Lopes
M André Leão, Nuno Coelho, Fábio Espinho, Bruno Gama
(Tiago Borges, Marcio Sousa, Diogo, Andersson)
AV Helder Barbosa, David Silva (Vieirinha, Flávio Paixão, Marco Paixão)

Na baliza não é tanto a titularidade de André Marques (19 jogos) que surpreende, mas a ausência de André Queiroz (apenas um jogo). João Dias (19 jogos), Jorge Lopes (17 jogos) e Pedro Ribeiro (tirular desde o regresso do Marco e presente no euro sub-21) são já prata da casa e estiveram em bom nivel. João Pedro, ainda junior, esteve muito bem, assegurando a titularidade aqui e mantendo-a nos sub-19 para além de ter sido o primeiro B a ser convocado para a equipa principal este ano. André Leão foi outro dos mais utilizados (22 jogos) e também esteve em Toulon, mas mesmo assim parece que regressa (boa técnica, mas lento...). O meio campo defensivo foi completado por Nuno Prata Coelho que culminou mais uma boa época com a chamada à equipa A. A unica surpresa nesta lista é David Silva, ilustre desconhecido vindo do Estoril mas que conseguiu ganhar a titularidade (19 jogos) e marcar 3 golos. As maiores desilusões são mesmo Tiago Borges (apenas 10 jogos), que não conseguiu confirmar a boa ponta final da época passada, e Márcio Sousa, que nunca consegiu segurar a titularidade e acabou por sair para a Covilhã, onde também não foi feliz (suplente a maior parte dos jogos, e nem sequer convocado nos ultimos e decisivos confrontos). O ataque foi um cemitério de avançados: Marronkle (revelação do ano passado, apenas 2 jogos), Cleberson (2 jogos e... dispensado), Marco Paixão (apenas 9 jogos e 0 golos...), Flávio Paixão (10 jogos) e Zéquinha (apenas 2 jogos, muito pouco para quem chegou com tanta pompa). Só Vieirinha escapa, pois impressionou quem o viu no Marco e garantiu a titularidade assim que chegou, caindo ainda no goto de Adriaanse, que parece tê-lo convocado para a pré-época. Todos desejamos que o Holandês seja capaz de domar a fera, como fez com Quaresma. Se assim for, poderemos ter aqui um jogador de alto nivel.

O prémio "mystery-man" vai para Jaime, um jogador que chegou após a pré-época e que fez seis jogos. Se alguem souber algo sobre ele, por favor partilhe. Logo a seguir vem Joel, que supostamente ainda fazia parte do plantel, mas nunca jogou nem foi anunciada a dispensa.

Uma palavra de apreço ainda para Diogo, extremo Brasileiro de bom nivel mas muito apoquentado por lesões que saiu para Coritiba à nona jornada, para os ex-juniores João Ribeiro e Duarte (um bom jogador, e acabou a época a titular... mas apenas 3 jogos), para os AAs que passaram pela equipa (Paulo Ribeiro, Sonkaya, Bruno Alves, Ivanildo, Andersson e.... Raul Meireles!!) e para os juniores que se estrearam: Steven Vitória (3 jogos!), Victor Hugo, Roberto e Monteiro.

Para a história, aqui fica a ultima formação do FC Porto B, que empatou a zero com o Espinho: Hugo Marques, João Dias, Pedro Ribeiro, Jorge Lopes, Duarte, Vieirinha (Flávio Paixão), André Leão (Tiago Borges), Marco Paixão (Roberto), Fábio Espinho e David Silva.

P.S. Quem quiser a folha de excel com a análise, trabalho excelente de Drakonyaz, por favor contacte-me por mail: morphy.forever@gmail.com

Seleções da AFPORTO


Sub-17
Convocados 5 atletas do FCPORTO para o treino de 31 de Maio - Copa Gallaecia
Rui Alves(GR)
Mauro Andrade
Marcos Areias
Jonathan Fragnoli
Renan Almeida

Sub-15
Convocados 11 atletas do FCPORTO para o treino de 5 de Junho - Torneio Lopes da Silva
Fernando Paulo(GR)
Reuss
José Pedro
Eduardo
Pedro Branco
Cardoso
Alex
Filipe
Caetano
Rui Santos
Sérgio Carneiro

terça-feira, maio 30, 2006

AFPORTO: Fase final

INICIADOS
Rio Ave 2 - 2 FCPORTO
FCPORTO é 1º com 4 pts

JUVENIS
Padroense 2 - 1 Gondomar
Padroense e Freamunde lideram com 4 pts

segunda-feira, maio 29, 2006

Em defesa dos juvenis

Uma coisa que me chateia um bocado é colarem demasiado esta performance à do Padroense o ano passado. A equipa foi muito reforçada e a comparação parece-me estupida. Quando muito perde por ser uma equipa nova, enquanto me parece que quer o Benfica quer o Sporting tem conjuntos que estão juntos há muitos anos (como o Porto tinha o ano passado). Algumas notas, ao correr da pena (que me desculpem os outros, não estou a culpá-los de nada pois não vi os jogos):

O Ruca não estava no Padroense (foi campeão nacional de iniciados).
O Valter jogava no Sporting e era (é?) titularissimo na selecção.
O Sporting fez uma birra quando o Porto o foi buscar. Por ser mau?
O André Pinto é mau? Então tb anda a enganar os seleccionadores...
O Pereira e O Hugo Silva eram titulares da equipa de juvenis do ano passado, que acabou empatada com o Sporting de Carriço e Paim.
O Mohamed jogava no Alverca. O Coelho nos iniciados (tb campeão nacional).
E tb jogou o Michael Pereira que chegou este ano do Canadá.

Já agora também nos juniores evoluem jogadores que ainda nos vão dar muitas alegrias e que não merecem certos comentário, mas infelizmente não tenho hoje tempo para os defender (já este post foi um coment que se tornou post :-))

Frustra ver estes resultados, mas é preciso ter calma. Vibrem com os miudos, mas não se esqueçam que é de miudos que se trata, por isso critiquem com critério. Melhores dias virão. Um abraço a todos, fiquem bem.

PS: O jogo visto por quem lá esteve

O Porto entrou a controlar o jogo, Maior posse de bola, jogo controlado, embora muito jogado a meio campo. O Benfica na primeira oportunidade que teve chegou ao golo, fruto de uma falha defensiva de um dos centrais do Porto. A partir daí, tudo se desmoronou. A 2ª parte começa com o 2º golo do Benfica, na marcação de um canto, com o autor a marcar de cabeça, saltando mais alto e melhor que dois defesas do Porto.
Depois, durante muito tempo, só deu Benfica, com os jogadores do Porto a acusarem o resultado e o acabar do "sonho" de puderem discutir o campeonato. O Benfica marcou o 3º golo e poderia, em dada altura, ter ampliado ainda mais a vantagem.
Nota: o jogo foi disputado debaixo de uma temperatura superior aos 35º.
Relembro, não sou sócio do Porto mas pergunto se esta equipa perde valor só porque não atingiu um objectivo?
A maior parte dos jogadores do Porto são internacionais (sub-16 e sub-17), isto não significa nada em relação ao seu valor?
Não será mais justo dar alguma margem de erro para os jogadores, serenarmos um pouco, ninguém mais do que eles (jogadores) queriam estar a festejar o título do campeonato.
Quem esteve ontem em Lisboa viu o estado em que os rapazes estavam no final do jogo. A nós, adeptos, compete-nos dar-lhes uma palavra de incentivo. Eles vão ter ainda muitos campeonatos para ganhar nas suas carreiras e muitas alegrias a dar a todos nós. (


domingo, maio 28, 2006

Ainda é possivel


Iniciados
Sporting 0 - 1 FCPORTO
Jogo na academia do Sporting em Alcochete debaixo de um calor sufocante.
O FCPORTO fez uma boa partida em que o resultado acabou por ser o melhor, tornando ainda possivel alcançar o bi-campeonato.
O unico golo foi obtido por João Ricardo de grande penalidade aos 70 min.
O FCPORTO alinhou com Fernando Paulo, Reuss, José Pedro, Eduardo, Pedro Branco, Ramon, Cardoso, Alex, Filipe, Rui e Caetano.
Tambem jogaram Paulinho, João Ricardo e Sérgio, sendo suplentes não utilizados Rafael, Bruno, Diogo e Leandro.

Juvenis

Benfica 3 - 0 FCPORTO

sábado, maio 27, 2006

Resultados- Fase final

Juniores A
Campeonato Nacional
Sporting 4 - 1 FCPORTO

Iniciados
Campeonato distrital
Rio Ave 2 - 2 FCPORTO

quarta-feira, maio 24, 2006

Seleções da AFPORTO


Sub-17
Convocados para treino de formação para a Copa Gallaecia:
Rui Alves
Jonathan Fragnoli



Sub-15 - FCPORTO em maioria na convocatória
Para o 1º treino de formação da seleção que vai participar no Torneio Inter Associações - Lopes da Silva a decorrer em Lisboa entre 23 e 30 de Junho, foram convocados 11 atletas do FCPORTO:
Fernando Paulo (GR)
Reuss
José Pedro
Eduardo
Pedro Branco
Cardoso
Alex
Filipe
Caetano
Rui Santos
Sérgio Carneiro

terça-feira, maio 23, 2006

Seleções

Sub-20
Portugal foi afastado da final do Torneio de Toulon, após a derrota frente à Holanda por 1 a 0.
Jogaram os jogadores do FCPORTO Vitor Alves (cap), Nuno André, Paulo Machado e Vieirinha.
Quarta- feira ás 18 horas Portugal disputa com a China os 3º e 4º lugares, enquanto a final será entre França e Holanda.

Sub-19
Portugal apurou-se para o Campeonato da Europa a realizar-se na Polónia de 18 a 29 de Julho.
A seleção portuguesa venceu a Macedónia por 3 a 1, beneficiando da derrota de Israel frente á Croácia por 0 a 2.
Destacaram-se novamente os jogadores do FCPORTO: João Pedro, Nuno Coelho, tendo Helder Barbosa aos 69 minutos e Bruno Gama aos 86 minutos marcado golos decisivos para a vitória e o apuramento.

segunda-feira, maio 22, 2006

Resultados do fim de semana

Juvenis - Campeonato nacional
3ª jornada
Sporting 3 - 2 FCPORTO
Class: 1º benfica 7 pts; 2º sporting 6 pts; 3º FCPORTO 2 pts; 4º boavista 1 pt

Juvenis - Campeonato distrital - 1ª div. da AFPORTO
1ª jornada
Sra da Hora 2 - 2 PADROENSE

Iniciados - Campeonato nacional
3ª jornada
FCPORTO 0 - 0 V. Guimarães
Class: 1º sporting 7 pts; 2º FCPORTO 3 pts; 3º benfica 2 pts; 4º guimarães 2 pts

Iniciados - Campeonato distrital - 1ª div. da AFPORTO
1ª jornada
FCPORTO 2 - 0 Trofense

Infantis - Campeonato distrital da AFPORTO
1ª Jornada
FCPORTO 7 - 0 Penafiel

sexta-feira, maio 19, 2006

Apuramento do campeão - 3ª jornada

INICIADOS
FCPORTO - V. Guimarães
classificação: 1º sporting - 4 pts; 2º FCPORTO - 2 pts; 3º benfica - 2 pts; 4º V. Guimarães - 1 pt
Domingo 21, às 11 no Centro de Estágio do Olival

Campeonato distrital da 1ª divisão
FCPORTO - Trofense

JUVENIS
Sporting - FCPORTO
classificação: 1º benfica - 4 pts; 2º sporting - 3 pts; 3º FCPORTO - 2 pts; 4º Boavista - 1 pt
Domingo 21, às 11 em Alcochete

Novidades das seleções

Sub-20 * Torneio de Toulon
Depois de empatar a 0, com a Argentina na 1ª jornada, Portugal venceu a Republica Checa por 2 a 0.
Para esta vitória contribuiram decisivamente os jogadores do FCPORTO:
Vitor Alves, Paulo Machado e Vieirinha

Sub-19 * Torneio de Elite
Portugal venceu a Croácia por 2 a 1 com golos dos Portistas Bruno Gama e Helder Barbosa.
Foram ainda titulares: Igor e João Pedro, tendo jogado, ainda Nuno Coelho.
Apesar da derrota inicial por 1 a 0 frente a Israel, o apuramento para o campeonato da Europa da categoria é ainda possivel.

Sub-17 * Copa Gallaecia
Convocados 5 atletas do FCPORTO para os treinos da seleção distrital da AF do PORTO:
Rui Alves, Mauro Andrade, Marcus Areias, Jonathan Fragnoli e Renan Almeida

quarta-feira, maio 17, 2006

Sub-18, FCPORTO em maioria

Edgar Borges, selecionador nacional convocou 8 jogadores do FCPORTO para o estágio de preparação para o XII Torneio internacional de Lisboa, são eles:
André Castro
André Santos
Daniel Candeias
Hugo Guedes
Marcelo Santiago
Rui Pedro

sábado, maio 13, 2006

Sub-21

O FCPORTO é o clube mais representado na seleção nacional de sub-21.
Agostinho Oliveira convocou:
Ricardo Quaresma
Hugo Almeida
Pedro Ribeiro
Paulo Ribeiro
Raul Meireles.

Surpresa?

Ricardo Quaresma convocado por Agostinho Oliveira pra os sub-21

Apuramento do campeão

INICIADOS
slbenfica - FCPORTO
Domingo 14, às 11h em Odivelas

JUVENIS
boavista fc - FCPORTO
Domingo 14, às 11 h na Pasteleira

sexta-feira, maio 05, 2006

Apuramento do campeão

INICIADOS
FCPORTO - sporting
Sábado, 06/05/2006, 11 h - Centro de Estágio do Olival
JUVENIS
FCPORTO - benfica
Domingo, 07/05/2006, 11h - Centro de Estágio do Olival

quarta-feira, maio 03, 2006

Sub-19

Carlos Dinis, selecionador nacional divulgou a convocatória para o Torneio de Elite, visando o apuramento para o Campeonato da Europa da categoria a realizar-se na Polónia.
Neste torneio, a disputar-se de 15 a 21 de Maio na Croácia, a seleção portuguesa jogará com Israel, Macedónia e Croácia.
O FCPORTO domina esta convocatória com 7 atletas entre os 18 convocados:
Bruno Gama
Helder Barbosa
Igor Araújo
João Pedro
João Ribeiro
Nuno Coelho
Steven Vitória.

terça-feira, maio 02, 2006

Iniciados

Ultimo jogo da 2ª fase do campeonato nacional de iniciados, realizado no relvado do Padroense.
FCPORTO 2 - 1 Sp Braga
Rafael, Paulinho, Jose Pedro, Bruno, Pedro Branco, João Ricardo, Luis Paulo, Jefreson, Diogo, Leandro ( Claro ), Sérgio.
Marcadores: Luis Paulo e Diogo.
O FCPORTO terminou esta fase com 18 pontos, correspondentes a 6 vitórias em 6 jogos, com 19 golos marcados e 3 sofridos.
Na 3ª fase vamos defrontar o Sporting já no próximo sábado, Benfica e Guimarães.

Sub-17

Convocados 6 jogadores do FCPORTO para os treinos de preparação da seleção da AFPORTO que vai disputar a " Copa Gallaecia".
Rui Alves ( GR )
Mauro Andrade
Marco Rios
Jonathan Fragnoli
Renan Almeida
Fernando Caldas