quarta-feira, maio 31, 2006

FC Porto B 05/06: Análise

Graças à preciosa ajuda de Drakonyaz, um dos leitores mais antigos do blog, aqui fica a análise da época da equipa B, baseada nas fichas de jogo. Foi a ultima época desta equipa, e também a época de estreia de Aloisio como treinador principal. Globalmente foi decepcionante, com a equipa a passar cerca de cinco jornadas abaixo da linha de água, algo que antes nunca tinha acontecido.
O ataque parece também nunca ter funcionado, com a equipa a marcar muito poucos golos (apenas 28, o que é muito pouco para um FCP B), mesmo depois de muito reforçada com o regresso de jogadores emprestados.

O prémio esperança portista vai para Vitor Alves, o jogador mais utilizado (1828 minutos, repartidos por 21 jogos) e melhor marcador da equipa com... 5 golos. Uma boa marca para um defesa central, mas embaraçosa para os avançados da equipa. Destes o melhor foi Helder Barbosa, também com 5 golos e o unico B (Andersson andou na B para ganhar ritmo, mas foi dos AAs desde inicio) a sagrar-se campeão nacional sénior. A maior surpresa da época é provávelmente Nuno André Coelho, que após época discreta o ano passado começou no banco, mas acabaria por agarrar a titularidade até se transferir para o Maia, onde conseguiu acabar em grande, garantindo também a titularidade nos sub-20 em Toulon e ganhando grande destaque, que lhe garantiu excelente oportunidade no Standard de Liége, onde poderá aprender com mestre Jorge Costa.
Antes de prosseguir, apresentemos a equipa tipo, baseada nos minutos de utilização (pelos nomes dos jogadores, parece que na maior parte dos jogos não havia referencia na área) e num 442 meramente especulativo:

GR Hugo Marques (Paulo Ribeiro)
DLD João Dias
DC Vitor Alves, João Pedro (Nuno André, Pedro Ribeiro)
DLE Jorge Lopes
M André Leão, Nuno Coelho, Fábio Espinho, Bruno Gama
(Tiago Borges, Marcio Sousa, Diogo, Andersson)
AV Helder Barbosa, David Silva (Vieirinha, Flávio Paixão, Marco Paixão)

Na baliza não é tanto a titularidade de André Marques (19 jogos) que surpreende, mas a ausência de André Queiroz (apenas um jogo). João Dias (19 jogos), Jorge Lopes (17 jogos) e Pedro Ribeiro (tirular desde o regresso do Marco e presente no euro sub-21) são já prata da casa e estiveram em bom nivel. João Pedro, ainda junior, esteve muito bem, assegurando a titularidade aqui e mantendo-a nos sub-19 para além de ter sido o primeiro B a ser convocado para a equipa principal este ano. André Leão foi outro dos mais utilizados (22 jogos) e também esteve em Toulon, mas mesmo assim parece que regressa (boa técnica, mas lento...). O meio campo defensivo foi completado por Nuno Prata Coelho que culminou mais uma boa época com a chamada à equipa A. A unica surpresa nesta lista é David Silva, ilustre desconhecido vindo do Estoril mas que conseguiu ganhar a titularidade (19 jogos) e marcar 3 golos. As maiores desilusões são mesmo Tiago Borges (apenas 10 jogos), que não conseguiu confirmar a boa ponta final da época passada, e Márcio Sousa, que nunca consegiu segurar a titularidade e acabou por sair para a Covilhã, onde também não foi feliz (suplente a maior parte dos jogos, e nem sequer convocado nos ultimos e decisivos confrontos). O ataque foi um cemitério de avançados: Marronkle (revelação do ano passado, apenas 2 jogos), Cleberson (2 jogos e... dispensado), Marco Paixão (apenas 9 jogos e 0 golos...), Flávio Paixão (10 jogos) e Zéquinha (apenas 2 jogos, muito pouco para quem chegou com tanta pompa). Só Vieirinha escapa, pois impressionou quem o viu no Marco e garantiu a titularidade assim que chegou, caindo ainda no goto de Adriaanse, que parece tê-lo convocado para a pré-época. Todos desejamos que o Holandês seja capaz de domar a fera, como fez com Quaresma. Se assim for, poderemos ter aqui um jogador de alto nivel.

O prémio "mystery-man" vai para Jaime, um jogador que chegou após a pré-época e que fez seis jogos. Se alguem souber algo sobre ele, por favor partilhe. Logo a seguir vem Joel, que supostamente ainda fazia parte do plantel, mas nunca jogou nem foi anunciada a dispensa.

Uma palavra de apreço ainda para Diogo, extremo Brasileiro de bom nivel mas muito apoquentado por lesões que saiu para Coritiba à nona jornada, para os ex-juniores João Ribeiro e Duarte (um bom jogador, e acabou a época a titular... mas apenas 3 jogos), para os AAs que passaram pela equipa (Paulo Ribeiro, Sonkaya, Bruno Alves, Ivanildo, Andersson e.... Raul Meireles!!) e para os juniores que se estrearam: Steven Vitória (3 jogos!), Victor Hugo, Roberto e Monteiro.

Para a história, aqui fica a ultima formação do FC Porto B, que empatou a zero com o Espinho: Hugo Marques, João Dias, Pedro Ribeiro, Jorge Lopes, Duarte, Vieirinha (Flávio Paixão), André Leão (Tiago Borges), Marco Paixão (Roberto), Fábio Espinho e David Silva.

P.S. Quem quiser a folha de excel com a análise, trabalho excelente de Drakonyaz, por favor contacte-me por mail: morphy.forever@gmail.com