domingo, setembro 04, 2005

FC Porto sub-19: Helder Barbosa, extremo-esquerdo


helder_barbosa
Originally uploaded by morphy.
Um simples comentário de Co Adriaanse colocou as luzes da ribalta sobre Helder Barbosa, que no entanto já tinha chamado a atenção antes: quando foi campeão europeu sub-17 com 15 anos e quando jogou na inauguração do estádio do Dragão com 16, depois de alguns treinos com a hoje mitica equipa de José Mourinho. Algumas fans criaram um interessante grupo MSN, com entrevistas e fotografias.

Do jornal "O Jogo" de 4/9/2005 retiramos a informação que se segue.

Perfil

Hélder Barbosa (extremo-esquerdo): Na época passada fartou-se de fazer grandes jogos nos juniores, o que lhe valeu uma chamada à equipa secundária, e agora prepara-se para explodir no FC Porto B sob a orientação de Aloísio. Co Adriaanse viu-o jogar frente ao Paços de Ferreira e ficou deliciado com as suas capacidades. Hélder Barbosa jogou como número dez, mas na verdade a posição em que mais actua é a de extremo-esquerdo. No fundo, é um jogador muito versátil, senhor de uma grande capacidade técnica que pode ser aproveitada em várias funções. Tem 18 anos.

Referências

O futebol é uma paixão para Hélder Barbosa. Mesmo quando não está a jogar, boa parte dos seus pensamentos são ocupados pelo futebol. Gosta de evoluir e espera chegar em breve à equipa principal. Aos 18 anos é normal que um jogador tenha referências e ídolos, jogadores a quem siga as pisadas, apesar de saber que cada um tem um estilo próprio, uma espécie de marca genética.
Há quatro jogadores que Hélder Barbosa destaca, dividindo-os em duas categorias. "Como referências tenho o Ivanildo e o Quaresma. Com o Ivanildo passei muito tempo nos escalões de formação, vi-o evoluir e aprecio bastante a sua maneira de jogar. E gosto do Quaresma pelas suas fantasias, as pessoas gostam do que ele faz. Eu também tenho essas explosões, mas também trabalho para a equipa. Aliás, as pessoas dizem que o Quaresma não joga para o colectivo, mas isso não é verdade", explicou Hélder Barbosa. A nível mundial os protagonistas são outros. "Sempre gostei de ver jogar o Giggs e o Cristiano Ronaldo".

Entrevista

Na semana passada, aproveitando a paragem do campeonato, o FC Porto e o Paços de Ferreira defrontaram-se no Olival. Co Adriaanse tinha poucos jogadores à disposição, devido aos compromissos das selecções nacionais, e chamou Hélder Barbosa, da equipa B. Colocou-o a jogar como número dez, na posição de Diego, e ficou entusiasmado com as capacidades do jovem jogador, elogiando-o através de O JOGO. Hélder Barbosa beliscou-se algumas vezes, leu e releu as declarações do treinador holandês, e ficou com a sensação de que agora tem de trabalhar mais ainda.
Hélder Barbosa entra hoje em acção e é um dos diamantes da equipa B. Jogador humilde e de hábitos simples, passou a tarde no cinema para descontrair e quando atendeu o telefonema de O JOGO para fazer o lançamento do campeonato não estranhou a primeira pergunta. "Sim, li o que Co Adriaanse disse sobre mim. É muito bom ouvir uma coisa dessas, ver o treinador da equipa principal gabar-me, elogiando-me de forma especial". Hélder Barbosa leva alguma vantagem sobre os companheiros por força desses elogios de Adriaanse e parece compreender a posição privilegiada em que se encontra. "Por mim, ia já para a equipa principal", disse a rir, sabendo, no entanto, que terá de esperar por uma oportunidade. "Dependo do mister Adriaanse. Há muitos talentos à espera de ser lançados e pela minha parte só me resta trabalhar e esperar por uma oportunidade. Vou trabalhar cada vez mais e melhor. As coisas estão a correr-me bem, tanto individual como colectivamente, e sinto que com estes elogios dei um passo em frente. Mas isso não quer dizer nada, significa apenas que tenho de continuar a trabalhar".
Hélder Barbosa tem 18 anos, mas parece pesar cada palavra que diz, dando a ideia de saber que ainda não conquistou nada e que é apenas uma promessa. "É claro que acalento a hipótese de jogar na equipa principal. Aliás, a equipa B está recheada de jovens talentos que esperam por uma oportunidade", disse o jogador portista. A sua posição natural é a de extremo-esquerdo, embora se sinta perfeitamente à vontade a jogar no meio-campo, tal como Co Adriaanse o viu frente ao Paços de Ferreira.
De Aloísio tem a melhor opinião e espera receber do treinador ensinamentos válidos. "É um bom treinador, compreensivo. Aprende-se sempre algo com todos os treinadores e espero que seja possível ter uma oportunidade na equipa principal tendo o Aloísio como mentor", referiu.