sexta-feira, setembro 02, 2005

Entrevista com Renan Almeida


Renan Almeida
Originally uploaded by morphy.

Entrevista a Renan Almeida, defesa/médio esquerdo da equipa de juvenis do FC Porto

Qual a jogada que recordas com mais emoção?
No ano passado no último jogo contra o Friamunde: "tenho a bola na linha e o defesa direito vem fazer a cobertura e faço a carretilha, passando a bola por cima dele. O central vem na dobra e sem deixar a bola cair faço 1 cabrito ao central e cruzo para o segundo poste, mas o meu colega não conseguiu concretizar...foi uma das jogadas mais lindas que eu fiz...

Como lidas com as dificuldades de ser uma jovem promessa (família, escola, amigos, etc.)?
Eu não me considero uma jovem promessa, mas sim um jogador como os outros que pode ou não conseguir vir a ser um jogador de futebol profissional…

Que ambições futuras tens (futebol/estudos)?
Em termos de futebol espero vir a ser um grande jogador e poder pertencer a selecção nacional; relativamente aos estudos quero tirar o meu curso para se o futebol não der certo ter outra coisa para o meu futuro.

Como é e o que achas do ambiente do balneário (FC Porto e selecção)?
Eu gosto muito do "balneário" do FC Porto, porque dou-me bem com todos e não tenho problemas com ninguém, pois são também pessoas muito sociáveis.

Em que clube e com que idade começaste a jogar?
Comecei por treinar na Sanjoanense, mas oficialmente foi no Feirense, nos infantis de primeiro ano.

Quando e como foi a 1ª vez que foste à selecção? E a 1ª vez que jogas-te pelo FC Porto?
Relativamente à selecção só estive presente no primeiro estágio sub 16…Gostei muito, mas não pude participar num treino devido a uma lesão nas costas. No ano que passou joguei no Padroense (equipa de primeiro ano de juvenis do FC Porto)… mas pelo FC Porto é a primeira vez que jogo.

Qual ou quais os teus ídolos ligados ao futebol?
Roberto Carlos, Ronaldinho e Cristiano Ronaldo.

Como descreves o último campeonato?
Foi um pouco complicado, pois não atingimos os objectivos propostos, que eram passar à segunda fase, e também não nos conseguimos manter no campeonato nacional.

Como vai ser a pré-época 2005/2006?
Para já está a correr muito bem, apesar de algumas pequenas lesões que se superam rapidamente.

Qual o torneio/estágio que mais te marcou? Porquê?
Torneio de Corunha, na época passada, porque era um torneio em que a minha continuação e a de mais alguns jogadores no FC Porto estava em jogo. Graças a Deus correu tudo bem e cá estou. Não sei se vou continuar no FC Porto, mas tudo vou fazer para conseguir continuar.

Renan Petros d'Almeida
11/9/1989
1,68 m
62 kg
canhoto