quinta-feira, agosto 25, 2005

Notas da vida portista

E após concluidas tarefas de ordenação, com a publicação de alguns directórios (dos quais destaco o Guia de blogs e sites portistas e o Guia da Caderneta da Bola) regressemos aos posts sobre a actualidade do nosso clube.
  • Inter de Milão, Glasgow Rangers e Artmedia Bratislava são os adversários do FC Porto no grupo H da liga dos campeões. Na aparência, um dos grupos mais acessiveis, onde mesmo o primeiro lugar é possivel. Se os dois primeiros clubes são velhos conhecidos, o mesmo não pode dizer-se do Artmedia, campeã da Eslováquia, uma equipa que se estreou este ano na primeira (!) pré-eliminatória da Champions League com uma derrota por 2-0 frente ao campeão do Cazaquistão. Viria a dar a volta em casa, mesmo depois de sofrer o 2-1 no inicio do prolongamento, com o suplente Stano a cabecear para um mágico 4-1 nos instantes finais da partida. Mas iriam fazer sensação ao derrotar o Celtic de Glasgow por incriveis, mas merecidos, 5-0, com um hat-trick de Juraj Halenár. Na Escócia viriam a perder por 4-0, conseguindo resistir por 8 minutos ao sufoco Escocês que se seguiu ao quarto golo. Por fim, na terceira eliminatória, conseguiram segurar o 0-0 em Bratislava, apesar da pressão do Partizan. Em Belgrado, o guarda redes Juraj Čobej foi o heroi, não só ao segurar 0-0 durante 120 minutos mas também ao defender um penalty, algo que o nosso bem conhecido Ivica Kralj não conseguiu fazer.
  • Co Adriaanse convocou 19 jogadores para a visita à Naval, substituindo os lesionados McCarthy e Raul Meireles por Ricardo Quaresma e Bruno Alves. No onze base, Raul Meireles deve ser substituido por Ibson e McCarthy por Postiga (ou Hugo Almeida, ou até por Lisandro com Quaresma na ala esquerda). A não ser que a convocação de 4 centrais indique uma mudança de táctica...
  • Sobre a saída de Nuno Valente não falo porque não gosto de ser manipulado pela imprensa. Aguardemos.
  • Sobre a saída de McCarthy não falo porque não gosto de ser manipulado pela imprensa. Aguardemos.
  • McCarthy foi convocado para a selecção da Africa do Sul. Também Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez integrarão a selecção Argentina.
  • Também o miudo Andersson lá jogará o mundial sub-17 , como se previa.
  • Como discuto mais abaixo, Antero Henrique parece ser o preferido de Pinto da Costa para a sua sucessão. Nada conheço dele, mas sinto good vibrations.
  • Bruno Vale, Pedro Ribeiro, Hugo Almeida, Ivanildo, Paulo Ribeiro e Ricardo Quaresma convocados para os encontros contra Luxemburgo e Rússia, de qualificação para o campeonato da europa de sub-21. O titularissimo Raul Meireles, que recupera de lesão, ficou de fora.
  • Helder Postiga convocado para os mesmos dois encontros, mas da selecção A, juntamente com Nuno Valente.
  • André Pinto, Carlos Santos, João Magalhães e Ricardo Santos convocados pela selecção nacional sub-17, para participação no Torneio Internacional de Inglaterra.