quarta-feira, agosto 24, 2005

Uma conversa com Pedro Carneiro

Ainda a pensar no debate sobre futebol jovem, conversei com o internacional sub-17 Pedro Carneiro do Boavista. Aqui fica o ponto de vista dele.

morphy: Na tua opinião, porquê que os grandes craques (Figo, Ronaldo, Quaresma, Paim) aparecem principalmente no Sporting? melhor prospecção? melhor formação? melhor integração nos séniores? (escolhe a principal, na tua opinião)
pedro carneiro: É simples: o Sporting dá-lhes condições que os outros não dão e a mentalidade das pessoas que trabalham com eles é mais evoluida de que nos outros clubes! Lançam os jogadores sem medo que eles errem!
morphy: Mas não será também (principalmente?) porque tem melhores jogadores? Ou seja, melhor prospecção?
pedro carneiro: Não! Melhor trabalho e confiança.
morphy: Repara, a pergunta não diz respeito à quantidade de bons jogadores, um aspecto onde tb boavista, braga e até guimarães tb são muito bons, mas aos craques de nivel mundial.
pedro carneiro: os jogadores aparecem porque sao lançados!
pedro carneiro: Olha uma coisa, o quaresma, o ronaldo, o moutinho, no boavista, nao tinham muito sucesso, pois eles nao apostam! Por exemplo, o Rui Gomes no Sporting, ja estava lançado há muito tempo mas no boavista limita-se a jogar nos juniores

And now the 5 million dolar question:

morphy: Achas que o Vieirinha e o Paulo Machado, no Sporting, poderiam já estar ao nivel do Quaresma e do Moutinho?
pedro carneiro: Tenho a certeza! Para tu veres, o Paulo era o titularissimo na seleçao, e o Moutinho nem falava.
morphy: Podia ser uma questão de evolução diferente...
pedro carneiro: os jogadores evoluem jogando!
morphy: "O melhor treino são os jogos..."
pedro carneiro: Mas os jogos competitivos. Se forem bons, quanto maior for o desafio, mais eles evoluem. O paulo machado a jogar contra juniores já não evoluia.
morphy: OK. Obrigadissimo.
pedro carneiro: de nada!