quarta-feira, agosto 24, 2005

Debate sobre futebol jovem portista

No forum do fcporto.ws foi feita a pergunta acima e como interessa, e muito, ao nosso tópico resolvi roubar as melhores contribuições. Uma vez não são vezes...

blueandwhite foi o primeiro a responder, com um post muito interessante:
Na equipa B existem alguns valores muito interessantes, dos quais destacaria Bruno Gama, extremo direito ainda junior que já se estreou a titular na equipa principal na época passada, o também junior Hélder Barbosa, também extremo mas esquerdino muito rápido e habilidoso, e destacaria também o central João Pedro apenas junior de primeiro ano que tem um excelente jogo aéreo e é bastante rápido principalmente tendo em conta a sua envergadura e tem bastante intuição para a posição.
Estes três certamente serão grandes jogadores se forem convenientemente acompanhados mas nestas idades nunca se sabe.
Para além deles destacaria o lateral direito João Dias (seria impossivel ele fazer pior que a anedota sonkaya na equipa principal), e os médios Nuno Coelho(mais defensivo) e Marcio Sousa (box to box porque apesar do excelente pé esquerdo joga demasiado longe da baliza para ser um dez).
Para finalizar uma palavra sobre aquele que eu penso ser em potência o jogador com mais futuro ligado ao clube, estou a referir-me a Vieirinha que tem tudo para ser um cristiano ronaldo ou até mesmo mais, só espero que não se esqueçam dele, porque já é um jogador simplesmente fabuloso (se estivesse no sporting seria titularissimo indiscutivel), sinceramente que não percebo porque o nosso clube não aposta nos "seus "jogadores.

Carlos Silva contribuiu chamando a atenção para um problema interessante. O excessivo optimismo quanto às capacidades dos miudos:
Talvez o problema seja mesmo esse: o exagero de nomes, da equipa B, citados como possiveis "reforços" para o plantel senior. E se, dessa lista toda, ficassemos com apenas um ou dois nomes, que tal? Pouquissimos clubes, no Mundo inteiro, conseguem "produzir" mais do que esse numero de jogadores, anualmente. Alias, "produzir" um verdadeiro bom jogador em cada duas epocas, já seria optimo!
De Rio Tinto, mente faz uma muito interessante defesa do empréstimo por oposição à promoção directa. Nada fáceis de refutar, estes argumentos:

No que respeita ao aproveitamento dos jovens, nunca foi hábito ter jogadores das camadas jovens a integrar o plantel principal, sem passarem por um período de empréstimo noutros clubes. Até hoje temos tido bons resultados com esta política - Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Fernando Couto (julgo não estar enganado) - e resultados menos bons quando esta política não é seguida - Ricardo Costa (um vaidosão peneirento), Hélder Postiga - exceptuando no caso do Baía, provavelmente o único caso de sucesso na passagem directa à equipa principal.

E levanta quanto a mim a questão mais interessante do debate:
Mais importante do que saber, se estes jogadores devem ou não ser integrados no plantel principal, sem rodarem noutros clubes, é saber porque é que os Figos, os Moutinhos, os Quaresmas e os Cristianos Ronaldos, vêm todos dos lagartos. Os olheiros deles são melhores? Pagam mais? Isto sim, intriga-me.
LCD man é o primeiro a seguir a deixa:

O Sporting deve ter realmente uma melhor escola e a filosofia deve ir para os jogadores com grande técnica logo em miudos... No entanto, parece que o Porto tem vindo a mudar um bocado a politica... com Vieirinha, Marcio Sousa, Bruno Gama, Hleder Barbosa....Nós parece que só sabemos fabricar Centrais!!!

Logo seguido de nova canelada de Carlos Silva:
Pois. Alias basta ver o que andamos a fazer em relacao ao Quaresma, agora que o temos cá ...
mente acrescenta mais uns pózinhos aos seus argumentos:

Alguma coisa está de facto a mudar. Realmente, parece que só sabíamos fabricar centrais, mas agora não temos nenhum quando faz tanta falta. Já os Vieirinhas, Márcios Sousas, Brunos Gamas ... espero que valham a pena. Tinha grandes esperanças no Postiga, de quem já ouvia falar há muitos anos, e que cada vez mais se revela um fiasco. Mal por mal, prefiro voltar ao fabrico de centrais, que pelo menos eram de qualidade garantida.
Não deixa de ser curioso como do Porto, nasciam grandes defesas centrais - duros e trabalhadores como a cidade - de Lisboa, os fantasistas - aristocratas também como a cidade.

E depois yours truly (Morphy) não resistiu a mandar também a sua colherada:
"Porque é que os Figos, os Moutinhos, os Quaresmas e os Cristianos Ronaldos, vêm todos dos lagartos. Os olheiros deles são melhores?"
Exactamente. Segundo me disseram, "o Sporting tem uma estrutura semi profissional de prospecção, com 30 (!) olheiros remunerados. O Porto tem 5... "
Já são duas fontes que me dão esta informação.
Talvez seja por isso que quando aparece um jovem mesmo talentoso (Futre, Figo, C Ronaldo, Quaresma) o Sporting ou o apanha antes dos outros cheirarem ou avança com mais decisão (paga mais, arranja emprego aos pais, etc).
Ainda assim, temos valores promissores. Aqueles em quem tenho mais fezada:
Emprestados: Bruno Vale, Paulo Machado e Vieirinha
Equipa B: João Pedro, Nuno Coelho e Bruno Gama
Juniores: Rui Pedro, André Monteiro e Daniel Candeias
A fonte que forneceu Vitor Baía, Jorge Costa, Sérgio Conceição e outros parece ter secado. Outra coisa que me disseram foi que o lider da prospecção na SAD há cerca de 6 anos é um lambe botas q não percebe nada do assunto. Talvez as duas coisas não sejam independentes...
Vá lá que o dinheiro das ultimas épocas tem sido investido em alguns dos melhores jovens nacionais (Bruno Gama, Nuno Coelho) caso contrário a distância para o Sporting seria ainda muito maior.
blue and white avança com outra teoria para o relativo (p.ex. comparado com o Sporting) insucesso da formação portista, no que toca a produzir jogadores de top:
A grande questão quanto á falta de jogadores da formaçao a surgir na equipa principal não é a falta de qualidade nem dos jogadores que a compõem nem da formação que recebem nem da estrutura de observação e detecção de talentos.
Quanto muito esta poderia funcionar de forma mais optimizada mas nunca seria essa a razão. Se o fosse como se explicaria que todos o escalões das selecções nacionais tenham a sua base estruturada com os nossos jogadores, que tenhamos mais jogadores seleccionados que qualquer outro clube em todas as categorias(e já não é só guarda-redes e defesas, esse tempo já passou),que varios jogadores sejam cobiçados para ser emprestados a clubes da superliga mal passam a seniores e até mesmo alguns juniores.
Como é que se explica que João Moutinho fosse suplente de Paulo Machado no europeu (nota de morphy: Evolução fulgurante e surpreendente de Moutinho na passagem aos séniores?) e mundial de sub-17 e Manuel Fernandes dividisse o meio campo com Márcio Sousa. (nota de morphy: a pouca envergadura de Márcio torna-lhe a vida muito dificil nos séniores?)
Os olheiros do sporting não são melhores que os do fcp porque se o fossem teriam melhores jogadores que os nossos e muito sinceramente não me parece que tenham.
A verdadeira diferênça está no aproveitamento que é feito dos mesmos, na aposta que é feita neles sem medo de lhes atribuir responsabilidades. E até não me parece que fosse tanto por politica mas sim mais por necessidade (falta de fundos para contratar as vedetas que os adeptos tanto gostam). Uma das principais razões para o sub-aproveitamento das nossas camadas jovens foi a falta de projecto desportivo talvez motivado pelos tiques de novo riquismo que atingiu a direcção da sad(afinal dinheiro a mais tambem faz mal).
É muito mais fácil dar um ou dois milhões por um jogador razoavel para compor o plantel que consolidar um projecto de formação e a culpa também é dos adeptos que ficam sempre muito entusiasmados com qualquer jogador que lhes é atirado chame-se ele diego,sonkaya ou sokota,etc. É mais fácil dar um milhão pelo Alan (que eu considero um belissimo jogador) que apostar em Vieirinha apesar de este poder vir a ser muito melhor e o mesmo vale para Paulo Machado / Sandro, Pepe / Pedro Ribeiro (nota: ou Tonel) e por aí fora.
No fundo falta visão de perspectiva a quem dirige,e por aqui me fico que isto já vai longo não que não me apetece-se dizer mais porque há mais para dizer.
Como primeira tentativa de sintese, aqui fica o meu post final. Espero poder enriquece-lo com os vossos comentários!
Está interessantissimo este thread, que talvez deve-se chamar-se "Porque razão consegue o Sporting produzir mais craques do que nós?". Aqui ficam os meus cinco tostões.
A teoria de que tudo se deve unicamente a não apostarmos com suficiente decisão nos melhores jovens, como me parece que defende blueandwhite não é, na minha opinião, sólida.
A nossa prospecção é claramente inferior à do Sporting. Figo e Ronaldo, sairam de lá não por acaso. E entrevistas no meu blog http://esperancaportista.blogspot.com confirmam que muitos dos melhores jogadores que militam nas nossas camadas jovens (Candeias, André Monteiro, etc) foram contactados primeiro pelo Sporting, tendo o Porto ganho a corrida oferecendo melhores condições.
Acreditam mesmo que se Mourinho tivesse Ronaldo e Quaresma nas equipas jovens não tinha apostado neles? Eu não.
O caso Moutinho (que o FC Porto tb tentou contratar nos juvenis) é diferente, pois surpreendeu o proprio Sporting (se não fosse a zanga de Couceiro com Tinga, se calhar só agora estava a aparecer).
A formação propriamente dita parece-me excelente, em ambos os clubes (e já agora tambem no Boavista, Braga e Guimarães) .
A integração nos séniores é outro ponto onde o Sporting parece levar grande vantagem, mesmo trabalhando em condições mais dificeis (sem equipa B). Antes de fazer o blog, eu proprio defendi teses muito semelhantes à de blue and white e não há duvida que a ocupação de vagas no plantel principal por jogadores medianos como Leo Lima ou Sandro em nada ajuda à afirmação dos miudos. Mas será isso razão suficiente para tanta diferença de pordução em relação aos rivais de alvalade? Como muito bem apontou mente, exigir que os jogadores mostrem garra em empréstimos teve muito bons resultados no passado. Porque não tem hoje?
Ainda assim, talvez Tonel e Manuel José venham a mostrar que a teoria de blueandwhite não está assim tão errada. Aguardemos.